Filmes são a versão em nosso tempo das histórias contadas em torno das fogueiras. Quando um filme acaba, nós nos sentimos mais relaxados, mais sábios, indignados, energizados, dependendo do que acabamos de ver.

Filmes de empreendedorismo são como uma ponte.

Então, que tal aproveitar a sessão pipoca e ganhar motivação assistindo a esses filmes sobre empreendedorismo, tendo em vista que são capazes de nos inspirar a ter foco e determinação?

Por que assistir a filmes de empreendedorismo?

Um bom filme nos transporta para dentro da história, que acabamos por absorver. Quantas vezes, diante de um fato, nos lembramos de um filme? Filmes são fábulas modernas, mas, antes de tudo, lazer! Eles, inevitavelmente, serão somados às nossas experiências e podem nos inspirar. Muitos são especiais nisso. Aqui selecionamos alguns que tratam de empreendedorismo e vão proporcionar deliciosos momentos de descanso e, de brinde, acrescentar ainda mais motivação à sua vida quando tiver que encarar desafios.

7 filmes de empreendedorismo para assistir

Seguem agora 7 filmes incríveis que vão deixar sua motivação em alta. Está precisando de foco nas metas, determinação para manter algum hábito saudável ou de motivação para iniciar algo? Esta lista é para você.

1. Apollo XIII (1995)

Este é, provavelmente, o melhor dos filmes sobre empreendedorismo. Mais que isso: trata-se de uma história inspiradora, já que se baseia em fatos reais. E que fatos!

Uma missão Apollo quase rotineira. Três astronautas a caminho da Lua prestes a entrar para a História. De repente, ouve-se uma explosão. Agora, um foguete avariado, sem possibilidade de dar ré e voltar à Terra é o abrigo e possível túmulo dos astronautas.

Aceitar o destino e morrer como heróis seria um desfecho aceitável. Mas uma competente equipe em terra, comandada por um líder inspirador, está determinada a trazê-los de volta. Ou seja, realizar o impossível. Deste filme vem a frase que torna qualquer obstáculo superável, em uma cena em que o diretor de voo oferece um problema insolúvel aos seus engenheiros, arrematando com: “Desistir não é uma opção”.

Talvez, muito mais que recursos materiais, seja este espírito que impulsiona o povo americano e os leva a conquistar 1000 medalhas olímpicas, 355 prêmios Nobel e tantos outros resultados inacreditáveis.

2. Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley, 1999)

É sempre delicioso ver como pessoas “quase” comuns, com uma ideia genial e muita energia, conseguem criar do nada uma empresa de sucesso. Neste filme, isso tudo vem em dose dupla, já que os dois garotos são Bill Gates e Steve Jobs (ainda jovens universitários) e as empresas, Microsoft e Apple.

Um ótimo filme que mostra o início de tudo que vemos hoje ao nosso redor e inspira visionários a mudar o mundo. Como seria nossa vida se esses dois garotos tivessem decidido fazer qualquer outra coisa?

3. Em Busca da Felicidade (In the Pursuit of Happiness, 2006)

Mais um filme de empreendedorismo de sucesso, baseado em uma história real. Dessa vez, um vendedor lutando por um sucesso que não vem vê sua vida pessoal se deteriorar, mas, à medida que os problemas vão aumentando, cresce também sua determinação em prover o necessário à sua família.

As lições de determinação, paixão e sacrifício, aliadas à lealdade a seu filho, primeira de suas motivações, são as que qualquer empreendedor pode aproveitar.

4. Um Senhor Estagiário (The Intern, 2015)

Uma jovem que cria uma startup de sucesso e decide contratar idosos para ajudá-los a se sentirem ativos acaba conhecendo um senhor aposentado, aborrecido com sua vida. O encontro dos dois poderia dar muito errado, mas, como dizem, a idade está na cabeça, não no registro de nascimento.

Ambos aprendem muito um com o outro, e este é outro filme de empreendedorismo que pode iluminar com ideias inovadoras.

5. Como Enlouquecer seu Chefe (Office Space, 1999)

Motivação pode ser boa ou ruim, e este é um filme de empreendedorismo às avessas, daqueles que não deixam ninguém desistir! A história começa com um programador a caminho do escritório em um congestionamento insuportável. E o dia mal começou!

Ao chegar ao trabalho, ele se dá conta de como odeia a vida que leva. E começa a fazer o que lhe vem à cabeça. Curiosamente, passa a ser visto com mais seriedade na empresa! Claro, é uma comédia, mas a caricatura é uma forma de realçar elementos e é usada desde os gregos. Funciona. Por trás dos exageros, quase todo empregado vai reconhecer elementos de seu dia a dia.

6. Quase Deuses (Something the Lord Made, 2004)

Outro grande filme! Outra história real. No início do século XX, quando o racismo ainda não era motivo de vergonha, um famoso médico e professor de medicina branco e um carpinteiro negro começam uma inesperada parceria.

O que de início seria só mais uma parceria que, como outras, logo seria desfeita, tornou-se uma grande amizade e, muito mais que isso, mudou os paradigmas da medicina. Juntos, realizaram a primeira cirurgia cardíaca da História, algo tido como impossível até então, já que o coração era considerado vital demais para ser tocado.

Antes que você veja o próximo filme, deixe-nos apresentar outros artigos relacionados à temática empreendedorismo digital:

1 – Programa de afiliados: como ganhar dinheiro com ele

2 – Como ganhar dinheiro com blog por visitas

3 – Os 3 melhores livros de empreendedorismo digital

7. Jerry Maguire – A Grande Virada (Jerry Maguire, 1996)

No caminho oposto de “Em busca da felicidade”, aqui o protagonista tem uma grande carreira, amigos, uma linda mulher ao seu lado. Mas uma reviravolta acaba acontecendo, e ele perde tudo isso.

Resta percorrer um longo caminho até entender a importância de ter uma visão clara de seus valores e ser fiel a eles, mesmo que ninguém mais se importe.

Séries para empreendedores

Além de filmes, destacamos algumas séries que são uma verdadeira injeção de ânimo. Ou seja, como é uma série, o efeito motivacional pode ser diário.

Lazer ou dedicação ao trabalho? Ambos! Séries para empreendedores.

Logo, para aqueles que gostam de séries, também existem algumas ótimas e muito inspiradoras. Entre elas, destacamos:

Silicon Valley

Lançada em 2014, apresenta situações vividas por seis jovens que, juntos, iniciaram uma startup no competitivo Vale do Silício. Os problemas não são simples, as soluções precisam ser criativas. É realmente daquelas séries para empreendedores.

Undercover Boss

A série incentiva executivos de grandes corporações a exercerem funções de um iniciante em sua própria empresa, sem poderem revelar suas identidades.

Em funções despretensiosas como lavar a louça, atender clientes ou fazer entregas, os chefes têm a oportunidade de entender o valor do trabalho da linha de frente, avaliar se os valores do negócio são expressos no dia a dia. Nessa posição, também podem avaliar o sentimento dos clientes.

The Profit

Esta série mostra que ser um empreendedor de sucesso não é um passeio. O lado desafiador, muitas vezes extenuante, e as escolhas difíceis que têm que ser feitas são mostrados sem atenuantes.

Examine a vida de um dos maiores homens de negócio atuais, Marcus Lemonis, e sua decisão de investir em empresas em dificuldades e torná-las negócios altamente rentáveis em troca de participação. Traz grandes lições do que fazer e do que não fazer se você quiser ser um empreendedor.

Esperamos que esta lista possa inspirar você de alguma forma a seguir em frente e conquistar a vida de seus sonhos, com maior liberdade de tempo e mobilidade. Afinal, tudo começa com o primeiro passo, e ele está bem aqui, aproveite!

E se esse texto realmente lhe fez bem, compartilhe com seus amigos. Ou então, deixe seu comentário mais abaixo, porque alguém de nossa equipe vai lhe responder em breve.