Criar o primeiro produto digital não é algo tão complexo, bem como iniciar a sua carreira como infoprodutor a partir daí. Você precisa apenas ter um conhecimento e/ou experiência diferenciada em algum nicho para poder apresentar um infoproduto, independente de qual ele for.
No entanto, diversos estudos já comprovaram que muitos infoprodutos não encontram audiência tão fiel e acabam deixados de lado. Você consegue avaliar por que isso acontece com frequência? Tudo começa em um processo de criação inadequado do conteúdo a ser comercializado.
Inicialmente, você deve compreender que há como criar um produto digital do zero e isso não é um trabalho impossível. A verdade é que exige muito empenho, dedicação e capricho na sua finalização. Em contrapartida, os resultados também podem ser obtidos nesta mesma proporção.
O ideal é abraçar os desafios que esse mundo digital lhe propõe sempre procurando inovar e descobrir outras técnicas e ferramentas para otimizar o seu tempo, produção de material e relação com o seu público.
Sendo assim, há diversas maneiras para desenvolver esse tipo de produto. Só que você não pode somente se concentrar no processo criativo. É indispensável focar também no desenvolvimento e se ele encontrará consumidores no seu respectivo nicho.
Como funciona o mercado de infoproduto?
Passo a passo para criar o primeiro produto digital
O fato é que são diversas considerações a serem feitas ao criar o seu primeiro produto digital, não é? Pensando nisso, foi possível elaborar um guia bem simples para que você possa ter o apoio necessário para as suas primeiras tentativas de elaborar um conteúdo relevante.
A partir de agora, você vai conferir algumas sugestões confiáveis que farão toda a diferença desde a criação até a estratégia de venda do seu produto digital. Vamos lá?
1 – Escolher a área a ser abordada no seu infoproduto
Essa é a ação mais simples deste passo a passo. Neste pontapé inicial, você terá a missão, simplesmente, de estabelecer a respeito do que será o seu material. Não tem mistério! Basta selecionar algum tema que seja de seu conhecimento e lhe seja prazeroso tratar.
Desta maneira, você será capaz de passar questões realmente importantes e sanar dúvidas, necessidades e/ou uma vontades do seu público-alvo. Sendo assim, você deve trabalhar para que esse conteúdo seja genuinamente valioso e possa oferecer algo novo aos seus futuros consumidores.
2 – Segmentar um público-alvo
Ao criar o primeiro produto digital, você deverá estabelecer um formato adequado a sua audiência. Neste ponto, é imprescindível conhecer profundamente o seu público-alvo para saber a quem se esteja falando e não cometer nenhum erro.
Deste modo, você vai segmentar o seu campo de atuação. Por exemplo, se você optar por tratar de bichinhos de estimação, aqui nesta etapa de criação irá determinar sobre qual espécie e o que falar a respeito deste animalzinho.
E, antes de saltar para a próxima etapa, você conta com a obrigação efetuar um levantamento detalhado em torno do mercado que pretende ingressar a curto prazo e trabalhar nos próximos meses e, quiçá, anos.
Basicamente, você deve descobrir se haverá quem se interesse em pagar para adquirir o seu material. Para isso, uma das maneiras mais simples é pesquisar nos principais buscadores, como Google ou Bing, o que está pensando em trabalhar.
A partir daí, você poderá analisar com propriedade se já existem indivíduos focados neste nicho e o que estão falando e discutindo atualmente. Portanto, você terá muito mais embasamento para elaborar o seu produto e trazer informações novas para essa audiência.
Como escolher o melhor tipo de produto para vender?
3 – Planejar o lançamento e a divulgação do seu produto digital
No passo a passo para criar um produto digital, este momento é mais relevante. Isso porque trabalhar na sua campanha de marketing é a fase mais relevante e pode ser determinante para que o seu empreendimento virtual seja bem sucedido.
Neste caso, você necessita aceitar com clareza que o seu material não vai se transformar em um hit por conta própria. A probabilidade de que as vendas explodam sem que você se abstenha de qualquer ação é praticamente nula. Então, mãos a obra para buscar o seu reconhecimento!
Ao criar o primeiro produto digital, você terá de colocar a mão na massa em todos os momentos e investir nisso boa parte do seu dia a dia. Isso porque muita gente coloca todas as suas energias na fase de desenvolvimento e finalização do produto digital e, consequentemente, se torna capaz de criar algo fantástico.
Entretanto, acaba por cometer o erro de achar que o serviço se encerrou. Logo, o item tem poucas ou nenhuma venda realizada porque o profissional não se dedicou ou não soube como realizar a divulgação de modo efetivo.
Anúncios e redes sociais
Há inúmeros modos bem fáceis e econômicos para impulsionar o seu produto. Hoje em dia, é possível escolher entre anúncios pagos ou engajamento orgânico através das redes sociais. Na publicidade paga, a maneira mais eficiente é apostar na segmentação com anúncios bem construídos e focados.
Além disso, a maioria das mídias sociais aprova que você faça a sua divulgação de qualquer jeito. O Facebook, por sua vez, conta com propaganda paga na linha do tempo do seu mercado-alvo, estabelecido no momento da encomenda do serviço por sua parte.
Já no método gratuito, você também pode tentar no Facebook. Embora esta seja a rede social mais popular entre os brasileiros, o alcance das postagens sem impulsão paga está cada vez menor e é preciso trabalhar muito bem para acertar em cheio no seu público a fim criar uma interação viral.
Ou você também pode contar com redes que ainda estão equilibrando a publicidade paga e orgânica, como o Twitter, o Instagram e o Youtube. A plataforma de vídeos tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil e no mundo e é uma forma fantástica de interagir com o seu público.
E, caso a sua audiência seja jovem, você realmente está no lugar certo ao criar o primeiro produto digital e escolher anunciá-lo no Youtube. Um levantamento realizado pelo banco de investimento norte-americano Piper Jaffray indicou que os jovens estão vendo muito mais o Youtube do que a TV fechada diariamente.
Na faixa etária mais jovem, 26% responderam que consomem conteúdo do Youtube todo o dia contra 25% para a TV a cabo. Outro ponto relevante do estudo foi a preferência dos jovens nas mídias sociais: o Snapchat está na liderança com 37% dos jovens acessando diariamente.
A vice-liderança fica com o Instagram, enquanto Twitter e Facebook só surgem na terceira posição. Fica evidente o quanto conhecer o seu público-alvo é importante para ter sucesso na divulgação do seu material nos locais certos.
Como fazer a sua primeira venda de infoproduto?
4 – Adequar o seu material conforme as preferências dos consumidores
Como criar um produto para vender com o resultado esperado passa pela combinação do tópico anterior com este. A publicidade é o modo ideal para que você possa conhecer e também ser conhecido pela sua audiência.
A forma mais fácil é realizar a chamada Pesquisa Camuflada. Esse procedimento é realizado de maneira bem discreta e sigilosa, somente para que você possa descobrir todas as preferências e as necessidades do público.
Essa pesquisa, normalmente, é feita a partir da interação com os seus consumidores em potencial através de diversas ou apenas uma perguntar no fim de um vídeo, postagem ou artigo.
Sendo assim, quando você desenvolver um infoproduto, você já terá todo o conhecimento a respeito do que vai abordar para chamar a atenção dos seus futuros consumidores.
5 – Fazer e cumprir as promessas
Você necessita saber como criar o primeiro produto digital com alto nível, bem como comercializar esse conteúdo com a mesma eficiência. O que você fala e modo com que você fala dos diferenciais do seu produto fazem toda a diferença.
Portanto, você deve ser capaz de fazer grandes promessas, desde que o seu material tenha a condição de cumprir cada uma delas. Procure se concentrar sempre no resultado ou nas respostas que a sua audiência almeja ter ao absorver tudo o que está retratado no seu material.
É importante salientar que as técnicas de gatilhos mentais, copywriting e um texto interessante são essenciais nesta etapa. Sabendo o que destacar e quais os termos adequados utilizar para alcançar o seu público será muito mais simples converter toda a sua argumentação em texto, áudio ou escrita em uma venda.
Criar o primeiro produto digital e trabalhar onde bem quiser!
Agora que você já sabe como criar o primeiro produto digital e mandar bem na sua promoção online, está na hora de compreender que existem duas formas de trabalhar remotamente. Isso mesmo! Você pode muito bem se transformar em um profissional autônomo ou realizar serviços a distância.
A Reforma Trabalhista aprovada no ano passado regulamentou a prática do teletrabalho, também chamado de home office. Basicamente, tudo o que o funcionário utilizar em sua casa deve ser fornecido pelo patrão através de um contrato, como os equipamentos e despesas com energia elétrica, internet, telefone e o que for necessário para suas tarefas.
Além disso, o controle do rendimento do funcionário deverá ser feito por afazer realizado e não mais por horário. Em linhas gerais, o home office vinculado a uma empresa é considerado a prestação de trabalho longe das dependências da companhia é visto como trabalho externo.
Antes disto, a única norma que falava desta categoria, que cresce a cada dia no território nacional, datava de 2011 ainda na gestão de Dilma Rousseff. Essa medida estabelecia os mesmos direitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para quem se encaixava nesta categoria remota.
O problema é que essa lei não contemplava as condições mínimas para o trabalho no dia a dia. Hoje em dia, a mudança do trabalho presencial para home office precisa ser definido em um acordo entre as partes, registrado em contrato e com prazo de para adaptação do funcionário.
Além disso, o empregador conta com a responsabilidade de repassar orientações para o funcionário a respeito de medidas de saúde, ergonomia e de segurança no trabalho, que precisam ser aproveitadas para não sofrer nenhum problema ao atuar na sua residência ou de outros ambientes.
Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo
A ideia de trabalhar em casa pode soar bastante prazerosa, só que dá para fazer muito mais e até deixar a posição de empregado. Ao criar o primeiro produto digital, você ganha ainda mais confiança para aproveitar o seu talento e dar continuidade a esse empreendimento.
Só que você não precisa empreender de sua casa, não é? Tendo um computador com acesso a internet, você pode efetuar novos projetos e conteúdos quando bem entender. Sendo assim, é possível ganhar dinheiro com o seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo! Sensacional, né?
É exatamente isso que o especialista em marketing digital, Fagner Borges, quer passar a você e quantas pessoas mais puder atingir com o ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo”, contudo este baseado na sua própria experiência.
Afinal, Fagner optou por abrir mão da estabilidade profissional como funcionário público para apostar no seu conhecimento do universo digital para ter autonomia do seu tempo e liberdade para produzir de qualquer lugar do planeta.
E, agora, ele quer fazer com que você também abrace essa nova rotina. Com esse guia, você não só aprenderá a criar o primeiro produto digital, mas também a identificar a sua expertise e aplicar em um dos negócios mais lucrativos da atualidade.
Nesta manual, você vai compreender o que precisa fazer, contará com dicas valiosas, listas de oportunidades online e nichos que tendem a render muito. Simplesmente, este é um roteiro no qual você poderá selecionar a alternativa que mais chama a sua atenção em busca da satisfação profissional.
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Liberte-se da servidão moderna agora!