Com a grave crise econômica e política desencadeada no Brasil nos últimos meses, milhares de brasileiros sonham com a oportunidade de se fixar no exterior.

Mas, você tem ideia de como fazer carreira no exterior? Será que a sua qualificação é suficiente para batalhar por um emprego lá fora?

Confira 5 dicas de como fazer carreira no exterior e ser bem sucedido

De fato, a sua melhor chance de conquistar uma vaga rapidamente em outro país é contar com alguma indicação ou aceitar uma transferência pela sua empresa. Caso contrário, você terá que se ajustar a uma condição de iniciante e procurar por uma forma de ingressar no mercado de trabalho.

Como fazer carreira no exterior com suspensão dos passaportes?

Muita gente deve ter se assustado ou até mesmo perdido a sua oportunidade de viajar para fora do Brasil nas próximas semanas em função da suspensão temporária da emissão de passaporte em todo o Brasil. A Polícia Federal comunicou que interromperia essa ação por tempo indeterminado.

Mas, quem conta com uma viagem agendada para breve a trabalho e ainda não retirou o seu passaporte não precisa se desesperar e nem desistir de como fazer carreira no exterior. Isso acontece porque a emissão do documento de emergência segue funcionando e pode ser obtida em até 24 horas.

Polícia Federal continua obtendo passaporte para trabalho ou situação emergencial

O passaporte de trabalho tem 12 meses de validade e exige o pagamento de taxa de R$ 334. Esse documento não se encaixa em viagem de turismo, mas é usado para tratamento de saúde, proteção de patrimônio, casos extremos (guerras ou catástrofes ambientais) e a pedido da Administração Pública.

Vale destacar que o processo é semelhante ao passaporte comum e pode ser feito pela internet. Você deve acessar o site da Polícia Militar, agendar a data, comparecer ao local indicado com o protocolo, documentos pessoais e itens que provem o caráter emergencial da sua viagem.

5 dicas de como fazer carreira no exterior

Agora que você sabe que pode aceitar uma oferta e descobrir como fazer carreira no exterior a qualquer momento, é preciso levar em consideração alguns aspectos para conseguir se sustentar, se destacar e fazer com que a experiência realmente valha a pena!

1 – Fluência em outro idioma

A primeira ação de qualquer pessoa que deseja saber como fazer carreira no exterior é ser fluente em mais de um idioma. A menos que você pretenda embarcar para Portugal ou outra nação que tenha o português como língua oficial, é fundamental ter esse conhecimento aprofundado.

Fluência no idioma é necessário para saber como fazer carreira no exterior

E não se limite apenas em se comunicar verbalmente. Você precisa dominar as quatro habilidades básicas da língua: falar, escrever, ouvir e ler. Tudo isso para poder obter uma vaga dentro da sua área de atuação. Afinal, quem deseja construir uma carreira em outro lugar não deseja aceitar qualquer função.

2 – Diploma ou certificação no exterior

Esta formalidade pode ser não ser tão difícil de ser realizada quanto você imagina a primeira vista. Hoje em dia, inúmeras faculdades, universidades e plataformas internacionais de educação oferecem cursos gratuitos ou com preços bem acessíveis totalmente pela internet e com certificado de conclusão.

Este pode ser o seu primeiro passo para comprovar que está apto a realizar a atividade em questão. No entanto, você pode ser ainda mais valorizado ao ser aprovado em algum curso ou especialização com modalidade presencial e feita no exterior. Deste modo, as suas chances de contratação aumentam muito.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente mostrar algumas sugestões para você que deseja viajar em breve sem fazer nenhum gasto exagerado, dá uma olhada:

1 – Descubra como viajar de graça para o exterior

2 – Cupom de Desconto para Viajar: Onde encontrar as melhores opções

3 – Descubra os melhores destinos internacionais baratos em 2017

3 – Documentação apropriada

Além do passaporte, você pode necessitar de visto apropriado para começar a trabalhar na nação escolhida. Isso acontece porque inúmeros países contam com legislações especificas para o trabalho de imigrantes, variando de acordo com a área ou mesmo a finalidade do serviço.

Por isso, o ideal é que você tenha tempo suficiente para preparar toda a sua documentação, solicitar o visto correto e dar início a sua busca por como fazer carreira no exterior. Basicamente, você não deve deixar para amanhã o que pode fazer hoje, especialmente, se amanhã estará em outro destino!

Você precisa tomar cuidado para ter a documentação e o visto de trabalho apropriado para o país escolhido

Essa atenção é necessária porque não são poucas as histórias de brasileiros que foram ganhar a vida em outro país, mas não tomaram as devidas providencias para ter acesso a documentação correta e acabaram submetidos a experiências frustrantes, humilhantes e com privação de liberdade.

Você deve contar com a sorte para achar o emprego dos seus sonhos em outro lugar, porém não para escapar das autoridades do seu novo endereço. A formalização é sempre o caminho mais acertado!

4 – Economia

Antes de tentar como fazer carreira no exterior, você deve fazer um planejamento minucioso para dar conta de suas despesas nas primeiras semanas em um país totalmente diferente, principalmente, se não tiver nenhum conhecido ou suporte por lá.

Você deve fazer a conversão do que ganha em reais, descobrir o gasto médio da cidade ou bairro onde pretende se fixar e reunir uma quantia considerável para os primeiros meses, uma vez que você não tem como adivinhar quando ou quanto começará a ganhar dinheiro em outra pátria.

De acordo com especialistas da área financeira, você precisa juntar uma poupança que possa garantir um estilo satisfatório de vida por aproximadamente 12 meses. Ou seja, você precisa se agilizar para reunir a quantidade apropriada para praticamente um período sabático.

5 – Conhecer mercado de trabalho na região

Por fim, qualquer pessoa que tenha a ambição de como fazer carreira no exterior necessita descobrir como está o mercado de trabalho na região que deve virar a sua próxima moradia.

É necessário realizar uma pesquisa de forma antecipada mercado de trabalho no seu novo lugar

Afinal, você não tem como esperar para ver quando chegar esses dados ao exterior! Essa transição exige comprometimento, estudo minucioso e bastante pesquisa a respeito da remuneração, do trabalho e até mesmo das normas em vigor naquele lugar. A informação pode fazer toda a diferença!