O mercado de afiliados é sem dúvidas, um dos melhores investimentos para aqueles que desejam aumentar sua renda em 2018 e uma excelente oportunidade para começar a empreender ainda no emprego, ou mesmo dentro de casa e a qualquer hora.
Imagine que você adore e tenha uma habilidade incrível para gastronomia. Como afiliado, você pode criar uma página na internet, um canal do Youtube, recheá-los com conteúdos sobre o assunto e divulgar infoprodutos de terceiros para diversas pessoas, e para cada contato que “comprar a sua ideia”, você ganha uma comissão. E o melhor de tudo – A possibilidade real, de ascender e conquistar sua independência financeira.
Gostou? Pois, então anime-se porque o mercado de afiliados é bastante democrático e certamente tem a oportunidade perfeita para o seu perfil. Confira a seguir, tudo que você precisa para saber, para fazer parte dessa famosa tendência que vem conquistando o mundo!
Como funciona o mercado de afiliados?
Basicamente, o mercado de infoprodutos funciona através do elo formado entre dois personagens igualmente importantes – O produtor e o Afiliado. Este elo, por sua vez, se concretiza e tem seu início em uma plataforma online, como a hotmart. É essa plataforma que vai gerenciar e oferecer toda tecnologia necessária para realização de operações de conversão, garantir o controle dos dados e a segurança nos pagamentos, comissões.
– O Papel do produtor: Consiste em elaborar um produto digital para comercialização, deixando-o disponível em uma plataforma online, com o objetivo de formar parcerias que o auxilie na divulgação desses produtos. Um produtor pode trabalhar com diversos formatos – ebooks, videoaulas, podcasts entre outros, esses itens ainda podem se referir a diversas áreas, atraindo dessa forma públicos específicos e distintos.
O produtor além ser responsável por toda formulação do produto digital, também é a quem vai definir o preço e a comissão paga ao afiliado. Ele também tem a opção de trabalhar com afiliação aberta – qualquer pessoa pode afiliar, ou afiliação fechada- ele aprova quem pode afiliar ao seu produto ou não.
– O Papel do afiliado: afiliado é qualquer pessoa interessada, disposta a lucrar com internet, investindo pouquíssimo tempo e esforço. Eles ganham dinheiro promovendo links de produtos digitais disponibilizados em plataformas EAD como a hotmart.
O bom de ser afiliado é que o empreendedor não precisa se ocupar com a criação de produtos digitais e nem realizar operações de vendas. Todo o processo concentra exclusivamente em torno da promoção de links, ou seja, indicação de soluções, produtos para uma determinada audiência.
Como escolher o produto ideal para afiliação em 4 etapas
1º Etapa – Defina seu Nicho:
Nichos são pequenas parcelas de consumidores de um mercado que são atendidos mais especificamente. Escolher um segmento, antes de decidir por um produto digital é fundamental para o seu sucesso como afiliado. Sua decisão pelo nicho mais assertivo deve está alinhado com as suas afinidades e suas expectativas de retorno financeiro, portanto reflita:
– O que você gosta muito de fazer?
– O que você acredita fazer melhor ou com mais desenvoltura que outras pessoas?
– O que pode te trazer maior retorno financeiro?
Um nicho bem definido facilita a divulgação e atrai mais leads (compradores) para o seu produto. Quer saber como encontrar o segmento mais rentável no mercado de afiliado? Assista ao vídeo do fundador do movimento freesider Fagner Borges e aposte no nicho certo para o seu negócio:
2º Etapa – Defina seu público alvo:
O que todo promotor quer com a divulgação dos seus produtos, é persuadir o público à compra-lo. Para o afiliado, não é diferente! Pois o que adianta ter um conteúdo forte em mãos, mas não saber para quem direcioná-lo? Ou pior, gastar esforço e recursos direcionando para pessoas que não tem interesse?
É por isso que escolher o público ideal para o seu negócio é extremamente relevante, para sua ascensão no empreendedorismo digital. Pois quando você conhece e entende o seu público alvo, criar relacionamento e persuadi-lo se torna algo simples e natural. Para ajudá-lo a definir um perfil para o seu público alvo, leve em conta, questões como:
– Possuem um comportamento padrão para tomar decisões?
– Possuem poder aquisitivo para comprar o seu produto que você está anunciando?
– Quais são seus desejos mais latentes? O que os deixam irritados ou com medo?
– Quem vende algo semelhante para eles? Como anunciam? Procure por falhas.
Em seguida, defina os dados demográficos (sexo, idade, região) que irão lhe auxiliar na criação da mensagem do seu anúncio. Já possui uma boa rede de leads para o seu produto, mas está com dificuldade de conquistá-los e trazê-lo para você? Veja no vídeo abaixo, como criar empatia e fortalecer a interação com o seu público:
3ª Etapa – Defina seu produto:
Com o perfil do seu público em mente é hora de buscar pelo produto que atenda simultaneamente aos seus interesses e de seus e clientes em potencial. A dica é escolher produtos de qualidade para divulgar, que tenha sido bem elaborado pelo produtor, com informações úteis e atuais e que seja atrativo aos olhos do consumidor.
Quando o afiliado cria uma conta em plataforma online, ele tem a seu dispor, inúmeros produtos digitais. No Hotmart, por exemplo, a dica é selecionar a categoria de produtos que mais se aproximam do segmento, anteriormente escolhido por você.
Como há muitas opções de produtos, uma ótima tática é fazer uma boa pesquisa de mercado e tentar visualizar quais itens têm maior aceitação entre as leads. O próprio Hotmart possui uma lista com os últimos produtos a entrar na plataforma e também possui o ranking dos mais vendidos.
Depois de bater o martelo e escolher o produto que vai fazer você ter muito sucesso como afiliado no mercado de infoprodutos. Procure conhecer detalhadamente o material, antes de anunciá-lo, e perceba se ele realmente atende suas expectativas. Seja o seu primeiro “consumidor”.
Ficou interessado em entrar para o mercado de afiliados e quer dá uma olhada nos diversos produtos que você pode afiliar? Assista ao vídeo do Fagner Borges e aprenda a criar uma conta na Hotmart, e o que é melhor sem nenhum custo financeiro:
4º Divulgue o seu produto:
Uma vez afiliado, a plataforma que você se cadastrou fornecerá links exclusivos para divulgação do seu produto digital. Esses links são codificados de maneira, que toda vez que você realizar uma indicação de venda, será possível identificar se a conversão foi concluída por meio do seu conteúdo e assim lhe reservar a devida comissão.
Não existe nenhum segredo e muito menos uma fórmula mágica para anunciar. Com um pouco de conhecimento sobre marketing digital e foco, é possível obter sucesso como afiliado e fazer várias conversões já no começo de sua empreitada pelo mercado digital. Duvida? Clique no vídeo do Fagner Borges a seguir e comprove:
Onde e como divulgar?
– Google: O google é o navegador da internet, mais usado pelas pessoas para realizar suas pesquisas. Você pode usar essa informação a seu favor e divulgar suas propostas e seus links gratuitamente, através de técnicas de SEO ou por meio do Google Adwords, investindo pequenos valores. O fator interessante de ter um anúncio no Google é que quando alguém encontrá-lo, muito provavelmente será uma lead, ou seja, uma pessoa interessada no seu produto.
-Youtube: Você pode criar alguns vídeos com conteúdo relevante, propondo dicas e soluções para o seu público. O afiliado que utiliza esse recurso tem bons resultados, pois os vídeos costuma viralizar mais rápido que um blog, por exemplo.
Procure produzir um trailer que apresenta o que seu canal produz no Youtube e um banner com uma chamada para ação. Use isso para capturar leads. Dê uma olhada nos vídeos dos produtores que escolheu promover e também em outros canais de sucesso e se inspire para criar o seu.
Vídeos que convertem em venda normalmente, segue um padrão, mas isto não impede que você seja criativo. No geral, um bom vídeo precisa atrair logo, nos primeiros segundos a atenção do espectador e garantir que ele assista até o final.
Portanto faça uma breve descrição do conteúdo apresentado e entregue o que prometeu no título do vídeo, sem se estender muito. Foque em falar a respeito dos benefícios do produto e como ele poderá suprir os desejos ou solucionar os problemas do seu público alvo.
Lembre-se que ao entregar um conteúdo qualidade, você está também construindo sua autoridade em cima do tema proposto, e consequentemente mais credibilidade junto à audiência.
Por fim, recorra ao uso de palavras chaves para posicionar bem seus vídeos nos mecanismo de busca. Esta simples atitude contribui para o tráfego orgânico do seu canal, ou seja, faz com que seus vídeos apareçam nas pesquisas de usuário. Uma outra alternativa é pagar para utilizar os anúncios no google adwords, assim quando uma pessoa pesquisar por uma palavra específica, será apresentado seu vídeo. O custo nesse caso é por clique.
– No Facebook: é uma das redes sociais mais interessantes e requisitadas no mercado de infoprodutos, para divulgação. O facebook conta ainda com um sistema chamado facebook Ads, que permite ao afiliado promover sua página – criando anúncios de textos, gráficos, vídeos, que irão aparecer no início da timeline dos usuários.
Paga-se somente pelo cliques recebidos. Você pode criar anúncios adequados a sua audiência, com base no orçamento que definir, e reutilizar os lucros das primeiras conversões para anunciar ainda mais.
No tópico mais a frente tem algumas sacadas sobre como anunciar no facebook, mas o Fagner fez um vídeo também falando sobre anúncios via facebook ads. Dá uma olhada mais abaixo:
Dicas de como anunciar no facebook:
– Crie anúncios em vídeos. Este formato tende a cativar mais as pessoas, além de permitir uma maior conexão com o público.
– Observe algumas publicidades no facebook, número de visualizações, comentários, curtido. Essa prática permite que você aprenda e que inclusive aprimore modelos, que já estão dando certo.
– Crie um título chamativo e que acorde a lead para ao que você está propondo. Acrescente imagens que tenham a ver com o seu anúncio.
– Teste constantemente os seus anúncios. Testar campanhas, público, opções de títulos, imagens, layout entre outras coisas é essencial para manter taxas de conversões em alta e aprimorar seus anúncios.
Hoje em dia é muito comum, termos mais de uma rede social. Todas elas – facebook, instagram, twitter podem te ajudar bastante na hora promover o seu produto. Quer entender como? Veja o vídeo do Fagner Borges e descubra como construir uma lista de contato poderosa, utilizando apenas suas redes sociais:
E quais são as principais habilidades de um afiliado?
Ter sucesso como afiliado no mercado de infoprodutos requer algumas habilidades. Conheça as principais:
– Disciplina: ser uma pessoa mais disciplinada é algo que se alcança no dia-a-dia. Um local de trabalho apropriado, onde ninguém o interrompa, mesmo trabalhando de casa ajuda a manter o seu negócio organizado.
– Gostar de aprender: se você quer crescer no mercado de afiliado tem que gostar de aprender diariamente. Por esse motivo é muito importante, que você escolha um assunto que goste, para lidar melhor com as pessoas.
– Comunicação: É importantíssimo saber se comunicar com o seu público. Quanto mais tráfego com interesse atrair, maior será a probabilidade de você vender. E para atrair leads, tem que saber se comunicar, seja por meio de textos, vídeos, gráficos, podcasts. O estudo do copywriting, por exemplo, faz toda a diferença em qualquer negócio. Porque o copywriting é usar as palavras certas para se comunicar com o seu público a fim deles tomarem uma ação.
– Persistência: Para não desistir pense no por que começou, nos motivos que te levaram para o empreendedorismo digital e persista!
Se você tem todas essas habilidades e ainda mais, porém está sem grana para investir no mercado de afiliados. Fagner Borges tem ótimas dicas para começar um empreendimento:
Conheça as vantagens de empreender no mercado de afiliado
– Não correr riscos de perder investimentos, trabalhar sem um produto próprio e sem a obrigação de entregar o material vendido. Dúvidas e assistência posterior à entrega também é com o produtor. Fica a cargo do afiliado somente promover o link, para isso ele tem inúmeras possibilidades de divulgação na internet.
– Ótimo custo benefício, a afiliação é completamente gratuita! Você também não precisa ter um site ou um blog para começar. Hoje em dia existem ótimos meios para divulgar seus produtos e respectivas campanhas e de forma gratuita, como o google plus, emails, facebook e entre outros.
– No mercado de afiliados você é o seu próprio patrão. Um trabalho bem feito de divulgação é o suficiente para alcançar um rendimento seguro e escalável, mesmo quando você está longe do computador, pois o seu negócio funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana.
– Maior e melhor qualidade de vida. No mercado de infoprodutos você também economiza tempo, e poderá investir suas horas vagas em um novo hobby, momentos com a família, amigos, lazer ou até mesmo para buscar conhecimento e se tornar um expert no ramo.
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Ver comentários (3)
Ótimo artigo ótimo conteúdo. Trabalho no mercado de afiliados como iniciante, aprendi ótimas e valiosas dicas. Obrigado!
Show, Heri!
Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo te ajudou!
Abraços
Equipe Freesider
Obrigado por compartilhar este artigo. Parabéns.