É cada vez mais comum a sensação de que às 24 horas do dia não são suficientes para dar conta de todos os compromissos profissionais e pessoais.
Mesmo que o ritmo da vida moderna tenha se intensificado na última década, o que pode faltar para a sua rotina é realmente a organização de suas prioridades. Basicamente, você tem que aprender a fazer a administração do tempo.
A partir deste ponto, você tem como descobrir se está sobrecarregado em suas atividades e precisa desacelerar para preservar a sua saúde e também a sua qualidade de vida ou só necessita colocar em pratica a administração do tempo no trabalho e do tempo pessoal.
Qual conceito da administração do tempo?
Antes de começar a tentar organizar a sua rotina, é importante entender a administração do tempo e o seu conceito.
De maneira simples, o conceito de administração do tempo pode ser compreendido como a dinâmica de elencar algumas urgências dentro do seu dia e encontrar meios de lidar com tudo de maneira efetiva, ordenada e pratica.
Com a administração do tempo no trabalho, você consegue se libertar de algumas distrações e até mesmo eleva o seu rendimento na realização das atividades laborais.
Mantendo o foco no seu horário de trabalho, você ganha mais tranqüilidade também para realizar a administração do tempo pessoal. Você abre mão do caos e da correria no seu dia a dia para aproveitar os seus momentos sem pressão alguma.
Como melhorar a administração do tempo?
Então, se você está sempre correndo atrás de prazos do trabalho e precisando sacrificar as suas folgas para dar tempo de fazer tudo está mais do que na hora de colocar em prática algumas noções de administração do tempo.
E o mais legal é que basta ajustar algumas prioridades para ordenar a sua rotina.
Portanto, se você sente que precisa de algumas dicas de administração do tempo, fique atento às próximas sugestões para colocar a sua vida nos eixos:
1 – Lista de tarefas
Essa primeira dica vale para administração do tempo pessoal e também no seu local de trabalho. Na sua primeira hora do dia, em todos os dias, elabore uma lista de tarefas para definir a sua programação.
Mas, não tente resolver todos os seus problemas no primeiro dia.
Elabore uma lista de deveres realista e que corresponda a sua capacidade de produção. E é muito indicado que você coloque uma ordem para a sua lista de tarefas com o que deve ser feito pela manhã, a tarde e também a noite.
Mas, não se assuste se não der conta de tudo.
Mesmo que você se esforce para finalizar a sua lista pode ser chamado para outra atividade no serviço ou ter a sua programação modificada no seu tempo livre. Imprevistos podem acontecer.
Por isso, risque todas as tarefas que foram concluídas e recoloque os compromissos inacabados na lista do dia seguinte e continue com o planejamento.
2 – Foco
Manter é a concentração é um dos pilares para que a sua administração do tempo seja realmente eficiente.
Não adianta fazer mil listas de tarefas se não existe comprometimento para finalizar cada item. Por isso, mantenha o foco em suas tarefas e não se distraia facilmente.
A lista de tarefas pode ser um caminho a ser seguido no seu dia, semana e mês. No entanto, é preciso colocar vontade, atenção e as suas habilidades para dar conta de tudo dentro do prazo e com a qualidade esperada por seus colegas.
Ei! Agora algumas sacadas que podem otimizar ainda mais o seu tempo livre…
1 – Os 7 segredos da alta performance
2 – Princípio de Pareto: Como usar a favor da sua vida?
3 – Como aplicar a lei de parkinson no dia a dia
3 – Organização no trabalho
Tente deixar a sua mesa de trabalho sempre organizada, limpa e com tudo a sua disposição facilmente.
Mesmo que você trabalhe em casa é essencial contar com um cômodo tranqüilo, ordenado e especifico para as suas atividades laborais. Esse pode ser o primeiro passo para realmente conseguir administrar o tempo.
4 – Desconecte-se
Hoje em dia, é muito complicado não perder tempo mexendo nas suas redes, checando o que os amigos comentaram em um grupo de WhatsApp ou conferir as últimas informações em sites aleatórios.
Mas, nada disso vai diminuir as suas tarefas no local de trabalho.
Então, tente manter o foco, como citado anteriormente, e uma distância segura das distrações virtuais para dar conta de todas as suas obrigações.
Você pode trabalhar diretamente com as mídias sociais, email e outras ferramentas, mas use-as para dar continuidade ao seu serviço e não para proveito pessoal. Faça isso com calma durante um intervalo ou depois de concluir suas tarefas.
5 – Prioridades
Quais relatórios você precisa entregar até o fim do dia? O que precisa ser revisto antes da próxima reunião?
Você pode criar uma lista de tarefas, mas deve sempre manter as suas prioridades no topo para não estourar prazos, deixar colegas de trabalho na mão ou se sobrecarregar.
Entenda as suas prioridades e faça a administração do tempo em torno do cumprimento delas.
Benefícios da administração do tempo
Fica evidente que aprender a administrar o tempo pode trazer muitas vantagens para o seu dia a dia e até mesmo para o seu bem estar.
A partir do momento que você não precisa mais se preocupar tanto com prazos, tarefas e se condicionou ao planejamento não corre mais o risco de se estressar com freqüência.
Você tem a chance de aproveitar o seu período de descanso com mais qualidade sem estar correndo permanentemente contra o tempo.
O relógio deixa de ser um problema e se transformar em uma importante ferramenta do seu dia, já que lhe ajuda em sua organização.
Por isso, a pressão é bastante diluída e a sua saúde também se beneficia, uma vez que não corre o risco de sofrer com estresse constante, nervosismo, agitação permanente.
Além disso, você também consegue aplicar a administração no tempo pessoal e pode se dedicar mais a sua família, amigos e ao seu próprio bem estar, encontrando brechas na agenda para a pratica de atividades físicas regular e saídas para se divertir e arejar a cabeça com muito mais frenquência.
No fim das contas, a administração do tempo representa a obtenção de qualidade de vida.