Com os altos índices de desemprego no Brasil, o trabalhador faz de tudo para manter seu emprego e continuar garantindo o salário no fim do mês.

Em abril deste ano a taxa de desemprego chegou a 13,7%. E no fim de outubro de acordo com dados do IBGE, divulgado pela Época Negócios, o Brasil tem desemprego de 12,4%.

Antes de continuar... eu já te falei que dia 23 de setembro (mais conhecido como "Hoje"), o nosso amigo Clayton Costa, coach e hipnoterapeuta especializado em ansiedade, irá começar um super evento de 4 dias?

Poisé... é a Semana da Ansiedade à Libertação....

E você ainda pode participar de forma gratuita clicando aqui.

Mas corre porque hoje as 20:00 se encerra as inscrições.

Bem, continuando...

hora extra não é a melhor opção
Será que fazer hora extra é a solução ideal

As contas estão cada vez mais altas e a previsão é da diminuição do salário mínimo. Manter-se no emprego atual é imprescindível, assim como ampliar a renda fixa. A procura por oportunidade para aumentar o orçamento no fim do mês é grande e por outro lado, é também um grande desafio.

Por esse motivo há quem acredite que a hora extra ou o adicional noturno é a solução ideal para o momento que estamos passando, já que o empregado demonstra mais interesse e dedica mais do seu tempo à empresa e em troca é remunerado financeiramente.

O que caracteriza a hora extra

A jornada de trabalho compreende o trabalho efetivo, o tempo à disposição do empregador, período “in itinere”, banco de horas e horas de sobreaviso. Qualquer período de trabalho a mais que não esteja incluído nessa jornada é considerado hora extra.  

A hora extra é calculada sobre o valor da hora-fixa. O cálculo é simples. Cada uma hora extra corresponde ao valor da hora fixa + 50% da hora. Se o trabalhador recebe 1,00 a hora trabalhada, o valor da hora extra será 1,00 + 50% de 1,00. Ou seja, o trabalhador receberá 1,50 a cada hora extra trabalhada.

o que é a hora extra
A hora extra extra é calculada sobre o valor da hora-fixa, e o cálculo é muito simples

De acordo com a CLT o trabalhador pode fazer no máximo 2 horas extras por dia, mesmo que sua jornada de trabalho seja noturna.

É considerado turno noturno o período de trabalho das 22:00 até as 5:00 horas da manhã. A legislação compreende que o trabalho noturno exige mais do trabalhador e por esse motivo a remuneração da hora noturna também deve ser diferenciada. Nesse caso o valor da hora fixa recebe um adicional noturno de 20% do valor da hora.

O funcionário que trabalha no período noturno e faz até 2 horas extras à partir das 05:00 da manhã receberá o salário + o adicional noturno + 50% da hora com o adicional.

Hora extra vale à pena

Considerando o número de horas extras permitido pela Lei Trabalhista e que seja possível o trabalhador cumprir até 40 horas extras mensais, a remuneração financeira no fim do mês não será maior que o acréscimo de 50% do salário base.   

Ou seja, um mês de horas extras com o adicional noturno equivale a duas semanas de trabalho.

hora extra vale a pena
Um mês de horas extras com o adicional noturno equivale a duas semanas de trabalho

A hora extra no entanto, mesmo com o adicional noturno, nem sempre é a melhor opção para crescer a receita no final do mês. Além da gratificação não ser das melhores o excesso de trabalho causa uma série de problemas à saúde do indivíduo.

Antes de saber os malefícios causados pelo excesso de trabalho é importante lembrar que existem outras maneiras de complementar a renda, trabalhando com o que gosta e sem ter que ficar mais horas na empresa.

⚠️---- Dica Supresa ----⚠️

Na próxima segunda-feira dia 23 de setembro o nosso amigo Clayton Costa irá realizar um evento 100% Gratuito e 100% Online, a Semana da Ansiedade a Libertação.

Você, que não tem tempo para você mesmo, tem medo de errar a ponto de não fazer, não consegue de decidir, tem pensamentos persistentes, tem temperamento difícil que muitas vezes o distancia das pessoas que ama, ou fica sem energia na hora de colocar seu conhecimento em prática, terá pela primeira vez o acesso ao método que te libertará das raizes de sua ansiedade.

Se inscreva agora, antes que tirem a página do ar.

Eu sei que já começou a ler vários livros, assistiu diferentes treinamentos, procurou conhecimento pela internet, e por mais que você queira nunca consegue colocar em prática, sempre tem algo na rotina, ou no seu coração que impede de crescer, não é mesmo?

Saiba como você pode conhecer as raizes da sua ansiedade e se libertar de uma vez por todas

Clique aqui e descubra como.

---- ⚠️ ----

Aumentar a renda sem hora extra

A educadora financeira Cássia D’Aquino comenta que, para iniciar um novo negócio, é importante “observar um talento que chama atenção de outras pessoas pode ser uma boa forma de descobrir o tipo de atividade que você poderia desempenhar naturalmente, sem prejuízos na sua ocupação principal, e que pode trazer algum dinheiro”.

A internet, por exemplo, possibilita realizar vendas de qualquer produto, à qualquer pessoa em qualquer lugar. E mesmo que não se tenha um produto próprio é possível ofertar de outras pessoas e receber comissão pela venda. Como um representante.

Na internet a concepção de representante é classificada como afiliado. O afiliado trabalha como um intermediador. Seu objetivo é levar o produto ao cliente certo. E a internet facilita esse relacionamento entre quem vende e quem compra, e as vendas realizadas garantem uma renda extra com o mínimo de esforço.

Muitas pessoas vivem exclusivamente com o faturamento proveniente de vendas pela internet. As possibilidades de segmentação são enormes. Para ter sucesso no negócio logo no início é crucial encontrar um produto que também seja do seu interesse, que tenha mais afinidade com suas características e também com as de quem vai comprar.

Nesse vídeo Fagner Borges, o criador do movimento Freesider, revela como é possível trabalhar na internet e faturar um extra.

Mesmo que o trabalho no escritório tenha sido cansativo e estressante, chegar em casa e saber da possibilidade de se dedicar mais duas ou três horas no conforto do lar, perto dos filhos e ser recompensado proporcionalmente ao esforço é no mínimo uma situação mais confortante que continuar no escritório.

Diferentemente da hora extra, o trabalho na internet terá o retorno correspondente ao empenho. O que não quer dizer que é necessário dedicar-se horas e horas para obter resultado. Até porque a produtividade não está ligada ao período de trabalho e sim à intensidade de trabalhado durante esse tempo.

Cada vez mais o que se busca é fazer mais com menos. E com o trabalho não é diferente, o objetivo é produzir mais e manter a qualidade do trabalho. Esse equilíbrio é de fato o fundamento da produtividade.   

Encontrar esse equilíbrio, no entanto pode parecer difícil, contudo ao usar a ajuda de algumas ferramentas de organização de tempo e atividades, chegar a estabilidade fica mais fácil e prazerosa. Já que, com a prática os resultados aparecem mais rápido.

Com a administração dos períodos de trabalho e das tarefas a serem realizadas, em pouco tempo de dedicação ao negócio, é possível perceber os resultados financeiros.

E manter as finanças em dia reflete na harmonia da família, na melhoria da saúde e consequentemente na diminuição do estresse o que eleva ainda mais a qualidade de vida.

Relação do trabalho e família

O contato da família, a relação entre pais e filhos, marido e esposa é crucial para o aproveitamento no trabalho. E estar em casa junto deles, mesmo que trabalhando, é mais prazeroso que cumprir hora extra noturna na empresa.

Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estatual Paulista de Bauru, observa e confirma que alguns acontecimentos presentes na vida doméstica do indivíduo pode prejudicar seu desempenho nas atividades profissionais. Assim como, exigências originadas do trabalho prejudica o profissional em suas tarefas familiares.

adicional noturno
Ter contato constante com sua família e amigos, é fundamental para sua melhor entrega em seu trabalho

A hora extra noturna na empresa, por exemplo, pode ser um empecilho a ser superado pela família. A dificuldade em compreender a situação acarreta um conflito entre trabalho e família que compromete o desempenho do indivíduo no ambiente familiar e consequentemente no âmbito profissional.

Uma das soluções para diminuir o conflito na relação entre trabalho e família é integrar um ao outro. Essa integração deve acontecer com objetivo de aplicar melhor o tempo.

Trabalhar na internet possibilita manter o trabalho mais próximo, mas isso não significa que deve ser a prioridade.

Pelo contrário, ao ter o trabalho sempre perto é possível distribuir e utilizar as horas vagas de modo proporcional. Limitar o período dedicado ao serviço e ter mais tempo para ficar com a família, aproveitar os filhos e realizar atividades juntos.

Organizar o tempo livre

Ter um negócio em casa tem uma série de benefícios. Mas ao mesmo exige mais organização para manter a produtividade.

Seguir algumas dicas básicas no dia-a-dia favorecem a eficiência no trabalho.

1) Prepare um ambiente voltado para o trabalho. Mesmo estando em casa é importante que se tenha uma estrutura básica. A organização do ambiente ajudará a melhorar a performance.  

2) Conforto é fundamental para trabalhar. Separe a cadeira mais confortável e tenha todos os utensílios de trabalho perto.

3) Crie hábitos. Estabeleça uma rotina, e determine o período de tempo que será dedicado ao trabalho extra. Mesmo com a flexibilidade que estar em casa permite é fundamental trabalhar no mesmo ritmo.

4) Planeje o tempo de acordo com a produtividade. Se atente para o período em que é mais produtivo e nesse momento concentre-se na execução das tarefas. Assim, alcançará o resultado com mais rapidez e terá mais tempo disponível para o lazer.

5) Anote tudo que deve ser feito e estabeleça prazos para a realização. Assim como na empresa onde trabalha, seu negócio online deve ser organizado e ter metas diárias. É importante que as metas continuem evoluindo para o negócio não estagnar.

6) Priorize o que é importante. Mesmo que todas as tarefas sejam importantes, existem aquelas que podem esperar um tempo a mais para serem resolvidas. Analise e resolva primeiro o que é de extrema importância e não pode ser deixada para depois.

7) Saiba a hora de parar. Por isso é tão importante estabelecer horário e os dias para o trabalho. O imprescindível para o trabalhador é manter a energia física e equilíbrio mental. E para que isso aconteça é preciso ter mais tempo para você.

Trabalhar na internet com o que gosta, em casa nas horas vagas além de ser uma fonte de renda extra, minimiza as principais causas de estresse que são causadas pelo excesso de trabalho, problemas financeiros e diversas ocupações.

Estresse no trabalho

O estresse é uma resposta física normal para eventos que ameaçam ou nos submetem a pressão. Quando há uma ameaça o sistema nervoso reage com a liberação de hormônios do estresse, que despertam o corpo para ações de emergência.

As alterações físicas causadas pelo estresse como aceleramento do coração, contração de músculos, aumento da pressão arterial, são boas, pois aumenta a força, o vigor e aprimora o foco, com objetivo de fugir do perigo e assim resolver a situação o quanto antes.

como reduzir o estresse no trabalho
O estresse é uma resposta física normal para eventos que ameaçam ou nos submetem a pressão

A reação ao estresse é a forma que o corpo tem de protegê-lo. Quando está funcionando corretamente, ele ajuda a manter a concentração, a energia e o estado de alerta.

Quanto maior for o nível de preocupação, ocupação e responsabilidade, porém, mais vezes o sistema de estresse do corpo é ativado e cada vez fica mais difícil de desligar.

E a exposição prolongada ao estresse, no entanto é ruim. Pode desencadear graves problemas de saúde como algumas alergias, transtorno de pânico, infecções causadas por baixa imunidade, asma, bronquite, enxaqueca, gastrite, obesidade e depressão.

Já se sabe que um dos motivos do desenvolvimento da depressão é quando o indivíduo é submetido a uma grande exposição ao estresse. Mesmo após a resolução do problema, ainda sim ele continua com os sintomas de exaustão.

Depressão no trabalho

A exaustiva rotina de trabalho, pressão por resultados melhores e a necessidade de aumentar continuamente o desempenho são alguns dos fatores que geram estresse aos trabalhadores, afetam a qualidade de vida e podem causar a grave doença, depressão.

A psiquiatra Silvia Jardim, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde Mental dos Trabalhadores entende que “são tempos em que as pessoas se queixam da falta de trabalho, da ameaça de perdê-lo ou das pressões a que se submetem para preservá-lo”, diz.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, até 2020, a depressão passará da 4ª para a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. Estima-se que 121 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo 17 milhões só no Brasil.

A doença considerada o “mal do século” assiste a milhares de trabalhadores sedentos por mais hora extra e adicional noturno, que visam apenas o pequeno benefício financeiro que receberão em troca da saúde e do convívio com a família.

Em tempos difíceis é explícito o interesse das pessoas em buscarem meios de complementar a renda mensal. Mas antes de se submeter a exaustiva rotina de hora extra, analise o valor do benefício por hora e reflita se essa é melhor opção para você e sua família.  

Exceder ao trabalho não pode ser o propósito para atingir um objetivo. É preciso considerar mais que as finanças. O tempo disponível com filhos, esposa, o momento de lazer e cuidado com a saúde.

Dê o primeiro passo para atingir seu objetivo. Baixe o e-book e conheça as 5 atitudes para trabalhar menos e ganhar mais. Clique na imagem abaixo e faça já o download:

ebook ganhar mais trabalhando menos

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.