Aprenda como montar um curso livre na internet
Vote neste post

Qualquer pessoa é capaz de aprender como montar um curso livre na internet. E sabe porque essa informação é útil para você?

Por que compartilhar seu conhecimento é a melhor estratégia para saber mais. E saber como montar um curso livre te dá a possibilidade de entregar seu conhecimento ao maior número de pessoas com o mínimo esforço.

Durante muitos anos a dinâmica de aprender e ensinar só acontecia dentro da sala de aula. Hoje, no entanto, sabemos que é possível aprender e ensinar em qualquer lugar, até mesmo na internet.

O ensino a distância no Brasil, por exemplo, está aumentando em ritmo acelerado. A estimativa é de que em 2023 o número de alunos no ensino superior a distância será maior que nas salas de aula tradicionais.

Esta aceitação do ensino superior a distância cria oportunidades para aceitação de cursos livres na internet.

Afinal, para aprender como montar um curso livre, não exige licenciatura, muito menos mestrado ou doutorado. O conhecimento de um curso livre na internet é baseado na prática e nos resultados.

Experiências, pessoas, viagens, conversas, livros, cursos, hobbys e tudo mais que você sabe é ensinável.  E o melhor de tudo isso, é que além de ajudar pessoas a terem acesso ao conhecimento você pode faturar com seu conhecimento.

Se você quer saber como montar um curso livre na internet, partilhar seu conhecimento e ainda lucrar com esta atitude, leia este artigo até o final e coloque em prática as dicas e sugestões.

O que é um curso livre na internet?

Para saber como montar um curso livre na internet e faturar com seu conhecimento é preciso entender o que de fato é um curso livre.

Um curso livre é um aperfeiçoamento com objetivo de profissionalizar e qualificar pessoas em determinados campos de atuação.

Ou seja, é uma maneira de aprender mais apronfundadamente sobre determinado assunto, com pessoas especialistas nesta prática.

O mais interessante desta prática é que diferente de professores que estudam para ensinar, os especialistas ensinam o que de fato aprenderam. Ensinam o que garante resultado.

Além disso, outra vantagem de aprender como montar um curso livre na internet é que o curso é on-line. Isto é, um produto digital que ensina aos aprendizes uma habilidade ou os fornece com o uso de mídia digital.

Em vez de visitar uma sala de aula física, os aprendizes acessam o conteúdo do curso pela Internet.

Alguns cursos livres na internet apresentam módulos somente de texto, enquanto outros incorporam mídia de vídeo, áudio e gráfica para ajudar a envolver os aprendizes.

Dentre os benefícios de aprender como criar um curso livre na internet é que tudo acontece virtualmente. A venda, a entrega e aplicação das aulas acontecem em conexão com internet.

Plataformas como a Hotmart, por exemplo, proporcionam aos especialistas uma maneira de gerar receita a partir de seus conhecimentos e engajar potenciais clientes.

Quem deve aprender como montar um curso livre na internet

Qualquer um pode criar uma ferramenta de aprendizado on-line e lucrar com isso. Você precisa de uma certificação especial, licença ou diploma para saber como criar um curso livre.

O interesse dos cursos livres na internet está voltado para o benefício do conhecimento e habilidades.

Se você quer aprender como montar um curso livre na internet, mas não sabe por onde começar, então se prepare para descobrir. Ao ler as perguntas abaixo, pense e responda mentalmente “sim” ou “não”.

  • Tenho conhecimento especializado do qual outras pessoas poderiam se beneficiar?
  • Já criei conteúdo on-line para ajudar as pessoas a resolver problemas ou concluir tarefas?
  • Posso compartilhar minhas experiências profissionais ou pessoais para que outras pessoas possam aprender com meus sucessos e fracassos?
  • Outras pessoas manifestam interesse em meu negócio ou profissão?
  • Eu sei como fazer ou construir algo que os outros gostariam de experimentar?
  • Outras pessoas gostam de explorar meu hobby ou vocação comigo?

Se sua resposta foi “sim” a qualquer uma dessas perguntas, neste caso, você está pronto para aprender como montar um curso livre na internet.

Ao iniciar este processo de aprender como montar um curso livre na internet você não apenas compartilhará sua paixão ou conhecimento com outras pessoas, mas poderá ganhar dinheiro fazendo isso.

Passo a passo: como montar um curso livre na internet

O processo para montar um curso livre pode será apresentado em 5 etapas.

1 – Identifique a transformação

Conhecimento é tudo, conhecimento é poder. As pessoas querem usar esse poder para se transformar, aprendendo algo novo. Isto é, o objetivo de aprender a montar um curso livre é ajudar a o aprendiz por esse processo de transformação.

Sendo assim, a chave de como montar um curso livre de sucesso é identificar exatamente qual resultado seu público está procurando.

ideia pra curso

Isso quer dizer que, antes mesmo de começar o processo de como montar um curso livre, você precisa primeiro descobrir quais resultados as pessoas estão procurando.

A partir da identificação da transformação pela qual as pessoas querem passar, você pode praticamente criar um curso sobre qualquer coisa.

Para saber esta informação você precisa fazer uma análise, levando em consideração o que você tem para ensinar e os que as pessoas querem aprender.

O Buzzsumo, por exemplo, é uma ferramenta que pode ser usada para avaliar o nível de interesse pelo tópico que você planeja ensinar. 

Verifique se há artigos de instruções, vídeos ou infográficos que estão sendo compartilhados muito. Procure influenciadores do seu nicho e leia comentários para saber o que as pessoas pedem e estão esperando sobre este tópico.

2 – Estrutura do ensinamento

Com a ideia sobre o curso já definida é hora de planejar o esquema do curso. Esta é uma das principais etapas de como montar um curso livre.

Afinal, o curso será desenvolvido a parit daqui. Por isso, deixe sua criatividade livre para participar deste processo.

Faça um brainstorm de tudo que as pessoas pesquisam, anote tudo que você considera fundamental.

Relembre seu processo de aprendizagem, aplicabilidade, de resultados, frustrações e valide o que é importante as pessoas saberem para conseguirem o sucesso.

Com este esboço, você precisa então, configurar o plano em uma ordem cronológica. Dividindo assim, todo o curso em tópicos.

Esta divisão pode acontecer por categoria de assunto ou da habilidade ou conhecimento mais fácil para o mais difícil.

Dentro de cada tópico do curso é importante manter uma dinâmica para o andamento da aula.

Em todos os tópicos do curso, aponte:

1 – O que você vai ensinar

2 – O que é fundamental que as pessoas entendam nesta fase

3 – Como você vai ensinar e demostrar que funciona

4 – Como o aprendiz pode reter esta informação

Com esta estrutura além de organizar as informações de maneira lógica, você poupa tempo, por ser mais direto. A cada fase, você pode incluir um exercício, jogo, ou dinâmica como estratégia de retenção da informação.

Ao criar um formato simples e prático você garante que as pessoas sejam instruídas de maneira descomplicada para seguir e alcançar os resultados de maneira progressiva e tangível.  

3 – Pesquise mais…

Com a estrutura sobre o que é necessário para iniciar o processo de como montar um curso livre você precisa agora saber mais sobre esse assunto.

Além do seu conhecimento, da prática e dos resultados, procure mais informações sobre cada tópico.

como criar um curso

Se atente para o que as pessoas estão falando online, perguntando e ensinando. Observe também a linguagem que elas utilizam, esta informação pode ser útil para você conquistar o aprendiz.

Aprenda mais do que ninguém. A segurança que o conhecimento extra te proporciona será crucial para o sucesso de como montar um curso livre.

Se atualizar sobre sua área, e sobre o universo do aprendiz é tão importante quanto criar seu próprio material educacional.

4 – Escreva o conteúdo adequado ao formato

Como será apresentado este curso? A partir de textos, infográficos com ilustrações do passo a passo, áudio ou vídeo.

Estabelecer o formato da entrega do conteúdo é crucial para que o material seja desenvolvido adequado a apresentação.

Nesta fase você deve combinar a estrutura do que será ensinado ao formato. Lembrando de que a escolha do formato também deve ser adequada ao aprendiz e a melhor maneira para que ele aprenda.

O processo de como montar um curso livre consiste em juntar várias partes de um conhecimento para criar algo novo. Por isso, em cada módulo foque em atender a expectativa do aprendiz naquele momento.

Deixe claro qual será a transformação de cada etapa do curso e assuma o compromisso de expor exatamente como deve ser.

Seguindo o processo você saberá como chegar ao ponto final e entregar um material de qualidade.

O processo de como montar um curso livre não deve acontecer uma única vez. Mesmo quando já estiver pronto, o curso precisa passar por atualizações, acréscimo de material ou até mesmo tirar o que está defasado.

Quando você terminar a estrutura do curso comece a promover. Não espere ficar perfeito, faça ajustes quando necessário.

5 – Hospede, promova e venda

A última etapa do processo como montar um curso livre é referente a hospedagem. A vantagem do curso livre na internet é justamente a facilidade de distribuição.

A principal plataforma para hospedar e vender cursos online é a Hotmart. Você cadastra seu curso gratuitamente na plataforma e organiza vídeos e arquivos por categoria, tema ou público.

Você define o acesso e quanto cobrar por ele. Além disso, a quantidade de conteúdo cadastrado é ilimitada, e organiza os conteúdos independentemente da ordem de postagem.

O aprendiz recebe um acesso quando realiza a compra e você pode acompanhar o desenvolvimento de cada um.

Estratégia de retenção

Além de como montar um curso livre você precisa ter clientes. Ou seja, é preciso desenvolver estratégias para reter estas pessoas.

O aluno precisa seguir todo o curso para ter resultado, só assim, seu curso será útil. O curso livre não é como na escola tradicional que tem um professor perto incentivando.

E a chave para que o aprendiz conclua o curso é garantir que ele permaneça motivado durante toda a experiência.

A melhor maneira de fazer isso é fazer com que ele alcancem resultados reais. Não importa se ele são pequenos, desde que seu aprendiz possa olhar para trás e ver algum resultado tangível de sua aula.

Por isso, você precisa constantemente encontrar maneiras de seus alunos aplicarem imediatamente seus conhecimentos e se sentirem envolvidos.

Este processo pode ser feito de várias maneiras. Aqui você encontra duas delas:

Criação de comunidade

Criar uma comunidade em torno de seu curso é uma das melhores coisas que você pode fazer.

As pessoas são criaturas inerentemente sociais. Ou seja, gostamos de poder interagir com pessoas diferentes.

Os cursos livres podem ficar rapidamente entediantes se o aluno não achar que pode interagir com outras pessoas sobre o material.

Com um grupo privado no Facebook, ou WhatsApp, por exemplo, interações e dinâmicas podem estimular os participantes.

Conteúdo gotejado

A alimentação por gotejamento é uma técnica de marketing em que, em vez de distribuir todo o seu conteúdo de uma só vez, você “goteja” seu conteúdo por um período de tempo.

Então, ao invés de dar acesso total imediatamente, você libera um novo módulo toda semana.

conteúdo gotejado

Usar esse método significa que seus alunos são mais propensos a permanecer engajados, porque agora eles querem acompanhar até o fim.

Dica extra

É importante ter em mente que quando você está alimentando um curso é que você deve oferecer constantemente algo valioso. Toda vez que você lança um novo conteúdo, precisa ter certeza de que ele é o mais relevante e acionável possível.

Caso contrário, o que você estará fazendo é frustrar os alunos que sentirão que não estão recebendo o valor de seu dinheiro e que não estão se movendo tão rápido quanto gostariam.

Após este processo de como montar um curso livre você já sabe por onde começar. Como sabemos que conhecimento é poder sugiro que além de estudar mais sobre seu nicho de ensino você conheça também sobre implementação de estratégias e ideias no mercado digital.

A dica extra e para útil para dar o pontapé inicial de lucrar com seu conhecimento na internet é: Baixe o e-book Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo.

Neste material você terá acesso a informações valiosas para iniciar a implementação das suas ideias.