Hoje quero falar com você como ter disciplina para atingir objetivos. Sim, pois sabemos que há muita vontade dentro de nós, sonhos e planos, mas, em muitos momentos, a parte mais difícil é nos policiarmos para fazer todos os planos acontecerem.

Ter disciplina na vida não é algo com que você nasce, mas na verdade é algo que você desenvolve ao longo do tempo. É um pouco como um músculo que pode ser gradualmente reforçada, o que significa que você também pode diminuir a sua disciplina caso você não a estimule.

Esportes ensinam muito sobre disciplina e foco
Esportes ensinam muito sobre disciplina e foco

É quase impossível alcançar seus objetivos, sem incutir foco, disciplina e determinação para trabalhar para ele quando for necessário. É por isso que reuni seis passos que irão ajudá-lo a desenvolver a disciplina que você precisa para alcançar qualquer objetivo.

Como desenvolver a disciplina para atingir objetivos

Muitos são os pensadores que já definiram sua opinião sobre como usar a disciplina para atingir objetivos, entre eles Jim Rohn que alegou: “A disciplina é a ponte entre objetivos e realização”. Ou como Robert Kiyosaki que afirmou: “A confiança vem de disciplina e treinamento”.

Pensamentos claros e valiosos que só reforçam a nossa busca pelo sucesso em qualquer questão da nossa vida, sabendo que a disciplina está diretamente ligada às conquistas. E por isso acredito que você deve ler com bastante atenção as dicas a seguir e desenvolver seu foco, disciplina e organização.

1 – Defina seu objetivo

O primeiro passo para obter disciplina para atingir objetivos é ter uma ideia clara do que você quer. Não pode haver disciplina se não for canalizada para algo específico. É importante ser preciso com este objetivo. Por exemplo, não é suficiente dizer “eu vou perder peso” ou “vou ganhar mais dinheiro”.

Só é possível conquistar algo se seu objetivo for determinado e claro
Só é possível conquistar algo se seu objetivo for determinado e claro

Na verdade seu objetivo deve ser algo mais próximo de “eu vou vestir um manequim 40 até o próximo verão” ou “eu vou aumentar minha renda em 60% em oito meses”. Precisam ser determinados os pontos a serem alcançados e o prazo para que eles sejam cumpridos. Quanto mais este objetivo é específico, maior a probabilidade de você alcançá-lo.

2 – O que precisa mudar para eu desenvolver disciplina para atingir objetivos?

Depois de ter definido o que você quer, agora tem que decidir o que vai fazer para  ter disciplina para atingir objetivos. Isso pode ser um conjunto de passos que pretende tomar ou um hábito que você pode criar para alcançar seu objetivo.

Por exemplo, para tomar o exemplo perder peso. Seu objetivo pode ser: “Vou correr por 30 minutos todos os dias para alcançá-lo.” O que será necessário para alcançar o resultado desejado? Que comportamentos que eu preciso desenvolver? Que hábitos eu preciso implementar no meu dia?

Artigos que vão enriquecer ainda mais sua leitura:

– Como aplicar a lei de parkinson no dia a dia

– Definir metas e objetivos: descubra como traçá-los e alcançá-los

Como se manter disposto no dia a dia e ter mais entusiasmo

3 – Encontre a sua inspiração

Olhe para fora para encontrar alguém que possa reforçar a sua disciplina para atingir objetivos. Identificar um modelo. Pode ser um amigo, familiar ou mesmo uma personalidade famosa que já tenha alcançado o objetivo que você está almejando. Isso ajudará você a alcançar seu objetivo mais rápido e ter foco na vida.

atingir objetivos em 2017
Busque se espelhar sempre nos vencedores e aprender também com suas falhas

Se seus modelos são pessoas que você conhece, dedique tempo para abordá-los e entender quais ações específicas levou a seus resultados. Em seguida, use todas as informações oriundas desse diálogo como referência para melhorar sua disciplina em toda a sua jornada.

Se o seu modelo é alguém que você não tem aproximação, tente encontrar entrevistas ou conteúdos relacionados com a trajetória dessa pessoa, buscando aprender com seus erros e com seus sucessos. As melhores dicas de sucesso podem ser encontradas em livros biográficos.

4 – Identifique seus motivos

Para evitar ser desviado de seu caminho, você pode registrar por escrito as razões pelas quais você deseja alcançar seu objetivo. Encontre seu por que. Quanto mais forte as nossas razões para alcançar o nosso objetivo, o mais provável é que vamos manter o plano para alcançá-lo a qualquer custo.

Como ter disciplina para atingir objetivos
A família é sempre um bom motivo para ter disciplina para atingir objetivos

A prática de escrever é uma ótima forma de estímulo e pode se tornar um diário do caminho que você vai levar para adquirir disciplina para atingir objetivos e quem sabe, no futuro, não seja a base para um livro sobre suas conquistas?

Você vai inevitavelmente enfrentar alguns obstáculos que irão testar sua disciplina, por isso é uma boa ideia ter isso bem claro. Pergunte a si mesmo: Dada a minha meta, quais são as barreiras que podem estar diante de mim? Quais são as situações ou pessoas que poderiam me distrair do meu objetivo?

5 – Desenvolver um plano de ação

Se você busca como ter disciplina e foco, é hora de usar a informação recolhida nas etapas anteriores para formar um plano de ação para ter disciplina para atingir objetivos. É importante notar que para ficar disciplinado e seguir o seu plano, é necessário criar um conjunto de pequenos passos e determinar um prazo para atingir o seu objetivo.

conquiste isso com disciplina
Traçar planos e alcança-los, conquiste isso com disciplina

Estes objetivos menores vão colocá-lo no assento do motorista e dar-lhe uma sensação de controle sobre as tarefas e projetos que você está trabalhando. Ter um prazo específico para cada um também é importante e vai ajudar a permanecer no curso.

6 – Ser responsável

Ser responsável pelas ações que você toma é a chave para ter disciplina para atingir objetivos. Você pode até ter um parceiro nessa jornada, mas a responsabilidade do sucesso tem que ser atribuído exclusivamente a você.

Dica importante para ter disciplina para atingir objetivos

Ter alguém com quem dividir suas conquistas e frustrações, ajuda a pensar melhor e a ver as coisas por outro ângulo, então você pode escolher um amigo confidente, usar grupos de apoio em redes sociais ou até mesmo terapia.

Sua motivação será mais forte se as pessoas com quem você compartilha sejam próximas, te entendam e conheçam sua história. Sei como é temeroso decepcionar pessoas de quem gostamos e isso pode ser um fator muito forte de motivação para adquirir disciplina para atingir objetivos, então use para seu benefício.

Agora que você chegou até o final de nosso conteúdo, deixa a gente compartilhar com você um vídeo bem interessante: