10 dicas de como aparecer na primeira página do Google em 2018
Vote neste post

Como aparecer na primeira página do Google, afinal? Será que é algo tão importante assim? Bom, para responder a isso, basta olhar para as suas próprias atitudes. Imagine que você está interessado com conhecer técnicas para aumentar suas vendas. Qual a primeira atitude que você tem? Sim, você acessa o Google para colocar lá suas palavras-chave.

Você escreve “aumentar as vendas” e surge uma infinidade de páginas. Todas com um conteúdo repleto com as melhores dicas para aumentar as suas vendas. Então você vai clicar onde? Muito provavelmente na primeira página. Talvez dê uma olhada na segunda ou na terceira. E, então, após absorver o conteúdo, você toma as suas decisões. Percebeu?

Você pode encontrar praticamente qualquer assunto que procurar, utilizando a ferramenta de busca. Aparecer no Google em primeiro é sinônimo de maiores chances de cliques. E mais cliques, como todos sabem, aumentam as chances das conversões. Por isso os sites vivem nessa disputa pelo topo do buscador. E essa é uma luta que acontece a todo o momento.

E se está perguntando se é possível colocar o site na primeira página do Google grátis, saiba que a resposta é: sim! Existem técnicas que possibilitam aprender como aparecer no Google gratuitamente. E nesse momento surge um dos termos mais mencionados pelos profissionais do marketing digital nos dias de hoje: SEO. E certamente você também já ouviu.

Entretanto, ouvir falar a respeito todos ouvem, mas colocar na prática é outra história. E é pensando nisso que escolhemos o artigo de hoje. Você vai chegar ao fim do artigo preparado para colocar as técnicas em prática e com grandes chances de conquistar os tão sonhados primeiros lugares do buscador. Mas lembre-se que é fundamental seguir todas elas.

Tal qual uma receita, se alterada, a técnica vai obter outros resultados.

O SEO

É de extrema importância compreender todo o princípio para entender como aparecer no Google grátis. Antes de tudo, SEO é a sigla para a expressão do idioma inglês Search Engine Optimization. Traduzindo grosseiramente, seria algo como “Otimização para os motores de busca”. Isto é, técnicas que proporcionam a oportunidade de rankear melhor.

10 dicas de como aparecer na primeira página do Google em 2018 1
É de extrema importância compreender todo o princípio para entender como aparecer no Google grátis.

O posicionamento da página é muito importante para a otimização do tráfego orgânico. Entender como aparecer na primeira página do Google é a oportunidade de fazer com que seu negócio decole de vez. Aliás, separamos para você algumas estatísticas que certamente farão com que considere a ideia:

  • Segundo a Mashable, o Google conta com mais de 100 bilhões de pesquisas mensalmente;
  • O SEO é utilizado por 69,3% das empresas do país, aponta o SEO Trends 2017;
  • Já o Search Engine Land, até 2020, estima-se um investimento de 79 milhões de dólares em SEO, por parte das empresas;
  • 28% das buscas realizadas por lugares próximos, resultam em venda. Essa afirmação é do próprio Google;
  • Os comércios do país que trabalham com o SEO, conseguem um aumento de 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes, segundo o SEO Trends 2017;
  • A MarketingSherpa afirma que conteúdo de qualidade é fator determinante no aumento do tráfego no site, que pode chegar a 2000%;
  • 72% dos profissionais de marketing apontam que a técnica de SEO mais eficaz, é a criação de conteúdo relevante, aponta o HubSpot;
  • Ainda segundo o HubSpot, a primeira posição nos resultados de pesquisa orgânica do Google abocanham 34,36% dos cliques;
  • A Search Engine Land ainda aponta que 70% a 80% dos usuários ignoram completamente os anúncios pagos;
  • 93% de todo o tráfego é oriundo dos mecanismos de busca, afirma o Search Engine Journal;

Ainda com dúvidas quanto a técnica?

10 passos para aprender como aparecer na primeira página do Google

Aprender como colocar o site na primeira página do Google grátis é uma busca eterna, visto que os algoritmos mudam com certa frequência. Mas não é algo com que deva se preocupar tanto assim. Até porque os passos que separamos para você, costumam se mostrar muito eficientes.

como aparecer na primeira página do Google em 2018 2
Aprender como colocar o site na primeira página do Google grátis é uma busca eterna, visto que os algoritmos mudam com certa frequência.

Os algoritmos do Google realizam cálculos complexos para rankear os sites. A verdade é que ninguém entende 100% esses cálculos. Mas as estimativas chegam bem próximas. Esses algoritmos sofrem alterações de tempos em tempos. Essa é uma estratégia adotada pela empresa, para que os sites não burlem os cálculos.

Mas saiba que para entender de vez como aparecer no Google gratuitamente, é preciso saber que o Google prioriza a melhor experiência do usuário. Preocupe-se em oferecer o melhor que puder. Isso inclui design, conteúdo, links externos e internos, entre muitas outras estratégias. Mas calma, vamos falar a respeito com maior riqueza de detalhes.

Uma dica fundamental para que sua estratégia SEO funcione bem, determine o seu público-alvo. Todo o seu conteúdo vai ser desenvolvido para ele. A estrutura do seu site, vai ser desenvolvido para ele. A linguagem que vai utilizar, precisa ser a mesma linguagem dele. Trabalhar com um público específico é a melhor maneira de manter a coerência.

Pode ser que nesse momento você esteja se perguntando se não vale à pena investir em links patrocinados… Veja bem, links patrocinados são uma excelente maneira de aparecer no Google em primeiro. Entretanto, vai ter que investir um bom dinheiro. E, ainda assim, não tem garantias que as pessoas que vão chegar em seu site, realizarão compras.

O tráfego orgânico é formado exclusivamente por pessoas que buscam o seu conteúdo. Buscam aquilo que oferece. Links patrocinados certamente vão possibilitar chegar ao topo mais rápido. O SEO vai garantir um público específico.

1 – Conteúdo de qualidade é ouro

Você está disposto a entender como aparecer na primeira página do Google? Então imagine a seguinte situação: você quer entender um pouco mais sobre SEO. Você faz uma busca no Google e acessa uma página. Quando entra lá, a linguagem é péssima. Ou, ainda, as informações são transmitidas de maneira confusa ou sem sentido algum.

Isso é muito frustrante! Você perdeu um tempo – que muitas vezes não possui – lendo um material que não acrescentou nada em sua vida. O Google também detesta isso! Preocupe-se em oferecer um conteúdo valioso, de qualidade. Infográficos, pesquisas, estatísticas, imagens, vídeos, entre outros. Valorize o seu conteúdo, sem que ele perca a leveza.

2 – Resultados não são imediatos

Essa dica poderia estar ao fim das dicas de como aparecer na primeira página do Google. No entanto, muitas pessoas já desistem do SEO já no início. Sendo assim, faz todo sentido ela estar aqui no princípio. Olha só. Você vai começar a trabalhar as técnicas que estamos falando aqui. Isso significa que com o passar dos dias, os resultados vão começar a aparecer.

As varreduras do Google acontecem constantemente, mas é preciso ter paciência para ver os resultados. Nada de atropelar tudo na expectativa de ver os números subindo. Tenha calma. Da mesma forma que garantimos que as técnicas funcionam, garantimos que paciência é de extrema importância para colher os frutos.

3 – URL otimizada

Assim como o conteúdo vai ser otimizado, a url dos seus artigos também precisa passar pelo processo. Aliás, a url de todo o site, não apenas dos artigos. Procure dar prioridade às url curtas, com ênfase no conteúdo. É preciso manter a coerência, lembra? Url e conteúdo precisam estar sincronizados.

Não deixe essa dica passar em branco se quer compreender como aparecer no Google grátis.

4 – Meta Description

Sabe quando você está realizando pesquisas, e dá uma olhada naquele resumo embaixo do título do conteúdo? Essa é a meta description. Nela, é possível conhecer o que o conteúdo está oferecendo. E pode ter certeza que ela pode fazer toda a diferença. É preciso saber escolher as palavras certas para fisgar o usuário.

Além de informar, a meta description é utilizada para indexar o conteúdo. Sendo assim, não se iluda achando que ela não tem importância. É através dela que acontece um dos primeiros contatos dos “robôs” do buscador, com o seu conteúdo. Não esqueça de colocar a palavra-chave nela.

5 – As imagens têm poder

Além dela ser responsável por encher os olhos, elas também são fundamentais para aprender como aparecer no Google imagens. É verdade que os algoritmos não leem imagens, por isso você terá que dar um empurrão. Procure sempre utilizar a palavra-chave para salvar suas imagens. Por exemplo, sua palavra-chave é gestão do tempo.

Então você decide utilizar a imagem de um relógio. Salve a imagem como “gestão-do-tempo-relógio.jpg”. Pode não parecer, mas faz toda a diferença para aprender como aparecer na primeira página do Google e como aparecer no Google imagens. Procure sempre colocar a palavra-chave + o nome da imagem.

6 – Links Internos

Os links internos funcionam como ganchos. Ou melhor, como portas de acesso a outros conteúdos dentro da sua página. Olha só um exemplo. “Você quer ter mais qualidade de vida?” Está vendo esse link na cor verde? Essa é uma linkagem interna. Isto é, se você clicar, será redirecionado a um artigo relacionado à expressão.

A linkagem interna ajuda na varredura do Google, que conta com mais portas para acessar seu conteúdo e posicionar melhor sua página. Outro detalhe é que se o usuário permanece mais tempo eu seu site, o Google olha com outros olhos. Isso significa que seu conteúdo oferece algo de valor.

7 – Links externos

Toda pesquisa que você faz, quando executada da maneira correta, conta com sites de referência. Assim sendo, por que não colocar um link para elas? Como são de mais relevância, o usuário vai sentir maior segurança se observar que você trabalha com informações sérias. Além disso, citá-los em seus artigos mostra o quanto sua página trabalha com seriedade.

Então não deixe de fazer linkagens externas para sites com maior relevância.

8 – Palavras-chave

As palavras-chave precisam ser muito bem escolhidas. São elas que informam, de maneira ampla, sobre o que o seu conteúdo fala. Elas são os elos entre usuários e seu conteúdo. Dessa maneira, procure trabalhar com palavras-chave de relevância. Se quiser saber a relevância dela, você pode utilizar ferramentas como o Google AdWords para analisar.

Essa é uma excelente maneira de como aparecer na primeira página do Google. Quando for escolher sua palavra-chave, se pergunte de que maneira o seu público vai realizar a pesquisa. Assim, você já vai ter uma boa ideia. Dar preferência pelas palavras-chave de cauda longa são uma boa ideia.

9 – Se faça presente

Como aparecer na primeira página do Google se não fizer com que seu público te veja? O Google também leva em consideração a popularidade. Ou seja, procure se fazer presente no maior tempo que puder. Utilize elementos que façam com que sua marca “grudem” na cabeça do seu cliente. Olhe, por exemplo, o Banco Itaú.

A cor e slogan utilizados em sua campanha, fazem com que a marca sempre seja lembrada. A cor laranja e a frase “feito para você” colou. Até mesmo aquele gesto que inspira o símbolo que conta com a letra “i” e um círculo. Faça o mesmo. Utilize as redes sociais, invista pesado. Responsa comentários (você pode usar Chatbots para isso) e esteja sempre ali.

10 – Avalie as métricas periodicamente

Não tem como aparecer na primeira página do Google, sem acompanhar os resultados. As métricas vão mostrar se determinadas palavras-chave, campanhas e estratégias estão gerando melhores resultados. Então procure saber se suas escolhas estão proporcionando resultados expressivos. Se não estão, faça alterações.

O Google vai levar em consideração essas características. Sendo assim, faça testes. Mude as cores. Use novas palavras-chave. Nova abordagem. O importante é procurar pelos melhores resultados, para que o Google olhe seu site com novos olhos.

Conclusão

A busca pelo melhor posicionamento é uma tarefa realizada por pessoas que querem um novo estilo de vida. Como aparecer na primeira página do Google é apenas o primeiro passo de um futuro promissor. A liberdade que o empreendedorismo proporciona é inigualável. Poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, é algo que não tem preço.

Você pode vender seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo, por exemplo. Imagine o bem-estar em ter como escritório, uma paisagem paradisíaca. Não acha que seja possível? Então, comprove baixando gratuitamente o e-book “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo” e aproveite as oportunidades que a vida tem a oferecer. Você é o dono do seu destino!