Quando pensamos em mochilar, vem à nossa cabeça destinos como Europa, Ásia, América do Sul… Infelizmente, poucos pensam na grande possibilidade que é fazer um mochilão pela América central. Uma pena! Esse continente tão pequeno apresenta diversos lugares incríveis para conhecer. Qualquer viajante ou mochileiro que se preste deveria colocar a América Central como parada obrigatória.

Se for pensar na dimensão territorial dessa região, imaginaríamos que ela não apresenta tanta diversidade. Ledo engano! A América Central, além de suas cidades grandes, tem muitas praias paradisíacas, uma natureza inimaginável, vulcões e cidades coloniais. Ainda conta com diversos parques, sítios arqueológicos e museus. Enfim, tem muita atração mesmo e para todo o tipo de gosto.

Vamos saber mais sobre os roteiros de mochilão pela América Central?

Por isso, que tal você fazer um mochilão pela América Central? Além de ser uma viagem mais econômica, o que é ótimo para os tempos de crise de hoje, mochilar por essa região vai lhe dar uma dar experiências mais incríveis da sua vida. Vamos saber mais?

Roteiros para o mochilão pela América Central

Não sabe por onde começar? Comece selecionando os destinos do seu mochilão pela América Central. Esse é seu primeiro passo para encarar essa aventura na região. “Mas daí não sei para onde ir!” Calma! A gente vai te mostrar abaixo alguns dos roteiros possíveis. Bora?

1- Panamá e Costa Rica

Os países Panamá e Costa Rica são o roteiro mais tradicional e o mais procurado por brasileiros que fazem mochilão pela América Central. Não por acaso, é também o mais caro. Esses dois países chamam a atenção dos turistas por ser possível unir, em uma só viagem, boas praias, compras e ecoturismo sustentável.

Você pode começar seu mochilão pela América Central pela capital panamenha, a principal porta de entrada da região. Para nós, a Cidade do Panamá é uma tentação no quesito compras, principalmente de eletrônicos, devido ao seu baixo preço. Mas se quiser aproveitar apenas praias e fugir das cidades, não perca tempo e vá direto para San Blas, um dos lugares mais incríveis da região. Depois, siga viagem para o extremo norte do país, rumo a Bocas del Toro, que já está bem próximo da fronteira com a Costa Rica.

Em Costa Rica, você poderá curtir a tranquilidade de Puerto Viejo. Outros lugares para se conhecer no país são: La Fortuna, Monte Verde, Parque Nacional Manuel Antônio e muitas outras praias da costa pacífica. Aproveite o ecoturismo sustentável costa-riquenho, que é um dos mais desenvolvidos do mundo.

Aqui você poderá curtir a tranquilidade de Puerto Viejo, Costa Rica.

2- Nicarágua e El Salvador

Se tem dois destinos que roubam o coração de quem faz mochilão pela América Central, esses, com certeza, são Nicarágua e El Salvador. Isso porque, além de serem lugares lindos, são países bem econômicos para os mochileiros que por lá passam.

Reserve pelo menos dez dias do seu roteiro para a Nicarágua. Conheça a badalada San Juan del Sur, a tranquila e surpreendente Isla Ometepe, Granada, que é uma das cidades coloniais mais bonitas da América Latina, e León, a cidade mais incrível da Nicarágua. Vai ser amor à primeira vista pelo país!

Em relação a El Salvador, não se deixe enganar pela sua fama e estereótipos, pois o país será uma agradável surpresa. Com um território menor do que o estado de Sergipe, viajar por esse país é bem fácil e barato. Como parada obrigatória, temos as praias El Cuco e El Tunco, além da cidade Santa Ana, a segunda maior do país. Aliás, é dessa cidade em que saem os passeios para o Vulcão Santa Ana e o Lago Coatepeque.

Granada é uma das cidades coloniais mais bonitas da América Central

Antes de darmos continuidade aos roteiros para seu mochilão na América Central, selecionamos outros textos do nosso blog que podem ser de seu interesse. Dê só uma olhada!

Bacana, né? Então, voltemos aos nossos roteiros de mochilão pela América Central!

3- El Salvador e Guatemala

“E se trocássemos Nicarágua por Guatemala?!” Seria também uma ótima opção de roteiro! Sobre El Salvador, as observações já foram feitas acima, mas e Guatemala?! O que o país nos reserva?

A Guatemala é um país bem grande e com diversos lugares bacanas para conhecer. Reserve alguns dias para conhecer a cidade colonial que já foi a capital guatemalteca por muitos anos, a Antiqua. Depois, conheça a região do Lago Atitlán e os vilarejos que estão ao seu redor, como San Marcos e San Pedro la Laguna. Ah, e não deixe de fora o lugar mais indispensável para quem viaja pra Guatemala: Semuc Champey. O acesso é super difícil, mas vale a pena!

4- Guatemala e Honduras

Outra boa opção de roteiro para um mochilão pela América Central é fazer os países Guatemala e Honduras. No primeiro país, aproveite para desbravar a sua região norte. Além de Semuc Champey, que já foi citado acima, temos a caribenha Livingston, que é uma boa opção de praia, a região do Rio Dulce e as fantásticas ruínas maias de Tikal. Imperdível!

Roatan é um ótimo destino para que busca mergulhar no seu mochilão pela América Central

Sobre Honduras, é bom relatar que o país costuma ser uma incógnita para os viajantes devido aos problemas de segurança.  Infelizmente, essa é uma realidade por lá, mas reserve um tempinho por suas terras se seu objetivo por praticar mergulho. Utila e Roatán, além de incríveis, são os lugares com o melhor custo x beneficio em toda a América Central.

5- Belize e México (Riviera Maia)

Ok, o México faz parte da América do Norte, mas a Riviera Maia está tão colada com Belize… Seria judiação deixar esse pedacinho do céu na terra de fora da nossa lista de roteiros de mochilão pela América Central.

Fazer esse roteiro é ter certeza de que irá encontrar uma junção de coisas incríveis: sol, ruínas maias, cenotes e o mar azul do caribe… A ilha Caye Caulker possui um bom custo benefício em Belize. Com acomodações não muito caras e com diversas opções para alimentação, essa costuma ser a ilha mais procurada por mochileiros.  Outros lugares que também merecem sua atenção são Hopkins e Placencia.

Já no lado mexicano, que tal começar com Bacalar, um paraíso que ainda não foi dominado pelo turismo em massa?! Após alguns dias aí, é hora de partir para a Riviera Maia e conhecer lugares com Cancun, Playa del Carmem ou Tulum.

Destinos já bastante famosos pelos brasileiros, não é mesmo?! Por isso, é mais do que claro que essa região do México realmente não poderia ficar de fora da nossa lista de roteiros de mochilão pela América Central – mesmo não fazendo parte dela.

Bom, os primeiros passos sobre mochilão pela América Central já foram dados. Você já sabe quais são suas opções de roteiro e pra onde ir. Agora, basta organizar sua viagem e partir pra mais essa aventura. Partiu?!