Os melhores Investimentos alternativos para 2018
Vote neste post

Normalmente, os investimentos alternativos são aqueles que fogem das modalidades mais tradicionais, como, por exemplo, a renda fixa, o mercado de ações e o Tesouro Direto.

Cada um destes negócios possui uma estrutura própria e em função desta particularidade complexa, comumente, são opções abraçadas por pessoas ou instituições com estabilidade financeira, mas não significa que você não possa tirar proveito destas opções incomuns.

O diferencial dos investimentos alternativos é que eles não tem muita relação com as possibilidades tradicionais. Por causa disto, vários empreendimentos passaram a destinar uma pequena parte do seu portfólio para esta vertente.

Vale salientar que algumas são oportunidades que exigem um aporte inicial elevado e, outros, como o Hedge Funds, contam com taxas ligeiramente mais altas que os fundos de investimentos mais famosos.

Estes também são investimentos renomados por obterem liquidez diminuída, horizonte longo de investimento e, às vezes, é possível estimar com precisão o preço comercial do que se aplicou.

Mas, qual será o melhor investimento do mercado tradicional?

Agora, conheça os melhores Investimentos alternativos para 2018

Por mais ousados que possam parecer à primeira vista, alguns investimentos alternativos também estão a disposição do investidor médio, desde que se saiba exatamente onde se está pisando e o quanto necessitará ser colocado na transação até conseguir lucrar. Pronto? Então, confira boas dicas para este ano!

1 – Hedge Funds

Citado anteriormente, estes são investimentos alternativos que utilizam processos mais complexos que os fundos convencionais a procura de resultados mais interessados, acima da média do mercado. O intuito mais relevante é baixar a volatilidade e risco, manter o principal e obter resultados positivos em todas as situações de mercado.

Cada fundo tem as suas particularidades, que variam desde derivados, arbitragem, operações em vários mercados, entre outros elementos. São menos fiscalizados que os fundos mútuos, o que concede muito mais liberdade para que o profissional possa implementar a sua postura.

É essencial salientar que os Hedge Funds são geridos de maneira a usufruir chances que o cenário mostra, mesmo em períodos de crise. São restritos a um grupo de investidores, com alto poder de investimento inicial e com liquidez limitada. Geralmente, a carência para resgate beira os 12 meses.

investimentos alternativos 2
Estes são investimentos alternativos que utilizam processos mais complexos que os fundos convencionais a procura de resultados mais interessados, acima da média do mercado.

Além disso, esses negócios tendem a exigir uma taxa de administração e de performance. O retorno varia em função dos acertos e das falhas encontradas nos planejamentos adotados. Deste modo, é fundamental analisar a consistência com que o fundo fornece aos resultados acima do mercado.

Esta é uma preocupação que você, como alguém que pretende investir a longo prazo para alcançar a liberdade financeira, deve levar em consideração antes de aplicar o seu patrimônio em qualquer oportunidade de negócio.

Nestes investimentos alternativos, muitos fundos restringem o tamanho de patrimônio, uma vez que diversas ações podem perder eficácia se o administrador contar com um poder financeiro muito grande para aplicar.

Esses são negócios que podem auxiliar a diminuir o perfil de risco de sua carteira de investimentos, pois não sofrem com o perigo de mercado com a chance de faturar até com o mercado em queda. No entanto, o investimento necessita de uma conta no exterior, já que cada banco estrangeiro oferece inúmeras opções de fundos para você.

2 – Private Equity

Os Private Equity são investimentos alternativos de gestão ativa, que acumulam participação em empreendimentos micro ou pequenos de capital fechado, com a meta de gerar o desenvolvimento, seja por aplicação financeira, suporte em gestão ou auxílio tecnológico.

Normalmente, esses fundos contam com um prazo bem estabelecido, promovido inicialmente como um período de investimento e, em seguida, como um tempo de desinvestimento, que se refere a venda da companhia ou a abertura de capital na bolsa de valores.

Nesta última etapa é quando o dinheiro volta ao investimento, que busca não apenas a independência financeira, bem como um padrão de cima acima da média. O fato é que existem inúmeras organizações deste modelo no Brasil e no mundo, sendo que cada um tem uma postura diferenciada.

Tudo isso por causa do local onde se estabelece, o nicho de atuação e até mesmo a capacidade de investimento no pequeno negócio. É possível colocar dinheiro desde companhia de infraestrutura na África, mas também em estabelecimentos tecnológicos nos Estados Unidos.

De modo geral, os valores de investimento mínimo são elevados e a retirada é bem limitada, chegando a ser classificada como inexistente. Inúmeros adeptos deste modelo de investimento pensam no lucro para mais de uma década. São um sistema bem relevante para investidores com um espaço de tempo alongado e ainda fundos de universidades, os chamados Endowments.

Apesar de sofrer com baixas nas épocas de crise, a taxa que acompanha os investimentos no Private Equty têm apresentado resultados além da lucratividade no mercado de ações entre os últimos 5 e 20 anos.

3 – Venture Capital & Angel Investment

Estes investimentos alternativos são bem similares ao tópico anterior, mas abrangem somente empreendimentos em etapa inicial de desenvolvimento, os chamados startups. Organizações que podem ser formadas por pouquíssimos profissionais ou até mesmo por um produto que sequer chegou ao mercado.

O interesse na etapa inicial destes empreendimentos é essencial para implantar o seu estilo de gestão, já que ao não possuir patrimônio e tampouco lucratividade consolidada, essas empresas contam com acesso escasso as vias de financiamento convencionais, como, por exemplo, os empréstimos.

O perigo de colocar o seu dinheiro nestas companhias embrionárias são bem mais altas, assim como os possíveis retornos. Da mesma maneira que a organização pode falir, ela também pode se transformar em um sucesso e devolver o seu investimento em milhares de vezes.

Por acaso, você sabia que esse tipo de investimento foi responsável pelas companhias de tecnologia mais famosas da atualidade? Isso mesmo! O Google, o Facebook e o Twiiter começaram através desta modalidade de negócios.

investimentos alternativos foi o que originou o facebook 3
Esse tipo de investimento fez com que empresas como o Facebook e o Google saísse do papel.

Normalmente, esses startups elaboram rodadas de investimentos com base em determinado cálculo do valor da companhia. Assim, eles abrem mão de uma parcela das ações em troca do dinheiro deste interessado. Essa quantia será usada para financiar as várias fases do desenvolvimento da empresa no seu campo de atuação.

No entanto, você precisa ter plena consciência de que esses negócios não possuem prazo, segurança e sequer previsão de retorno. Tudo depende exclusivamente do poder de crescimento a partir do dinheiro obtido e, até mesmo, da abertura de capital na Bolsa de Valores.

4 – Peer-to-peer Lending

Peer-to-peer lending, ou empréstimo de indivíduo-para-indivíduo, é um dos investimentos alternativos mais recentes desta listas e tem a finalidade de reunir pessoas que necessitam de ajuda financeira e aqueles que podem dispor de quantias para ofertar esses empréstimos.

O conceito já existe há uma década, mas é muito raro no território nacional. Basicamente, tudo gira em torno do funcionamento de um banco, não sendo uma instituição bancária. As companhias que reúnem os dois interessados, quem empresta e quem recebe o empréstimo, são bem mais simples.

emprestando dinheiro em investimentos alternativos 4
Esse tipo de investimento tem a finalidade de reunir pessoas que necessitam de ajuda financeira e aqueles que podem dispor de quantias para ofertar esses empréstimos.

E, caso você esteja pensando em aderir a este negócio para alcançar a liberdade financeira, saiba que é possível não apenas emprestar para indivíduos, bem como ceder valores para micro e pequenas empresas a fim de faturar com juros mais elevados do que no mercado tradicional.

Isso acontece porque a taxa praticada vai depender da qualidade do seu crédito. Todo o histórico do sujeito é avaliado e um perfil de crédito é criado para se estabelecer as taxas. Outro requisito é o tempo e a quantia em questão.

Vale apontar que o mercado que está se expandindo significativamente, se transformando em verdadeiro competidor para o mercado bancário atual. Usa-se um sistema completamente virtual, que une os dois lados deste negócio. Os sites mais usados no Peer-to-peer Lending são:  Prosper, Upstart, Peerform, Sofi e Zopa.

A tecnologia e a velocidade tem chamado a atenção de cada vez mais pessoas, pois a maneira bancária tradicional é muito mais lenta, burocrática e frustrante. Portanto, o benefício destes investimentos alternativos é faturar com juros maiores do que nos investimentos mais comuns.

Por fim, esta é uma modalidade que tem funcionado muito bem nos Estados Unidos e nos países da Europa. De acordo com o site especializado em negócios e finanças, Info Money, o índice de inadimplência observado é bastante pequeno, só que cuidado nunca é demais. Afinal, é o seu dinheiro!

Quer conhecer outras formas de investimentos online?

5 – Vinhos

Já pensou em obter a independência financeira através de investimentos alternativos em vinhos? Nas últimas décadas, esse interesse por vinhos finos tem aumentado drasticamente em diversas partes do mundo, mas é preciso estar sempre atento as novas safras e avaliações de produto.

Isso acontece porque a possibilidade de uma safra ser fora de série se tornar um fenômeno de venda entre os apreciadores é o pontapé inicial para o seu sucesso neste nicho. Por isso, é preciso entender que este é um negócio a médio e longo prazo.

Segundo o site Portal de Notícias Uol, é essencial se concentrar nas áreas mais populares e que possuem bom apelo dentro do mercado secundário. Os especialistas neste segmento indicam que é necessário um prazo acima de 5 anos para que o vinho ou a safra sejam prestigiados e reconhecidos.

Sendo assim, este é um investimento com questões próprias que pode resultar tanto em faturamento econômico quanto na concretização de momentos alegres, já que o dono deve ser o primeiro apreciador de seu vinho. Se você não se sente mais disposto com uma taça de vinho, quem se sentirá?

6 – Diamantes e/ou pedras preciosas

A principal novela da TV Globo, O Outro Lado do Paraíso, traz como parte central de seu enredo a exploração de um garimpo de esmeraldas. Neste cenário, os donos do negócio se apresentam como pessoas bem sucedidas e com excelente padrão de vida. Porém, este é um dos investimentos alternativos restritos a milionários?

Na verdade, este é um negócio que demanda inteligência, planejamento e a menor quantidade possível de gente envolvida. Isso acontece porque o seu lucro não está na venda, mas na compra desta pedra preciosa. Quanto menor a quantidade de intermediário entre você e o sujeito que achou a pedra, maior a sua possibilidade de adquirir por um valor acessível.

De acordo com especialistas, a preferência deve ser dada aos vendedores primários, aqueles que tiveram o trabalho pesado de extrair das minas. Caso você compre no varejo por valores exorbitantes, possivelmente obterá lucro mínimo em um venda no futuro.

O grande diferencial desta atividade é que a base de tudo está no valor intrínseco, isso significa que são pedras de particularidades tão raras que se transformam em itens de grande valor. Os diamantes, sobretudo, são considerados como provas de elegância, amor e pureza.

Conquista a sua independência financeira!

Agora que você descobrir os 6 melhores investimentos alternativos para 2018 e percebeu os benefícios de apostar em opções que fogem do tradicional para obter um lucro consideravelmente mais alto, o ideal é dar o primeiro passo para atingir a sua liberdade financeira!

Este pontapé inicial é muito simples: inscrever-se na Jornada da Liberdade. Este é um evento online e totalmente gratuito que mostra dicas básicas para ser uma pessoa bem sucedida profissionalmente e com disponibilidade de tempo e mobilidade. Você terá a rotina que sempre desejou!

Vamos nessa? Se sim, clique na imagem abaixo e se inscreva 😉