Encontrar maneiras de como aumentar as vendas do e-commerce tem sido a prioridade para empresários de todos os setores. Mesmo com a queda das vendas no varejo físico a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico prevê crescimento de até 15% das vendas online em 2018.

Esta projeção abre possibilidades para que novos negócios sejam criados, e serve como um incentivo para que, empreendedores criem novas estratégias aumentar vendas e se mantenham no mercado.

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Descubra hoje 3 meios de como aumentar as vendas do e-commerce.

O crescimento de comércio eletrônico está atrelado a maior facilidade em análise de dados e a possibilidade de alavancar vendas na internet. Para entender como aumentar as vendas do e-commerce, porém, é preciso fazer uma análise das métricas bases do negócio e só depois, traçar estratégias para aumentar as vendas.

A vantagem do e-commerce é a quantidade de dados que você tem acesso. No entanto, a falta de análise desses dados são apenas números inúteis. Para alavancar vendas na internet, é fundamental analisar as métricas, observar o comportamento do público, para então, definir uma estratégia de como aumentar as vendas do e-commerce.

Existem 3 vias com variadas possibilidades de como aumentar as vendas do e-commerce. A primeira maneira de como aumentar as vendas do e-commerce é através do tráfego, a segunda é aumentando a taxa de conversão e a terceira possibilidade de como melhorar o e-commerce é mantendo a frequência de vendas para um mesmo cliente.

E para colocar em prática qualquer uma delas, é preciso um estudo de comportamento do público em relação ao seu site. Estudo esse, que, deve ser relacionado ao comportamento do cliente com o produto e marca, hábitos de compra em geral e atitudes no dia-a-dia, em casa, trabalho e até mesmo com amigos.

Para que assim, você possa, com maior segurança, trabalhar uma estratégia voltada para seu e-commerce.

Como aumentar as vendas do e-commerce

O desempenho dos negócios digitais está muito relacionado à capacidade de capturar informações de mercado, armazená-las, interpretá-las da forma correta, para traçar estratégias aumentar vendas.

Na internet, todos os movimentos dos clientes podem ser mensurados, mas a tarefa de entender tantos dados, mesmo parecendo complexa, não pode servir como desmotivação. Ao contrário, os dados servirão como um direcionamento da estratégia que será aplicada.

 

As vendas de um e-commerce podem ser aumentadas de diferentes maneiras e vai depender de como está a situação atual do seu negócio. É possível aumentar a taxa de conversão do seu site, porém, se você já possui uma boa conversão entre 1% e 1,8% o mais indicado é trabalhar outra estratégia.

Além disso, é importante analisar qual o comportamento do cliente dentro do seu site. Como está o índice de abandono de carrinho? Repita o processo que seu cliente faz e tente entender o que está impedindo que ele efetue a compra. A maneira como melhorar o e-commerce é entender o que está causando dificuldade no cliente.

Quando o cliente acessa o e-commerce, passa ali alguns minutos, visita uma categoria e clica em um produto, todo esse processo, quer dizer que, sim, o cliente está interessado em realizar a compra. Mas por algum motivo, externo ou interno ele não conclui.

Diversos fatores contribuem para que a compra não seja efetivada. Estudar o cliente e entender o que está bloqueando a possibilidade de alavancar vendas na internet é o que, de fato, deve ser feito para encontrar a maneira como aumentar as vendas do e-commerce.

Conheça as 3 principais possibilidades de como aumentar as vendas do e-commerce. Analise seu negócio e trabalhe na melhor estratégia para sua empresa.

1 – Aumentar o tráfego

A intensidade de tráfego no seu site está diretamente ligada ao resultado das vendas. Por isso, muitos empreendedores dedicam boa parte do seu orçamento e tempo para aumentar o número de visitas no e-commerce. Uma estratégia eficiente, desde de que o público seja qualificado.

De nada adianta aumentar o tráfego desordenadamente visando apenas o crescimento de visitas. Esta atitude provocará a queda da taxa de conversão, além disso, o dinheiro e o tempo investidos para ter maior número de acessos, não resultarão em vendas.  

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A intensidade de tráfego no seu site está diretamente ligada ao resultado das vendas.

Por isso, existem técnicas para alcançar um público qualificado e que possui maior probabilidade de compra, de maneira orgânica.  

1.1 – SEO

Otimizar seu site com as ferramentas de SEO, para que ele apareça nas melhores posições nos mecanismos de buscas, como o Google, é a principal maneira de conquistar um visitante de maneira orgânica e alavancar vendas na internet.

Ao realizar a pesquisa sobre algum produto, a pessoa está realmente interessada em saber mais informações e efetivar a compra, por isso, há maior possibilidade de vendas quando o cliente chega até o site por meio de buscas de maneira orgânica.

Realizando um estudo a agência Chitika Publicidade Online, percebeu que, os sites que aparecem na primeira colocação, dos mecanismos de busca, recebem cerca de 33% do tráfego orgânico. A segunda colocação recebe 18% dos cliques e os acessos caem de acordo com a posição na página.

Este estudo comprova a importância de utilizar as técnicas de SEO para alavancar vendas na internet de maneira orgânica.

Para garantir a melhor colocação no Google faça a descrição do produto de maneira que gere impacto no SEO. A descrição completa e bem-feita faz com que o usuário passe mais tempo na página e aumenta a possibilidade de conversão. Já que, ele consegue encontrar todos os detalhes e informações do produto em um só lugar.

A maneira como melhorar o e-commerce através do SEO é entregando o máximo de informação ao visitante. Se possível crie vídeos tutoriais e outros tipos de material explicativo através de imagens ou texto.

Ao subir as imagens para a página nomeie a fotografia descrevendo o produto, por exemplo, “coleira para gatos”. Quanto mais informações no seu site sobre os produtos que você vende, melhor será o ranqueamento da página.

1.2 – Blog

O blog é mais uma alternativa para aumentar o tráfego como uma estratégia de vendas e-commerce, já que há a possibilidade de utilizar as palavras-chave de maneira otimizada. Sendo assim, você pode fazer postagens relacionadas aos produtos do seu negócio, de maneira que possa ajudar seu público, e assim você é encontrado, e ainda por cima, gerando reciprocidade com seu cliente. 

Aprenda como criar blog wordpress da melhor maneira possível, e deixar o e-commerce bem posicionado no google.

1.3 – E-mail marketing

São grandes as chances de não conclusão de uma venda, e através do e-mail marketing você viabiliza um entrosamento entre a marca e o possível cliente. O e-mail é uma oportunidade de como aumentar as vendas do e-commerce atraindo o público por meio de ofertas especiais, novidades e conteúdos com dicas úteis para facilitar sua rotina.

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São grandes as chances de não conclusão de uma venda, e através do e-mail marketing você viabiliza um entrosamento entre a marca e o possível cliente.

As métricas do e-mail devem ser acompanhadas para que seja possível validar a estratégia e estabelecer qual será o próximo objetivo. Melhorar o conteúdo, aumentar o número de leads ou diminuir a taxa de inativação da lista. Importante lembrar que, para ter resultados, você deve criar sua própria lista e enviar os e-mails apenas para quem autorizou.

2 – Aumentar a conversão

A taxa média de conversão dos e-commerces brasileiros é bem baixa, cerca de 1,65% de acordo com a pesquisa da Experian Hitwise. Essa média serve como referência para entender se o seu site está acima ou abaixo dessa porcentagem e o que você precisa fazer para alavancar vendas na internet.

Com o aumento do tráfego, por exemplo, é muito comum diminuir a conversão do site. Quando isso acontece, as estratégias de como aumentar as vendas do e-commerce devem estar focadas em elevar a taxa de conversão. Por outro lado, quando o índice de conversão está positivo é sinal de que deve aumentar o tráfego e assim por diante.

A não efetivação da compra pode ser por fatores internos ou externos. Entender essa dinâmica é importante para que você direcione a estratégia para onde realmente precisa.

2.1 – Fatores internos

Os fatores internos que atrapalham as vendas estão relacionados a estrutura do site. A posição ou a cor do botão de compra, o layout do site, falta de informação sobre o produto, baixa qualidade de imagem, dificuldade para encontrar os produtos, pouca informação sobre a marca, entre outros.

A maneira possível de como aumentar as vendas do e-commerce melhorando a taxa de conversão é resolvendo esses problemas. Para isso, é preciso realizar testes e averiguar o que funciona melhor para seu público.

2.2 – Fatores externos

São inúmeros os fatores externos que interferem na opção de não efetivação da compra das pessoas. Alguns deles, são possíveis de prever e há possibilidade de garantir a compra em outro momento.

Toda visita ao site deve ser considerada como primordial, os 98% das pessoas que não compraram na primeira visita estão interessadas no produto, porém não estão preparadas para a compra. A insegurança com a marca, a falta de dinheiro e a falta de urgência fazem com que a compra fique para depois.

E a estratégia de como melhorar o e-commerce é esperar o momento que o cliente estiver preparado para efetivar a compra ou despertar nele o senso de urgência. A estratégia é aproveitar o interesse da pessoa pelo seu produto e garantir que ela realize a compra futuramente.

Você pode fazer isso através de campanhas de remarketing. Pode ser feita campanhas com promoções e descontos especiais e direcionar para a base de pessoas que abandonaram o carrinho e o check-out. Analisando a base de pessoas que visitaram a página de categoria ou produto é possível segmentar anúncios para que essas pessoas vejam mais sobre seu produto.

Nessa fase o foco é não perder a venda, por isso é interessante investir em banners e anúncios em redes sociais para que o prospecto seja impactado pelo produto e pela loja. Até sentir mais segurança com a marca, conseguir o dinheiro ou ter maior necessidade de compra.

Tenha o hábito de analisar métricas e refletir sobre como elas podem ser melhoradas. Invista tempo e energia para essas análises e aos poucos você conseguirá elevar as taxas de conversão.

3 – Frequência de venda

Conquistar um lead não é fácil nem barato e muitos empreendedores deixam de explorar a possibilidade da recorrência de compra. É comum os sites oferecem cupom de desconto para a primeira compra, mas não oferecem nenhuma vantagem para que o cliente continue comprando.

Fidelizar o cliente é uma das principais maneiras de como aumentar as vendas do e-commerce, pois, o cliente já conhece a marca e a qualidade do produto. Ao entender as necessidades do cliente e com um pouco de criatividade você consegue ajudá-lo e ter como retorno uma nova compra.

Quando o cliente efetuar a compra de um pacote de ração para gatos, por exemplo, daqui 20 ou 25 dias você pode enviar um e-mail informando que já está na hora repor o estoque. O e-mail também pode ser informando sobre um novo sabor de ração ou uma nova coleção de coleira mais indicada para o animal.

Analisar o comportamento do cliente, as necessidades dele, e a usabilidade do produto é a maneira ideal de entender o que ele precisa e como você surpreendê-lo entregando algo a mais que o produto.

O importante é que você mantenha um relacionamento despretensioso com o cliente e queira acima de tudo ajudá-lo, consequentemente o resultado será uma nova compra.

Conclusão

Para alavancar vendas na internet conheça seu público e analise seu negócio para que você possa elaborar estratégias de como aumentar as vendas do e-commerce. Pense quais as estratégias devem ser aprimoradas ou desenvolvidas para a concretização do objetivo.

Considere que, para o constante crescimento do seu negócio é necessário maior conhecimento, mais aprendizado e novas perspectivas. Se mantenha atento as métricas e às novas possibilidades de usabilidade de outras mídias para a promoção do seu negócio.

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