Um dos principais objetivos dos empreendimentos e profissionais que apostam no marketing digital é obter uma colocação de destaque nos mecanismos de busca, por exemplo, o Google. Neste caso, é indispensável saber o que significa um SEO e as ferramentas adequadas para a sua utilização.
Isso porque, em um cenário concorrido como nos dias de hoje, não adianta somente estar presente na rede mundial de computadores. É de vital importância ser achado pelos usuários e se transformar em uma verdadeira referência no universo digital.
Quer receber uma notícia positiva? Ter esse espaço de liderança nas listas de procura não é impossível! Existe um conjunto de alternativas que devem ser efetuadas no seu material e que tendem a assegurar uma experiência bem mais positiva aos seus leitores.
A responsabilidade por assegurar que essas otimizações sejam feitas com a devida qualidade é uma das técnicas de SEO. Se você quer compreender quais são elas, esse artigo é para você!
A ideia aqui é mostrar tudo o que você necessita saber para se tornar uma referência neste universo virtual e adquirir resultados ainda melhores para o seu negócio, sem ter de investir em anúncios pagos para isso. Vamos lá?
Como criar um blog e ganhar dinheiro?
O que significa SEO?
Mas, o que significa SEO? A sigla em inglês SEO quer dizer Search Engine Optimization, em português se refere a “Otimização para Mecanismos de Busca”. Basicamente, um SEO é uma série de técnicas para otimizar o conteúdo de sites, blogs e outras plataformas online.
Esse processo de otimização tem o intuito de aprimorar o posicionamento de um material no ranking de buscas orgânicos, o que resulta em mais acessos e destaque para o seu blog ou site.
Essa operação é imprescindível para o que seu empreendimento conquiste mais visibilidade e destaque, indo de encontro as melhores campanhas de marketing digital e, especialmente, relacionadas ao marketing de conteúdo.
Quais são as vantagens de usar as estratégias de SEO?
Agora que você já entendeu o que significa um SEO, vamos avaliar quais são os benefícios de colocar essa técnica em ação para o seu blog.
Isso porque a otimização de um conteúdo no seu blog com a aplicação de técnicas de SEO a fim de aprimorar a sua posição é essencial. Já é comprovado que boa parte dos usuários que fazem as buscas no Google foca somente nos primeiros resultados que estão no topo da página.
Sendo assim, quando você aprende o que significa um SEO e seu conteúdo passa a ser otimizado, ele aparece entre os primeiros lugares nas buscas e as possibilidades dele ser acessado por mais internautas cresce consideravelmente.
A partir do instante em que mais usuários entram na sua plataforma, você ganha mais chance para atrair leads, clientes e, por conseqüência, alavanca o lucro do seu empreendimento.
Desta maneira, a meta primordial é elevar o volume do tráfego orgânico, assegurando mais visibilidade para o seu produto, serviço ou marca.
Que fatores influenciam o rankeamento?
Saber apenas o que significa um SEO sem descobrir como atingir o topo das buscas no Google não tem grande serventia nos dias de hoje. É indispensável entender quais são esses fatores de rankeamento no SEO Google.
Vale salientar que os fatores mais relevantes são aqueles que precisam ser usados no seu blog e/ou página, razão pela qual recebem o nome de On Page. Esses são itens determinantes para que os mecanismos de busca identifiquem no seu conteúdo algo equivalente aos termos que chamaram a atenção dos usuários.
Veja a seguir quais são os principais fatores On Page:
1 – Qualidade do conteúdo
Há dois elementos principais que interferem na posição no Google: o chamado Link Building e a qualidade do seu material. Desde que o Google divulgou o Google Panca, o mecanismo reconhece materiais que sejam de pouca relevância para otimizar as buscas para a audiência.
Isso quer dizer que, quanto melhores forem as suas postagens, mais possibilidades você terá de surgir nos primeiros lugares de pesquisa. Sendo assim, o SEO de uma empresa precisa ser muito bem pensado para atrair o seu público-alvo.
Como se tornar uma autoridade referência no seu mercado?
2 – Tamanho do conteúdo
O tamanho do seu conteúdo também é relevante para estar nos primeiros lugares do SEO do Google. Os mecanismos de busca vasculham os conteúdos mais completos, que tenham capacidade de tirar todas as dúvidas dos usuários, fator pelo qual postagens mais longas aparecem no topo. Isso normalmente.
No entanto, essa não é nenhuma medida oficial. É indispensável que você saiba como a sua audiência se comporta com relação a esses textos alongados. Se o seu público-alvo não tem paciência para ler um texto de mil ou duas mil palavras, não adianta formular posts tão complexos.
Nesse caso, provavelmente você terá de se esforçar para repassar todo o intuito do seu material em uma quantidade inferior de palavras para não afastar os seus clientes em potencial.
E isso sem perder a qualidade, obviamente. Afinal, adaptar-se às técnicas depois de entender o que significa um SEO também é fundamental.
3 – Título interno
Do que adianta um SEO bem feito no texto se o seu título não chama devidamente a atenção? O título interno do seu material é aquele que o leitor observará quando já tiver clicado no seu blog.
É recomendado que ele seja diferenciado do seu título SEO, que é uma referência externa que necessita despertar o interesse no leitor para que ele entre no seu site ou blog.
Por causa disso, confira mais algumas dicas do que levar em conta no momento de montar um título instigante:
- O título necessita instigar a curiosidade do internauta;
- Precisa apresentar as vantagens daquele material;
- Demanda realizar uma promessa de conteúdo (que precisa ser entregue ao longo das linhas);
- É indispensável que tenha uma palavra-chave adequada.
4 – Título SEO
Vale salientar que o título SEO é o que surge na hora que se faz uma pesquisa nos principais buscadores. Esse item conta ainda com a missão de conduzir o indivíduo até a sua plataforma.
Na lista de o que significa um SEO caprichado, esse elemento é um dos mais relevantes tanto para o posicionamento quanto para atingir uma grande quantia de cliques no seu conteúdo. O que fazer para alcançar esse feito?
- Contar com cerca de 55 caracteres
- Palavra-chave posicionada à esquerda
- Título bem objetivo
5 – URLs amigáveis
Dentro do que se entende como estratégia de SEO no marketing digital, as URLs desempenham um papel bem específico para chegar até o topo. Isso porque elas são decisivas para qualificar a sua posição.
Afinal, o Google reconhece quando você usa palavras-chave no endereço eletrônico que conduz ao seu conteúdo. Quanto mais amigável e simples ela for, mais fácil será que os visitantes achem, cliquem e sejam levados até o seu blog.
O ideal é que a sua URL possua o menor número de elementos possíveis além de sua palavra-chave. É necessário dispensar, ainda, a utilização de números nas listas, pois eles não são muito atrativos e ainda podem comprometer todo o seu esforço para subir nos motores de busca.
Caso você esteja iniciando e precise de algumas dicas para efetuar essa parte da operação de modo eficiente, confira algumas dicas:
- Coloque uma palavra-chave assertiva
- No máximo, tenha um subdomínio
- A URL precisa ser breve e de interpretação simples
- Afaste as palavras com hífens, uma vez que o Google não compreende espaços
- Desenvolva uma relação direta com o título do seu material
- Não incluía palavras que atrapalhem a interpretação da URL
6 – Links internos
No fim das contas, é imprescindível para o Google que o seu artigo conte com links internos, úteis e confiáveis, além de aplicar tudo o que aprendeu até aqui sobre o que significa um SEO. A partir da colocação de links internos, os crawlers avaliam a experiência dos internautas nas suas postagens.
E você não deve se limitar a saber o que significa um SEO! Isso porque a análise também se estende a todos os conteúdos que você dispara ou encaminha para os seus leitores. E quanto mais links internos um conteúdo ganhar, maior será a relevância concedida pelo Google ao seu blog.
É importante lembrar que essa linkagem interna ajuda também a aumentar os acessos em outros conteúdos relacionados com o tema em questão. Por isso, é recomendado que todas as sugestões de links tenham realmente essa relação com o conteúdo abordado.
Mas, será que links externos também podem ser utilizados? A verdade é que sim. Conter links confiáveis e relevantes também impulsiona a sua publicação.
Por exemplo, o SEO Wikipédia pode ser interessante para o seu texto, bem como qualquer outro site que seja bem rankeado e conhecido dentro da temática abordada nos seus temas.
Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo?
Agora que você já entendeu bem o que significa um SEO e como esses mecanismos podem ser úteis para impulsionar os seus conteúdos, serviços e marcas, vale a pena apostar no marketing digital para alavancar os seus rendimentos, não acha?
A questão é que você não precisa – e nem deve – viver unicamente do que ganha no seu emprego formal. Afinal, nem sempre isso é suficiente para atender as necessidades de boa parte dos brasileiros!
Com o desempenho atingindo milhões no território nacional e o mercado informal crescendo nos últimos meses, é possível que você também esteja atrás de novas possibilidades, correto?
Qualquer pessoa que tenha essa visão e acesso à rede mundial de computadores já deve ter notado é que possível unir essas duas demandas. Faturar muito mais e aproveitar todas as oportunidades de negócio na rede. Mas como fazer ganhar dinheiro aliando o que foi aprendido com as técnicas de SEO?
O fato é que qualquer empreendedor conta com possibilidades ilimitadas quando reúne a sua vontade de fazer por conta própria, abraçar as novas tendências e aproveitar todas as ferramentas digitais.
O que pode faltar, às vezes, é a inspiração para dar esse pontapé inicial. E o ebook Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo pode fazer essa função agora e onde você está!
Material do ebook é baseado em um case de sucesso real!
Provavelmente, você já deve ter encontrado essa mesma promessa em diversos materiais difundidos pela internet. Sendo assim, já deve estar começando a se questionar se esse estilo de vida é realmente viável econômica e profissionalmente.
A grande diferença do ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo” para os demais é que o seu conteúdo foi totalmente baseado em um case de sucesso genuíno e recente. Isso mesmo!
O autor deste conteúdo teve essas mesmas dúvidas, refletiu e acabou por priorizar a sua liberdade a uma estabilidade que milhares de brasileiros desejam nos dias de hoje. Responda sinceramente, você teria coragem de abrir mão de um cargo público para empreender no Brasil?
Pois, foi exatamente isso que Fagner Borges fez ao se afastar de um posto de chefia. Ele decidiu aplicar os seus conhecimentos na internet e ter a liberdade tão sonhada por todos para trabalhar de onde quiser e podendo administrar o seu próprio tempo.
Atualmente, ele é uma das referências em marketing digital e tenta auxiliar a outros empreendedores brasileiros a alcançar essa mesma realidade. Isto é, poder fazer o que se adora e lucrar mais do que quando se é um simples colaborador. Vamos nessa?
Como ter acesso a esse conteúdo imediatamente?
A boa notícia é que o ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo” pode estar a sua disposição com apenas alguns cliques e sem nenhum custo. Isso mesmo! Você terá um material de qualidade, atualizado e dinâmico totalmente gratuito.
Vamos nessa? Não tem mistério nenhum! Tudo o que você precisa fazer é clicar neste endereço eletrônico e preencher um cadastro simples com o seu nome completo e um email válido. O conteúdo será enviado para esse endereço prontamente e estará à sua disposição!
Como alcançar a independência financeira sem ser um milionário?