Uma das melhores coisas a se fazer é viajar. Cotidianamente nos dedicamos a viagens rotineiras e lidamos com todo tipo de pessoas e atividades. Espairecer é preciso, então procurar por lugares para relaxar no Brasil é um bem necessário.

Não é necessariamente preciso ir para fora do país procurar um lugar mais tranquilo. Há inúmeros lugares para relaxar no Brasil que são bem sossegados e calmos.

lugares para relaxar no Brasil
Com uma vida tão atribulado como nós temos hoje em dia, a melhor coisa a se fazer é viajar.

Continue conosco nesta leitura para saber um pouco mais sobre esses lugares e aproveitar melhor a viagem.

Por que fazer uma viagem para relaxar sozinho

Viajar em dupla ou grupo é ótimo. Podemos ter ótimos momentos de diversão, bons papos e fazer uma série de coisas que são bem interessantes em conjunto. Contudo, fazer uma viagem para relaxar sozinho é essencial, ao menos de vez em quando.

Como uma série de situações na vida, há vantagens e desvantagens em se viajar com outras pessoas, assim como viajar sozinho.

É muito comum buscarmos ao menos mais uma pessoa para viajar conosco, o que é excelente. Mas viajar sozinho é algo quase como uma necessidade, um bem que podemos e devemos fazer a nós mesmos de vez em quando.

Por que viajar sozinho para relaxar é uma experiência tão comentada e recomendada? Bem, viajar por si só já é algo simplesmente renovador. Todavia, viajar sozinho pode ser uma vivência ainda mais transformadora.

Todos os dias convivemos com uma grande quantidade de pessoas e lidamos com uma série de situações. É família, amigos, colegas de trabalho, atendentes, desconhecidos. Acabamos por não ter muito tempo para nós mesmos.

lugares para relaxar no Brasil
Viajar sozinho para relaxar é uma experiência inesquecível…

Por mais gostoso e interessante que seja a companhia de alguém, ficar em nossa própria companhia é imprescindível. Precisamos desse tempo a sós para podermos nos refazer, recuperar as energias por completo. Há uma grande variedade de lugares para descansar no Brasil.

É esse tempo totalmente a sós que vai nos permitir pensar e refletir mais e melhor sobre nós mesmos, nossas relações, nossa vida. O contato consigo mesmo é importante, pois é a partir disso que sabemos mais como reagimos diante das coisas e de que modo podemos mudar isso.

Viajar sozinho é igualmente benéfico para nossa autoestima e autoconfiança. Por estarmos por nossa conta, temos que aprender a “nos virar” e saber como proceder diante dos fatos, a encarar de peito aberto as situações.

Dicas de como relaxar durante a viagem

Uma dúvida para quem está a procura de lugares para relaxar no Brasil é a questão dos custos. Mas podem ficar tranquilos: há lugares baratos para viajar no Brasil, tanto em termos de passagem e hospedagem, quanto em gastos a serem realizados no local.

Existem lugares para viajar no Brasil para todos os gostos e bolsos. Você pode ainda ir a uma cidade que seja mais movimentada e badalada, mas escolher fazer passeios e atividades que sejam mais suaves e calmos.

Selecionamos algumas dicas para quem quer viajar sozinho e aproveitar a viagem da melhor forma possível.

1 – Faça meditação

Meditação é algo bacana e interessante para se fazer sempre. Porém, durante a viagem, podemos fazer isso mais vezes, por mais tempo, e assim ficar muito mais descansados.

2 – Desfrute da natureza

  1. Quando viajamos, costumamos andar bastante, a fim de conhecer o lugar, explorar a cidade/região. Desfrute de momentos juntos à natureza.

    3 – Descubra e efetue novas atividades

    Viajar permite conhecer novos hábitos, costumes e novas experiências. Busque fazer algo novo durante a viagem, algo que nunca tenha feito, que seja diferente daquilo a que você está habituado.

    4 – Caminhe

    A caminhada, em um ritmo suave, pode ser bastante relaxante. E o melhor de tudo é que você pode relaxar e ainda conhecer lugares novos e interessantes.

    5 – Aprecie atividades culturais

    Adquirir cultura é algo sempre louvável e enriquecedor. Temos diversas e maravilhosas atrações culturais típicas e não-típicas pelo Brasil. Ir ao teatro, assistir a uma apresentação de dança, entre outras coisas, pode ser enriquecedor.

    6 – Leia um livro

    Seja no hotel ou enquanto toma algo em um café ou restaurante na viagem, leia um bom livro, permita-se mergulhar na história e ficar bastante relaxado.

5 lugares para relaxar no Brasil

O Brasil é um dos maiores países do mundo em extensão territorial. Além disso, possui uma diversidade ambiental invejável. Há lugares para descansar em Minas Gerais, na capital ou no interior de São Paulo, enfim, há um grande número de lugares tranquilos para viajar no Brasil.

Vamos citar para alguns lugares para relaxar no Brasil, sozinho ou mesmo acompanhado, em outra oportunidade.

Ei! Antes de conhecer os destinos que vamos apresentar, deixe-nos mostrar outros destinos aqui do Brasil que vão te deixar de queixo caído:

1 – Viagem ao Jalapão: tudo o que você precisa saber

2 – Melhores pontos turísticos de Belém do Pará

3 – Viajar barato para o Rio de Janeiro: descubra como fazer

1. Chapada Diamantina (BA)

A Chapada Diamantina é uma região serrana, uma área preservada dentro do Parque Nacional da Diamantina, situada no estado da Bahia. Você pode visitar o local em qualquer época.

Chapada diamantina
Um dos mais belos exemplos de lugares para relaxar no Brasil é a Chapada Diamantina.

É um local repleto de paisagens naturais deslumbrantes e recantos perfeitos para relaxar.

2. Gramado e Canela (RS)

Essas duas lindas e simpáticas cidades gaúchas são excelentes para quem quer um pouco mais de sossego.

Gramados
Gramado e Canela são dois dos lugares para relaxar no Brasil mais aconchegantes no Sul.

Com exceção dos momentos quando há grandes festivais, são dois locais dotados de bastante sossego e com uma culinária muito saborosa.

3. Fernando de Noronha (PE)

O arquipélago de Noronha é um daqueles locais que podemos chamar de paradisíacos.

Fernando de Noronha
Um dos lugares para relaxar no Brasil mais paradisíacos é Fernando de Noronha.

É um lugar perfeito para desfrutar de belos e relaxantes momentos juntos a natureza, admirando a estonteante paisagem e das belas praias.

4. Serra da Bocaina (SP)

Esta região localizada no estado de São Paulo é composta por diversas e pequenas cidades. A natureza por aqui é simplesmente fascinante.

Serra da Bocaina
A Serra da Bocaina, no estado de São Paulo, é um dos lugares para relaxar no Brasil mais conhecidos.

O clima é bem suave e agradável. A região possui um bom contingente de cachoeiras, lugares calmos e aquele clima caseiro.

5. Chapada dos Veadeiros (GO)

É um região localizada ao nordeste do estado de Goiás, com uma fauna e flora riquíssima. Quem vem aqui pode se deliciar com diversas atividades de aventuras, como cânions, cachoeiras, além de um céu que deixa qualquer um de boca aberta durante a noite.

lugares para relaxar no brasil chapada dos veadeiros
Outro belo exemplo entre os lugares para relaxar no Brasil é a Chapada dos Veadeiros.
Aqui é possível encontrar também diversas terapias alternativas, como massagens e técnicas de relaxamento.

Conhecendo lugares para relaxar

Nossa vida é, por vezes, bastante atribulada. Por mais que sejamos providos de inteligência emocional e tenhamos muita disposição, é fundamental que tiremos um tempo para repor todas essas energias gastas.

Os lugares que citamos aqui são apenas alguns dos muitos exemplos de opções calmas e tranquilas que possuímos em terras brasileiras. As opções são variadas. Descansar corpo e mente é fundamental para que tenhamos qualidade de vida.