Conheça as 5 melhores plataformas para dar aulas online
5 (100%) 1 vote

Dar aulas online é uma excelente maneira de ganhar dinheiro nos dias de hoje. Isso porque as pessoas aprenderam a importância de gerenciar o tempo pessoal. Na realidade, tentamos otimizar o tempo em diversos momentos do dia. Mas a verdade é que por mais que façamos tudo o que está ao nosso alcance, a sensação é de que faltam horas em nossos dias.

Os cursos online são um excelente auxílio para economizar esse tempo. As pessoas podem estudar no conforto de casa e nos melhores horários. Isto é, aqueles horários que se encaixam melhor ao dia a dia. A ideia de ter que estar dentro de horários pré-estabelecidos pelas escolas que oferecem cursos, pode ser uma realidade paralela para muitas pessoas. É impossível.

E ser um empreendedor de sucesso é justamente saber fazer uma boa limonada quando a vida oferecer os limões. Esse é o momento ideal para encontrar um programa para dar aulas online que combine com seu estilo e tirar proveito dele. Certamente você sabe realizar algo, de maneira única. Hoje em dia, é possível ensinar praticamente tudo pela internet.

São aulas de culinárias, exercícios físicos, resolução de problemas de matemática, receitas de bolo, entre milhares de outras opções. As pessoas estão buscando aprender pela internet. Um bom exemplo, é o sucesso de tutoriais de maquiagem no YouTube. Milhares de acessos. O “faça você mesmo” é um conceito que começou a ser muito bem aceito no Brasil.

No Brasil, a ideia ganhou mais força na última década. Ainda que fazer com as próprias mãos seja o princípio de toda a história, a ideia de fazer sozinho, ficar bem feito e ser aceito, é bem mais jovem no país, como conceito. Dessa maneira, transferir o seu conhecimento através de uma plataforma para dar aula online, é bem aceito.

Considerações sobre o tempo

As pessoas estão, a todo o tempo, comentando que seus dias deveriam ter 30 horas. E por que será que isso está afetando a todos? Será que o tempo está mais curto e não percebemos? É possível que isso seja uma realidade? Bom, os relógios continuam marcando as 24 horas. Certamente o que estamos vivendo, é a sensação de que os dias estão mais curtos.

aproveite seu tempo
O tempo é um bem cada vez mais precioso. Por isso, cursos à distância estão em alta no mercado

Passar na padaria no caminho da escola das crianças ou falar ao telefone enquanto passa a roupa, são pequenos exemplos na rotina doméstica diária. Os fazemos na intenção de segurar as horas entre os dedos mais um pouquinho. A consequência da falta de horas para nós mesmos, podem ser graves. Sobretudo quando falamos sobre satisfação pessoal.

A satisfação pessoal é aquilo que você faz, mesmo que por apenas uma hora no dia, que funciona como uma válvula de escape. É aquele comportamento que faz com que se sinta bem, mesmo sozinho. Tem pessoas que gostam de ler, assistir a um bom filme ou conversar com o vizinho. Não importa o que seja. O importante é ter um tempo para realizar o ritual.

Quando o tempo passa depressa demais, não nos sobra tempo para a satisfação pessoal. O resultado pode ser o estresse, a falta de energia e até mesmo a baixa produtividade. Falta ânimo para realizar as tarefas do cotidiano e, assim, as tarefas passam a ser desenvolvidas de maneira mais lenta. E assim, as tarefas tomam mais tempo do dia. E começa a bola de neve.

Por isso o sucesso dos cursos EAD. As pessoas não precisam perder tempo para ir e voltar do local do curso. Não precisam seguir os horários que a entidade definiu como as melhores. E, assim, o curso se torna algo mais leve e de mais fácil compreensão.

Como dar aulas online?

O mercado de trabalho vem passando por diversas transformações. Sobretudo nos últimos anos. Muitos cargos deixaram de existir, para abrir espaço para as novas maneiras de desempenhar esses cargos. O mundo ganha, a cada dia, ares de futuro. E a tecnologia é, sem sombra de dúvidas, a grande responsável por essas transformações.

dar aulas online
As plataformas para dar cursos online oferecem toda a estrutura digital necessária para que você comece agora mesmo

Dar aulas online é uma excelente prova de como os tempos mudaram. Um professor pode formar turmas sem nem sequer precisar sair de casa. E o melhor disso tudo é que as turmas são formadas por pessoas realmente interessadas no conteúdo e nesse formato de aula. Mas é preciso procurar informações a respeito, nos lugares certos. De preferência, nos sites do ramo.

As pessoas não possuem o mindset de um empreendedor digital. Assim sendo, se sair perguntando para o grande público sobre essa ideia, é possível que ouça opiniões negativas. E essas opiniões podem te desviar de um caminho lucrativo. Dar aulas online é uma realidade, assim como os trabalhos remotos. Um trabalho que pode ser realizado de qualquer lugar.

Tudo o que será necessário, são um computador e uma conexão com a internet. Um bom exemplo de profissionais que conseguiram conquistar a autonomia da própria vida, trabalhando dessa forma, são os nômades digitais. São pessoas que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo. A grande vantagem desse tipo de trabalho, é a satisfação pessoal sempre nas alturas.

Para dar aulas online, será necessário apenas colocar seu conhecimento em prática. Existem plataformas para dar aulas online e é justamente sobre elas que vamos falar. Separamos para você cinco opções de plataformas para facilitar o processo das aulas online. Lembrando que a demanda por aulas online é crescente. Forneça conteúdo de qualidade e tenha paciência.

Mas agora, vamos conhecer as cinco opções de plataformas para dar aulas online.

Dar aulas online utilizando o Corujito

O Corujito oferece uma plataforma de fácil utilização e é bastante procurada pelas pessoas que desejam fazer seus cursos online. A interface é agradável e o site oferece uma excelente estrutura para todos que querem dar aulas online. As aulas podem ser dos temas mais variados (escolares ou não) e o cadastro é realizado de forma gratuita e não há mensalidades.

A maneira que o site utiliza para obter sua receita, é cobrando apenas 15% no valor total de cada aula. A taxa mínima é no valor de R$ 6, mas é cobrada apenas quando a aula é realizada. O valor cobrado pela hora de aula, o método e os materiais utilizados são de escolha pessoal.

A plataforma não tem responsabilidade sobre o conteúdo.

Isso significa que o professor é o responsável pela elaboração das aulas e por prender a atenção dos alunos. Em contrapartida, a plataforma oferece uma excelente estrutura. E para os profissionais que já trabalham como professor, ainda existe uma opção exclusiva, onde os seus alunos poderão selecionar ter aulas com você. As aulas acontecem ao vivo.

Dar aulas online com o Beved

Essa é mais uma ótima opção de plataforma para dar aula online. O site oferece a possibilidade das aulas acontecerem ao vivo ou de maneira presencial. O Beved aceita todas as pessoas que desejam trabalhar dando aulas. O método de avaliação se baseia na opinião dos alunos, a seu respeito. Eles funcionam como uma ferramenta para avaliar a qualidade das aulas.

Na sua opção online, seu curso será oferecido ao estilo “self service”. Ele vai ficar disponível na plataforma, dividido em módulos de 7 a 15 minutos. O tempo máximo de duração é de 60 minutos e poderá ser vendido por tempo indeterminado. O professor vai ter direito a levar 70% de todo o valor arrecadado com as suas aulas. Uma boa fatia do bolo.

Em sua versão presencial, o programa para dar aula online também funciona muito bem. Você poderá divulgar o seu curso através do site, receber o pagamento, gerenciar os alunos e, ainda, receber os feedbacks das pessoas que assistiram às aulas. O local do curso e o horário serão escolhidos por você e o dinheiro ganho pelo professor equivale a 85% do valor total recebido.

Dar aulas online com o Superprof

O Superprof foi fundado na França em 2013 e hoje trabalha em um território que conta com 11 nações entre Europa e América. É considerada a plataforma para dar aula online líder em um bom número desses países. No início de 2016, ela chegou ao Brasil e já começou com um bom número de profissionais. E com um bom número de inscritos mensalmente.

Certamente uma das melhores plataformas no segmento do setor da educação e ensino digital. Até o encerramento desse artigo, a plataforma conta com mais de 3 milhões de professores ensinando quase tudo que puder imaginar. O cadastro é realizado de maneira gratuita. Então você vai colocar o anúncio do seu curso e ainda poderá descrever sua experiência.

As pessoas que se interessarem pelo seu conteúdo, entrarão em contato. Você vai respondê-las e passar os detalhes das aulas. E, ainda, a plataforma permite que você coloque fotos e vídeos pertinentes ao seu perfil. São mais de 500 disciplinas dispostas hoje no site, que variam entre reforço escolar, idiomas, músicas, esportes, artes e lazer.

Dar aulas online com o Profes

O Profes é mais uma entre as plataformas para dar aulas online. É considerado um dos maiores sites de aulas particulares, contando com uma lista de 30 mil professores dispostos a dar aulas presenciais e online para todos aqueles que procuram por seus conhecimentos. As aulas também são de reforço escolar e outras tantas, como música e edição de fotos.

As aulas presenciais acontecem, em maior número, em São Paulo, onde quase oito mil professores oferecem seus cursos. A interface oferece uma experiência simples para os usuários, o que facilita na hora de recrutar os alunos. E eles ainda poderão conversar gratuitamente com os professores. E a plataforma ainda oferece um blog.

Esse blog é alimentado pelos próprios professores e oferece um conteúdo muito valioso. O valor a ser cobrado e a maneira que o curso será disponibilizado pelo professor. O cadastro é feito de forma gratuita e a plataforma conta com uma lista de alunos de inscritos, de mais de 160 mil pessoas. Uma excelente oportunidade para encontrar novos contatos e possibilidades.

Dar aulas online com o Udemy

O Udemy conta com um diferencial, como programa para dar aulas online. Isso porque ele oferece um extenso catálogo de opções de cursos. Os próprios professores são responsáveis pelo crescimento da plataforma, não a empresa. O professor não precisa necessariamente ser formado para ministrar as aulas, como nas outras opções que trouxemos para você.

Entretanto, a plataforma não permite que apenas algumas aulas avulsas sejam disponibilizadas para o público. Sendo assim, é necessário que o professor desenvolva conteúdo para todo um curso. Então, se você gostaria apenas de ministrar aulas avulsas, essa pode não ser a melhor opção para você. Outra desvantagem – para alguns – é que a plataforma é em inglês.

O fato é que, independente do programa para dar aulas online utilizado para ministrar suas aulas, essa é uma realidade. É possível otimizar sua renda ou mensal ou, até mesmo, fazer desse método, a sua principal renda. As plataformas para dar aulas online são uma excelente ponte entre professores e alunos. Escolha a ideal para a sua realidade e invista.

Em conclusão

Ter sucesso na vida é algo possível para qualquer pessoa. As pessoas criam algumas realidades que, na verdade, não possuem nada de real. Assim como na Alegoria da Caverna, de Platão, nós temos o péssimo hábito de só acreditar naquilo que nos é imposto. Pensar por si próprio, não é uma característica comum. As pessoas acreditam no “mais do mesmo”.

Assim acontece com pessoas que não acreditam que nasceram para vencer. De repente por terem nascido em situações financeiras mais baixas. De repente por terem estudado menos. Os motivos são dos mais diversos, mas é preciso quebrar essa ideia. Todos são capazes de ensinar algo. Todos podem ser professores. E todos podem extrair o melhor da vida.

Os empreendedores digitais são os “loucos” que mostram para o mundo que é possível, sim, ter qualidade de vida e ganhar dinheiro. Como o exemplo trazido pelo Fagner Borges – criador do movimento Freesider – no ebook “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo”. Nele você vai conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de fazer do mundo, o seu escritório.

Baixe-o gratuitamente e transforme os seus dias. Bons negócios!