Em um mundo como esse atual, onde somos bombardeados por uma quantidade e variedade enorme de estímulos, ter concentração e foco pode ser bem desafiador. Manter a concentração é um bem extremamente necessário em nossas vidas.

O conceito de concentração pode ser definido como o ato de centrar e direcionar a sua atenção em um determinado elemento.

Com o advento do século XXI, ter concentração e foco pode ser bem desafiador

É quando você seleciona um determinado aspecto e mantém sua mente com a atenção especialmente dirigida a ele. É uma atividade mental direcionada a algum aspecto de certa atividade.

Importância e poder de manter a concentração

Como dissemos, o ato de manter a concentração é de suma importância na vida de pessoa. Essa ação nos instiga a tecer olhares sobre nós mesmos, observando o que fazemos e como fazemos.

A partir desse olhar mais apurado sobre nós mesmos e nossas atitudes e como as regulamos é que conseguimos saber o quê, quando e como fazer para otimizar nossos atos e obter resultados.

É claro que sabemos que nem tudo é perfeito e imprevistos acontecem. A concentração é crucial para permitir que fiquemos firmes em nossos propósitos.

Ela não deixa que desviemos nossos caminhos e sejamos ainda mais capazes de conseguirmos nossos objetivos.

São a concentração e o foco dois dos responsáveis por não deixarmos que outras pessoas sejam um obstáculo em nossos trajetos ou que quaisquer problemas atrapalhem.

O que acontece quando ficamos desconcentrados e focados é que desperdiçamos esforços em objetivos múltiplos e nem sempre tão relevantes e passamos a fazer as coisas com bem menos qualidade.

Foco e concentração nos dá uma percepção maior e mais clara do momento presente.

Quando começamos a trilhar rumo a uma meta, estamos munidos daquele gás inicial. Com o passar do tempo e o gasto de energia, é comum que percamos a concentração, fiquemos dispersos e nos desviemos dos nossos propósitos. Nesse caso, é necessário buscar meios de se manter atento àquilo que é de fato importante.

A concentração nos proporciona um grau de clareza muito maior. Conseguimos perceber melhor as coisas e temos uma visão bem mais ampla do contexto. Quando temos maior percepção e clareza, conseguimos saber o que é mais necessário e efetivo na solução dos problemas.

Ela faz com que nós fiquemos atados ao momento presente e tenhamos maior consciência de si e do todo. Com isso, somos muito mais produtivos e temos um desempenho muito mais satisfatório e elevado, com muito mais resultados.

Como se concentrar nos estudos e aprender

Uma das coisas mais procuradas por toda essa diversidade de estudantes é sobre como se concentrar nos estudos e aprender, tanto em termos quantitativos quanto em termos qualitativos.

Estudar envolve, entre outras coisas, a leitura. Quem domina os “macetes” de como se concentrar na leitura consegue absorver muito mais informações, aproveitando melhor o tempo de estudo e aprende de modo mais fácil.

A meditação é uma ótica prática para aprendermos a ter concentração.

Em aulas, pode ser particularmente complicado manter o foco. Há muitos estímulos e distrações e podemos perder mais facilmente a atenção. Ter conhecimentos de como se concentrar na aula nos permite gravar mais e melhor na memória todo o conteúdo que nos está sendo transmitido.

Saber como se concentrar para estudar para a prova também é outro aspecto essencial. Se prestamos atenção na aula, isso ajuda enormemente. Mas o estudo em casa para a prova é de suma importância, pois ele é o responsável pelo assentamento dos conteúdos aprendidos.

Agora, daremos algumas dicas de como manter a concentração nos estudos.

1. Escreva

Pode não parecer, mas escrever nos faz prestar mais atenção ao que está sendo dito ou lido. Quando escrevemos entendemos melhor o assunto e mantemos o foco.

2. Faça uma revisão no dia da aula

Isso aproveita a memória ainda fresca e nos ajuda a saber o que é mais importante do conteúdo.

3. Desligue-se

Isso quer dizer ficar sem atender telefones, checar e-mails ou redes sociais, televisão, rádio, enfim, qualquer elemento que possa servir de distração.

4. Escolha um lugar calmo para os estudos

O seu local de estudos deve estar bem organizado, com todo o material necessário e provido de silêncio.

5. Faça planejamentos

Tenha um planejamento do que precisa ser estudado e siga-os, sabendo quando deve ter flexibilidade.

Agora, uma pausa. Dê uma olhada nestes artigos do Vida de Freesider, já que estamos falando em desenvolvimento pessoal.

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

3 – Definir metas e objetivos: descubra como traçá-los e alcançá-los

6. Efetue intervalos

É preciso fazer uma pequena causa para descansar e repor energias, para que não haja posterior dispersão.

E para que você possa otimizar ainda mais essa questão de aprendizado, deixe-nos compartilhar este vídeo incrível de um professor que ensina jovens e adultos a aprender definitivamente:

Como se concentrar no trabalho

O mundo corporativo é bastante exigente. Temos demandas internas e externas de nosso local de trabalho. O volume de serviços e tarefas a serem realizadas é sempre muito grande e, além disso, precisamos alcançar mais resultados.

Ser um profissional de alta performance e mais produtivo depende da gestão do tempo e da concentração.

Ter noções de como se concentrar no trabalho nos proporciona maior produtividade, alta performance e uma maior sensação de eficácia e realização. Elencamos algumas dicas de como ter mais concentração no trabalho.

1. Elabore planejamentos

Adquira uma agenda e faça a organização, controle e planejamento de todas as suas atividades. Ajuda a ter foco no que é importante.

2. Estabeleça horários específicos para contatos

Defina um horário delimitado para checar e responder e-mails, telefonemas, usar Skype e outras ferramentas e formas de comunicação.

3. Evite a procrastinação

É um ciclo vicioso: perdemos a atenção e, ao procrastinarmos, perdemos o foco. Faça o que precisa ser feito no momento certo e antecipe o que for possível.

4. Divida as tarefas

Queremos dizer com isso pegar as tarefas grandes e dividi-la em tarefas menores. Ajuda a manter o foco e agilizar os processos.

5. Organize sua plataforma de trabalho

Mantenha seu local de trabalho sempre bem organizado, com tudo em seus devidos lugares e com todos os materiais necessários para a execução das atividades.

6. Defina prioridades

Dedicamos tempo demais àquilo que é supostamente urgente e acabamos deixando de lado o que é importante. Tenha bem claro aquilo que é de fato importante, ou seja, o que efetivamente trará resultados e impactos e depois reserve um tempo para as demais atividades.

Manter a concentração para obter sucesso

O foco é uma das palavras-chave no que toca ao ato de se concentrar. É a prática de direcionar, guiar, de manter a atenção firme e constante. É ele que vai ajudar você a manter sua atenção centrada – concentração – e não se dispersar e se distrair.

Tomar notas e escrever ajuda e muito a manter o foco e a concentração.

A concentração é fundamental em diversos aspectos, como na gestão do tempo e na produtividade, saber como manter a concentração nas atividades é um dos segredos do sucesso.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos!