Escolher um lugar adequado, preparar o ambiente e garantir um bom atendimento ao cliente é o que empreendedores fazem ao iniciar um negócio. E assim também deve acontecer com a presença digital das empresas. Por isso, entender como criar uma página comercial no Facebook é fundamental.

Afinal, a imagem do seu negócio deve estar alinhada em todos os quesitos, desde a loja física até as redes sociais. E o Facebook se preocupa para que os negócios presentes na mídia tenham um bom desempenho comercial.

Sendo assim, o Facebook oferece a possibilidade de criar um perfil empresa, o que garante muitas vantagens para seu negócio. Isto porque uma página oficial no Facebook apresenta funcionalidades diferentes de um perfil pessoal.

Quando você tem acesso a como criar uma página comercial no Facebook e utiliza a mídia de maneira estratégica, seu negócio eleva o potencial de crescimento.

O Facebook entende as diferenças e necessidades de uso de uma pessoa e de uma empresa. Por isso, ao saber como criar uma página no Facebook para a empresa, você garante ao seu negócio mais credibilidade e profissionalismo.

Isso porque o Facebook disponibiliza recursos profissionais para promoção da página e produtos. Além disso, apresenta facilidades para publicações e monitoramento dos fãs.   

O número de usuários da rede social virtual, a maior do mundo, ultrapassa os 2 bilhões. E seu negócio precisa estar preparado para alcançar essas pessoas e fazer com que elas se tornem clientes.

Tão importante como criar uma página comercial no Facebook é estar preparado para aproveitar todas as funcionalidades disponíveis para profissionalizar ainda mais sua página e seu negócio.

Seu produto não é uma pessoa, por isso, é essencial que o canal de exposição e divulgação seja profissional e não pessoal.

Como criar uma página comercial no Facebook

Para iniciar o processo de como criar uma página comercial no Facebook você precisa estar logado em uma conta pessoal na rede social.

Na página de criação, o primeiro passo será definir a categoria do seu negócio. Escolher entre negócio local, empresa, organização ou instituição, marca ou produto, artista, banda ou figura pública, causa ou comunidade.

Cada uma dessas categorias tem uma explicação e espaço para selecionar uma subcategoria em seguida. Fique atento: a categoria do negócio no Facebook não pode ser alterada depois.

Complete todo o cadastro. Em seguida, será pedido que você insira a foto de capa e do perfil, que são a vitrine da sua empresa no Facebook. Por isso, adicione uma foto de perfil que tenha realmente a ver com o seu negócio.

A finalidade principal de como criar uma página oficial no Facebook é ser mais profissional. Por isso, opte por colocar o logo como imagem de perfil. E, na foto de capa, adicione uma imagem que complemente o logotipo, a identidade visual do seu negócio ou algo que chame a atenção do seu cliente.

Respeite os tamanhos das imagens sugeridos pelo Facebook, assim você garante a qualidade das peças.

Além das imagens, que são a primeira impressão da página de sua empresa, a descrição do negócio também é fundamental. Tão importante quanto criar uma página comercial no Facebook é preencher as informações do negócio.

Adicionar endereço, telefone, site e horários de funcionamento passam credibilidade e confiança para o cliente. Além do mais, manter esses dados sempre atualizados norteia os clientes para que eles possam entrar em contato com sua empresa facilmente.

Vantagens do perfil empresa

O Facebook é uma empresa que possui crescimento exponencial. Só no último trimestre o crescimento foi 79%, de acordo com a Época Negócios. Quando se fala de Facebook é fundamental compreender que os gigantes Instagram e WhatsApp também fazem parte da empresa.

É a partir do Facebook que é feita a administração dessas duas outras mídias. Sendo assim, há muitas vantagens em criar uma página no Facebook para a empresa, otimizando seus resultados na internet.

Passo a passo de como criar uma página comercial no Facebook
Saber como criar uma página comercial no Facebook aumenta seu alcance na internet

1 – Maior exposição

A vantagem logo imediata de criar uma página comercial no Facebook é ter mais um canal para aumentar a exposição da sua marca aos clientes em potencial. A página possibilita uma interação mais próxima ao público.

Aumentar a exposição do seu negócio através de uma página no Facebook para sua empresa permite ainda reunir mais leads para manter o negócio sustentável a longo prazo, podendo utilizar também outros canais de comunicação.

Ao investir no seu negócio, bem como criar uma página comercial no Facebook, você pode capturar o e-mail dos clientes para entrar em contato com seu público fora do Facebook. Garantindo assim, por meio da rede social, a valorização do seu negócio.

Há inclusive, a opção de criar uma Landing Page para apresentação de promoções, criar interação e captura de e-mail.

2 – Fãs ilimitados

Em um perfil no Facebook o máximo de amigos que você pode atingir é 5 mil. E esse número com certeza não é o que você espera para seu negócio.

Uma das vantagens de criar uma página oficial no Facebook é que não há limite de fãs. Ou seja, sua página pode crescer constantemente.

como criar uma página comercial no Facebook 2
Com número de fãs ilimitado, a página comercial incentiva o crescimento da sua rede

3 – Mensagens automáticas

O Facebook está investindo cada vez mais em ferramentas de atendimento e assistência ao cliente.

De acordo com Stefanos Loukakos, diretor do Facebook, hoje 1,3 bilhão de pessoas no mundo usam o Messenger da rede todos os meses, e 2 bilhões de mensagens são trocadas entre pessoas e empresas mensalmente, incluindo mensagens automáticas.

Enviar mensagens para seu público, de maneira privada e personalizada, é uma maneira muito potente de engajamento e também fidelização. A troca de mensagem ajuda a aproximar as pessoas, transformando a marca em um negócio mais pessoal.

4 – Anúncios

A partir da criação do perfil da empresa é possível, então, promover seu negócio por meio de anúncios pagos. Desta forma, sua página pode ganhar mais curtidas, aumentar a interação com as publicações, direcionar mais pessoas para seu blog ou e-commerce, entre outros benefícios.

Além do mais, o Facebook permite que sejam feitas campanhas diferentes e segmentadas, especificando, assim, qual o perfil de público que irá visualizar o anúncio. O resultado obtido ao utilizar estes recursos é o aumento da popularidade, visualizações e engajamento com a marca.

E o benefício maior é que anúncios no Facebook são baratos, se comparados com anúncios impressos ou em outros veículos. Além disso, é possível que você invista somente em pessoas que tem potencial de compra. Ou seja: você escolhe o público que deseja atingir com sua publicação.

Facebook Ads

Facebook Ads é o nome desse sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. É extremamente eficaz devido às diversas opções de segmentação disponíveis para os anunciantes, o que gera maior número de conversões.

Sabe como criar uma página comercial no Facebook é tão importante porque uma página comercial permite que você direcione as ações. Ao fazer um anúncio, por exemplo, é possível selecionar as pessoas por idade, gênero, profissão, localidade, renda mensal, hábitos, gostos.

E você ainda pode monitorar quanto quer investir e o momento de parar a campanha. Assim você tem o controle da presença digital da sua marca em suas mãos.

Para que seu negócio seja ainda mais profissional e alcance melhores resultados, há disponíveis duas ferramentas.

1 – Facebook Insights

Ao aprender como criar uma página comercial no Facebook, você utiliza a maior rede social do mundo como aliada. Podendo assim transmitir informações da marca, produto e/ou serviço para um número maior de pessoas de maneira muito mais eficaz.

O Facebook Insights pode revelar dados importantes sobre conduta, consumo, hábitos e costumes dos usuários.

Nele, você pode visualizar informações acerca de publicações específicas, performance em períodos pontuais, estatísticas de crescimento, entre muitas outras funcionalidades.

Ou seja, utilizar o Facebook Insights é crucial para profissionalizar ainda mais seu negócio. A ferramenta disponibiliza variadas informações que podem ser usadas para aprimorar a performance da página.

O Facebook Insights é uma plataforma de dados e informações que mostram quem é sua audiência e como está a interação com a sua página.

A ferramenta permite mensurar o engajamento, envolvimento, interação, compartilhamento, curtidas do público com as suas publicações.

As informações demográficas são baseadas em dados pessoais fornecidos por cada usuário. Aqui, é mostrado onde está o público-alvo da empresa tanto no mapa geográfico como também com base em outras características.

Informações como sua faixa etária, gênero e demais interesses compartilhados na rede social.

Neste sentido, tais estatísticas têm grande importância tanto na criação de relatórios como no próprio planejamento de campanhas e estratégias que serão utilizadas no Facebook.

É possível que você entenda melhor seu público e conheça, inclusive, outros perfis de pessoas que gostam do que você faz. Já que, a partir da análise feita, você podeár identificar o comportamento do público e, de acordo com os resultados, manter ou alterar as campanhas.

2 – Gerenciador de Anúncios

O Gerenciador de Anúncios é uma ferramenta totalmente gratuita disponível para páginas comerciais no Facebook. Possibilita criar anúncios e acompanhar a performance da sua página e atua no fornecimento de métricas sobre o conteúdo disponibilizado na página.

Como tudo dentro de uma empresa deve ser gerenciado, na página oficial no Facebook deve acontecer o mesmo. A criação de anúncios para a promoção da empresa é de extrema valia para o crescimento do seu negócio, independentemente do valor investido.

Com as informações disponíveis, torna-se possível medir tendências, analisar o sucesso da sua página e, consequentemente, saber se as suas estratégias estão sendo bem vistas pelo próprio público-alvo.

O Gerenciador de Anúncios é a ferramenta que fornece uma visão geral de como os anúncios estão indo. Por meio do gerenciador de anúncios é possível analisar se os resultados esperados estão sendo alcançados.

A principal função do gerenciador de anúncios é mostrar a performance geral da sua campanha, de cada grupo e de cada anúncio. Acompanhar os gastos diários, qual o tipo de pagamento escolhido, o alcance diário estimado, segmentação, entre outros.

Essas informações são importantíssimas para que você possa otimizar suas campanhas, alterar o que for necessário para atingir os objetivos. O gerenciador de anúncios fornece informações realmente valiosas, principalmente sobre o desempenho de diferentes anúncios, o que funciona e o que precisa ser melhorado.

A medida que ajustes e melhorias forem sendo realizadas nos anúncios, os resultados vão aparecendo. Tanto para a página, em si, quanto para o negócio como um todo.

Plano Editorial

São vários os benefícios e vantagens de como criar uma página comercial no Facebook para seu negócio. Mas, para obter resultados satisfatórios, ter um bom planejamento é básico.

Isso porque a página do seu negócio deve ser um complemento de tudo que seu negócio representa. Sendo assim, não pode ser deixada de lado e conter informações irrelevantes para o público.

como criar uma página comercial no Facebook
Fazer um bom planejamento é essencial para o sucesso do seu negócio no Facebook

É interessante pensar que a página da sua empresa é uma parte do seu negócio que vai até o cliente. Manter a comunicação, informações e atendimentos, então, é fundamental que o visitante se sinta bem assistido.

Para o desenvolvimento do plano editorial é necessário entender o que o público espera da sua marca. De acordo com o que ele busca e as estratégias da marca, devem ser desenvolvidos os temas de postagens, datas, horários e tipos de publicações. Realizar testes para avaliar a preferência do público por vídeo, texto, imagem.

O plano editorial também funciona como uma estratégia. Já que a partir dela é possível desenvolver conteúdo prévio para publicações, anúncios e interação no Messenger de qualidade e direcionado para atender aos fãs.

De todas as vantagens de como criar uma página comercial no Facebook e a possibilidade que as ferramentas possibilitam a principal delas é o fato de que é possível expandir seu negócio, sua marca, suas vendas através do computador.

Com o desenvolvimento de um plano editorial junto a todas as ferramentas disponíveis pelo Facebook, seu negócio eleva o potencial de crescimento. E você controla os gastos e decisões sem precisar de grandes investimentos.

No E-book Como Ganhar Dinheiro Enquanto Viaja Pelo Mundo você tem acesso a outras maneiras de manter seu negócio em expansão, controlando tudo pela internet. Dedique-se ao crescimento da sua empresa investindo, da maneira correta, no ambiente em que todos estão: a internet.

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.