Não há quem não tenha sido surpreendido com a palavra coaching, seja em um ambiente profissional, seja até mesmo nos papos casuais com os amigos. Além disso, diversos coaches, também conhecidos como instrutores/treinadores, passaram a ser bastante conhecidos nas redes sociais, como é o caso do Bueno, que tem mais de 600 mil seguidores só no Instagram.
Se você chegou até aqui, imagino que deva estar se perguntando: mas, afinal, o que coaching significa? Bem, não se preocupe, porque nós vamos responder a todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é coaching?
Coaching é uma palavra inglesa cuja origem vem de “coach“, que significa treinador. No entanto, o termo está além da sua tradução literal do inglês para o português. Usada tanto no contexto profissional como no pessoal, coaching é uma abordagem pragmática focada na realização de objetivos e que promove desde o desenvolvimento pessoal até a potencialização de competências.
Considerado um método de formação e de transformação, o coaching permite a criação de consciência, gerando mudanças e promovendo a maximização da performance de quem o procura. Mais do que ensinar, o coaching ajuda a aprender.
O processo funciona da seguinte maneira: são definidos dois pontos – o primeiro é o estado atual do coachee (ou cliente) e o segundo é aonde ele quer chegar. Feito isso, o instrutor passa a motivá-lo para que saia de sua zona de conforto e caminhe para o estado desejado. E, para que seja possível atingir as metas de seu cliente, é necessário que o coach estabeleça um minucioso plano de ação que o fará trafegar da posição 1 para a 2 em um tempo recorde.
No coaching, o instrutor encoraja o cliente a seguir seus objetivos, metas e sonhos e a obter novas conquistas e realizações em prol de sua felicidade e qualidade de vida.
Tipos de coaching
O coaching é uma ferramenta que tem amplo uso nas empresas para aprimorar o desenvolvimento de seu pessoal. Um tipo bastante procurado é o de liderança, o qual auxilia o gestor a potencializar o desenvolvimento de suas habilidades técnicas de gestão, de coordenação e de direção. Além disso, também promove a desenvoltura do líder para motivar a sua equipe a conquistar os resultados planejados, bem como para trabalhar com cenários conflituosos.
Além do profissional, cujas questões estão ligadas ao desenvolvimento e aprimoramento de capacidades gerenciais, existe, também, o coaching pessoal. Neste caso, o foco é no cliente e em seu universo interior, sendo indicado para quem deseja mudar hábitos ou comportamentos indesejados, eliminar estados emocionais limitantes, superar conflitos e obstáculos ou realizar grandes sonhos e objetivos.
Há, inclusive, coaches na área de educação física, auxiliando seus alunos a atingirem as metas estipuladas, seja emagrecendo, seja ganhando massa muscular. Como pode perceber, há espaço para todo mundo – quer na oferta, quera na procura de coaching!
Como se tornar um coach
Se você está pensando em se tornar um coach, provavelmente terá algumas dúvidas em como começar; no entanto, o passo mais importante de todos é verificar se você tem o perfil para se tornar um. Selecionamos 3 características fundamentais que compõem o perfil de um coach. Vamos ver quais são?
1 – Curiosidade
Uma pessoa curiosa é instigada a querer saber mais, levando-a a um mundo de aprendizado. Por isso, querer saber como as coisas funcionam é um dos comportamentos mais fundamentais de um coach, já que não será possível ajudar seu cliente se não tiver conhecimento sobre com o quê está lidando.
2- Gostar de ajudar os outros
Uma palavra que vem à mente ao pensar na definição de coach é, com certeza, “ajuda”; afinal, o seu trabalho consiste em nada mais e nada menos que auxiliar seus clientes a atingir seus objetivos. Por isso, se você não tem paciência nem está disposto a ajudar os demais, melhor pensar em outras possibilidades de profissão.
Antes de você seguir no conteúdo, permita-nos mostrar outros artigos bem interessantes de nosso site sobre como você pode ser mais produtivo no dia a dia:
1 – Aumente sua produtividade com a Lei de Pareto
2 – Os 4 melhores aplicativos de produtividade
3 – Administração do tempo: 5 dicas para você melhorar sua produtividade
3 – Base ética
Como em qualquer profissão que lida com questões pessoais, a base ética é de importância primordial. A imagem de um coach, assim como a confiança que as pessoas depositam nele, é construída por meio de suas relações – e, pode ter a absoluta certeza, elas serão desastrosas se não houver ética profissional.
E aí, identificou-se com as características acima? Se sim, então vamos ao próximo passo – como se tornar um coach. Para ser um profissional bem-sucedido, é fundamental estudar e fazer um curso de qualidade. Atente-se se nele são oferecidos instrutores de alto nível técnico, aplicabilidade dos conteúdos apresentados e relacionamento das práticas com a teoria, pois estes itens farão a diferença em sua formação.
Além disso, é essencial procurar por instituições que sejam referência na área e que invistam em estudos e pesquisas. Outro detalhe importante é participar de palestras e workshops, posto que, além de possibilitarem uma maior gama de conhecimento ao coach, são também excelentes formas de fazer networking. Este último, por sua vez, é um diferencial importantíssimo, já que a maior ferramenta do profissional na área são seus clientes e, para alcançar um portfólio ainda maior, é preciso ter uma grande rede de contato.
Dicas: livros sobre o tema
Se quiser saber mais sobre coaching, por que não ler livros a respeito? Com o tema em alta, o que não faltam são publicações lançadas. Abaixo, segue uma lista de 5 livros com suas respectivas descrições.
1 – O Poder do Coaching. Suas páginas reúnem técnicas, métodos e ferramentas utilizadas pelos maiores coaches do mercado.
2 – Os Segredos do Líder Coach: quatro chaves para liderar pessoas e obter resultados extraordinários. O livro oferece ao leitor a visão e a prática das mudanças necessárias para a criação de novas possibilidades de liderar com eficácia.
3 – Coaching de Carreira – Construindo Profissionais de Sucesso. O leitor encontrará questões fundamentais para a construção de uma carreira sólida, estruturada e que o leve a destacar-se no mercado.
4 – Coaching Com PNL Para Leigos. Trata sobre programação neurolinguística, encorajando os leitores a recriarem pensamentos de quem se destaca.
5 – O Monge e o Executivo. Um dos maiores best sellers, é impossível ler o livro sem sair transformado. ‘O Monge e o Executivo’ é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.
Agora que já informamos você tudo sobre coaching, que tal começar mergulhar de vez nesse mundo? Sua vida pede esta mudança!