O que são nômades digitais? A verdade oculta que escondem de você
Vote neste post

Os nômades digitais estão aparecendo com maior frequência diante de você, mas não sabe ao certo quem eles são? Não se preocupe. Você não está sozinho. A expressão “nômade digital” é relativamente nova. Talvez a ideia não seja tão nova assim, mas o nome que o conceito ganhou, sim. E certamente vem causando curiosidade.

Quantos de nós passam o dia olhando o mundo lá fora através da janela do escritório? Quantos passam, no mínimo, 44 horas por semana escravos do relógio? Ou, ainda, nos esforçando além dos limites próprios, para enriquecer outras pessoas? Será que realmente estamos optando pelo melhor? Os resultados fazem o esforço valer à pena?

É muito provável que tenha ouvido durante a vida toda, de seus pais e pessoas do seu convívio, que o melhor mesmo é ter uma carteira assinada. E mais que isso, passar em um concurso público. Mas a verdade é que os conceitos se renovam. As coisas sofrem mudanças e é fundamental que todos se mantenham atualizados.

Os trabalhos para nômades digitais nada têm a ver com tudo isso. Aliás, a ideia de se manter trancafiado nesse tipo de rotina, é inconcebível para os nômades digitais. E não teria como ser diferente com uma tendência que ganhou maior força na última década. Se pararmos para pensar, quantos novos trabalhos surgiram após a popularização da internet?

A internet não só aumentou as possibilidades de ganhar dinheiro, como mudou o estilo de vida das pessoas. Atualmente, é natural realizar compras em um e-commerce, não é verdade? Ou então, fazermos pedido de comida através de aplicativos. E os tutoriais, então? Praticamente qualquer dúvida pode ser sanada em plataformas como o YouTube.

E se aceitamos tão bem essa evolução na nossa vida, por que não as colocar em prática no trabalho? Venha conhecer os nômades digitais.

Quem são os nômades digitais?

Nômade digital é o termo usado para definir aquelas pessoas que adoram viajar, de modo que essas viagens não atrapalhem seus trabalhos. Então, o que é um nômade digital? São aquelas pessoas que trabalham através da internet, independente do lugar do mundo em que estejam. Basta que o local para onde vão, tenha algum tipo de acesso à internet.

o que é um nômade digital 2
Nômade digital é o termo usado para definir aquelas pessoas que adoram viajar, de modo que essas viagens não atrapalhem seus trabalhos.

Sim, isso parece um sonho. Mas é realidade. Inclusive, existem nômades digitais brasileiros também. Mas veja bem, nômades digitais não são mochileiros. Também não vão passar apenas um mês em um país, e logo voltam para casa. E nem pessoas que passam um ano viajando pelo mundo. É preciso saber diferenciar as categorias de viajantes.

Enquanto as opções aqui citadas são formadas por pessoas que estão em férias ou buscando algum tipo de conhecimento específico, os nômades digitais adotam esse estilo de vida. Normalmente são pessoas bem desprendidas, que amam viajar, conhecer novas culturas, novos lugares, não têm medo de não dominar o idioma do país para onde vão, entre outros.

E claro que, assim como o nômade digital viaja pelo mundo, ele pode optar por viajar somente dentro do país. Afinal, o Brasil tem proporções continentais! Conhecê-lo pode levar um bom tempo, mas com certeza é uma experiência inesquecível. E claro que para trabalhar dessa forma, é preciso ter muita disciplina. As pessoas costumam olhar para a modalidade de uma maneira errada.

Trabalhar viajando não significa trabalhar menos. Significa ter liberdade, é verdade, mas é preciso manter a força de vontade. É claro que as condições de trabalho são infinitamente melhores, mas tem que trabalhar sim! Sendo assim, se você tem vontade de se transformar em um nômade digital, é preciso encontrar um trabalho que permita o mesmo.

Você sabe em qual dos trabalhos para nômades digitais você se encaixa?

Trabalhos para nômades digitais

Agora que você entendeu o que é um nômade digital, surgiu interesse? Provavelmente sim, afinal, quem é que não quer poder ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo? Mas para que seja possível, você terá que se encaixar em um dos trabalhos para nômades digitais. Com certeza você se encaixa em algumas das opções.

O que são nômades digitais 2
Você terá que se encaixar em um dos trabalhos para nômades digitais.

 

Podemos dizer que os nômades digitais brasileiros e do mundo se dividem em três grupos:

  • Freelancers – Os freelas são profissionais que oferecem o seu trabalho aos contratantes e recebem por esse trabalho. Valores e prazos deverão ser negociados antecipadamente e respeitados. Os freelancers podem encontrar trabalho em plataformas que permitem anúncios ou grupos no Facebook;
  • Empreendedores – A modalidade que mais proporciona liberdade certamente é o empreendedorismo digital. Os empreendedores oferecem seu produto ou serviço e ainda podem contar com plataformas que facilitam o processo. Se pretende criar um curso online, por exemplo, plataformas como o Hotmart ajudam e muito;
  • Trabalhadores remotos – Apesar de não uma modalidade bastante utilizada no país, é possível encontrar empresas que permitem o trabalho remoto. Eles podem ser 100% home office ou parciais. Tudo vai depender das condições que patrão e funcionário acertarem, sendo possível sim estar entre os nômades digitais brasileiros;

Entre essas três opções, pessoas que buscam esse tipo de trabalho se encaixam. Compreender o que é um nômade digital, é entender quais as responsabilidades e os prós. Sabendo balancear bem a responsabilidade e a viagem, o profissional só tende a ganhar. E convenhamos que não existe nada melhor do que ser apaixonado pelo o que faz.

Mas afinal, quem são os nômades digitais brasileiros mais famosos? Será que eles realmente estão bem realizando esse tipo de trabalho? Ou será que em terras tupiniquins, não é possível realizar o nomadismo digital? Sem dúvida, é fundamental conhecer os cases de sucesso.

Nômades digitais brasileiros

Agora que está claro o que é um nômade digital e quais são os trabalhos para nômades digitais, separamos uma lista com 10 nomes de brasileiros que trabalham dessa forma. Conhecendo um pouquinho sobre eles, quem sabe você se anima para realizar de vez esse sonho.

1 – Clara Baccarin

A Clara Baccarin é escritora e desenvolve artigos para sites como: Conti Outra – Artes e Afins, De Repente Dá Certo e A Soma de Todos os Afetos. Ela publica poemas e crônicas em diversos lugares da web. Também já lançou livros como Castelos Tropicais e Instruções para Lavar a Alma.

2 – Bruno Picinini

O Bruno é mais um exemplo de profissional que abandonou tudo para viver seu sonho. A princípio buscava a liberdade, como um apartamento próprio, dinheiro na conta e os confortos de uma boa vida. Ele conseguiu mais do que isso como empreendedor digital, entendendo que o conceito de liberdade vai muito além desse conforto.

3 – Bruna Caricati

A Bruna é jornalista freelancer e possui uma ótima visão quando o assunto é comunicação. Em suas próprias palavras: “Meu escritório é o mundo”. Ela garante que utiliza sua necessidade de não ficar apenas instalada em um lugar como combustível. Sair da zona de conforto já é algo natural para ela.

4 – Priscila Kamoi

A Priscila é empreendedora e blogueira. Após um câncer de tireóide, cisto no ovário e endometriose, a curitibana decidiu que a vida é mais que se manter fechada em uma empresa. Deixou seu emprego em uma multinacional, um excelente salário, e foi, segundo ela: “Ser feliz”. Já visitou mais de 24 países.

5 – Marcus Lucas

O Marcus é Mestre em Sistemas de Informações e Telecomunicações Globais pela Waseda University, no Japão, e trabalhou por um bom tempo em Tóquio. Optou pelo nomadismo digital e começou seu negócio em seu próprio quarto. Já morou em 5 países diferentes – Brasil, Japão, Tailândia, Inglaterra e Filipinas – e não pretende parar.

6 – Dan Cortazio

Dan é empreendedor digital e especialista em tráfego online. Ele trabalha com diversos sites e incentiva que todos busquem trabalhar com maior liberdade. Já visitou mais de 40 países e seus números são incríveis. Atualmente o empreendedor vive na Austrália, mas certamente, em breve, estará saindo de lá.

7 – Mariana Pimenta

Apesar de viajar sozinha resultar em alguns obstáculos, a Mariana acha que vale muito. Ela ganha uma boa receita, oriunda de um trabalho que ela já executava antes de se tornar nômade digital. Ela tinha diversas unidades onde empregava seu curso de inglês, e passou a disponibilizar tudo 100% online.

8 – Luma Facchini

Em parceria com o amigo Felipe, Luma trabalha em seu site pessoal e canal do YouTube Mundo da Luma. Ela fala sobre diversos assuntos. Aliás, falar é o que a jovem formada em produção multimídia mais faz. Ela tem como meta apenas deixar sua marca no mundo, através de suas palavras e pensamentos.

9 – Guilherme Tetamanti

O Guilherme é fundador do Quero Viajar Mais. É empresário, empreendedor e sua modalidade pode ser considerada o nomadismo digital. É formado em administração de empresas e comércio exterior pela Mackenzie, e seu site é recheado de dicas para quem quer viajar da melhor maneira possível.

10 – Gabriel Torres

Gabriel é empresário, empreendedor, escritor, jornalista e professor. Em seu site é possível encontrar as histórias de como ele conseguiu conquistar a sua independência financeira. Ele também é autor do livro “Os Mitos do Dinheiro”. Como conseguiu viver e compreender o que é um nômade digital, decidiu passar sua história adiante.

Como fazer parte dos nômades digitais?

Uma boa maneira de fazer parte dos nômades digitais é encontrar pessoas dispostas a dar esse auxílio. Ao menos, no começo da sua carreira. E isso certamente você vai encontrar, pois no mundo digital existe muito conteúdo. E existe muita gente boa disposta a ajudar. E também existem as parcerias que comumente se formam nos trabalhos na web.

Um exemplo de pessoas que oferecem esse tipo de ajuda, é o Fagner Borges. Você o conhece? Se não, saiba que está deixando de conhecer uma história incrível. E, ainda, encontrar as melhores dicas profissionais e os atalhos para chegar onde quer chegar. Afinal, milhares de pessoas podem confirmar essa afirmação.

Esses e outros depoimentos você encontra lá no canal do Fagner, no YouTube. Mas o foco do que queremos te dizer, é o movimento Freesider. Se você quer saber a fundo o que significa, leia este artigo

Por aqui, vamos saber rapidamente do que se trata. O movimento Freesider é constituído exatamente por nômades digitais. São empreendedores digitais que buscam transformar suas vidas e usufruir de maior liberdade. O Fagner oferece dicas incríveis para todos como, por exemplo, como realizar vendas. Olha só.

Claro que essa é uma das diversas dicas que o Fagner traz para quem opta por esse estilo de vida. Até porque o Fagner viveu tudo isso quando deixou seu cargo de funcionário público para viver um sonho. Ou seja, um excelente professor para todos que estão começando. Não deixe de assinar o canal no YouTube.

Jornada da Liberdade

Não adianta tentarmos fugir: estamos cansados. Cansados de acordar pela manhã já desanimados, sabendo o que nos aguarda. São horas de transporte público ou trânsito, alimentação da maneira que é possível, horas na empresa. Somos vigiados durante o cafezinho (quando este é possível) e até mesmo quantas vezes vamos ao banheiro.

Trabalhamos, trabalhamos, trabalhamos e a impressão é de que não seremos levados a lugar algum. É difícil ganhar mais e uma renda extra sempre acaba sendo oriunda da hora extra. E ficamos mais cansados e todo o ciclo se inicia novamente. Não acha que possivelmente seja a hora de se libertar dessas correntes?

Com os nômades digitais, esse tipo de coisa não acontece. Eles são donos do seu tempo e, assim, trabalham em seus horários de maior produtividade. Podem realizar pausas que favorecem o cérebro, a postura corporal e o desempenho. E ainda viajam pelo mundo enquanto realizam seu trabalho. O que acha?
Se você quer saber como realizar esse sonho, se inscreva agora mesmo no evento online Jornada da Liberdade, ministrado pelo Fagner Borges, e diga adeus de vez às amarras. A vida é muito mais do que sentar atrás de uma mesa para beneficiar terceiros. Reescreva sua história e tenha a certeza de estar vivendo o melhor que a vida tem a oferecer!