A leitura não é apenas para aumentar o seu vocabulário e facilidade de se expressar diante de outras pessoas, mas também se trata de uma forma de se tornar um profissional mais eficiente. Por isso, ter contato com livros de liderança é uma excelente iniciativa.

De fato, a leitura torna você um alguém muito mais focado, inteligente e capaz, sendo que uma estante repleta de opções de alta qualidade pode aprimorar o seu senso de gestão de tempo, a inteligência emocional, a delegação de tarefas e diminuir o estresse.

Confira 10 livros de liderança para aprimorar o seu senso de gestão de pessoas

Antes de se desgastar totalmente em um cargo de liderança e perder o controle com a sua equipe, pare e assimile algumas lições valiosas com títulos adequados aos novos tempos e as relações entre lideres e liderados.

Conheça 10 livros de liderança essenciais para o sucesso

De fato, essa lista com 10 livros de liderança conta com dicas excepcionais para melhorar sua atuação em um curto espaço de tempo.

Leitura pode ser uma forma de rever conduta e assimilar novos conceitos

Você está pronto para se transformar no profissional que sempre desejou ser? Então, boa leitura!

1 – Arte da Guerra, Sun Tzu

Não há obra mais apropriada para abrir esse ranking com 10 livros de liderança imperdíveis do que Arte da Guerra, do estrategista Sun Tzu. Definitivamente, se trata de um clássico escrito ainda no século IV a.C e que continua relevante.

Basicamente, a Arte da Guerra mostra diversos conceitos sobre estratégia militar, que podem muito bem serem aplicados no seu segmento. A obra ainda aborda temas de posicionamento de mercado e segmentação de produto.

2 – O Monge e o Executivo, James C. Hunter

O Monge e o Executivo pode ser considerado outro clássicos dos livros de liderança. A ideia de um líder servidor surgiu a partir daqui e segue em voga no mercado até os dias de hoje.

Por isso, organizar um modelo de liderança neste sentido não é nada simples, uma vez que um posicionamento participativo também engloba escutar aos seus colaboradores.

Geralmente, esse estilo de liderança pode resultar em críticas ao modelo atual, sendo assim, a escuta ativa precisa ser implantada. Contudo, nem todos os gestores estão aptos a lidar com esse tipo de atuação. Mas, a vale sempre a pena a fim de rever algumas práticas e melhorar a relação com equipe.

3 – Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa, Eduardo Ferraz

Você acha que é possível soltar a palavra “não” sem frustrar alguém? Como mostrar a sua capacidade sem soar de forma arrogante? Como elevar a sua margem de lucratividade? Como enquadrar as pessoas com personalidade difícil na sua equipe?

Em mais um dos livros de liderança, o autor auxilia no encontro de respostas para que estas e tantas outras ocasiões possam ser solucionadas da melhor maneira possível. A leitura é útil para se aprimorar tanto quanto profissional quanto pessoa.

4 – O Líder Sem Status, Robin Sharma

Em qualquer momento que esteja a sua vida ou mesmo o seu trabalho, você precisa contar com uma performance que explore a sua capacidade ao máximo. E, basicamente, é esta a ideia central de o Líder Sem Status.

Líder sem Status discute o ideal de atingir sempre o seu potencial máximo

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente destacar outras sugestões excelentes para aumentar o seu rendimento profissional, dá uma olhada:

1 – O que fazer para evitar a procrastinação

2 – Princípio de Pareto: Como usar a favor da sua vida?

3 – Como eliminar o estresse no trabalho

5 – De zero a um – O Que Aprender Sobre Empreendedorismo Com o Vale do Silício, Peter Thiel, Blake Masters

O Vale do Silício é uma das regiões que mais movimenta a inovação nos Estados Unidos, sendo o celeiro de corporações inovadoras e apresentando conceitos otimistas para o futuro com uma forma original de trabalho.

Por isso, a obra “De Zero a Um”, responde diversos questionamentos a respeito de agregar valores em locais inesperados. Vale a leitura, sobretudo, se você atua em um segmento com tecnologia.

6 – Pai Rico, Pai Pobre, Robert T. Kiyosaki, Sharon L Lester

Best-seller em Finanças Pessoais mostra duas abordagens muito distintas. Essa obra é bastante recomendada em função do elemento diferenciado para fazer com que você pense fora da caixa e arrisque um pouco mais.

Por isso, a mudança de postura do líder pode acontecer para que ele mesmo se aprimore e possa repassar essas mensagens a sua equipe de trabalho.

7 – Steve Jobs: A Biografia, Walter Isaacson

Para quem gosta de se inspirar em casos de profissionais geniais, este é um dos livros de liderança mais recomendados, especialmente, para quem tem interesse em saber todos os detalhes de função da Apple e como os produtos foram desenvolvidos.

Steve Jobs: A Biografia de Walter Isaacson é um dos livros de liderança mais prestigiados

Mesmo que o estilo de liderança de Jobs fosse reconhecido por ser autoritário e controlador, é impossível negar que tudo o que criou facilitou a vida das pessoas em todas as partes do mundo.

8 – As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança, Maxwell, John C

Há certas práticas essenciais para o sucesso de alguém em um cargo de chefia. Em um dos livros de liderança, Maxwell mostra que essas normas são imprescindíveis e fazem o intermédio entre as teses e o mundo real.

9 – Transformando Suor em Ouro, Bernardinho

De jogador razoável de vôlei para um dos melhores e mais vitoriosos treinadores da história. Esta é a jornada que a maioria conhece a respeito de Bernardinho, mas um dos livros de liderança nacionais mais aclamados “Transformando Suor em Ouro” conta isso com riqueza de detalhes.

Conhecido pelas campanhas vitoriosas com a seleção brasileira, Bernardinho repassa conceitos de excelência

Para Bernardinho, a excelência se caracteriza por uma equação bastante simples: trabalho + talento = sucesso. Sempre com o trabalho vindo antes do talento, algo que pode mudar consideravelmente o resultado final.

Além disso, as lições podem ser colocadas em prática em qualquer área da atividade humana: empresarial, esportiva, educacional, familiar ou pessoal.

10 – Good to Great: Empresas feitas para vencer, Jim Collins

Considerado pela Time Magazine um dos livros de liderança mais extraordinários de todos os tempos, Empresas feitas para vencer aponta os fatores universais que determinam porque uma companhia se torna bem sucedida e outras não.

Esperamos que você tenha gostado muito desse nosso conteúdo, e que isso de alguma forma possa elevar sua desenvolvimento pessoal. Se isso for um fato, e você realmente gostou, compartilha com os amigos.