Primordialmente, o propósito de vida é aquilo que há de mais importante para um ser humano. Portanto, faz parte daquilo que nós somos,  e além disso, é também é o que torna a nossa vida cheia de significado.

Quem não tem algo para acreditar ou aquela vocação que faz seu coração bater mais forte, anda pela vida perdido. Muita gente inclusive entra em depressão por não ter certeza de qual é o seu motivo para viver. Apesar disso, descobrir seu propósito de vida nem sempre é muito fácil.

Descobrir o seu propósito de vida pode ser um dos caminhos para a realização!
Descobrir o seu propósito de vida pode ser um dos caminhos para a realização!

Não se trata apenas de descobrir minha vocação, quem eu sou ou aquilo em que sou bom. É muito mais que isso. É descobrir aquilo que há de mais profundo na minha identidade e que tipo de marca pretendo deixar neste mundo.

Como queremos que tenha uma vida realizada, selecionamos alguns fatores para que você também descubra este propósito. Lembre-se que, mesmo que você pense ao contrário, sua vida tem significado e é única. Abrace isso e se torne o ser humano único que é!

O que significa ter um propósito de vida? 

Descobrir aquilo que amo, aquilo que me faz ser diferente. Aquela paixão que pode transformar para melhor não só a minha vida, mas daqueles que estão ao meu redor. É descobrir minha missão na terra e, aos poucos, entrar em paz com ela e fazer o possível para cumprir esta missão da melhor forma possível.

Falo mais sobre isso na Jornada da Abundância. Inscreva-se gratuitamente!

Um propósito de vida significa, acima de tudo, aceitar todos os aspectos de minha identidade e fazer o melhor com aquilo que tenho. Meu propósito de vida  é a maneira como transformo o mundo e deixo a minha marca por onde passo. Singulares, cada ser humano tem seu propósito e sua missão. E isto deve ser celebrado, nossa diversidade é nosso maior privilégio. Use  sua criatividade e descubra seu propósito de vida.

Essencial para os seres humanos.

Ter  um propósito de vida é importante para nos seres humanos. A vida pode ser bem complicada às vezes e ter um propósito pode nos ajudar a fazer com que ela se torne um pouco mais fácil. Seu propósito de vida é o que irá ajudar você na hora do aperto. Aquilo que se propôs, sua missão, irá guiar você quando tiver que tomar decisões difíceis.

Saiba quem você é!
Saiba quem você é!

Outro beneficio de se ter uma razão para viver é que esta mesma razão irá nos ajudar a nos mantermos tranquilos e confiantes. Se apegarmos naquilo que devemos ser e, dessa maneira, termos uma consciência melhor de nós mesmo e do mundo.

Propósito de vida: Uma segurança 

Descobrir este motivo que nos faz com que desejarmos estar vivos e nos tornar uma pessoa melhor e mais completa. Ao observarmos que ter um propósito de vida, navegaremos de forma mais assertiva pelo mundo. Consequentemente, o nosso sucesso na vida pessoal e profissional será mais fácil de ser alcançado.

Não tenha medo de descobrir qual é o seu propósito de vida. Ele pode ser o segredo da sua realização e da paz que você merece. Você é único, aproveite isto!

Tenha objetivos e metas. Isto será uma segurança para você
Tenha objetivos e metas. Isto será uma segurança para você

Antes de continuar vendo nossas dicas para descobrir seu propósito de vida, dê uma olhada nestes links. Com certeza eles irão inspirar você a se tornar melhor.

  1.  Como ter disciplina para atingir objetivos 
  2. Qualidade de Vida: entenda o conceito e aplique no dia a dia
  3. Metodologia prática para criar situações de sucesso

Descubra o seu propósito de vida!

Descobrir seu propósito de vida pode ser mais difícil do que você imagina. No entanto, não é impossível nem algo que  você deva se descabelar para alcançar. Pode sim, ser uma jornada bem complicada, mas vale a pena!

Sendo assim, nosso propósito de vida é ajudar você a ser uma pessoa mais feliz e realizada selecionamos alguns pontos que podem ajudar você a ter consciência de sua razão para viver e descobrir este ponto tão importante na sua vida. Siga nossas dicas e abrace seu propósito de vida.

1.Conheça suas Habilidades

Uma das melhores maneiras de conhecer seu propósito de vida é saber quais são suas habilidades. Seus dons são o seu diferencial. Você deve estar pronto para aprimorá-los, usá-los da melhor maneira possível e  ajudar a sua comunidade com eles.

Descubra seu dom e utilize-o
Descubra seu dom e utilize-o

Descobrir seu dom e suas habilidades é um passo fundamental para descobrir qual a sua missão neste mundo. Aquilo que você faz bem, faz parte do seu propósito. Você tem dons que são únicos e partes integrantes da sua personalidade. Utilize-os para descobrir qual é o propósito da sua vida.

2.Saiba aquilo que o faz feliz

Outro ponto que pode ajudar você a descobrir seu propósito de vida é saber aquilo que o faz feliz. Os momentos de felicidade são a chave para você entender  o que quer da vida. Você verá que a realização só pode ser alcançada  através da leveza e  da alegria.

Quem descobre aquilo pelo qual é apaixonado, pelo qual sabe que vale a pena lutar, provavelmente está mais perto se descobrir. Você também irá descobrir que quando encontrar sua razão para viver seu mundo se encherá de cor e você será muito feliz.

3. Procure inspiração

Será muito mais fácil se encontrar quando você descobrir aquilo que o inspira. Ter ídolos é perigoso, mas você deve sim procurar alguém que o inspire. Muitas pessoas fazem você ser melhor, aprender com elas. Não deixe de aproveitar essa chance.  Veja aqui alguns exemplos.

Busque alguém que você sabe que é aquela pessoa que admira e que gostaria de ser como ela. Afinal, todos estamos aqui para ensinar e aprender com os outros.

4. Estude!

Não há nada que o ajude a se conhecer melhor do que um bom estudo. Aliás, ao estudar você terá oportunidade de aprender melhor quais são suas habilidades, quais são suas dificuldades e descobrir aquilo que gosta de fazer.

Conhecimento é uma das ferramentas mais importantes que você pode usar neste mundo. E, infelizmente, ainda é um privilégio ao qual muitos não têm acesso. Informação é poder. Dedique-se,  conforme for aprendendo, vá superando seus limites.

Se conecte consigo mesmo e descubra o seu propósito de vida!

Se conectar consigo mesmo irá não só tornar você um ser humano melhor, como fará com que você descubra o seu propósito de vida mais facilmente. Parece coisa de livro de autoajuda, algo super fácil. Muito pelo contrário.

Certamente, se conectar consigo mesmo é um processo doloroso.  Inegavelmente quer gentileza, leveza e uma boa dose de perdão. Então, você terá que perdoar seus erros e aceitar o ser humano que é completamente.  Isto irá exigir uma boa dose de inteligência emocional.  Sim, é doloroso, mas extremamente recompensador.

Se conecte consigo mesmo, se redescubra!
Se conecte consigo mesmo, se redescubra!

Saiba o que há de mais fundamental em você. Descubra sua razão para viver. Percorra esta jornada e com certeza você, apesar de todos os percalços, certamente, irá se orgulhar de quem se tornou.

Um case de Sucesso

Nenhuma mudança ocorre do dia para a noite. A resposta ao questionamento de como destravar minha mente e achar um propósito de vida exige dedicação, persistência e organização diária tanto no que deve ser ignorado quanto no que precisa ser enfatizado.

Então, essa foi grande a lição pontuada em uma conversa que tive com a freesider Nilda Areirep, de Salvador (BA). Há cerca de três meses, ela se interessou e começou a trabalhar as crenças limitantes para como ter abundância na sua vida profissional e pessoal. Mas, vamos começar a procura por propósito de vida do início, não é?

proposito de vida

Nilda contou que estava muito descontente com os rumos de sua vida quando viu o anuncio de uma palestra minha na sua cidade com ingresso custando apenas 2 quilos de alimentos. “Eu já fui para o evento motivada, quando eu sai tive a certeza que seguiria as suas orientações visando uma vida com abundância. Ninguém faz milagre sozinho, ele passa a semente e você precisa plantar e regar”, revelou.

Além disso, ela revelou que convidou outras pessoas para lhe acompanhar, mas ninguém quis. Ainda assim, Nilda superou o medo de se deparar com mais uma palestra e foi sozinha. “Você começou a falar e algo dentro da minha mente começou a se transformar. Ainda assim me questionei se valeria a pena comprar esse curso, uma vez que poderia ser dinheiro desperdiçado. Mas, eu já acompanhava seu trabalho pelas redes sociais e lhe achava uma pessoadiferenciada”, afirmou.

Primeiro passo para como destravar minha mente

A Nilda admitiu que teve dificuldade para se adaptar ao processo de meditação. Ou seja, é uma audioterapia dentro do programa para mudar as suas crenças limitantes de forma passiva. Além disso, ela confessou que muitas questões foram quebradas no seu interior.

Nilda é filha adotiva e salientou que sempre foi muito protegida por sua mãe com relação aos temas financeiros, profissionais e até mesmo nos relacionamentos amorosos. “Quando eu tinha oportunidade de aparecer para promover meu negócio, algo me travava porque a minha mãe colocou esse obstáculo no meu subconsciente”, frisou.

Eu acho muito complexo quando se trata disso. Porque é um pequeno deslize dos pais, já que eu tenho certeza que a mãe dela jamais quis fazer qualquer coisa para prejudicá-la ou limitar o seu desenvolvimento. Só que essas atitudes estão na programação de nossos pais e, indiretamente, podem acabar dificultando a busca do nosso propósito de vida.

Durante as nossas terapias, a Nilda comentou que sempre precisava contar com o suporte de uma pessoa para fazer palestras, seminários, workshops ou qualquer tipo de evento que exigisse a sua exposição. Por causa das crenças limitantes, ela nunca tinha feito nada sozinha. Todavia, essa situação está mudando pouco a pouco e para melhor.

“Janeiro sempre costumava ser um mês tranqüilo no meu negócio na área da beleza. Mas, eu bati recorde. Agora, eu procuro evitar ao máximo procrastinar e estou trabalhando com a agenda. Mas, nada muda da noite para o dia. Porque eu ainda estou fortalecendo essa nova fase de planejamento e organização. Muita gente fala que nada disso adianta, não adianta quando você não faz a sua parte. Por isso, a gente vai adquirindo essa noção com o tempo”, disse.

Como ter abundância pode ajudar a encontrar um propósito de vida?

De acordo com Nilda, ela conseguiu bater recorde e montar um workshop com apresentação sozinha em três meses. Em seis dias, as inscrições para o primeiro seu curso foram esgotadas. Após saber como destravar a minha mente, é importante descobrir ainda como ter abundância. Sendo assim, dá para ver que esse aspecto está destravado na nossa freesider de Salvador.

“Todos os dias, eu acordo me sentindo muito mais confiante, bonita e capaz. Ser elogiada pelo bem feito é difícil, mas faça mal feito para ver se você não acaba na boca do povo. Minha mãe sempre salientou que senão fosse para fazer bem feito, era melhor nem fazer”, reforçou.

como destravar minha mente

Neste ponto, eu precisei fazer um alerta para essa ideia de esforço nunca passe do limite positivo. “Feito é melhor que perfeito, desde que seja bem feito”. Segundo a Nilda, ela optava por não postar um vídeo porque não considerava “perfeito”. Com o curso, ela começou a mudar a postura e entendeu que o vídeo é feito para os outros e não para a gente. Afinal, a gente só melhora com a prática, não é?

Além disso, a busca por um propósito de vida da Nilda não passou despercebida as pessoas a sua volta. “Eu notei que as pessoas estavam começando a me notar de forma diferente. Na forma de falar, postura e até as minhas amizades começaram a ser mais seletiva. Não adianta ter um projeto de vida abundante e continuar andando com as pessoas que jogam água na fogueira que você está tentando acender. Porque se tivesse dado ouvidos ao que as pessoas falavam no começo, eu não estaria nesse ponto da minha vida”.

Seja grato, mas não conformado

Como destravar minha mente das crenças limitantes e alcançar o propósito de vida? Muita gente que pensa pequeno acha que se reside em uma casa própria, tem um carro e faz viagens eventualmente já tem uma vida feliz. No entanto, essas pessoas podem não entender a diferença entre ter gratidão pelo que já se conquistou e não estar conformado em uma zona de conforto.

como destravar minha mente

Não se questionar em como ter abundância, é estar conformado. Na vida, você está crescendo ou está morrendo. Afinal, nada é tão bom que não possa melhorar. Faça essa reflexão: você está crescendo ou morrendo? Assim, as crenças limitantes que você escutou durante a infância precisam ser combatidas, já que cada um tem a sua possibilidade de crescer e se desenvolver.

Eu sempre digo que o tempo é o recurso mais democrático do planeta, uma vez que todo mundo possui um dia com 24 horas. Portanto, você necessita moldar a quantidade de tempo que desperdiça com coisas supérfluas ou nas redes sociais. Afinal, a internet pode comer o seu tempo, mas pode ser uma ferramenta para inspirar e mudar a sua mente.

Por isso, eu escolhi encerrar esse texto com uma excelente frase da Nilda que também fechou a nossa conversa.

“O que vai mudar a sua mente não é o que eu ou o que o Fagner está falando, mas o que você busca. Se você não se permitir a evoluir e sair da zona de conforto nada vai mudar. Seja grato no pouco e siga buscando. Reclame menos e agradeça mais”.  

Nilda Areirep