“Fazer a viagem dos sonhos é preciso, viver não é preciso”. Sim, isso é paródia de célebre frase (“Navegar é preciso, viver não é preciso”) que alguns dizem ser do genial escritor português Fernando Pessoa; historiadores vão além: a frase seria do general romano Pompeu, conforme você pode ver aqui, e foi inclusive usada por Dorival Caymmi em suas canções.

Distorcendo um pouco seu sentido, vamos descobrir que viajar é tarefa de cálculos exatos, precisos; viver não é tão exato assim. Nem preciso!

Sua viagem dos sonhos pode não ser aquela que você imagina
Sua viagem dos sonhos pode não ser aquela que você imagina

De repente, surgiu aquela promoção tão esperada ou aquele projeto produziu mais alívio financeiro que o previsto ou ainda você acertou números em alguma loteria e sobrou um valor maior na conta bancária.

E vamos viajar!

O ímpeto do momento o faz se lembrar de que sempre quis conhecer certa cidade, certo ponto turístico, certo país. Faz malas, joga no carro ou no taxi que o levará até o aeroporto ou rodoviária e vamos que vamos…!

Já na estrada ou no avião, algumas situações se mostram preocupantes. Esqueceu alguma coisa importante: não investigou as condições da rede hoteleira do destino ou mesmo não se registrou no programa de milhas; talvez não tenha dado importância às dicas de viagem e de cuidados especiais para turistas antes de iniciar viagens etc.

Uma série infindável de circunstâncias pode abalar a tão sonhada viagem.

E ainda há ma questão que quem raramente viaja sempre se faz:

Viagem dos sonhos? Pra que, afinal?

A gente pode usar todo o espaço disponível da internet para listar motivos para se efetuar uma ou várias viagens, além dos normais ou exatamente por eles mesmos, como descanso e negócios.

  1. Espairecimento
  2. Entretenimento
  3. Conhecimento e cultura
  4. Experiências com novos climas
  5. Contato com hábitos, costumes e línguas diferentes
  6. Avaliação de comunidades diversas
  7. Sensação de liberdade
  8. Impressão de contato com o desconhecido
  9. Para quem é religioso, encantar-se com o Criador; para quem não é, encantar-se com a natureza
  10. Fuga da rotina/cotidiano
  11. E outros… e outros… e outros

São inúmeros os motivos. Talvez você queira expor os seus nos comentários abaixo e ajudar outros leitores a descobrir a viagem dos sonos.

Viagem dos Sonhos: que continue um sonho

Sociólogos já se debruçaram sobre conceitos para estudar a relação entre personalidade e destino de viagem. Bem… o estranho resultado é que a sua viagem dos sonhos pode não ser aquela que está em sua cabeça há muitos anos.

A viagem dos sonhos depende do tipo de personalidade
A viagem dos sonhos depende do tipo de personalidade

Aqueles estudos resultaram em dados interessantes. O mais intrigante é “você não escolhe aleatoriamente um destino, o destino é que atrai você. Carlos. D. C. P. Marques, no ensaio “Motivações das Viagens Turísticas para Regiões do Interior”, pergunta o seguinte:

“Quais são as motivações dos turistas nacionais que visitam destinos do interior?”

A resposta a essa pergunta é o escopo deste texto.

* Personalidades Intensas

Se você gosta de ver as coisas saírem do jeito que idealizou, tem espírito de liderança e busca meios para imprimir o que pensa em tudo que faz, seu destino é lugares calmos, tranquilos, isolados. É assim que você vai fugir da realidade a sua volta.

* Pioneiros

Você gosta de levar notícias em primeira mão a amigos e conhecidos; sua intenção é mostrar-se pioneiro, desbravador. Por isso, não é forte amante de turismo por caravana – no máximo, o parceiro(a) e mais um ou dois amigos.

Bem… viaje para praias isoladas, preferencialmente com algum nível de perigo (atenção: perigo calculado); locais com cultura exótica o bastante para surpreender. Esses destinos são os ideias para você.

* Autossuficientes

Admiradores de estilo diferenciado de vida, empreendedores, que gostam de se cercar de vencedores e idealistas precisam de viagens a lugares luxuosos, requintados, nos quais apreciam culinária local com prazer e gosto.

Para alguns, a viagem dos sonhos tem destinos requintados
Para alguns, a viagem dos sonhos tem destinos requintados

Não viajam para descansar, mas para se cansar de admirar.

* Avessos à organização

Você olha suas gavetas e se pergunta como é que as pessoas conseguem manter isso arrumado; observa seu quarto e não acredita que alguém consiga deixar tudo no lugar; precisa de algum tempo para encontrar o relatório que o chefe pediu.

Na verdade, você não se preocupa nem um pouco com isso porque é assim que gosta de viver: desorganizadamente.

O destino ideal de suas viagens é aventura, incluindo esportes radicais em vegetação densa.

* Desinteressados

Você deve procurar viagens cujos destinos sejam festeiros, com nativos espontâneos, surpreendentemente agitados, sem depender de planejamento.

Para outros, a viagem dos sonhos é contato com cultura
Para outros, a viagem dos sonhos é contato com cultura

Seu jeitão de ser quer contato com gente, com sorrisos, muita música e muitos espetáculos, sejam espetáculos naturais ou artísticos.

Ei! Antes de continuar com o conteúdo, dá uma olhada em alguns destinos que separamos para você…

1 – Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber 

2 – Conheça agora os melhores pontos turísticos do Equador

3 – Mochilão na Indonésia: o maior arquipélago do mundo

Como preparar sua viagem dos sonhos

A gente viu acima os destinos ideais, segundo a Sociologia e a Antropologia, para alguns tipos de personalidade. Há mais outros, mas não é possível elencar todos. E cada tipo tem seu jeito de preparar sua viagem porque cada um tem suas próprias expectativas em relação a ela.

Preparar a viagem dos sonhos não é tarefa fácil, como dissemos no início deste texto. Você pode ir preparando a viagem muito tempo antes de efetivá-la. E são necessários alguns cuidados específicos para que seja realmente um sonho antes, durante e depois.

  • Saúde

Seja para onde for que você vá viajar, está indo para habitat diferente. Seu organismo vai sofrer algum tipo de choque, que pode ser menor ou maior, e um deles pode refletir em sua saúde.

Leitores nossos já descreveram determinados desconfortos físicos depois de meses de uma viagem, originados no contato com clima e culturas higiênicas diferentes.

Atenção a vacinas – muitas precisam de alguns dias para iniciar processo de defesa.

Atenção a medicamentos – se você usa qualquer medicamento, certifique-se de que o local para onde vai viajar dispõe de comércio eficiente. Você pode levar os remédios, mas acidentes acontecem.

Atenção a raios solares – se você viajar para praias ou locais com climas muito quentes, protetor solar e roupas adequadas não podem ser esquecidos.

Atenção à culinária – os hábitos alimentares do destino de sua viagem dos sonhos podem ter sido elogiadíssimos por sites e amigos, mas seus organismo é único. Esteja seguro de que os alimentos que vai ingerir não fazem mal a você.

  • Documentos

Mantenha posse de cópias autenticadas de todos os seus documentos, mesmo comprovantes de vacinação. E ainda assim, várias dos mesmos documentos. Evite carregar originais, exceto documentos internacionais, como passaportes.

  • Vestuário

O clima atualmente anda meio descontrolado. Regiões que sempre apresentaram o mesmo clima por anos estão tirando o sono de turistas. O site a empresa Clima Tempo é altamente recomendável.

  • Finanças

Esteja certo de que seu cartão de crédito/débito esteja funcionando. De preferência, mantenha mais de uma conta bancária ativa a fim de possuir mais de um cartão. Depender da gentileza de desconhecidos não é confortável evidentemente.

  • Noção de destino

Mesmo que você seja do tipo desbravador, como na lista acima, é sempre bom manter um mapinha dos locais que gostaria de conhecer no destino da sua viagem dos sonhos. Pode ser que não precise, mas nunca se sabe.

Viagem dos sonhos pode ser lucrativa

Este trecho do texto é especial para o tipo de viajante autossuficiente, descrito acima. Mas isso não quer dizer que não sirva para os outros tipos. Afinal, lucro é sempre bem-vindo.

Faça a viagem dos sonhos e aproveite oportunidades
Faça a viagem dos sonhos e aproveite oportunidades

Sua viagem dos sonhos pode ser muito lucrativa. Seja qual for o destino dela, seu espírito empreendedor poder ser posto à prova, pode ser testado. Nós vamos falar mais sobre isso em um de nossos próximos textos.

Não perca oportunidades. Em qualquer lugar, a qualquer tempo, de qualquer jeito, é sempre possível cavar chances e forçar o destino em prol de você mesmo.

Ideias, iniciativas, pessoas, detalhes, serviços… tudo pode fazer sua alma oportunista – no melhor sentido da palavra – aflorar ou intensificar-se e mostrar-se. Dá uma olhada nisso aqui…

Mesmo porque, oportunismo e destino parecem andar de mãos dadas o tempo todo, inclusive em viagens. O problema é que talvez oportunidade de negócios esteja em apenas uma das viagens. Aproveite, então.

Boa viagem! E boas oportunidades!