Esses dois elementos do sistema de sentimentos, Fé e Esperança, são duas das características humanas que diferenciam o ser racional do ser irracional.

Sendo os humanos animais racionais, isto é, capazes de usar o raciocínio, como associar os dois sentimentos que parecem puramente irracionais? Pelo menos parecem à primeira vista. E como associá-los a sucesso? Haveria mesmo efeitos da esperança no caminho do sucesso? Vamos tentar descobrir juntos aqui.

Fé e Esperança são meios para alcançar sucesso

Não há elo do relacionamento social humano em que as palavras e Esperança sejam mais pronunciadas que em Religião. É nela que a condição humana mais ouve esses dois termos. E isso ocorre já há milênios e milênios.

A Bíblia contém uma definição clara de fé em Hebreus 11: 1: “Ora, a Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção das coisas que não se vêem (sic)“. A definição bíblica de fé é, portanto, “confiar em algo”. Você não pode provar explicitamente.

A definição de Fé contém duas dimensões de assimilação: intelectual e cognitiva. A primeira faz acreditar que algo seja verdade; a segunda dá certeza de que algo seja verdade.

Podemos usar o exemplo de um carro para ajudar a ilustrar isso. Assimilamos pelo intelecto que carro serve para nos levar a algum lugar e trazer de volta; assimilação por cognição é o fato de entrarmos no carro para realmente nos deslocar.

Esperança é desejo de que algo aconteça, ou seja, antecipação mental de algo desejado; é desejar e acreditar que a probabilidade de que algo aconteça seja grande mesmo que não se tenha motivos para crer.

Fé e Esperança é acreditar fortemente em algo ou alguém. Em sucesso, por exemplo

Venhamos e convenhamos: não é fácil alimentar Fé e Esperança num mundo frio e insensível como são o mundo corporativo e mundo do sucesso. Por quê? Porque é grande a possibilidade de que Fé e Esperança sejam frequentemente confundidas com fantasia.

Anote isso para discutirmos mais tarde. Por não ser fácil, a ciência resolveu investigar esses dois elementos.

Fé e Esperança segundo a Ciência

É claro que tanto a Religião como a Ciência se fundam na Fé – ou seja, a Religião apresenta a Fé como esperança absoluta; a Ciência tem Fé de que uma teoria seja fundamentada em alguma impressão inicial de algum cientista.

Dezenas de cientistas renomados já conduziram experimentos muito interessantes relacionados à Fé e à Esperança que podem desenhar bem o escopo deste texto.

O neurocientista indiano Vilayanur S. Ramachandran, acompanhado pela jornalista científica Sandra Blakeslee, organizou grupo de pesquisa para demonstrar a relação entre atividades neurológicas e a Fé.

A experiência está mostrada no artigo “Neurociência e religião: as pesquisas neurológicas em torno da experiência religiosa”, do doutor em Teologia Everaldo Cescon.

Ramachandran mostrou cientificamente a força da Fé

A equipe do indiano submeteu pacientes de epilepsia a modelo experimental a partir do qual eles ouviam determinadas palavras com cargas diferentes de significados: sexual, religioso e outras neutras.

As respostas no gráfico eletroencefalográfico mostraram que palavras como “Deus” e “Milagre” produziam efeito diferente no mapa cerebral em relação a outros termos.

A circulação da chamada eletricidade cerebral chegava a regiões diferentes do cérebro, o que, por sua vez, gerava substâncias diferentes que agiam diretamente no organismo.

A conclusão científica é que palavras e estímulos externos produzem não apenas sensação de esperança e confiança, mas igualmente elementos físicos originados no cérebro com função curativa clara.

Então, caro leitor, tenha fé de que Fé e Esperança são facilitadores em sua vida.

Ei, antes de seguir para o próximos tópicos de conteúdo, deixa a gente te mostrar alguns outros temas que abordamos aqui no vida de freesider…

1 – Curte esportes radicais? Você precisa conhecer os pontos de interesse em Queenstown agora em 2017

2 – Como ter bem mais tempo para os filhos?

3 – Como ganhar dinheiro com blog

Fé e esperança surtem efeito no sucesso?

Como vimos, sim. E muito efeito. A relação entre sucesso e Fé é forte. Seja qual for a base de sua Fé e de sua Esperança, os efeitos são claros e estão ligados ao sucesso por diversos motivos, pois realmente ter Fé vale a pena.

1 – Psicológicos

E Fé e a Esperança fazem você ser invadido por onda de confiança em si mesmo, no mínimo, ou em alguma força não explicada.

Fé e Esperança é mais que simples luz no fim do túnel. É certeza de chegar a ela

Isso impulsiona você a buscar prosperidade e sucesso, além de alimentar sua inteligência emocional e sua força de vontade.

2 – Relacionais

Elas transformam a maneira como você se relaciona com as pessoas a sua volta, tornando você mais atraente, mais cordato, mais empático e mais simpático. Esse fato origina clima de troca de impressões e consequentemente de experiência que, por sua vez, origina oportunidades.

3 – Físicos

Os experimentos mencionados acima são exemplos claros. A Fé e a Esperança estimulam regiões diferentes do cérebro que criam substâncias favoráveis ao bem-estar físico e mental. E bem-estar cria autoestima.

Com ela, suas ações têm mais fundamento e mais clareza, mais direcionamento e mais senso de oportunidade.

Sendo, então, dois elementos importantes para o convívio humano e para o sucesso pessoal…

…Como aumentar sua Fé e Esperança?

Não é difícil. Seitas orientais e técnicas de dinâmicas psicológicas são profícuas em exercícios para intensificar a Fé e a Esperança. Muitos deles estão introduzidos em contos, fábulas e crônicas. Porém, você consegue fortalecê-las com…

  • leitura de textos religiosos, pois Religião é campo intenso de mensagens sobre Fé e Esperança. Leia-as com atenção e desprendimento seja qual for sua tendência religiosa
  • pessoas altruístas e otimistas a sua volta que tenham ações práticas no dia a dia. Com o tempo, você se deixa contaminar por sorrisos, abraços, carinhos, palavras de incentivo 
  • capacitação profissional ou ativacional nas áreas que mais gosta de atuar: empreendedorismo, vendas, Terceiro Setor… qualquer uma que ofereça a você meios de estar bem consigo mesmo. Estar bem consigo mesmo significa melhor condição de Fé e Esperança nos momentos mais difíceis 
  • uso de palavras positivistas no dia a dia. Dizem que as palavras têm poder; em verdade, como demonstrado nas experiências acima, o som de certas palavras aliado a seu significado social reverbera positiva ou negativamente no cérebro. Fale mais sobre confiança, ousadia sadia, prosperidade etc. 
Palavras têm poder para intensificar Fé e Esperança

Então você descobriu como aumentar sua Fé e Esperança. Agora, vamos ver …

…como usá-las no dia a dia

Em verdade, isso é questão exercícios. Aliás, praticamente tudo na vida é questão de exercícios. Eles promovem evolução também pessoal e mental a cada sessão, como nos músculos do corpo.

Treine sua Fé e Esperança nos momentos menos expressivos. Usando sua Fé no dia a dia, seu cérebro vai se inundar de sensação de confiança, de senso de oportunidade, de visão ampliada sobre a realidade.

Talvez não tenha percebido, mas usamos letras maiúsculas para grafar essas duas palavras em todo este texto. Sinal evidente da importância delas no cotidiano de todos nós.

Foi também para destacar o conceito de fé e esperança no sentido motivacional, aquele mais ou menos hipnótico – como a frase a esperança é a última que morre. Estamos tratando aqui de Fé e Esperança no real sentido da palavra, a palavra forte, capaz de alterar destinos e encaminhar sucesso.

Tenha Fé!

Tenha Esperança!