Muitas pessoas que curtem viajar fazem a mesma pergunta: Quais países que não precisam de passaporte para viajar? Até mesmo quem já é acostumado a visitar o exterior pode ser impedido em alguma viagem internacional.

As pessoas que não têm o costume de fazer viagens ao exterior podem enfrentar ainda mais dificuldades em decidir qual o melhor destino, principalmente se não possuir o passaporte.

Quem não tem o passaporte e não sabe que em alguns países pode entrar somente com a identidade, acaba perdendo muitas oportunidades. Por exemplo: promoções de passagens áreas, conhecer destinos incríveis, passar férias em um lugar totalmente diferente, visitar pontos turísticos importantes, entre outras coisas.

Conheça países que não precisam de passaporte para viajar
Muitos países não precisam que você tenha o passaporte para visitar suas cidades

São muitos os países que permitem que você cruze a fronteira apenas com o seu documento de identidade. E não importa a forma que você entre no país, seja por via terrestre, área ou marítima.

Mas muitas pessoas acabam confundindo quando se fala no documento de identidade (RG) e acabam tentando viajar levando a carteira de habilitação (CNH). Se você tentar entrar em qualquer país com esse documento vai ser impedido. Os países permitem apenas o RG como documento de identificação.

Quais países que não precisam de passaporte para viajar?

Antes de conhecer os países que permitem a entrada apenas com o RG, é preciso que você saiba de uma informação muito importante. Caso o seu voo precise fazer conexão em algum país que exige passaporte , ele será solicitado a você no embarque ainda no Brasil. Então só viaje para países que permitem a entrada com o documento de identidade se o seu voo for direto.

Muitos países permitem que cruze a fronteira somente com o documento de identidade RG
Com o RG você pode entrar em nove países sem a necessidade do passaporte

São nove os países que não precisam de passaporte para viajar, mas é preciso que o RG esteja em bom estado e que também tenha no máximo 10 anos desde sua emissão. Os países são: Venezuela, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Bolívia, Peru. Equador e Paraguai.

1 – Venezuela

É um momento complicado para o país, uma crise econômica política tem afetado diretamente a vida da população. É um país que pode oferecer lugares lindíssimos para conhecer, mas como não está em sua melhor época, as ruas não estão nenhum pouco seguras, além da dificuldade de aderir certos produtos dentro do país.

A Venezuela é um dos países que você não precisa de passaporte
Um dos principais pontos da Venezuela é o arquipélago de Los Roques

O melhor lugar para se visitar no país é o arquipélago de Los Roques. Ele é considerado um dos lugares mais lindos do país e muito indicado para todas as pessoas que resolverem escolher a Venezuela como destino. Além do arquipélago, sua costa também é muito elogiada, por ser toda banhada pelo mar do Caribe.

2 – Argentina

O país do tango,  do churrasco e do Maradona oferece lugares maravilhosos para você visitar. Esse é um dos destinos preferidos dos brasileiros, com excelentes restaurantes e muitos locais para percorrer.

Se você já é mais fã daquele friozinho e tem muita vontade de conhecer as geleiras, o ideal é que você vá para o sul do país na região da Patagônia. Essa é a região que fica Bariloche, cidade que apresenta uma das mais famosas estações de esqui.

Argentina é a terra do tango, churrasco e do Maradona
Argentina é um dos países mais visitados pelos brasileiros

Existem outros pontos que podem super interessantes e que não pode deixar de conhecer. É o caso de Mendoza, região mais ao centro e é divisa com o Chile, apresenta lugares incríveis para beber um excelente vinho. Já no norte do país você pode conhecer Jujuy, que você encontra paisagens desérticas memoráveis.

3 – Uruguai

É um dos países que oferece o melhor lugar para quem busca sossego. O pequeno país é conhecido pelos pastos, boas carnes e muita tranquilidade. Um dos lugares mais famoso é Montevidéu, que oferece um Mercado Municipal com muitas delícias e ruas que farão você lembrar do interior, e ainda é à beira do Rio da Prata.

O Uruguai é um dos destinos mais procurados para quem quer sossego
Punta del Este é um dos locais mais visitados do Uruguai

Para os mais aventureiros e baladeiros as dicas são: Punta del Leste e a praia de Jose Ignacio. São cidades que você encontra muita diversão com festas e baladas. Outro local que pode fisgar seu estilo aventureiro é Cabo Polonio, cidade sem energia elétrica e que fica próximo ao mar, a melhor opção é ir no verão.

Antes de descobrir mais sobre os países que não precisam de passaporte para viajar, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar a você escolher e preparar suas viagens:

1- Check list Internacional: Passo a passo para sua viagem

2- Países que não precisam de visto para morar

3- Benefícios de viajar sozinho: quais são eles e os cuidados necessários

4 – Chile

País que também oferece lugares lindíssimos para quem quer viajar. Para quem gosta de acampar, um dos locais mais incríveis do Chile é a Patagônia Chilena.

Nela você encontra o Parque Nacional de Torres del Paine, área com muitas montanhas cobertas de gelo e muita neve.  Em Santiago você também encontra coisas incríveis, principalmente quando se trata de gastronomia.

5 – Colômbia

Para quem tem muita vontade de ir ao Caribe, mas tem problemas com o passaporte, a dica é Colômbia. Já que o litoral norte do país é banhado pelo maravilhoso mar do Caribe.

Lá você encontra as regiões de Cartagena da Índias e Santa Marta. Outro ponto interessante da Colômbia é a sua capital Bogotá, que oferece um clima bem agradável e uma excelente gastronomia típica.

6 – Bolívia

É um país que não apresenta muitos luxos, mas oferece cada paisagem linda. O Salar de Uyuni é um dos pontos mais procurados pelos turistas por ser o maior deserto de sal do mundo. Para quem gosta de tirar fotos, esse é o lugar. Outros lugares que merecem que você visite são: La Paz, Potosí e Oruro.

7 – Peru

Todo mundo que pensa em viajar para o Peru decide por Machu Picchu, um dos lugares mais famosos do país. É uma cidade perdida dos incas muito bem conservada e apresenta diversas maneiras de chegar até ela.

Outro ponto muito importante do Peru é sua culinária, então aproveite muito os restaurantes do país. Na capital Lima, por exemplo, você encontra alguns restaurantes que são considerados os melhores da América Latina.

8 – Equador

É um país com muitos pontos históricos para oferecer aos turistas. Para quem tem vontade de conhecer vulcões de perto, a capital Quito é cercada de vulcões andinos, que com certeza vai fazer com que se apaixone pelo visual.

Caso você prefira visitar lugares mais charmosos, pode optar por Cuenca ou Loja. É o país que você encontra o importante arquipélago de Galápagos, local que rendeu grandes descobertas para a ciência.

9 – Paraguai

O país mais conhecido aqui no Brasil por muitas pessoas comprarem produtos mais baratos do que aqui. A Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, é a cidade que faz mais sucesso com os brasileiros quando se trata de compras. Mas além de produtos, Paraguai oferece lugares maravilhosos que você deve visitar, como: parques nacionais, museus e ruínas arqueológicas incríveis.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo, e que, de alguma forma, possa ter te ajudado. E se isso for um fato, compartilhe com os amigos. Até mais…