O povo brasileiro tem uma veia empreendedora bastante alta. Conforme reportagem do portal Pequenas Empresas Grandes Negócios, o Brasil vai atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos em 2020. Mas, a principal dúvida sempre será como empreender com sucesso, não é?

De acordo com essa pesquisa, 25% da população adulta está atuando na abertura de uma nova empresa ou trabalhando em uma companhia que possui menos de quatro anos de fundação. Sendo assim, o meu foco é ajudar a todos a prosperar tanto no aspecto profissional quanto na sua vida pessoal.

Por isso, eu fiz uma lista com cinco fatores que você necessita fazer para ser um profissional bem sucedido na atualidade. Vamos lá?

Como empreender com sucesso? Confira 5 passos!

1 – Focar na solução

Focar na solução significa você ficar com aquilo que é. Por exemplo, a minha cidade é muito pequena e, geralmente, eu uso isso como desculpa para não dar o resultado esperado. E, sempre que eu dou uma justificativa externa para um resultado que estou tendo, eu estou abrindo mão dos meus planos. Ou seja, eu estou argumentando de maneira contrária ao meu resultado.

Você, como empreender, é o único responsável pelo seu resultado. Toda vez que você terceiriza a sua responsabilidade e coloca a sua atenção no problema, o que está falando para o cérebro é que não é responsável por isso. A partir daí, você lida com grandes medos. Afinal, se eu acho que não tenho como resolver, me sinto incapaz e desenvolvo e medo de fracassar.

Eu passo a procrastinar e sabotar o meu próprio projeto. Portanto, você precisa sair do foco do problema e ir para o foco da solução. É simplesmente aprender a ficar com aquilo que é, mas você não pode aceitar passivamente qualquer coisa.

O fato é apenas um fato. E o que eu vou fazer par alcançar o meu objetivo apesar disso? Quando você procura buscar fazer, apesar de, você consegue vencer os seus medos.

Quando entende que terão situações fora do seu controle e se foca no que está ao seu alcance, você enxerga que é o único responsável pelos seus resultados. Além disso, a responsabilidade de sair de qualquer dificuldade também é totalmente sua.

2 – Desligar a TV

Quer saber como empreender com sucesso? Pare de assistir televisão! Pare de focar em todas as coisas ruins que estão acontecendo no mundo e deixe de gastar energia com o que não pode mudar. Sempre que eu vejo algo negativo, isso só serve para me deixar com mais medo.

Não é muito melhor para lidar com tudo o que vai acontecer ou depende de você? Não faz sentido alimentar a minha mente com fatores negativos e desnecessários. Por exemplo, o mercado de marketing digital foi impactado positivamente pela pandemia do novo coronavírus.

5 coisas que você deve fazer agora para empreender com sucesso!

Isso porque as pessoas necessitaram criar alternativas para continuar a lucrar ou buscar novas fontes de renda sem sair de casa. A saída encontrada foi automatizar a operação e recorrer a internet. E, quem conseguiu fazer tudo isso pode se desviar do foco das notícias ruins.  

Afinal, o nosso organismo foi treinado para buscar por algo que alimente o medo. E quanto mais eu me concentro nisso mais aquilo se expande. A TV é um grande propulsor desses medos, portanto, procure se proteger e se concentrar no que pode ser produzido e feito por sua conta.

3 – Se conectar com outros empreendedores

Se você quer empreender é preciso se conectar com outros profissionais de experiência. Ou seja, a dúvida de como empreender com sucesso passa por se vincular a pessoas que já estão nesse mercado e compartilham dos seus objetivos. Se eu quero algo, eu preciso pensar como as pessoas já tem esse algo.

5 coisas que você deve fazer agora para empreender com sucesso!

Então, eu faço um convite: que tal formar esses grupos na sua cidade ou região? É uma alternativa bem bacana e que pode ser muito útil visando a criação de redes de contados e possíveis parcerias comerciais.

Caso contrário, você pode estar cercado de pessoas que lhe inibem o desejo de empreender e até ousar na sua vida profissional. Pense: com quantos empreendedores já conversou? Já questionou como é a rotina deles? Quais são os principais desafios? Pense nisso!

4 – Leia a biografia de grandes empreendedores

Caso você não tenha acesso a empreendedores, essa inspiração pode ser obtida a partir da história de outros profissionais e empresários. Com a leitura de biografias, você notará que a maioria deles teve as mesmas dúvidas que você alimenta nesse momento.

Gradativamente, você começa a compreender que o medo de dar o primeiro passo é compensado com o sucesso a longo prazo. Esse conteúdo e exemplos vão lhe dar uma boa base para quando algo ocorrer com você ou o seu negócio.

Com esse conhecimento prévio, você vai saber que dá para sair dessa situação adversa e atingir a sua meta. Além disso, a leitura desses livros ou conferir vídeos e/ou seriados tende a ajudar a modelar uma forma empreendedora de pensar e agir.

5 – Reassumir o controle

A gente acha que faz as coisas porque quer, tomando decisões racionais. Mas, a verdade é que tomamos decisões emocionais e justificamos com a razão. Você toma decisões todos os dias de forma automática e sem perceber. Isso acontece o tempo inteiro porque as suas decisões são automáticas.

Tudo aquilo que faz ou deixa de fazer é um reflexo de como foi programado desde o seu nascimento. E esse é o principal motivo que leva você à procrastinar com os seus projetos e não tem clareza do que quer para a sua vida.

Portanto, a base de tudo aquilo que usa como justifica para não alcançar os seus objetivos está escondido dentro do processo de formação durante a sua infância. Já que tudo o que acontece fica na nossa mente subconsciente com a consciência que tínhamos na época.

Simplesmente, nós vivemos para nos sentir amados por nossos pais. E, se houve essa lacuna dentro de mim quando só me sinto amado quando faço algo que gera um tipo de resultado, eu sempre vou buscar esse resultado.

Desfazendo a programação

O que precisamos fazer é reassumir esse controle. Toda essa programação faz você ser quem é, todos esses medos na hora de empreender (fracassar, não ter dinheiro, quebrar, medo de ter sucesso) fazem com que você tome as mesmas decisões.

Sendo assim, é preciso mudar essa programação para saber como empreender com sucesso. Sabe quando você sente que está estagnado ou sobrecarregado? Tudo isso está atrelado a sua infância.

A partir do momento que você consegue se desfazer desses traumas, não é mais o personagem que criou para lidar com o mundo. Saiba que você é muito mais do que isso e todas essas amarras só lhe trazem sofrimento. Reassumir o controle pode ser o ponto de virada para uma rotina muito mais leve, prospera e produtiva. Acredite nisso!

Ficou com alguma dúvida sobre como empreender com sucesso? Basta assistir ao vídeo da aula na integra para colocar todas essas dicas em pratica!