Rate this post

Hoje em dia, o cenário profissional é extremamente competitivo e exigente no Brasil. Por isso, o cidadão necessita escapar de armadilhas diariamente visando o crescimento. Neste caso, o ideal é se preparar para não duvidar do seu potencial e se deixar abalar com as crenças limitantes.

Literalmente, a definição de crença se refere a uma posição adotada com fé e certeza, uma convicção poderosa sobre alguma coisa. O ato de acreditar. E todo mundo acaba recebendo informações e passando por informações que interferem na sua personalidade e desenvolvimento desde a infância.

Isso acontece pela interferência dos pais e familiares mais próximos, que também passaram por esse processo. Portanto, as crenças tendem a ser positivas ou limitantes e se inserem no sistema mental. Normalmente, essas questões são assimiladas até os 7 anos de idades.

As crenças limitantes freiam o seu crescimento
As crenças limitantes freiam o seu crescimento

Parece pouco tempo, né? Só que o impacto destas crenças limitantes ou não no decorrer da jornada é bastante significativo. Ao longo da vida, situações e pessoas acabam por alterar algumas destas crenças estabelecidas. No entanto, a maior parte desta mentalidade continua intacta.

Além dos pais e responsáveis, o ambiente escolar e o social também possuem grande papel na construção deste sistema. Entretanto, os pais estão diretamente relacionados com a criação e atuam majoritariamente na formação das crenças de seus filhos.

Categorias das crenças

De modo geral, essas crenças podem construídas de duas maneiras:

Repetição

A repetição das experiências quando se nota e/ou recebe a mesma carga e conceito emocional.

Forte apelo emocional

Uma ocasião com forte apelo emocional e que interfere diretamente na maneira com que a pessoa encara a realidade a sua volta. Nesta categoria, ocorra a formação de fobias, medos e complexos.

Vale salientar que as crenças têm como base a maneira com que se lida com tudo ao seu redor. Isso significa o peso que se aplica a certos pensamentos ou situações e a forma como se assimila essas circunstâncias.

Além disso, o sistema de crença é algo bastante individual. Em função da criação em família e em um contexto sócio-cultural particular, cada um estabelece os seus próprios padrões. Isso explica porque uma pessoa toma uma certa atitude e você reaja diferente diante da mesma situação.

É importante destacar que essas questões podem ser igualmente positivas e negativas. Dá para se definir um sistema de crenças que lhe impulsione e propagar ações otimistas. A partir daí, você tem mais facilidade para encontrar resoluções aos seus problemas e ser bem sucedido.

Mulher comemorando por ter vencido as crenças limitantes
Mulher comemorando por ter vencido as crenças limitantes

E, ao mesmo tempo, é possível encarar todo o peso negativo das crenças limitantes. Essa tendência faz com que você se sinta receoso ou inferior em determinadas ocasiões.

Conceito de crenças limitantes

Até aqui você conferiu que as crenças podem ser benéficas e maléficas na vida de cada um. E esse sistema é consolidado ao longo dos anos em função das experiências e emoções vividas. Com as crenças limitantes, não há diferença;

As crenças limitantes têm origem em uma série de experiência ou até de uma única experiência. Neste caso, a situação deve ter provocado um impacto negativo extremamente forte. Essas crenças estabelecem o modo como se irá enxergar e os fatos a longo prazo. E, consequentemente, também vai determinar algumas preferências e tomadas de decisão em todos os aspectos.

Quando algo acontece frequentemente e causa sequelas negativas, o cérebro desenvolve pensamentos a respeito deste fato. A partir daí, o cidadão interpreta como verdade absoluta e passa a adaptar as suas atitudes conforme a sua nova percepção.

A dificuldade primordial é que a mente trabalha esse comportamento no inconsciente e promove pensamentos contraditórios. E, algumas vezes, até mesmo inverídicos. Ter um inconsciente repleto de crenças limitantes se transforma em um enorme percalço para a evolução, o sucesso e a felicidade.

O que são crenças coletivas?

Além das crenças limitantes, é preciso também entender o conceito de crenças coletivas. Basicamente, é quando uma grande quantidade de pessoas se convence de algo. E esse algo ganha muito mais poder e alcance em função do número de pessoas que acredita realmente nele.

E uma crença coletiva pode ser tanto positiva quanto negativa. Quando muita gente acredita em uma mentira ou algo inadequado, é até estranho classificar como crença coletiva.

A crença em uma economia nacional instável e frágil e a crença no desequilíbrio ambiental são exemplos atuais de crenças coletivas. E cada uma destas vias pode agregar fatores construtivos ou destrutivos a curto, médio e longo prazo.

Embora seja ligeiramente complicado, é possível se desprender das crenças limitantes, bem como das crenças coletivas. Quando você entende que a mentalidade coletiva não lhe agrega absolutamente nada, está na hora de se desafiar e se desapegar desses conceitos.

Como se livrar das crenças limitantes?

As crenças regem e determinam muitas ações no cotidiano e há quem acredite que são elementos externos que governam seus destinos. O fato é que toda mudança pessoal com um começo na crença e não necessariamente no comportamento.

A palavra mudança sendo transformada em oportunidade
A palavra mudança sendo transformada em oportunidade

Sendo assim, o primeiro passo para se libertar destas tendências pessimistas é achar a sua causa. Posteriormente, é preciso estabelecer uma meta para se alcançar e superar diante de algum bloqueio, substituir a crença antiga até convertê-la em um hábito sadio. Mas, como fazer isso de modo bem sucedido?

1 – Identificar as suas crenças limitantes

O pontapé inicial é descobrir quais são as crenças que impedem o seu desenvolvimento. O modo mais indicado é pegar papel, caneta e começar a anotar. Dá para fazer isso em uma simples frase.

Por exemplo: “a minha crença limitante se refere a poupar dinheiro. Eu acho que é muito complicado guardar todo o mensal e, em função disto, não sou capaz de economizar”.

Note que neste contexto, a pessoa está certa que não tem meios de economizar e não vê outras chances de aumentar a sua renda. Isso faz com que a mente trabalhe para encontrar formas de torrar todo o dinheiro.

O controle financeiro é apenas um exemplo, só que esse conceito pode ser aplicado em qualquer área que se deseja evoluir. Caso a intenção seja emagrecer, inesperadamente, a pessoa terá a mesma rotina que a deixa acima do peso ideal.

Se a dúvida é com relação ao seu sucesso profissional, geralmente, o cidadão não acha chance de mostrar o seu potencial. Esse é o peso das crenças limitantes no dia a dia. Quando se compreende o alcance desse prejuízo, é possível entrar em ação para reverter esse problema.

2 – Coaching

Outra maneira bastante em voga é trabalhar com a ajuda de um coaching, visando estabelecer os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso porque uma crença se construir quando não ocorre nenhuma dúvida, nenhum questionamento.

Anotando os seus objetivos à curto, médio e longo prazo
Anotando os seus objetivos à curto, médio e longo prazo

Sendo assim, você encara a situação como verdade absoluta e passa a trabalhar no piloto automático. E o que tem a ver essa postura com uma crença limitante? Simplesmente, tudo!

Já pensou na possibilidade de reverter uma crença limitante em algo positivo? Portanto, você conseguirá executar algum tipo de pensamento e/ou reação de maneira natural. Ou seja, você tomará aquela decisão sem sofrer ou se lamentar.

Condicionar uma nova crença representa abraçar uma nova realidade na sua mente, a fim de atingir uma meta. A visualização é uma forma interessante de desenvolver a antecipação. Porque você estará experimentando mentalmente a sensação de sucesso ao completar o seu caminho.

Diante disto, você vai encaminhar sinais ao seu cérebro, fazendo com que ele trabalhe a seu favor. E não contrariando as suas melhores expectativas, como costumava acontecer devido às suas crenças limitantes.

Confira, escute e sinta o resultado que almeja atingir mentalmente. Realize esse exercício diariamente por alguns minutos. Com essa repetição e a ajuda formidável de um coaching, você passará por uma interessante mudança de vida e vencerá qualquer crença limitante que dificulta o seu crescimento.

3 – Hipnose

Já deu para entender que as crenças limitantes são reais, certo? O efeito que essas verdades absolutas provocam ao longo da vida pode ser extremamente tóxico. Afinal, o cérebro não consegue compreender o que é real do que imaginário. Sendo assim, tudo se torna realidade.

É possível se desfazer destes fardos de algumas formas, inclusive através da hipnose. Portanto, será restaurante o modo apropriado de se raciocinar, acabando em um pensamento agradável. Tudo isso para que o paciente se sinta muito mais fortalecido e pronto para alcançar os seus intuitos.  

Hipnose sendo usada para cura de crenças limitantes
Hipnose sendo usada para cura de crenças limitantes

A hipnose pode ser útil para descobrir com facilidade como e quanto todos esses problemas começaram. E até onde e quais as pessoas contribuíram para a fixação destas crenças limitantes. A partir daí, o cidadão pode ser submetido a um recondicionamento para se despedir destas limitações definitivamente.  

Agora você pode assistir um vídeo falando sobre auto hipnose, uma boa maneira de lidar com crenças limitantes:

4 – EFT

O EFT (Emotional Freedom Techniques) ou Técnica de Libertação Emocional em tradução livre. Além disso, esse método pode ser visto como uma espécie de acupuntura emocional sem uso de agulhas. É uma forma de promover o desbloqueio de energia e emoções simples e facilmente.

Em função disto, a técnica também pode ser aplicada para acabar com crenças limitantes. Portanto, você tem tudo para se despedir destas limitações e se dar bem tanto na vida particular quanto na vida profissional.

Considere que você se sinta incapaz de praticar uma atividade física porque sofreu na infância com críticas de colegas. O EFT poderia ser bem útil para reverter essa situação. Vamos ver como?

Frases

Embora eu tenha dificuldade para fazer esportes, eu me aceito totalmente”

“Mesmo que as pessoas tenham rido ou caçoado pelas minhas trapalhadas, eu escolho me aceitar sem restrições exatamente como eu sou”.

Repita diversas vezes essas sentenças e bate no ponto do caratê. Em seguida, avance para a próxima etapa, repetindo as frases:

  •         Sobrancelha: “eu não levo muito jeito para os esportes”
  •         Olhos: “meus colegas já diziam isso no colégio”
  •         Nariz: “sempre fui muito atrapalhado nos jogos e brincadeiras”
  •         Queixo: “Nessa altura, já não dá mais para melhorar nos esportes”
  •         Clavícula: “Só que seria excelente se eu conseguisse”
  •         Braço: “Eu ainda me sinto muito bem fisicamente e posso tentar melhorar em uma atividade física”
  •         Topo da cabeça: “Eu me aceito totalmente e quero treinar uma modalidade esportiva”.
Técnica de libertação emocional sendo aplicada em uma mulher
Técnica de libertação emocional sendo aplicada em uma mulher

Independente de suas crenças limitantes, você sempre achará alguém que se tenha essa mesma dificuldade. Só que não se considera limitado por essa crença e quer realizar aquilo que você acha que não pode.

Portanto, o EFT tem a finalidade de acabar com esses conceitos condicionantes e possa aproveitar genuinamente a liberdade. Não perca mais oportunidades!

5 – Pesquisa

Além disso, você pode se aprofundar neste tema com conteúdo de qualidade. Afinal, há diversos livros interessantíssimos e que podem fazer uma grande diferença na sua rotina. Vamos conhecer alguns?

O Poder do Hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios

O autor explora um tema relevante que é a criação de hábitos corretos. Ao longo da obra, você conseguirá ajustar atitudes no momento correto para encontrar o sucesso.

Poder sem limites

Este é um dos principais livros já lançados sobre o condicionamento mental e fornece ao leitor algumas ferramentas excelentes para ter uma vida plena.

A descoberta do fluxo

O terapeuta Mihaly Csikszentmihalyi debate o conceito de motivação focada e conta as vantagens de entrar em uma condição de fluxo. Porque esse estado pode resultar no êxito na sua carreira.

Você pode curar sua vida

A escritora Louise Hay é conhecida como a rainha do bem estar e seus escritos são classificados como “sementes de cura”. Nesta obra, ela auxilia o seu leitor a assumir o controle de sua jornada e recuperar a sua autoestima.

Perdas necessárias

Neste livro, a psicanalista Judith Viorst argumenta que é necessário se desapegar de expectativas irreais e crenças limitantes. E tem mais! A autora também defende a necessidade de abrir mão da dependência em certas relações para ter uma vida sadia.