A aposentadoria tem tomado conta de todos os noticiários nos últimos meses. A Reforma na previdência projetada pelo presidente Temer tem feito muitas pessoas repensarem seus planos para o futuro e criarem estratégias para ter uma aposentadoria sem depender do INSS.

O medo de não conseguir se aposentar, não poder ter uma velhice calma e tranquila tem feito muito brasileiros perderem noites de sono com medo do futuro.

Aposentadoria
A aposentadoria tem tomado conta de todos os noticiários nos últimos meses.

Pensar na sua aposentadoria, hoje mais do que nunca, é uma necessidade e você precisa estar pronto para essa fase da sua vida. Para te ajudar com esta tarefa trouxemos algumas dicas para que você não precise depender tanto do INSS na hora da tão sonhado descanso depois de tantos anos de trabalho.

Aposentadoria e INSS entenda esta complicada equação

A aposentadoria é o afastamento, remunerado, após anos de trabalho e contribuição do trabalhador. Este é um momento único da vida de uma pessoa em que ela pode ter um descanso tranquilo e saudável após contribuir anos para a sociedade.

Muitas vezes, um trabalhador precisa se aposentar por motivos de saúde. Neste caso, ele também tem direitos assim como o funcionário que se aposentou por idade.

Aposente-se com tranquilidade
Aposente-se com tranquilidade sem depender do INSS

Existem diversos tipos de aposentadoria, sendo 4 possíveis pelo INSS.  O trabalhador pode se aposentar por idade, tempo de contribuição, invalidez e especial.  A pessoa que não quiser depender tanto do INSS pode fazer uma aposentadoria privada.

No Brasil aposentadoria por idade é concedida a homens com 65 anos ou mais e mulheres de 60 anos ou mais.

Aqueles que pretendem se aposentar por tempo de contribuição precisa ter contribuído por 35 anos, no caso de homens, e 30 anos, para mulheres com INSS.  O trabalhador deve ficar atento pois existem categorias como professores e militares que possuem regras diferentes.

A aposentadoria especial tem especificidades. Este tipo de aposentadoria é permitida para os trabalhadores que tiveram contato com agentes nocivos para sua saúde (biológicos, físicos ou químicos).

Já a aposentadoria por invalidez é dada por motivos de doença ou acidente, quando a pessoa é considerada incapaz para o trabalho. Para receber o benefício o trabalhador precisa passar por uma perícia médica realizada pelo INSS.

Se aposentar não é um processo fácil, é bom você estar ciente de que irá precisar de tempo, muito cálculo e talvez até um plano b na hora de lutar pela tão almejada aposentadoria.  Desse modo será mais fácil ter uma aposentadoria sem depender do inss

Por que é melhor ter uma aposentadoria sem depender tanto do INSS

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre as demoras nas pericias, nas longas filas, nos problemas em todos os processos.

Esta é apenas a ponta o Iceberg.  O órgão sempre passou por muitas dificuldades e, em momentos de crise política e instabilidade como o que estamos vivendo no Brasil, ele é um dos primeiros a ser visados.

O INSS tem inúmeros problemas e, ao que parece, esta reforma da previdência prevista pelo governo de Michel Temer, ainda trará muitas dores de cabeças para quem pretende se aposentar.

A prevista reforma da previdência vale para homens menores de 50 anos e mulheres com menos de 45 e aumenta o tempo de contribuição e a idade mínima para se aposentar.

Pela reforma prevista a idade mínima para se aposentar passará a ser fixada em 65 anos e o trabalhador deverá ter contribuído, no mínimo por 15 anos.

Além dos problemas que já foram citados existem muitos outros. O idoso deve sentir uma segurança e confiança no processo de aposentadoria, o que muitas vezes não ocorre quando ele está trabalhando com o INSS.

plano b
Tenha um plano B na hora de se aposentar para ter uma aposentadoria sem depender do INSS

O INSS é um órgão importantíssimo para o país, uma das melhores formas de conseguir se aposentar. No entanto, estar preparado para as mudanças e oscilações e ter um estratégia para o futuro pode fazer toda a diferença. Ter uma aposentadoria sem depender do INSS pode ser a melhor solução.

Agora, veja alguns artigos relacionados a algumas formas de como você pode ganhar um dinheiro extra

1 – 10 dicas para ganhar dinheiro como infoprodutor em 2017

2 – Programa de afiliados: como ganhar dinheiro com ele

3 – Como ganhar dinheiro com blog por visitas

5 dicas para ter uma aposentadoria sem depender tanto do INSS

Sair da dependência do INSS não é difícil, você pode até comemorar depois e se dar bem com as escolhas que fez.

No entanto, você precisa estar muito atento, é preciso estudo, planejamento e muitos cálculos na hora dessa transição.

Quanto mais você se programar melhor. Para que você faça isso com mais calma, selecionamos 5 dicas importantes na hora de se desvencilhar o INSS para curtir a aposentadoria com todos os prazeres que ela pode oferecer.

1 – Tenha controle do seu dinheiro

Saber quanto você ganha, quanto você gasta e quanto pode poupar é muito importante. Mais do que isso, saber se programar para fazer esta poupança é essencial. Saiba onde gastar e onde seu dinheiro está sendo aplicado.

2 – Avalie sua aplicação 

Pesquise as previdências privadas, estude bem os benefícios que ela oferece e o que ela tem de diferente com relações a outras. Será que este banco é mesmo o melhor para poupar?

Quais são os prós e contras deste tipo de aplicação? A previdência privada é um bom complemento, embora ainda não ofereça tantos benefícios quanto o INSS.

 

aposentadoria sem depender do inss
Saiba onde está colocando seu dinheiro pode ajudar a ter uma aposentadoria sem depender do inss

No entanto, você tem que tomar cuidado devido às taxas altas e rentabilidade baixa. Outro ponto a ser verificado são as taxas.

Cuidado!

A Previdência  privada, principalmente as oferecidas pelos bancos costumam oferecer taxas as quais você não estava preparado e nem sabe por que está pagando. Saiba qual o melhor investimento para se aposentar sem depender do INSS.

3 – Comece a poupar cedo

Quanto mais cedo você puder começar a poupar, ótimo!

Vai evitar muita dor de cabeça no futuro. Faça o possível para conseguir juntar um dinheiro todo mês.

Calcule seus gastos e deixe um pouco para aquelas atividades que fazer você sentir prazer, quando der, mas lembre-se de começar a poupar. Seu futuro agradece. Quanto mais cedo você começar a poupar mais tranquila será sua vida no futuro.

4 – Poupe o que puder

Existem economistas que afirmam que o ideal é poupar pelo menos 10% do salário para o futuro. No entanto, você deve ter em mente que, quanto mais você conseguir poupar, mais tranquila será sua vida no futuro.

poupar
Poupar é investir no futuro para ter uma aposentadoria e não depender do INSS

Por isso, lembre-se de separar aquele dinheiro para investir todo o  final de mês.

Calcule e se programe para ter uma aposentadoria sem depender do INSS

Na hora de poupar e avaliar seu projeto de aposentadoria você precisar estar ciente da inflação, verificar taxas de juros e fazer bem os cálculos.

Se programar é essencial, não só para conhecer todas as possibilidades, mas para estar ciente das oscilações que podem ocorrer no cenário econômico.

Conceitos como Inflação, juros são muito importantes. Além disso, saber em que você vai investir também. Tudo isso poderá ajudar a ter uma aposentadoria sem depender do INSS.

Aposentadoria sem depender do inss
Se aposentar é um direito seu, avalie suas opções

Se aposentar pelo INSS é um direito e você deve lutar por ele exigindo um processo rápido, eficiente e justo, mas muitas vezes é necessário ter uma opção B para que você possa curtir o merecido descanso tranquilamente.  Você merece uma aposentadoria espetacular e muito especial.

Planeje seus próximos passos com cuidado