Pergunte-me algo que pode mudar a sua vida e eu responderei que um intercâmbio em um país estrangeiro, sem dúvidas, é a melhor das respostas. Mas se isso não é algo pulsante em você, se você não consegue ver isso com total clareza, vou contar para você os principais benefícios de fazer um intercâmbio.

A grande verdade é que um intercâmbio pode provocar benefícios diferentes em cada pessoa, transformações e percepções ocorrem em tempos diferentes e em situações únicas. O que vale com tudo isso são as histórias e aprendizados que ficarão para toda vida e que certamente não poderiam ser vivenciadas em seu país de origem.

um intercâmbio!?
Viajar já é maravilhoso, imagina fazer um intercâmbio!?

Se você ainda está questionando vantagens e desvantagens de um intercâmbio, você deve saber que estudar em um país diferente oferece muitas novas atividades e interesses que você pode nunca ter descoberto se você tivesse ficado em casa.

Você pode achar que um talento ainda não descoberto para caminhadas, esportes náuticos, esqui na neve, golfe, ou vários outros novos esportes que não teve contato onde vive.

Você também terá a oportunidade de descobrir outras formas de entretenimento. Peça de teatro, cinema, dança, discotecas e concertos são apenas algumas das atividades que você pode desfrutar.

Benefícios de fazer um intercâmbio

Segue a lista com os cinco principais benefícios de fazer um intercâmbio em 2017 e que comprova ser essa uma experiência de vida que valer a pena.

5- Conhecer uma nova cultura

Ter a oportunidade de experimentar completamente a cultura do país de acolhimento é sem dúvidas uma das grandes vantagens de fazer um intercâmbio. Isto ocorre através da convivência direta com uma família nativa, indo para a escola com os verdadeiros residentes e vivenciando o dia a dia deles.

intercâmbio em 2017
Em contato como novas culturas, sua mente se abre para novas possibilidades.

A maioria dos estudantes de intercâmbio fica completamente imersa em uma cultura diferente sentindo a diferenças na culinária, arquitetura, tradição familiar e até mesmo as maneiras pelas quais as pessoas realizam conversas.

Após ter passado uma quantidade significativa de tempo dentro do país anfitrião, a maioria dos estudantes de intercâmbio se sentem acostumados com a cultura do país de acolhimento e capazes de se comportar como um local.

Esta excelente oportunidade de aprendizado normalmente deixa um intercambista com uma melhor compreensão do outro, respeitando as diferenças e entendendo como plural são as pessoas.

Leia também esses outros artigos maravilhosos sobre viagem e inspire-se:

1- Intercâmbio no Japão em 2017: Coisas que você precisa saber

2- Intercâmbio no Canadá: descubra tudo o que você precisa saber

3- Intercâmbio profissional: tudo o que você precisa saber

4- Aprender uma nova língua

Aprender uma nova língua é um dos benefícios de fazer um intercâmbio que mais motivam as pessoas. Bombardeado em todas as direções pela língua de acolhimento após a sua chegada, as pessoas que fazem intercâmbio aprendem muito mais da língua do país do que poderiam sentados em uma sala de aula.

Aprender uma nova língua será um diferencial na sua vida profissional.
Aprender uma nova língua será um diferencial na sua vida profissional.

Mesmo intercâmbios de curta duração fazem uma diferença significativa na compreensão da língua do país de acolhimento do aluno, desde que o aluno esteja disposto a tentar compreender.

Aprender uma nova língua vai ajuda-lo no futuro, permitindo explorar novos interesses, e provavelmente ajudar a ampliar as opções na carreira profissional.

3- Conhecer novos amigos de várias partes do mundo

Ao fazer um intercâmbio você vai se encontrar com pessoas de todo o mundo. É muito mais divertido quando os estudantes de intercâmbio ficam juntos, porque, por mais que não pareça, vocês tem muito em comum.

Você irá fazer muitos amigos nativos em seu país de intercâmbio também e certamente desenvolverá laços estreitos para o resto de sua vida.

Fazer novos amigos é a oportunidade de explorar novos lugares. sabores, esportes e muito mais.
Fazer novos amigos é a oportunidade de explorar novos lugares. sabores, esportes e muito mais.

As organizações de intercâmbio estão presentes dentro de vários países no mundo; como resultado, um estudante de intercâmbio normalmente tem a oportunidade de conhecer outros estudantes de intercâmbio de uma variedade de países.

Muitas vezes, o programa irá envolver vários passeios com outros intercambistas, que são bastante divertidos e interessantes.

E se você é uma pessoa tímida ou que tem dificuldade de fazer novos amigos, isso não será um impedimento. Há outras pessoas como você na mesma situação, enfrentando desafios semelhantes durante esse tempo.

2- Desenvolver laços com uma “segunda família”

Para baratear os custos de realização do intercâmbio é muito comum os intercambistas optarem por morar com uma família nativa. E quando se fala em família é no sentido total da palavra, porque eles te acolhem e cuidam de você.

No país de destino você terá uma "nova família" e aprenderá como é bom viver em meio a tanta diversidade.
No país de destino você terá uma “nova família” e aprenderá como é bom viver em meio a tanta diversidade.

As famílias são preparadas para mais do que apenas fornecedor comida e cama, como eles escolheram sediar um intercambista, a maioria das famílias de acolhimento criam um ambiente receptivo no qual eles podem trocar vivências com o novo membro e assim aprender também um pouco sobre os costumes do estudante e como é a vida no seu país.

Ao mesmo tempo, essa família passa a ser a base de referência para você nesse período de intercâmbio, pois será com eles que você aprenderá detalhes sobre o comportamento cultural, treinará massivamente o novo idioma, descobrirá locais que só moradores conhecem e os segredos da culinária típica passado de geração em geração. Todos estão trocando e aprendendo nessa experiência de vida.

1- Desenvolvimento pessoal

Os intercambista são confrontados com desafios na vida cotidiana que eles nunca antes experimentaram. Tudo é novo! Embora isso possa parecer absolutamente assustador, as dificuldades associadas com a vida cotidiana em um intercâmbio realmente ensinam uma pessoa inúmeras lições de vida e esse é o maior dos benefícios de fazer um intercâmbio.

benefícios de fazer um intercâmbio em 2017
Maior compreensão de você mesmo é um dos maiores benefícios de fazer um intercâmbio

No final do período de intercâmbio, as pessoas possuem uma maior compreensão das culturas estrangeiras e das relações de diplomacia, terá realizado algo muito original, fora da sua zona de conforto e longe das pessoas que o conhecem.

Estar em trocar é sempre uma montanha-russa emocional, mas os momentos que são bons não são apenas “bons” – eles são muitas vezes surpreendentes, emocionantes e bonitos! Em contraste, o que te deixa triste, pode parecer o fim do mundo, mas é o momento de entender como funcionam sentimentos como saudade, solidão e egoísmo.

Tudo isso renova as forças, desenvolvem a confiança e a autocompreensão. Poucas outras experiências podem ajudar uma pessoa a adquirir estas qualidades – que é verdadeiramente a magia do intercâmbio.