As vezes a zona de conforto e a rotina do dia a dia faz a gente pensar que não somos criativos. A falta de motivação diária não nos deixa elevar nossa criatividade no trabalho.

Pessoas criativas são muito valorizadas no mercado de trabalho e são bons solucionadores de problemas, surgem sempre com ideias promissoras e não se deixam abalar pelos desafios encontrados pelo caminho.

elevar a criatividade no trabalho
Como ser mais criativo?

Você já se perguntou como anda a sua criatividade na vida pessoal? Ser maduro na resolução de conflitos, sensatez na tomada de decisão e espontaneidade para novas ideias são alguns exemplos de criatividade no trabalho. Todavia, pessoas que souberam elevar a criatividade no trabalho, já o fizeram também no dia a dia de suas vidas.

É muito provável que você seja capaz de muito mais do que imagina, só precisa aprender algumas técnicas de como elevar a criatividade no trabalho e na vida. Quer descobrir como elevar sua criatividade no trabalho e estar pronto para novas oportunidades? Fique com a gente que a partir de hoje você será muito mais criativo!

Como elevar a criatividade na vida pessoal?

Somos no ambiente de trabalho um reflexo do que se passa na nossa vida pessoal. Por isso no momento de elevar a criatividade no trabalho é importante ter consciência do poder da criatividade nas nossas vidas também.

1 – Zona de conforto

Zona de conforto e criatividade são como água e óleo, não se misturam de jeito nenhum. Se você precisa elevar sua criatividade no trabalho e na vida, saia da zona de conforto agora! Se acostumar a rotina do dia a dia é fechar as portas da criatividade. Quer ver como sair da sua zona de conforto mesmo com coisas simples?

• Ouça músicas em outro idioma. Nosso cérebro se acostuma a ouvir músicas em português e até inglês, quando você se dá a oportunidade de ouvir algo fora do conhecido, aguça sua mente a entender aquela mudança e te faz sair, nem que seja um pouco, da zona de conforto.

elevar a criatividade no trabalho
Saia da zona de conforto

• Assista mais filmes e documentários fora do estilo que você gosta. Filmes que te mostrem uma nova realidade de algo, filmes que inspirem! Filmes tem o dom de nos mostrar algo novo, de nos tirar da nossa zona de conforto nem que seja por alguns minutos.

• Faça caminhos diferentes. Voltando para casa de carro, ou até mesmo a pé, use caminhos diferentes. Não acostume sua mente sempre com a mesma coisa! Volte por uma rua diferente, veja algo diferente do que está acostumado a ver todos os dias.

Pode parecer bobagem, mas são nessas pequenas dicas para melhorar a criatividade que o entendemos o porquê devemos sair da zona de conforto para então elevar a criatividade no trabalho e no dia a dia.

2 – Viajar ajuda a elevar a criatividade no trabalho?

Viajar sempre ajuda em tudo. Seja para nos dar motivação, seja para descansar e até mesmo para nos ajudar a elevar a criatividade no trabalho. Assistir filmes e leitura são formas alternativas de se viajar. Mas nada como uma viagem de verdade para nos inspirar, nos fazer mudar de opiniões e perspectivas, não é mesmo?

• Viaje mais! Não pense que boas viagens devem ser feitas exclusivamente nas férias. Ótimas viagens também podem ser aquelas curtas, durante o fim de semana mesmo. Nada melhor para elevar sua criatividade do trabalho do que uma boa viagem para descansar a mente e voltar no pique total!

elevar a criatividade no trabalho
Viajar ajuda a estimular a criatividade

• Faça um intercâmbio! O mercado de trabalho valoriza muito os profissionais que estudaram e moraram fora do país e isso não é em vão. Experiências fora do país são capazes de ensinar muita coisa e tem o poder de ligar a chave da criatividade dentro de nós. O contato com outro idioma, com outra cultura, novos hábitos, tudo isso faz com que a gente aprimore nossa capacidade de resolver problemas e de “se virar” muito bem na vida.

Antes de seguir para os próximos tópicos, veja também outros conteúdos que também preparamos para você:

1 – Descubra os 5 melhores filmes inspiradores da Netflix

2 – Como manter a motivação no trabalho nos dias atuais?

3 – Descubra a importância da inteligência emocional

Como elevar a criatividade no trabalho?

Agora que você já entendeu a importância da criatividade na vida pessoal e já viu como aumentá-la, vamos descobrir agora algumas dicas para elevar a criatividade no trabalho!

1 – Exercícios para melhorar a criatividade

Já existem muitos exercícios e até mesmo aplicativos para te ajudar a manter-se criativo! Vamos conhecer alguns deles:

• Palavras cruzadas, são ótimas para nos fazer pensar fora da bolha e nos desafiar. Tente agora mesmo e inclua as palavras cruzadas naqueles 15 minutinhos depois do almoço.

elevar a criatividade no trabalho
Exercitar a mente para elevar a criatividade no trabalho

• Escove os dentes com a mão que geralmente não usa. Parece meio maluco, mas essa é uma forma de manter o cérebro estimulado e em constante renovação.

2 – Aplicativos para elevar a criatividade no trabalho

Elevate: esse app tem exercícios para memória, desenvolvimento da concentração e velocidade de processamento e resposta. O aplicativo está desenvolvido apenas em inglês, o que já vai te ajudar a desenvolver o seu segundo idioma também. Tente!

Peak: esse app dá ao usuário a possibilidade de optar por quais habilidades ele prefere exercitar, foco, memória, agilidade, solução de problemas e outras questões que nos ajuda a elevar a criatividade no trabalho. Pense fora da caixa (think outside the box)!

Nada como elevar a criatividade no trabalho fazendo coisas novas, pensando fora da caixa. Arrisque mais, faça o que ninguém mais faz, inove e se dê a oportunidade de errar, errar é bom!

elevar a criatividade no trabalho
Não deixe o medo de errar te impedir de ser criativo

O medo é um dos piores inimigos da criatividade. Por que as crianças são geralmente mais criativas? Porque elas não têm medo de errar!

Não temem o julgamento da sociedade e tem a curiosidade a flor da pele. Estimule a criança que tem dentro de você e não deixe que o medo te impeça de elevar sua criatividade no trabalho e na vida!

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.