Dias corridos no trabalho gerado pela necessidade de se destacar profissionalmente ou até mesmo manter a vaga. Essa busca faz com que o profissional acumule compromissos e tente produzir cada vez mais. No final dessa sentença o resultado é a falta de tempo no mundo moderno e a total falta de perspectivas de como resolver isso.

Desde que começou a ser organizado e medido, o tempo tem o mesmo formato e te garanto que houve épocas em que esse mesmo período parecia ser uma eternidade.

Essa busca faz com que o profissional acumule compromissos e tente produzir cada vez mais.

O que faz com que o tempo assuma realidades diferentes nos dias atuais é a forma como estamos vivenciando os nossos dias e como nos relacionamos com as atividades que temos que realizar.

Por que existe a falta de tempo no mundo moderno?

A ideia de agilidade e tornar as produções mais rápidas tomou maior proporção com a revolução industrial, quando as máquinas começaram a fazer o trabalho de humanos em menor tempo.

Essa mudança na forma de trabalhar saiu das fábricas e passou a fazer parte do cotidiano.

A falta de tempo no mundo moderno

O deslocamento de pessoas e produtos, as trocas de informações, a realização de atividades domésticas, tudo se tornou mais rápido e desde então tudo que se produz é pensando em agilidade e redução de tempo gasto.

A vida se tornou mais rápida e por isso nossa noção de tempo também mudou.

Pesquisas indicam que uma pessoa hoje sente que o tempo passa sete vezes mais rápido que há cem anos, devido a velocidade com que tudo funciona.

Existe uma explicação biológica que aponta que a redução de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de energia e disposição, diminui com o processo de envelhecimento, o que faz com que a percepção de tempo seja diferente entre gerações.

Com isso, as pessoas economicamente ativas hoje, sentem que a vida ao seu redor funciona mais rápida e que falta tempo para acompanhar todas as mudanças e necessidades diárias a serem efetuadas.

A busca por uma vida mais veloz acabou por nos tornar reféns de uma sensação sólida de falta de tempo.

Consequências da falta de tempo no mundo moderno

Ansiedade, correria, urgência, um estado de alerta constante e a impressão que não há tempo para fazer tudo que é preciso.

Medos e ansiedade no cotidiano

Essas são as principais sensações oriundas da falta de tempo no mundo moderno e o resultado disso é um distúrbio conhecido como “doença da pressa”.

Os sintomas seriam a altas taxas de ansiedade, dificuldade para entrar em estado de relaxamento e, em casos mais graves, problemas de saúde e de relacionamento.

Como resolver a falta de tempo no mundo moderno

Tempo é um assunto que sempre abordamos aqui, pois sabemos da necessidade organizar o dia para ter mais tempo disponível e aumentar a produtividade ou para curtir com a família.

Todas essas são sempre dicas práticas e que você só precisa mudar pequenos hábitos. Dessa vez trago um novo ponto de vista e que precisará mudar a forma como você enxerga sua vida.

Para muitos de nós o tempo funciona de uma forma linear e sem retorno e por isso nos cobramos constantemente a utilização máxima do tempo.

Relaxar a mente e o corpo

O que acaba tendo um efeito contrário, já que aceleramos a nossa rotina, para aproveitarmos de forma absoluta o tempo que temos, mas acabamos perdendo na qualidade de como tudo isso é vivido.

Entretanto, há quem defenda que o processo de aceleração em que vivemos é uma escolha válida, mas que na verdade não sabemos como lidar com elas.

Com certeza um conteúdo como esse te eleva como pessoa. Pensando nisso, deixa a gente compartilhar com você alguns outros artigos…

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

3 – Descubra 7 formas de como manter a motivação pessoal

O problema é que nem tudo ao nosso redor consegue atender à demanda.

Os transportes se tornaram mais rápidos, mas semáforos e congestionamentos nos mantém parados. Alimentação é prática e acessível, mas essas comidas rápidas nem sempre são saudáveis e de qualidade.

Comunicamos-nos instantaneamente com pessoas distantes, mas desenvolvemos laços cada vez menos íntimos. E com base nisso que proponho uma solução para falta de tempo no mundo moderno, aderirmos o movimento pela lerdeza.

É um convite a experimentar a vida e desacelerar o cotidiano. Dentro do oceano de tempo corrido, criar ilhas de relaxamento em que seu tempo não deve ser medido em relógios, mas em sensações, seu termômetro é sua felicidade e satisfação pelo momento.

Uma das atividades propostas é a realização de banquetes, que levam horas, que envolvem desde o preparo até o deleite do consumo.

Banquete sem hora para acabar

Isso levaria horas, o que vai de contra a dinâmica atual dos fast-foods.

E são ações práticas que te proporcionam outro status de vida, como ao invés de todos os dias se dedicar a uma história nova de um filme de ação ou série de tv, usar esse tempo para ler um bom e longo livro, deitado confortavelmente em um cômodo da casa ou ao ar livre e relaxar corpo e mente.

Trocar o refrigerante, pelo preparo de  um suco de frutas natural. Fazer horas de sexo, explorando o corpo e descobrindo novas possibilidades. Descer alguns pontos antes do local de trabalho e ir caminhando, ao invés de ficar o mesmo tempo parado no trânsito.

No final você só terá a ganhar se criar na sua rotina pequenos momentos de desaceleração e grandes momentos de prazer.

Dica de Leitura

Se você gostou da proposta do “movimento pela lerdeza”, a dica é conferir todos os detalhes no livro “Devagar” do autor Carl Honoré.

Nessa obra, Honoré mostra que a cultura da velocidade teve início durante a Revolução Industrial, foi impulsionada pela urbanização e cresceu desenfreadamente com os avanços da tecnologia no século XX.

Com o mundo funcionando em plena atividade, o culto à velocidade nos direcionou ao caos atual, onde vivemos no limite da exaustão, sentindo constantemente nossos corpos e mentes caminharem sem controle e cansados do fardo.

Ler um bom livro

Este livro detalha nossa tensa relação de pressa com o tempo, a falta de tempo na sociedade atual e atrela as consequências de viver nesta cultura acelerada que nós criamos.

Por que estamos sempre com pressa? Qual a cura para a falta de tempo? É possível, ou até mesmo desejável, desacelerar?

Aproveita para começar por aqui, troca sua TV do final do dia por essa leitura memorável e começa amanhã um novo estilo de vida.