Fazer exercícios físicos sempre faz bem, de modo geral. Exercícios de longa duração, como a maratona, potencializam esses benefícios.

Correr é interessante. E participar de uma maratona é ainda mais instigante. Não é à toa que existe uma grande variedade de maratonas pelo mundo.

maratonas pelo mundo pista
A corrida de São Silvestre no Brasil é uma das maratonas mais famosas do mundo.

Mas o que é a maratona, afinal? De acordo com uma definição presente na Wikipedia, a maratona é um tipo de corrida cuja distância original é de 42 km. Ela tem origem na Grécia Antiga, popularizou-se na década de 70 e perdura até os dias de hoje.

A maratona possui uma série de regras para a sua realização. Além disso, diversos países realizam maratonas e as transmitem ao vivo.

Diversos atletas já se preparam para as corridas pelo mundo em 2017. O calendário de maratonas neste ano pelo mundo e no Brasil já está pronto.

Benefícios da maratona

É interessante notar como algumas práticas esportivas acabam se tornando muito populares. Ao observarmos as maratonas pelo mundo, vemos como um grande número de pessoas gostam de assistir e/ou praticar esse esporte. Dê uma olhada neste vídeo:

Uma das possíveis razões para esse fato é a questão da saúde. Correr por si só já é um exercício benéfico, pois aumenta a capacidade cardiovascular, fortalece o coração, aumenta a capacidade pulmonar, entre outros benefícios.

A maratona instiga ainda mais o corpo, pois o preparo necessário para participar de uma é relativamente grande.

Devido às distâncias percorridas, a maratona tem também um efeito psicológico. Correr faz bem também para o cérebro, para a mente e até mesmo para o emocional. A ideia de se preparar arduamente e correr longas distâncias dá uma injeção de autoestima no indivíduo.

A maratona estimula a circulação sanguínea, melhorando, assim, o funcionamento dos órgãos como um todo e diminuindo as chances de desenvolvimento de diabetes e colesterol.

maratonas pelo mundo percurso
Correr todos os dias faz bem para o corpo e mente!

Devido à altíssima demanda corporal, ou seja, ao elevado esforço físico desprendido, ela aumenta a resistência muscular e o corpo como um todo.

Outro aspecto interessante é que corridas longas também fazem bem à saúde do cérebro. Esse tipo de exercício fomenta o crescimento de novos neurônios que estão relacionados à memória. Devido a esse fator, o indivíduo é capaz de ter maior concentração.

As corridas longas, como a maratona, fazem um bem enorme para a disposição e ânimo. Por conta do fortalecimento das mitocôndrias, o organismo ganha uma maior capacidade de produção de energia. Em outras palavras, você terá mais energia e vigor.

Participar de uma maratona possui inúmeros benefícios e atrativos. Assistir a maratonas é também bastante interessante. Vamos mostrar como se preparar para uma e quais maratonas existem pelo mundo, para que você possa acompanhá-las.

Como se preparar para uma maratona

Quando observamos os atletas nas maratonas pelo mundo, pode parecer relativamente fácil fazer um estilo de corrida dessa. Contudo, é necessário toda uma preparação para ter as condições físicas necessárias para fazer o percurso.

maratonas pelo mundo maratonista
Os maratonistas começam a se preparar meses antes da competição.

Selecionamos algumas dicas para que você possa fazer muito mais do que assistir às maratonas pelo mundo: queremos ajudar você, caso queira, a se preparar para participar de uma.

1. Vá ao médico

Antes de começar, vá ao médico e faça alguns exames, para saber se está apto para começar uma atividade física de fato, ainda mais uma como essa. O médico fará exames de coração e pulmão, a fim de saber se você tem algum problema ou não.

2. Use os equipamentos necessários

Por equipamentos leiam-se aqui os objetos necessários para fazer o preparo de forma tranquila e segura. Procure ter tênis adequados (que absorvam impacto), roupas leves e confortáveis e boné.

3. Tenha sempre um frequencímetro

Este pequeno aparelho ajuda a medir e controlar suas pulsações e batidas, e assim saber quando deve parar.

4. Alimente-se de forma adequada

A alimentação é fundamental nesse processo. Procure ingerir apenas alimentos saudáveis. De modo algum corte os carboidratos, pois eles são uma das principais fontes energéticas para o exercício. Faça alimentações equilibradas e regulares.

5. Prepare-se mentalmente

O desgaste propiciado pela maratona não é apenas físico, mas também mental. Fortaleça sua mente e procure manter-se motivado sempre.

6. Prepare-se com antecedência

Se você já é um praticante habitual de maratonas, o tempo ideal de preparo é de 5 meses. Se você é um iniciante, esse tempo dobra de extensão, mas se é uma pessoa sedentária, o tempo necessário é ainda maior.

Agora, dê uma olhada em outros esportes. E como percebeu, nós que fazemos o Vida de Freesider, curtimos muito os esportes radicais.

1 – Curte esportes radicais? Você precisa conhecer os pontos de interesse em Queenstown agora em 2017

2 – Conheça agora os melhores esportes radicais individuais

3 – 5 Esportes radicais para crianças

Conhecendo 4 maratonas pelo mundo

Há uma grande quantidade e variedade de maratonas pelo mundo e pelo Brasil. Além das maratonas, existem as meias maratonas – competições de longa distância que possuem metade da distância (21 km) de uma maratona comum (42 km).

maratonas pelo mundo competidores
Existem competidores amadores e profissionais de maratonas.

Vamos citar 4 das mais conhecidas maratonas pelo mundo e pelo Brasil.

1. The Great Wall Marathon

Essa maratona, como diz no próprio nome, é efetuada na famosa Muralha da China. Ela se apresenta como um grande desafio para os seus competidores, devido à natureza do percurso.

2. Corrida de São Silvestre

É tradicionalmente realizada todo dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo. É dividida em duas categorias: amador e profissional.

3. Maratona de Santiago

Essa maratona atravessa algumas das principais ruas da cidade, passando por pontos históricos importantes. As inscrições da Maratona de Santiago 2017 ocorreram em outubro desse ano.

4. Meia Maratona Buenos Aires

Foi eleita como uma das melhores maratonas do mundo e uma das mais adoradas pelos brasileiros. A Meia Maratona de Buenos Aires em 2017 já teve suas inscrições encerradas.

Acompanhando as maratonas pelo mundo e pelo Brasil

Obviamente o calendário de maratona e meia maratona em 2016 já se encerrou. Mas você ainda pode se inteirar das maratonas e das meias maratonas no Brasil e no mundo em 2017. Algumas delas já estão com as inscrições encerradas; para outras ainda é possível se inscrever e participar.

maratonas-pelo-mundo-corredor
Um bom corredor deve estar sempre preparado, física e mentalmente.

No site Maratonas no Mundo, você fica por dentro de todas as maratonas que ocorrem no Brasil e no mundo. Ainda que não participe desses eventos, vale a pena acompanhar.