Que viajar proporciona diversos benefícios, isso todo mundo sabe. Viajar nos permite conhecer novos lugares e novas culturas, descansar do ritmo frenético do trabalho, saborear novos pratos, fazer compras que não faríamos no nosso dia a dia, ser feliz.
Sim, arrumar a mala e embarcar nos proporcionam a felicidade mais pura, genuína e os melhores sentimentos. Pensando nisso, o nosso texto traz hoje os benefícios psicológicos de viajar.
Temos a certeza de que, ao final dele, será preciso de apenas uma coisa: vontade – e o resto será resto diante dessa imensa curiosidade que te toma de conhecer o novo.
O porquê de viajar
Viajar é uma das melhores experiências que a vida pode te proporcionar e, por isso, não é à toa aquela famosa frase “viajar é a única coisa que você pode comprar e que te faz mais rico”.
Afinal, você volta com a bagagem cheia de cultura, conhecimento, quebras de preconceitos, felicidade e sabedoria. Tem como ser mais rico do que dessa maneira? Não, né???
Além dos benefícios psicológicos de viajar – sobre o qual falaremos no próximo tópico, turistar em novos lugares significa se apaixonar – seja pela comida, pelos costumes locais, pelas pessoas que passaram por seu caminho, pelos lugares que visitou…
E voltar para a sua realidade sempre vai partir o seu coração, não só por causa da rotina diária, mas por deixar para trás boas lembranças. Acostume-se a essa ideia, mas saiba que infelizmente (ou seria felizmente?) não tem nada melhor para uma depressão pós-viagem do que outra viagem. É a vida.
Benefícios psicológicos de viajar
Após um longo período de trabalho, de semanas mal dormidas, de preocupações e de compromissos profissionais, familiares e sociais, viajar cai como uma luva para fugir de tudo e, por que não, de todos?
Por isso, para que você se sinta ainda mais motivado a arrumar suas malas e partir, listamos os 8 benefícios psicológicos de viajar. Vamos ver?
1) Mente descansada
Quem nunca se pegou não raciocinando mais porque sentiu na pele o cansaço ou que começou a sentir a mente avoada? Ou, ainda, que entrou no modo automático, sem sequer pensar no que estava fazendo? Tudo isso é normal e comum.
Afinal, trabalhar o ano inteiro ou, até mesmo, estudar é bastante cansativo e desgastante tanto para o corpo como para a cabeça. Por isso, todos merecemos um período de descanso para aliviar o estresse e voltar regenerado ao trabalho e aos estudos. E nada melhor do que viajar para descansar, não é mesmo?
2) Mente mais produtiva
Consequência direta do ponto acima, uma mente descansada é uma mente mais produtiva. Todo mundo precisa desse tempo de descanso, pois só assim conseguirá voltar mais motivado e com mais energia para a rotina.
Workaholics estão pirando a cabeça nesse momento, pois eles acreditam que sinônimo de produtividade é passar boa parte de seu tempo ocupado! Mas só que eles se esquecem que as novas formas de ser mais produtivos em pleno século XXI é ficar com uma parte do dia em descanso.
Ou, como no caso de nosso conteúdo, tirar alguns períodos (férias) para descansar totalmente a mente. E não vale ficar lembrando das atribuições do trabalho. Saiba que quando sair desse período de descanso você voltará como uma máquina em alta performance.
3) Mente desconectada
Quando você viaja, sua mente automaticamente se desconecta – do trabalho, dos estudos, da rotina estressante do dia a dia, das preocupações diárias. Quando está viajando, você passa a viver o seu dia da maneira mais intensa e aproveita todos os seus momentos de melhor maneira possível. Quer benefício psicológico melhor que esse? Não, né?
4) Mente aberta
Não há algo melhor para abrir a nossa mente do que conhecer novas culturas, conversar com novas pessoas, entender novas tradições e costumes.
Ao viajar, preconceitos são quebrados e os tabus já não são mais tão tabus assim. Nós nos enriquecemos muitíssimo culturalmente, abrindo a nossa cabeça para o desconhecido e respeitando o que é diferente da nossa realidade. Por isso, nada mais justo do que listar como um dos benefícios psicológicos de viajar o fato de abrirmos a nossa mente para o novo.
5) Mente tolerante
É inegável o fato de que, ao abrirmos a nossa mente para o novo, nós nos tornamos pessoas mais tolerantes. Afinal, conhecer lugares, culturas e povo completamente diferentes dos nossos nos dá uma visão mais completa do mundo em que vivemos. Afinal, quando viajamos, nós nos damos conta de quantos “mundos” fora da nossa realidade podem existir. Eles não são melhores, nem piores, mas simplesmente diferentes.
Ops! Antes que você siga para o próximo tópico, deixe-nos mostrar algumas sacadas sobre viagens. Temos certeza que você vai curtir muito:
1 – Dicas para conseguir passagens aéreas mais baratas
2 – Descubra como fazer um roteiro de viagem
3 – 10 dicas sobre como economizar para a próxima viagem
6) Mente positiva
Com a realidade tão cruel como a de hoje em dia, mais e mais pessoas encontram-se em estado de depressão. Infelizmente, tal doença se tornou o mal do século. Para sair da fossa, viajar pode ser uma ótima alternativa.
Por isso, quando se encontrar longe de casa, aproveite esses momentos para relaxar a sua mente, para expulsar todos esses pensamentos negativos e se encontrar consigo mesmo. Dessa forma, você voltará para a casa e para o trabalho renovado e com a mente muito mais positiva.
7) Mente grata
Quem nunca se sentiu imensamente grato por ter a oportunidade de viajar, de conhecer novos lugares e de poder esvaziar a mente e fugir da realidade? Quem nunca agradeceu por ter vivenciado experiências que só a viagem nos permite? Quem nunca se deu conta de que o verdadeiro significado de riqueza não é mensurável ao retornar para casa? Por tudo isso, é inevitável associar a palavra viagem com o enorme sentimento de gratidão.
8) Mente feliz
Como dissemos no início deste texto, viajar nos permite ser feliz e poder vivenciar a felicidade mais pura, genuína e os melhores sentimentos. Quando viajamos, somos tomados por uma alegria que não cabe dentro de nós mesmos. Por isso, a mente feliz é, com certeza, um dos maiores benefícios psicológicos de viajar.
Quando voltar de uma viagem, muito provavelmente você vai se sentir diferente, com a cabeça mais aberta ao novo e com mais sabedoria e autoconhecimento. Além disso, você vai se sentir extremamente ansioso e não vai parar de se questionar qual será o seu próximo destino.
Se esses sintomas aparecerem, fique tranquilo porque o diagnóstico é sempre o mesmo: o bichinho do espírito viajante te picou e você está contaminado pelo resto de sua vida – mas, convenhamos, quem se importa?!
Opa, antes que você vá para ao nosso próximo conteúdo, deixe-nos compartilhar com você este vídeo bem interessante sobre o tema “Por que viajar te torna uma pessoa melhor?”.