Por acaso, você já parou para tentar compreender como funciona a sua mente? O fato é que boa parte do que somos tem muito a ver com os padrões e as tomadas de decisões estabelecidos mentalmente. Quer decifrar esse segredo? Então, confira o texto “explicando a mente” com todos os detalhes a seguir.

Vamos lá? Antes de tudo, você precisa compreender que a sua mente é muito maior que você. Além disso, a mente humana pode ser dividida em três partes: a mente inconsciente, a mente consciente e a mente subconsciente.

Mente inconsciente

Basicamente, essa parte corresponde a 5% de sua mente e é responsável pelo seus corpo e demais ações. A lista abrange atos como respirar, os reflexos, os batimentos cardíacos e, consequentemente, os resultados. Afinal, a ação se transforma em um resultado espelhado no mundo externo.

Mente consciente

Já a mente consciente ocupa 15% e controla a linguagem, o diálogo, o raciocínio logico, entre outras atividades. Ou seja, essa é considerada a mente racional e responsável pelo pensamentos.

Quando uma pessoa imagem, está colocando a sua mente consciente em ação e está no controle tudo, supostamente.

Mente subconsciente

No entanto, a maior parte da mente é tomada pela mente subconsciente que comporta 80% de quem você é. Afinal, o subconsciente cobre um espaço considerável eu consome muita energia. Sendo assim, essa é a chamada mente emocional, que gera os pensamentos.

Portanto, todo mundo possui pensamento, sentimento e ação para chegar aos resultados. Então, você tem uma ideia de negócio para ficar rico e alcançar a liberdade financeira. Afinal, você ficou duas décadas de sua vida estudando e desenvolvendo habilidades para ganhar dinheiro, não é?

Nesses 20 anos de escola e academia, o que você fez? Alimentou a sua mente consciente, isso significa a mente do saber e pensar. Ao longo desse período de formação intelectual, você estruturou essa área e agora precisa lidar com um problema.

Explicando a mente e seus padrões

Neste ponto, eu estou explicando a mente e tentando lhe detalhar que um pensamento vira um sentimento. E, teoricamente, esse pensamento deveria resultar em uma sensação boa, chegando ao corpo para reverberar como uma ação e alcançar o resultado esperado. Mas, o que acontece na verdade?

Dentro da sua mente subconsciente, há uma barreira. Quando o seu pensamento chega nesse ponto, ao longo da sua vida, foi sendo construído vários blocos. Portanto, sempre que se sucede um fato, esse fato é interpretado pela sua mente e acarreta em uma emoção.

Essa emoção guarda uma memória dentro de sua mente subconsciente. Além disso, a nossa mente subconsciente é binária, contando com dor e prazer. Sendo assim, a mente interpreta esse fato e toma uma decisão que pode gerar prazer ou dor. O que ela gerar (dor ou prazer) será armazenado como uma memória de longo prazo.

Explicando a mente

Em determinado momento, a sua mente subconsciente cria um bloco que eu chamo de “bloco de escassez”. Como assim? Vários fatos se sucederam e sua mente consciente foi tomando decisões, analisando o ambiente e estabelecendo um padrão. Posteriormente, esse padrão se torna um hábito.

A partir daí, o hábito se torna uma decisão automática para que o seu cérebro economize energia. Mas, esse processo é nocivo? Sim, porque a maior parte de todos esses elementos ocorre antes dos sete anos de vida.

Tomadas de decisões

A gente precisa entender que a nossa mente toma essas decisões baseadas em três fatores:

  • Experiência;
  • Exemplo;
  • Imaginação.

Para a sua mente criar um padrão de decisão automática, ela analisa as experiências, os exemplos próximos (pais, familiares, amigos, entre outros) e o que ela imagina. Em cima desses três fatores, se cria um hábito.

Ao longo da vida, você foi construindo inúmeros blocos de escassez por diferentes motivos. E esses blocos foram criando a sua visão de mundo, dizendo para a sua mente o que é a realidade. Então, tudo o que você vive é interpretado e distorcido pela sua mente subconsciente, baseado nos padrões que já estão instalados.

Explicando a mente

Por causa disso, os ricos costumam ficar mais ricos e os pobres mais pobres. Porque o padrão de realidade é diferente e eu só acredito ser possível para mim o que eu vi na infância, o que criou o meu padrão. E quando se fica adulto e tenha um pensamento para ficar rico se passa por todo esse processo.

Quando chegar na mente subconsciente, esse pensamento bate na caixa de escassez. Só que gradativamente, você vai aprendendo várias coisas que lhe fizeram tomar hábitos e decisões automáticas se afastando do dinheiro. Por isso, não tinha como fazer diferente de acordo com a programação que estava dentro da sua mente.

Há atribua essa frase a Albert Einstein: “insanidade é alcançar objetivos diferentes fazendo sempre as mesmas coisas”. Eu até diria que “insanidade é você querer ter resultados diferentes programado do mesmo jeito”.

Sendo assim, Se você ter resultado diferentes, você necessita destravar e quebrar essa parede de uma vez por todas. Porque se quebrar esses obstáculos e transformá-los em um caminho de abundância, o seu resultado acontece. 

Explicando a mente na integra

Além desse texto, eu também fiz um vídeo explicando a mente para que você possa assimilar esses conceitos para quebrar essas crenças limitantes da forma que preferir. Vendo ou lendo, o importante é que você possa ter acesso a esse material explicando a mente que prospere a partir de agora! Basta clicar aqui.