Um dos principais pontos turísticos do Brasil, Fernando de Noronha atrai milhares de visitantes todos os anos.

E em 2017, chegou a sua vez de aproveitar todos os encantos que o conjunto de 21 ilhas deste arquipélago tem a oferecer.

Fernando de Noronha
Embarque nesta viagem por um dos lugares mais bonitos do Brasil: o arquipélago de Fernando de Noronha.

Preparamos este artigo como quem planeja um roteiro de viagem: vamos mostrar alguns dos principais pontos turísticos e o que fazer em Fernando de Noronha e, a seguir, daremos dicas de como planejar a sua viagem para lá e tudo o que você precisa saber antes de embarcar neste sonho inesquecível.

Pontos Turísticos em Fernando de Noronha: praias

Nós poderíamos destacar que os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha são as suas belas praias e ficar este artigo inteiro só falando sobre cada uma delas.

Porém, as belezas naturais e a riqueza cultural da região, não se resumem só a elas e, por isso, destacamos estas três como imperdíveis na sua visita ao arquipélago, ainda que, absolutamente todas, tenham suas próprias atrações.

Fernando de Noronha
Baía do Sancho em Fernando de Noronha: eleita duas vezes como a praia mais bonita do mundo.

Com base nas avaliações de usuários de todo o mundo do Trip Advisor, uma grande referência em site no que diz respeito a viajar o mundo, a Baía do Sancho foi eleita, em 2014 e em 2017, como a praia mais bonita de todo o planeta.

Além dela, localizada no Mar de Dentro (o lado da costa virado ao Brasil), a região ainda conta com a Baía dos Porcos: outra grande dica quando você busca pelas mais belas praias de Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha - Baía dos Porcos
A Baía dos Porcos é uma das principais praias de Fernando de Noronha e encanta por sua calmaria e belezas naturais.

Por outro lado, na região do Mar de Fora, que corresponde às partes da costa voltadas à África, Fernando de Noronha ainda conta com uma grande atração, que é a Praia do Leão.

Por ser uma região de desova das tartarugas, em determinada época do ano, é muito possível que você encontre com algumas delas enquanto faz a sua visita por Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha - Praia do Leão
Uma das grandes atrações em Fernando de Noronha, a Praia do Leão proporciona um encontro único com as tartarugas da região.

Agora que você já conheceu algumas das principais e mais belas praias de Fernando de Noronha, descubra a seguir, algumas das atrações culturais à sua espera na visita a um dos arquipélagos mais famosos do mundo.

Pontos Turísticos em Fernando de Noronha: Museu do tubarão

Um dos principais museus do Brasil, o museu do Tubarão apresenta tudo sobre a história do grande temidos dos mares, mas não é somente isso.

Fernando de Noronha - Museu do Tubarão
O Museu do Tubarão em Fernando de Noronha proporciona vistas incríveis como esta, além de ser um encontro com gastronomia e cultura.

Um museu a céu aberto, que conta com dezenas de esculturas para você tirar aquelas fotos inesquecíveis de sua viagem em Fernando de Noronha.

Além disso, ainda é um dos poucos lugares no Brasil que serve o chamado “tubalhau”, o bacalhau de tubarão que é feito com mandioca e carne de tubarão.

Pontos Turísticos em Fernando de Noronha: Vila dos Remédios

Conhecida por ter alguns dos melhores lugares para se hospedar em Fernando de Noronha, ela é o principal núcleo urbano da região.

Ali, tem praticamente tudo o que você precisa: restaurantes, mercados, farmácias e etc. A Vila dos Remédios se destaca por sua história particular e o intenso encontro com a cultura local que proporciona.

Neste sentido, se você busca conhecer a história de Fernando de Noronha, não pode deixar de conhecer o Espaço Cultural Américo Vespúcio, que conta com o Memorial Noronhense, uma oportunidade para apreciar fotos antigas, entender como a geografia da região se formou e descobrir textos que narram toda a história do arquipélago mais famoso do Brasil.

Fernando de Noronha - Vila dos Remédios
Em uma visão geral da Vila dos Remédios, você pode ver o Palácio de São Miguel e a Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Além da sede administrativa da ilha, que fica no imponente Palácio de São Miguel e da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, uma construção portuguesa de 1722, você ainda tem a oportunidade de conhecer as ruínas tombadas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, outro encontro com a história e a cultura local.

Pontos Turísticos em Fernando de Noronha: Buraco da Raquel e Morro Dois Irmãos

Outros pontos que se destacam em sua visita a Fernando de Noronha, mas que são relacionados às belas praias da região, são o Morro Dois Irmãos e o Buraco da Raquel.

Fernando de Noronha - Morro Dois Irmãos
O Morro Dois Irmãos proporciona vistas como esta.

Localizado na cacimba do Padre, o Morro Dois Irmãos recebe este nome por ser uma formação rochosa lado a lado e com formas estruturais similares, sendo ambos de origem vulcânica.

Já o Buraco da Raquel encanta por seus mistérios, sendo que a lenda conta que Raquel iria ao local para suportar as pressões de seu pai, um rigoroso comandante, enquanto que outra versão, afirma que ela iria ao local para encontros amorosos.

Fernando de Noronha - Buraco da Raquel
Lendas à parte, o Buraco da Raquel fascina a turistas de todo o mundo em Fernando de Noronha.

A verdade sobre Raquel nunca vai ser descoberta, mas o fato é que o Buraco da Raquel conta com uma série de piscinas naturais, mas que, infelizmente, não podem ser utilizadas para banho por ser uma região de reprodução de diversas espécies, como as lagostas.

O que fazer em Fernando de Noronha

Agora que já mostramos alguns dos principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, chegou a hora de você conhecer algumas das oportunidades de coisas para fazer enquanto estiver lá, confira:

1 – Por do sol em Fernando de Noronha

Em Mirante do Boldró, você tem a oportunidade de apreciar um dos pores do sol mais bonitos do Brasil.

por do sol em Fernando de Noronha
Isso não é montagem: acredite, o por do sol em Fernando de Noronha tem imagens tão lindas com cores tão vivas como desta imagem.

Ao lado do Mirante do Boldró, você ainda tem a oportunidade de conhecer as ruínas do Forte São Pedro do Boldró.

2 – Projeto Tamar em Fernando de Noronha

O Projeto Tamar conta com diversas atividades que misturam educação ambiental à manutenção da fauna e flora local.

Fernando de Noronha - Projeto Tamar
Instrutores do Projeto Tamar levam turistas à praia para conhecer filhotes de tartaruga em Fernando de Noronha.

Ainda é pelo projeto Tamar em Fernando de Noronha que podem ser encontradas diversas espécies de tartarugas e demais animais marítimos, além de contar com um museu repleto de informações sobre a vida na região.

3 – Mergulhar em Fernando de Noronha

Se na sua viagem a Fernando de Noronha, você decidiu incluir um pouco mais de aventura, não pode perder a oportunidade de mergulhar com as espécies da região.

Mergulhar em Fernando de Noronha
Mergulhar em Fernando de Noronha pode proporcionar um encontro com as tartarugas, ou mesmo com estes belos peixinhos.

E se a sua prática de mergulho preferida é a snorkeling, é importante saber que, em Fernando de Noronha, você terá um prato cheio para aproveitar tudo o que a região tem a oferecer para mergulhar e relaxar.

E agora que você já conhece pontos turísticos e o que fazer em Fernando de Noronha, que tal dar uma pausa em sua leitura para conhecer estes outros lugares incríveis no Brasil?

1 – Descubra as mais lindas cavernas do Brasil

2 – 7 opções de praias desertas no Brasil

3 – Descubra agora as melhores trilhas ecológicas no Brasil

O que você precisa saber antes de viajar para Fernando de Noronha

Se você está planejando a sua primeira viagem a Fernando de Noronha, pode se surpreender ao saber que há a cobrança de duas taxas para entrar no arquipélago.

A primeira refere-se à Taxa de Preservação Ambiental, em que você será cobrado de acordo com a quantidade de dias que pretende ficar nas ilhas.

Já a segunda, que não é obrigatória para entrar, mas irá lhe assegurar o acesso às praias mais bonitas de Fernando de Noronha, é a chamada Taxa do Parque Nacional Marinho.

O mais indicado é que antes mesmo da sua viagem a Fernando de Noronha, você já tenha deixado estas taxas pagas pelo site.

Ao pagar as taxas previamente, você evita filas quando chega ao aeroporto, já que, para entrar no arquipélago, será necessário apresentar os comprovantes de pagamento.

Fernando de Noronha: um paraíso no coração de todos os brasileiros

E aí, preparado para conhecer Fernando de Noronha?

se apaixonar pelas mais belas vistas que Fernando de Noronha
Não tem como não se apaixonar pelas mais belas vistas que Fernando de Noronha proporciona a todos.

Neste artigo, você teve a oportunidade de conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Fernando de Noronha e descobrir algumas das coisas que você tem à sua disposição para fazer enquanto estiver viajando.

Agora, é só colocar as roupas de banho na mochila e aproveitar esta viagem: afinal, em 2017 chegou a sua vez de conhecer Fernando de Noronha, um dos destinos turísticos mais queridos e procurados pelos brasileiros.