Agenda cheia, vários compromissos, imprevistos e funções extras, tudo acontecendo ao mesmo tempo e você sem saber por onde começar.

O desejo de um dia com mais horas ou um clone para ajudar a resolver passa a ser um sonho de consumo. Mas não precisamos fantasiar, temos as dicas infalíveis para você ter mais tempo disponível durante o dia.

Como ter mais tempo livre durante o dia.
O desejo de um dia com mais horas ou um clone para ajudar a resolver passa a ser um sonho de consumo.

Então, se você está sem tempo para si, ou pior, está sem tempo para sua família, e ainda por cima, você se vê estressado e cada vez mais cansado, então fique aqui até o final, pois boa parte de seus problemas podem ser resolvidos neste artigo.

Por que ter mais tempo disponível durante o dia?

Atualmente, perdemos bastante tempo pensando em como conseguir mais tempo disponível durante o dia, sendo que a todo o momento, nos sentimos ainda mais sem tempo, com exigências demasiadas no trabalho, tarefas do lar, atividades de renda extra e a vontade imensa de dias de folga ou momentos para lazer.

Esse ciclo se torna uma bola de neve, pois não damos conta das atividades de um dia e seguimos com acumulados pelo resto da semana.

Falta de tempo tempo disponível durante o dia
Hoje em dia, nos sentimos ainda mais sem tempo, com exigências demasiadas no trabalho, tarefas do lar, atividades de renda extra e a vontade imensa de dias de folga

Isso não faz bem em nenhum aspecto, já que não se consegue resolver o prioritário e isso te causa aflição por não dar conta.

Sua carreira e sua vida pessoal estão comprometidas, você se sente cansado, de mau humor, sem tempo para os filhos, sem ânimo para nada, além de cumprir a rotina do dia a dia de qualquer forma.

Antes que isso se torne um mal irremediável e para que você pare de usar o tempo como justificativa, eu tenho 7 importantes dicas para você ter mais tempo disponível durante o dia.

Como organizar meu tempo e minha vida

Velhos hábitos nos levam a crer que mantemos o controle do nosso horário de trabalho por termos cumprido a carga horária contratada, mas se observamos por produtividade, nem sempre as realidades coincidem.

Se falar das vezes que sua casa se tornou extensão do trabalho e seu ciclo de convivência particular foi afetado por atividades profissionais. Você precisa observar como tem se comportado no dia a dia.

Você se vê trocando mensagem com colegas de trabalho quando deveria estar concentrado no seu livro predileto ou no filme que assiste com seu companheiro?

Tem a impressão que funciona como uma máquina, repetindo atividades que se tornaram automáticas e que praticamente não exige raciocínio?

Quando se apresenta a alguém, entre os relatos de que é você está sua profissão e pior ela é a primeira coisa que você diz?

O dia tem iniciado sempre cheio e você já acorda se perguntando como dará conta de tudo isso? A única coisa que parece ser real no seu dia é que a vida é um acumulado de atividades e que muitas vezes isso está uma bagunça. Você se sente uma bagunça.

Então chegou a hora de arrumar a casa! Arrumar você. Logo, Sete dicas de como ter mais tempo disponível durante o dia e ter controle sobre o tempo disponível durante o dia, não é uma tarefa fácil, precisa ser encarado como uma nova característica da sua personalidade precisa ter disciplina e dedicação.

Como organizar o tempo no trabalho?

Então, chegou a hora de arrumar a casa! Arrumar você. Logo, segue abaixo sete dicas de como ter mais tempo disponível durante o dia e ter controle sobre o tempo disponível durante o dia. Saiba que isso não será uma tarefa fácil, precisa ser encarado como uma nova característica da sua personalidade, e precisa ter disciplina e dedicação.

Abaixo, segue um vídeo incrível do Leandro Karnal, onde ele mostra 10 ideias simples para administrar o seu tempo. Aproveite!

1- Crie o hábito da escrita

Não adianta passar todas as tarefas na cabeça pela manhã, no momento de por em prática, você precisará de toda atenção para executa-las e perder tempo tentando lembrar não ajuda.

Hábito de escrever para tempo disponível durante o dia
Não adianta passar todas as tarefas na cabeça pela manhã, você precisa escrever tudo no papel.

Escreva tudo que precisa ser feito no seu dia. Crie uma agenda e coloque prazos e os cumpra. Mas nada de imaginar que você poderá fazer o trabalho duro em dez minutos ou estar em locais distantes em um curto espaço de tempo, seja realista, não se engane.

O que pode ser feito deve ser executado no prazo ideal. Melhor colocar em outro dia do que não conseguir realizar a atividade como acordado. A prática te dará noção de quanto tempo dedicar para cada atividade.

Por exemplo, fazer atividade física exige o tempo da atividade, mas também o tempo de deslocamento, para que você se vista adequadamente, refeições, intervalos entre atividades, não deixe passar nada, isso exige tempo e ter tudo isso organizado ajuda bastante.

Quando você começar a organizar bem o dia a dica é que faça planejamentos mais longos, de preferência semanal. Com isso você tem uma visão maior do tempo disponível e pode executar atividades de uma forma que aperfeiçoe melhor seu tempo.

2- O que é importante?

Não adianta responder essa questão com “tudo”. Somos seres humanos e há prioridades em nossas vidas. Crie uma escala do mais importante para o menos importante. No topo deve estar aspectos da sua vida pessoal, logo depois crie uma lista das suas atividades profissionais.

Lista tempo disponível durante o dia
Somos seres humanos e há prioridades em nossas vidas. Logo, crie uma escala do mais importante para o menos importante.

Numere essa lista e sempre que for concluída, risque no papel. Ver que as atividades têm sido feitas causam uma boa sensação e torna o tempo, empregado em realizar, prazeroso.

Antes que você vá ao próximo tópico do conteúdo, deixa eu te mostrar alguns conteúdos incríveis dentro do nosso blog. Tais conteúdos são sobre desenvolvimento pessoal:

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – Coaching: o que é e como se tornar um profissional do ramo?

3 – Definir metas e objetivos: descubra como traçá-los e alcançá-los

3- Explique seus pensamentos

Quando colocar no papel suas atividades, use palavras chaves, mas coloque curtas explicações, detalhes que você tenha pensado na hora ou até uma frase que precisa ser dita. Quando escrevemos nosso cérebro pode produzir ideias que vão ajudar muito na resolução das tarefas.

Ao registrar esses pequenos pensamentos, você diminui o risco de esquecer o que já havia refletido e não precisa parar para pensar novamente sobre o mesmo tema.

4- Horário de término

Acostumamos a marcar o horário inicial para tudo e atrasos não são admitidos. Que tal começar a ter esse mesmo pensamento para o horário final?

Fim do expediente tempo disponível durante o dia
Acostumamos a marcar o horário inicial para tudo e atrasos não são admitidos. Hora de ter horário para término.

Claro que existem casos em que os debates e as ideias não param de surgir e a reunião se estende ou que a festa está muito boa e você não quer ir embora. Eventualidades acontecem e isso não interfere no planejamento de como se ter mais tempo durante o dia.

O que não pode ocorrer é isso ser frequente ou que você não tenha um limite para acabar. Ao determinar o prazo final, fica mais fácil você organizar o seu dia e evitar distrações.

5- Agilidade nas atividades domésticas

Além dos trabalhos na empresa, você se ver com as atividades domésticas todas atrasadas, pilhas de louça e roupa suja por lavar, reformas e manutenção, limpeza do fogão ou organização do guarda-roupa. Isso tudo acumulado torna seu tempo disponível no dia a dia ainda mais escasso.

Atividade doméstica tempo disponível durante o dia
Você se vê com as atividades domésticas todas atrasadas, pilhas de louça e roupa suja por lavar, reformas e manutenção, limpeza do fogão ou organização do guarda-roupa.

Existem pequenas práticas que podem ajudar bastante na organização da casa e fazer você ter mais tempo disponível durante o dia.

  1. Tire os sapatos antes de entrar em casa e diminua a quantidade de sujeira no chão.
  2. Lave os pratos enquanto cozinha.
  3. Determine um local para guardar o controle da TV.
  4. Se livre de recipientes e utensílios sem utilidade na cozinha.
  5. Doe as roupas que não usa mais.
  6. Coloque uma lista de telefones mais utilizados e de emergência próximo ao telefone ou na cozinha.
  7. Alugue ao invés de comprar.
  8. Escreva e-mails mais objetivos e curtos.
  9. Crie um cardápio semanal e vá ao mercado uma vez por semana.
  10. Limpe a pia após escovar os dentes e lave o box no momento do banho.
  11. Divida as roupas sujas em dois cestos, um para roupas claras e outra para escuras.
  12. Tenha sempre um carregador na bolsa ou no local de trabalho. Carregadores portáteis são ótimos investimentos na rotina atual.

6- Delegue funções

Você pode ser o chefe da família ou o filho do meio de mais três irmãos. Independente do formato da sua família, as tarefas precisam ser divididas. Atribua a cada membro da família uma responsabilidade ou organize faxina geral com todos em casa.

Imagine que isso pode virar uma festa em família, ligar o som, dançarem enquanto fazem a limpeza, colaborando uns com os outros. Resolvem o problema da limpeza e ainda encontram tempo para ficar juntos.

Mas se você mora sozinho e não tem para quem delegar responsabilidades, vale chamar aquele amigo que topa tudo com você. Abrir uma bebida, música boa e alguma comidinha e se tornar em um dia de conversa e tarefas do lar.

7- Encontre um hobby

Depois de ter tanto trabalho para manter a vida profissional e o lar em ordem, você merece um tempo para você. Descubra algo que te dê prazer, que crie expectativas de realizar com frequência.

Hobby tempo disponível durante o dia
Depois de ter tanto trabalho para manter a vida profissional e o lar em ordem, você merece um tempo para você.

Quando você encontra uma atividade que te inspire, que te faça bem, isso se torna uma recompensa pelos momentos difíceis.

E mais ainda, um estímulo para que você se mantenha organizado e disciplinado e nada te impeça de ter mais tempo disponível no dia para realiza-lo.