Por que fazer hora extra pode não ser a melhor opção?
Vote neste post

Com os altos índices de desemprego no Brasil, o trabalhador faz de tudo para manter seu emprego e continuar garantindo o salário no fim do mês.

Em abril deste ano a taxa de desemprego chegou a 13,7%. E no fim de outubro de acordo com dados do IBGE, divulgado pela Época Negócios, o Brasil tem desemprego de 12,4%.

hora extra não é a melhor opção
Será que fazer hora extra é a solução ideal

As contas estão cada vez mais altas e a previsão é da diminuição do salário mínimo. Manter-se no emprego atual é imprescindível, assim como ampliar a renda fixa. A procura por oportunidade para aumentar o orçamento no fim do mês é grande e por outro lado, é também um grande desafio.

Por esse motivo há quem acredite que a hora extra ou o adicional noturno é a solução ideal para o momento que estamos passando, já que o empregado demonstra mais interesse e dedica mais do seu tempo à empresa e em troca é remunerado financeiramente.

O que caracteriza a hora extra

A jornada de trabalho compreende o trabalho efetivo, o tempo à disposição do empregador, período “in itinere”, banco de horas e horas de sobreaviso. Qualquer período de trabalho a mais que não esteja incluído nessa jornada é considerado hora extra.  

A hora extra é calculada sobre o valor da hora-fixa. O cálculo é simples. Cada uma hora extra corresponde ao valor da hora fixa + 50% da hora. Se o trabalhador recebe 1,00 a hora trabalhada, o valor da hora extra será 1,00 + 50% de 1,00. Ou seja, o trabalhador receberá 1,50 a cada hora extra trabalhada.

o que é a hora extra
A hora extra extra é calculada sobre o valor da hora-fixa, e o cálculo é muito simples

De acordo com a CLT o trabalhador pode fazer no máximo 2 horas extras por dia, mesmo que sua jornada de trabalho seja noturna.

É considerado turno noturno o período de trabalho das 22:00 até as 5:00 horas da manhã. A legislação compreende que o trabalho noturno exige mais do trabalhador e por esse motivo a remuneração da hora noturna também deve ser diferenciada. Nesse caso o valor da hora fixa recebe um adicional noturno de 20% do valor da hora.

O funcionário que trabalha no período noturno e faz até 2 horas extras à partir das 05:00 da manhã receberá o salário + o adicional noturno + 50% da hora com o adicional.

Hora extra vale à pena

Considerando o número de horas extras permitido pela Lei Trabalhista e que seja possível o trabalhador cumprir até 40 horas extras mensais, a remuneração financeira no fim do mês não será maior que o acréscimo de 50% do salário base.   

Ou seja, um mês de horas extras com o adicional noturno equivale a duas semanas de trabalho.

hora extra vale a pena
Um mês de horas extras com o adicional noturno equivale a duas semanas de trabalho

A hora extra no entanto, mesmo com o adicional noturno, nem sempre é a melhor opção para crescer a receita no final do mês. Além da gratificação não ser das melhores o excesso de trabalho causa uma série de problemas à saúde do indivíduo.

Antes de saber os malefícios causados pelo excesso de trabalho é importante lembrar que existem outras maneiras de complementar a renda, trabalhando com o que gosta e sem ter que ficar mais horas na empresa.

Aumentar a renda sem hora extra

A educadora financeira Cássia D’Aquino comenta que, para iniciar um novo negócio, é importante “observar um talento que chama atenção de outras pessoas pode ser uma boa forma de descobrir o tipo de atividade que você poderia desempenhar naturalmente, sem prejuízos na sua ocupação principal, e que pode trazer algum dinheiro”.

A internet, por exemplo, possibilita realizar vendas de qualquer produto, à qualquer pessoa em qualquer lugar. E mesmo que não se tenha um produto próprio é possível ofertar de outras pessoas e receber comissão pela venda. Como um representante.

Na internet a concepção de representante é classificada como afiliado. O afiliado trabalha como um intermediador. Seu objetivo é levar o produto ao cliente certo. E a internet facilita esse relacionamento entre quem vende e quem compra, e as vendas realizadas garantem uma renda extra com o mínimo de esforço.

Muitas pessoas vivem exclusivamente com o faturamento proveniente de vendas pela internet. As possibilidades de segmentação são enormes. Para ter sucesso no negócio logo no início é crucial encontrar um produto que também seja do seu interesse, que tenha mais afinidade com suas características e também com as de quem vai comprar.

Nesse vídeo Fagner Borges, o criador do movimento Freesider, revela como é possível trabalhar na internet e faturar um extra.

Mesmo que o trabalho no escritório tenha sido cansativo e estressante, chegar em casa e saber da possibilidade de se dedicar mais duas ou três horas no conforto do lar, perto dos filhos e ser recompensado proporcionalmente ao esforço é no mínimo uma situação mais confortante que continuar no escritório.

Diferentemente da hora extra, o trabalho na internet terá o retorno correspondente ao empenho. O que não quer dizer que é necessário dedicar-se horas e horas para obter resultado. Até porque a produtividade não está ligada ao período de trabalho e sim à intensidade de trabalhado durante esse tempo.

Cada vez mais o que se busca é fazer mais com menos. E com o trabalho não é diferente, o objetivo é produzir mais e manter a qualidade do trabalho. Esse equilíbrio é de fato o fundamento da produtividade.   

Encontrar esse equilíbrio, no entanto pode parecer difícil, contudo ao usar a ajuda de algumas ferramentas de organização de tempo e atividades, chegar a estabilidade fica mais fácil e prazerosa. Já que, com a prática os resultados aparecem mais rápido.

Com a administração dos períodos de trabalho e das tarefas a serem realizadas, em pouco tempo de dedicação ao negócio, é possível perceber os resultados financeiros.

E manter as finanças em dia reflete na harmonia da família, na melhoria da saúde e consequentemente na diminuição do estresse o que eleva ainda mais a qualidade de vida.

Relação do trabalho e família

O contato da família, a relação entre pais e filhos, marido e esposa é crucial para o aproveitamento no trabalho. E estar em casa junto deles, mesmo que trabalhando, é mais prazeroso que cumprir hora extra noturna na empresa.

Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estatual Paulista de Bauru, observa e confirma que alguns acontecimentos presentes na vida doméstica do indivíduo pode prejudicar seu desempenho nas atividades profissionais. Assim como, exigências originadas do trabalho prejudica o profissional em suas tarefas familiares.

adicional noturno
Ter contato constante com sua família e amigos, é fundamental para sua melhor entrega em seu trabalho

A hora extra noturna na empresa, por exemplo, pode ser um empecilho a ser superado pela família. A dificuldade em compreender a situação acarreta um conflito entre trabalho e família que compromete o desempenho do indivíduo no ambiente familiar e consequentemente no âmbito profissional.

Uma das soluções para diminuir o conflito na relação entre trabalho e família é integrar um ao outro. Essa integração deve acontecer com objetivo de aplicar melhor o tempo.

Trabalhar na internet possibilita manter o trabalho mais próximo, mas isso não significa que deve ser a prioridade.

Pelo contrário, ao ter o trabalho sempre perto é possível distribuir e utilizar as horas vagas de modo proporcional. Limitar o período dedicado ao serviço e ter mais tempo para ficar com a família, aproveitar os filhos e realizar atividades juntos.

Organizar o tempo livre

Ter um negócio em casa tem uma série de benefícios. Mas ao mesmo exige mais organização para manter a produtividade.

Seguir algumas dicas básicas no dia-a-dia favorecem a eficiência no trabalho.

1) Prepare um ambiente voltado para o trabalho. Mesmo estando em casa é importante que se tenha uma estrutura básica. A organização do ambiente ajudará a melhorar a performance.  

2) Conforto é fundamental para trabalhar. Separe a cadeira mais confortável e tenha todos os utensílios de trabalho perto.

3) Crie hábitos. Estabeleça uma rotina, e determine o período de tempo que será dedicado ao trabalho extra. Mesmo com a flexibilidade que estar em casa permite é fundamental trabalhar no mesmo ritmo.

4) Planeje o tempo de acordo com a produtividade. Se atente para o período em que é mais produtivo e nesse momento concentre-se na execução das tarefas. Assim, alcançará o resultado com mais rapidez e terá mais tempo disponível para o lazer.

5) Anote tudo que deve ser feito e estabeleça prazos para a realização. Assim como na empresa onde trabalha, seu negócio online deve ser organizado e ter metas diárias. É importante que as metas continuem evoluindo para o negócio não estagnar.

6) Priorize o que é importante. Mesmo que todas as tarefas sejam importantes, existem aquelas que podem esperar um tempo a mais para serem resolvidas. Analise e resolva primeiro o que é de extrema importância e não pode ser deixada para depois.

7) Saiba a hora de parar. Por isso é tão importante estabelecer horário e os dias para o trabalho. O imprescindível para o trabalhador é manter a energia física e equilíbrio mental. E para que isso aconteça é preciso ter mais tempo para você.

Trabalhar na internet com o que gosta, em casa nas horas vagas além de ser uma fonte de renda extra, minimiza as principais causas de estresse que são causadas pelo excesso de trabalho, problemas financeiros e diversas ocupações.

Estresse no trabalho

O estresse é uma resposta física normal para eventos que ameaçam ou nos submetem a pressão. Quando há uma ameaça o sistema nervoso reage com a liberação de hormônios do estresse, que despertam o corpo para ações de emergência.

As alterações físicas causadas pelo estresse como aceleramento do coração, contração de músculos, aumento da pressão arterial, são boas, pois aumenta a força, o vigor e aprimora o foco, com objetivo de fugir do perigo e assim resolver a situação o quanto antes.

como reduzir o estresse no trabalho
O estresse é uma resposta física normal para eventos que ameaçam ou nos submetem a pressão

A reação ao estresse é a forma que o corpo tem de protegê-lo. Quando está funcionando corretamente, ele ajuda a manter a concentração, a energia e o estado de alerta.

Quanto maior for o nível de preocupação, ocupação e responsabilidade, porém, mais vezes o sistema de estresse do corpo é ativado e cada vez fica mais difícil de desligar.

E a exposição prolongada ao estresse, no entanto é ruim. Pode desencadear graves problemas de saúde como algumas alergias, transtorno de pânico, infecções causadas por baixa imunidade, asma, bronquite, enxaqueca, gastrite, obesidade e depressão.

Já se sabe que um dos motivos do desenvolvimento da depressão é quando o indivíduo é submetido a uma grande exposição ao estresse. Mesmo após a resolução do problema, ainda sim ele continua com os sintomas de exaustão.

Depressão no trabalho

A exaustiva rotina de trabalho, pressão por resultados melhores e a necessidade de aumentar continuamente o desempenho são alguns dos fatores que geram estresse aos trabalhadores, afetam a qualidade de vida e podem causar a grave doença, depressão.

A psiquiatra Silvia Jardim, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde Mental dos Trabalhadores entende que “são tempos em que as pessoas se queixam da falta de trabalho, da ameaça de perdê-lo ou das pressões a que se submetem para preservá-lo”, diz.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, até 2020, a depressão passará da 4ª para a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. Estima-se que 121 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo 17 milhões só no Brasil.

A doença considerada o “mal do século” assiste a milhares de trabalhadores sedentos por mais hora extra e adicional noturno, que visam apenas o pequeno benefício financeiro que receberão em troca da saúde e do convívio com a família.

Em tempos difíceis é explícito o interesse das pessoas em buscarem meios de complementar a renda mensal. Mas antes de se submeter a exaustiva rotina de hora extra, analise o valor do benefício por hora e reflita se essa é melhor opção para você e sua família.  

Exceder ao trabalho não pode ser o propósito para atingir um objetivo. É preciso considerar mais que as finanças. O tempo disponível com filhos, esposa, o momento de lazer e cuidado com a saúde.

Dê o primeiro passo para atingir seu objetivo. Baixe o e-book e conheça as 5 atitudes para trabalhar menos e ganhar mais. Clique na imagem abaixo e faça já o download:

ebook ganhar mais trabalhando menos