5 (100%) 1 vote

Hoje em dia, no Brasil, é possível verificar um forte crescimento no setor de Ensino a Distância (EAD). De acordo com o Censo de Educação Superior, aproximadamente um milhão de matrículas já foram feitas em instituições de ensino superior com plataforma EAD gratuita. Essa é uma forma de qualificação profissional que veio para ficar no país.

Atualmente, o EAD já equivale a um quarto da educação superior no território nacional e tem tudo para continuar em ascensão. Conforme pesquisa feita pela Sagah, companhia de desenvolvimento de conteúdo e tecnologia para EAD, esse ramo deve chegar a 51% do mercado até 2023.

No entanto, o interessado precisa ficar muito atento porque há uma pequena quantidade de unidade de ensino devidamente liberadas pelo Ministério da Educação para oferecer uma plataforma EAD gratuita ou paga.

Vale salientar que esse estudo apontou uma estatística bem relevante. Dos 15 milhões de brasileiros que estão fora de faculdade ou universidade no país, quase 70% apenas tem condição de arcar financeiramente com a tabela de valores do ensino a distância.

A diminuição de vagas nos programas governamentais, como o Financiamento Estudantil (FIES), aumenta a procura por esses cursos e abre a chance real de que a modalidade a distância supere as aulas presenciais em um curto espaço de tempo.

Se o Brasil prosseguir com a situação enfrentada nos últimos anos, é possível que o levantamento da Sagah seja antecipado para 2020. Sendo assim, cursos presenciais e virtuais dividirão igualmente o mercado educacional no país.

Conceitos das melhores instituições de Ensino a Distância

Quem está procurando por uma plataforma EAD gratuita de qualidade precisa levar algumas questões em consideração. Portanto, é indispensável compreender como funcionam os dois principais conceitos usados pelo Ministério da Educação para classificar as universidades a distância.

O primeiro fator se refere ao Conceito Institucional CI), que analisa a unidade em geral e todos os seus cursos. Já o segundo conceito, o Índice Geral de Cursos, verifica cada curso da instituição de forma isolada.

Dentro deste conceito ainda consta o Conceito Preliminar do Curso (CPC): responsável por avaliar professores, recursos didático-pedagógicos e infraestrutura. Neste caso, as notas variam de 1 a 5.

Quando a instituição alcança um patamar três já é vista com qualidade satisfatória. E quando o curso recebe uma avaliação superior a três, a faculdade tem a liberdade de optar por receber ou não uma visita da equipe do MEC. Nota abaixo de três pode gerar problemas para a tal universidade.

estudar pela internet

Além disso, há o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que se trata de uma avaliação feita esporadicamente pelos alunos da primeira e da última fase de um curso. O intuito é verificar o desempenho dos estudantes formados naquele local.

Lista das melhores instituições de ensino a distância no Brasil

Agora que você já conhece os elementos avaliados pelo Ministério da Educação, está na hora de descobrir quais são os melhores locais para estudar virtualmente no território nacional. Isso porque existem diversas alternativas de plataforma EAD gratuita ou paga no mercado nacional.

Só que essa diversidade pode despertar dúvida no momento de fazer a matrícula em um local. Para deixar a sua tomada de decisão ainda mais simples e segura, você precisa prestar atenção nos tópicos citados anteriormente.

Afinal, uma faculdade reconhecida pelo MEC fornecerá material e conteúdo de alto nível, além de um diploma com reconhecimento e a aceitação no mercado de trabalho nos mais variados segmentos. Mas, vamos conferir a lista com as melhores universidades a distância do Brasil em 2017?

Públicas:

  1.    Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  2.    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  3.    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  4.    Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  5.    Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  6.    Universidade Federal de Minas Gerais

Privadas:

  1.    Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)
  2.    Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)
  3.    Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  4.    Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Escolas EAD gratuitas: conheça as melhores do planeta

O fato é que muitos brasileiros podem ter o sonho de fazer cursos, seminários e até especializações também nas instituições do exterior. A boa notícia é que você pode acessar uma plataforma EAD gratuita nos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Espanha ou qualquer outro lugar do mundo.

O que você precisa é contar com acesso a internet em velocidade satisfatória, um dispositivo eletrônico (computador, celular, notebook, tablet, etc), tempo disponível e vontade de aprender.

Com a rede mundial de computadores, se tornou possível estudar nas mais prestigiadas universidades e centros de ensino do planeta sem desembolsar nenhum centavo, sair do território nacional e tampouco se submeter a processos seletivos longos e exigentes.

Isso porque inúmeras instituições de nível superior resolveram levar os seus conteúdos para pessoas de todas as partes do planeta, liberando o acesso para alguns cursos de maneira gratuita, fácil e interativa. Bateu aquela vontade de ampliar os seus horizontes? Confira o que está a um clique de distância!

1 – Universidade de Oxford

Conforme o último levantamento entre as mil melhores universidades do planeta, realizado anualmente pela revista britânica Times Higher Education (THE), a Universidade de Oxford, localizada no Reino Unido, está na liderança.

cursos online oxford

Vale salientar que duas nações estão no topo desta lista: Reino Unido e Estados Unidos. Sendo assim, quem pretende participar de alguns destes cursos, é indispensável ter um conhecimento básico do idioma inglês. Afinal, os materiais são distribuídos nesta língua.

A Universidade Oxford, por sua vez, disponibiliza uma plataforma EAD gratuita com diversos cursos no formato de podcasts, textos, gráficos e vídeo-aulas. Há milhares de conteúdos de excelência para contribuir com a formação internacional, consta no site da instituição.

Esses são alguns dos cursos oferecidos na Universidade de Oxford:

  •         Abordando Shakespeare* (literatura)
  •         Elementos do desenho* (arte)
  •         Introdução à bioética* (filosofia)
  •         Como construir um negócio* (ciências empresariais)
  •         Tendências demográficas e problemas do mundo moderno* (sociologia)

2 – Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge, também localizada na Inglaterra, ocupa a segunda posição entre as melhores do globo conforme a edição da THE em 2017.

Entre as diversas possibilidades, Cambridge fornece a chance de aprender chinês e árabe gratuitamente. Além destes cursos, é possível se inscrever em:

  •         Curso básico de chinês* (idiomas)
  •         Curso básico de alemão* (idiomas)
  •         Fundamentos de árabe* (idiomas)
  •         Marxismo* (filosofia)
  •         Adaptação às mudanças climáticas* (ciências ambientais)

3 – Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

Caso você seja apaixonado por séries americanas, já deve estar familiarizado com esse nome “Caltech”. Essa é a universidade na qual trabalham os protagonistas do seriado “The Big Bang Theory”.

Mais do que o cenário de uma atração de TV, o Instituto de Tecnologia da Califórnia se trata de uma unidade privada de ciência e tecnologia situado na cidade de Pasadena.

Os programas educacionais a distância tem o intuito de aprimorar a maneira de educar as futuras gerações de cientistas e engenheiros, mostrando uma abordagem diferenciada.

como estudar pela internet

Esses cursos estão acessíveis na plataforma EAD gratuita para qualquer lugar do mundo sem custos. Qual seria a sua opção?

Esta é uma amostra dos seus programas gratuitos:

  •         Fundamentos da criomicroscopia eletrônica* (biologia)
  •         O Universo em evolução* (astronomia)
  •         A ciência do Sistema Solar* (astronomia)
  •         As drogas e o cérebro* (biologia)
  •         Curso sobre aprendizagem automática* (ciências computacionais)

4 – Universidade Stanford

Provavelmente, você já deve ter se deparado com o sensacional discurso do fundador da Apple, Steve Jobs, durante uma formatura em 2011, em Stanford. Curiosamente, ele chegou a passar pela universidade, mas jamais se graduou ali. Apesar disto, a instituição sempre esteve entre as melhores do planeta.

E, como não poderia deixar de ser, Stanford também tem um ambiente virtual com uma grande variedade de conteúdo, cursos e oficinas gratuitas. Veja alguns exemplos abaixo!

  •         Criptografia I* (ciências computacionais)
  •         Saúde além do espectro do gênero* (medicina)
  •         Como pensar como um psicólogo* (medicina)
  •         Fotografia digital* (arte e humanidades)
  •         Algoritmos* (ciências computacionais)

5 – Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Bastante famoso pela sua sigla em inglês, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) é uma instituição de ensino particular de Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos. Essa unidade também possui uma plataforma EAD gratuita com várias matérias livres para seu aprendizado:

  •         Interações eletromagnéticas* (ciência nuclear e engenharia)
  •         Direito e sociedade* (ciências políticas)
  •         Análise econômica para a tomada de decisões empresariais* (economia)
  •         Planejamento, comunicação e meios digitais* (estudos urbanos)
  •         Como desenvolver estruturas musicais* (música e teatro)

6 – Universidade Harvard

A cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, também abrange a extraordinária Universidade de Harvard. Já pensou em fazer cursos livres com a qualidade de Harvard para inserir no seu currículo? Isso pode ser estar ao seu alcance através da plataforma edX. Confira algumas possibilidades!

  •         Obras primas da literatura mundial* (literatura)
  •         Resposta humanitária ao conflito e ao desastre* (sociologia)
  •         Ciência e cozinha* (ciência)
  •         Visualizando o Japão (1850-1930): Ocidentalização, protesto e modernidade* (história)
  •         A imaginação arquitetônica* (arquitetura)

7 – Universidade de Princeton

Localizada no estado de Nova Jersey (EUA), a Universidade de Princeton é a quarta mais antiga do país e se encontra na sétima posição neste estudo global produzido pela THE. Que tal adicionar conteúdos desta universidade a sua formação acadêmica e profissional?

  •         Como fazer com que um governo funcione em lugares difíceis* (ciências políticas)
  •         A arte da engenharia estrutural: as pontes* (engenharia)
  •         Escrita: a ciência da apresentação* (ciências sociais)
  •         Cérebro: um manual para os usuários* (biologia)
  •         Laboratório de história universal* (história)

8 – Imperial College de Londres

Em Londres, a Imperial College também merece destaque em função de um conjunto de matérias abertos aos interessados na sua plataforma EAD gratuita, sobretudo, no mundo dos negócios:

  •         Fundamentos da contabilidade para um MBA de sucesso* (empresarial)
  •         Análise de dados para um MBA de sucesso* (economia)
  •         Fundamentos de finanças para um MBA de sucesso* (economia)
  •         Fundamentos matemáticos para um MBA de sucesso* (economia)

9 – Universidade de Chicago

A nona colocação na lista das melhores faculdades do mundo ficou reservada para a Universidade de Chicago. E também há uma grande variedade de temas e matérias dos mais variados assuntos a sua disposição:

  •         Compreendendo o cérebro: a neurobiologia da vida cotidiana* (biologia)
  •         Problemas críticos da educação urbana* (ciências sociais)
  •         Aquecimento global: a ciência das mudanças climáticas* (ciências ambientais)
  •         Ativos financeiros: parte 1* (economia)
  •         Estratégias de venda* (negócios)

10 – Universidade da Pensilvânia

E por que não aprender com tudo que a Universidade da Pensilvânia fornece aos seus admiradores espalhados pelo planeta? Você poderá se especializar em artes, administração, história, filosofia e muito mais ao acessar a plataforma EAD gratuita da décima melhor instituição de ensino superior da Terra!

Veja uma seleção de seus cursos livres:

  •         Poesia moderna e contemporânea dos Estados Unidos* (artes e humanidades)
  •         Introdução ao marketing* (administração/economia)
  •         Sinais vitais: compreender o que nosso corpo nos está dizendo* (biologia)
  •         Mitologia grega e romana* (história e filosofia)
  •         Desenho: criação de artefatos na sociedade* (arte)

Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo?

Até aqui você conheceu algumas das melhores plataformas EAD gratuitas ligadas às universidades mais prestigiadas do Brasil e do mundo. Mas, você também sabia que dá para colocar todo esse conhecimento em prática e ganhar dinheiro enquanto você viaja para outros estados e países?

Se é possível estudar virtualmente, você tem a condição de fazer o mesmo com o seu trabalho. Isso significa que as pessoas não precisam mais aguardar pelas férias ou finais de semana para fugir da rotina com organização, determinação e uma boa rede de contatos.

Tudo isso e muitas outras dicas sensacionais estarão ao seu alcance ao baixar o ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo”.

Você pode encontrar um nicho no mercado digital para utilizar a sua experiência e conhecimento visando ampliar a sua fonte de renda e ter muito mais qualidade de vida. Vamos nessa? Você só precisa clicar neste link!