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Como divulgar meus produtos no Facebook atualmente? Será que existem recursos ainda pouco conhecidos? Ou talvez um jeito certo de fazer essa divulgação? Bom, fato é que é comum algumas dúvidas rondarem nossos planos. Sobretudo quando o planejamento envolve o marketing digital. Mas não há motivos para perder a calma nesse momento.

A importância do Facebook para a rotina das empresas é indiscutível. Para se ter uma ideia, 94,4% das empresas utilizam as redes sociais. E a quantidade de usuários do Facebook, no mundo, ultrapassa os dois bilhões de pessoas. Isso significa que, sem sombra de dúvida, o seu cliente está lá. Não tem como ignorar esses números.

Pensando nisso, desenvolvemos o artigo de hoje. A ideia é justamente trazer para você um passo a passo simples, que poderá ser feito hoje mesmo. Mas veja bem, não é uma receita de sucesso. São dicas para você adaptar ao seu negócio e obter melhores resultados. Porque isso é garantido: melhores resultados.

Através da divulgação no Facebook, é possível acompanhar a reação das pessoas em relação aos seus anúncios. Elas vão comentar e garantir um feedback sincero. E ainda é possível realizar testes para saber como seus anúncios estão sendo recebidos pelo público e, assim, optar pelas melhores maneiras de impactar o mesmo.

Sendo assim, aprender como divulgar meus produtos no Facebook pode ser a minha chance de começar a expandir os horizontes. A chance de buscar clientes de uma forma que, com anúncios regionais, não seria possível.

Um pouco sobre o Facebook

Antes de responder à sua dúvida quanto a “como divulgar meus produtos no Facebook”, vamos conhecer um pouco sobre a rede social mais popular do mundo. A ideia de Mark Zuckerberg era de manter uma rede social entre os alunos da sua universidade. O sucesso foi tanto que, em poucas horas, já havia expandido a ponto de impactar a internet do câmpus.

como vender pelo facebook

Em 2004, tivemos acesso a essa que mudaria todo um comportamento. Definitivamente, um divisor de águas. O espaço para relacionamentos virou uma máquina de fazer dinheiro. Surgiram novas funções, as técnicas acompanharam a evolução e hoje, as empresas têm a oportunidade de manter uma página ativa na rede.

Hoje em dia, é possível reservar horários para conversar com os profissionais através da plataforma, adquirir produtos com poucos cliques ou acompanhar as últimas tendências da marca. Entre muitas outras opções, é claro. Existem empresas que utilizam a rede como vitrine. Outras, têm o hábito de postar vídeos explicativos.

Esse tipo de modalidade é que permite, inclusive, que uma pessoa que ensina a fazer algo – com um vídeo caseiro mesmo – possa impactar pessoas em todo o mundo. Os chamados “virais” são a meta das empresas e, para isso, a criatividade está sempre em alta. Alguns dos chamados “memes”, por exemplo, despontaram artistas nacionais, para o mundo.

Sendo assim, trabalhar com o Facebook é trabalhar com uma rede social democrática. Você vai ter a oportunidade de alcançar pessoas em todos os cantos do mundo. Agora a pergunta “como divulgar meus produtos no Facebook” já pode ser respondida.

Como divulgar meus produtos no Facebook em três passos

Claro que as maneiras escolhidas quando decido estudar como divulgar meus produtos no Facebook, são particulares. Isso significa que cada empreendedor digital sabe qual o melhor tipo de investimento a se fazer. Entretanto, esses três passos são aqueles que podem ser utilizados em qualquer negócio e pode ser adaptado a qualquer orçamento.

Mas lembre-se sempre de encontrar, através de testes, as melhores maneiras de chegar às pessoas que possivelmente vão se interessar pela sua marca. Trabalhar no mercado digital é um trabalho que exige disciplina, disposição e vontade de vencer. Mas é claro que isso não significa que será necessário investir um tempo absurdo nisso.

No Facebook mesmo, é possivel utilizar chatbots para economizar o tempo. Ou, até mesmo, estudar novas técnicas para que o tempo seja melhor aproveitado. Nesse vídeo do Fagner Borges, por exemplo, é possível aprender como fazer o rendimento de três horas de trabalho serem o mesmo de um dia todo. Dá uma olhada.

Gostou? Então não deixe de assinar o canal do Fagner Borges, no YouTube. Nele você vai encontrar muitas dicas, e ainda o canal é atualizado periodicamente. Tudo para trazer para vocês, as últimas tendências do mercado. Assim sendo, não deixe de acompanhar. Mas voltando aqui para os 3 passos para aprender a divulgar no Facebook, anota aí as dicas:

Como divulgar meus produtos no Facebook – #1 Página empresarial

Antes de mais nada, você terá que criar a página da sua empresa no Facebook. Mas não se preocupe, não será necessário um grande tempo para tal. Tampouco estresse. No seu perfil pessoal mesmo, você encontrará – no canto superior esquerdo – a opção de criar uma página. Basta clicar ali para começar a trabalhar na página da sua empresa.

Você vai preencher campos para informar o nome da empresa, qual é o seu segmento de atuação, horário de funcionamento e mais alguns itens que irão auxiliar seus clientes na hora de obter mais algumas informações sobre a empresa. Afinal, antes de realizar qualquer compra, é natural buscarmos conhecer ao máximo a empresa.

Por se tratar de rede social, o conceito “menos é mais” pode ser aplicado aos anúncios. As pessoas não prestam tanta atenção em um texto grande. Você pode, é claro, fazer pequenos anúncios que levem a pessoa a um blog ou site, por exemplo. Mas o anúncio, em si, não deve conter um texto extenso. Crie o hábito de transmitir a ideia de maneira concisa.

Os anúncios também podem levar diretamente para uma página de vendas. Portanto, escolha imagens atrativas ou trabalhe com vídeos que despertem a atenção. As informações são consumidas de maneira muito rápida. É preciso saber se destacar. Mostre, ali no anúncio, o seu diferencial, por exemplo. Mostre como funciona sua produção.

Entre as vantagens de trabalhar dessa forma, estão:

  • Quais dias da semana e horários, os seus anúncios recebem um maior número de visitas;
  • Qual o alcance da publicação;
  • Você poderá agendar posts, para que o trabalho aconteça de maneira automática;
  • Acompanhar as páginas da concorrência ou as que são relevantes para o seu negócio;

Como divulgar meus produtos no Facebook – #2 Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace é um recurso que permite que você crie anúncios sem a necessidade de criar uma página de vendas. Para entender como funciona, imagine um site como o Mercado Livre. É como se fosse um espaço para isso. No celular você poderá observar um pequeno ícone que, quando clicado, mostra todas as vendas que estão sendo realizadas.

A grande vantagem dessa opção, é que as publicações não ficam visíveis no feed das pessoas. Elas somente serão vistas, quando a pessoa tiver o interesse de olhar os anúncios. Se essa opção lhe parece atrativa, não esqueça de ler a política de comércio imposta pela plataforma. Assim não terá que passar por nenhum tipo de constrangimento ou ter o anúncio retirado.

Da mesma maneira que falamos no tópico acima, mantenha o conceito clean. Nada de informações banais. Foque em colocar tudo o que for relevante, como características do produto ou serviço anunciado, telefone para contato e afins. A pessoa que observa o seu anúncio, precisa ter a certeza de que se trata de um negócio seguro, se fechado.

O bom nessa modalidade, é que se trata de uma das maneiras mais simples de divulgar um produto ou serviço na rede social.

Como divulgar meus produtos no Facebook – #3 Grupos de vendas

É possível encontrar uma infinidade de grupos voltados para as vendas. Eles se dividem entre os mais variados temas. São mães que vendem roupinhas que os filhos já não usam mais, carros, roupas, sapatos, utensílios, livros, celulares, móveis, imóveis, entre muitos outros.

Essa é uma excelente maneira de anunciar produtos ou serviços no Facebook. Isso porque pode-se encontrar grupos específicos para o que está anunciando ou até mesmo encontrar grupos na sua cidade. Lembre-se de sempre passar apenas as informações relevantes. Nada de texto extenso para tentar realizar algum tipo de venda.

Procure ter uma boa conversa com quem se interessar pelo o que anuncia pois não existe tanta segurança para ambos os lados, na transação. Mantenha a atenção redobrada. E atenção também para não passar informações pessoais nesses grupos. Restrinja a apenas o necessário para realizar as vendas.

E também observe a política do grupo, pois existem grupos que não aceitam determinadas vendas. Atente-se para não correr o risco de ser banido. E na hora de conversar com seus clientes, mantenha um diálogo amigável e – ao mesmo tempo – sério. E esteja bem inteirado quanto ao nicho do seu produto. É preciso estar pronto para responder perguntas e rebater objeções.

E mesmo quando for necessário rebater essas objeções, mantenha a calma e respeite o cliente. Sempre dê o crédito ao que ele está falando e, em seguida, dê uma explicação serena a fim de mostrar a ele que a objeção é contornável.

Dica Freesider – Facebook Ads

O Facebook Ads é a opção de gerador de anúncios da plataforma que não exigem necessariamente que o anunciante possua uma página empresarial na rede. Através dele, você poderá levar seus anúncios até uma audiência específica. Isto é, um público formado por pessoas que estão mesmo interessadas no tipo de produto ou serviço que está anunciando.

Entenda um pouco mais sobre o Facebook Ads, com o Fagner Borges.

Através desse tipo de anúncio, você pode especificar quem vai receber seu anúncio, através de informações específicas sobre a sua persona. Você pode selecionar idade, sexo, alcance, entre outras opções que visam fazer uma boa seleção. Ao empreendedor caberá a responsabilidade de selecionar qual o valor que deseja investir. Esse valor deve seguir algumas estratégias.

Quanto maior o investimento, maior será o alcance do anúncio. Entretanto, isso não significa um grande número de conversões. Dessa maneira, é preciso analisar as estratégias para que o investimento seja o mais proveitoso possível. Para entender como fazer um anúncio da melhor maneira possível, atenção novamente nas dicas do Fagner.

Melhores dicas de como divulgar meus produtos no Facebook

Alguns detalhes precisam ser observados, independente da maneira que optou por divulgar seus produtos:

Ortografia

Não existe nada pior do que ler e não conseguir entender quase nada. Algumas pessoas possuem ótimas ideias mas, na hora de colocar no papel, as coisas ficam complicadas. Sendo assim, procure se expressar claramente, com palavras escritas de maneira correta e com concordância. Isso traz um ar de profissionalismo ao seu anúncio.

escrever certo
Textos bem escritos vendem mais! Então fique atento à linguagem e a ortografia na hora de abordar o cliente

Sobretudo porque as pessoas são altamente críticas nas redes sociais. Os menores erros sempre são notados e divulgados. Portanto, se não está tão certo quanto às suas habilidades de escrita, você pode contratar uma pessoa para fazer seus anúncios. Pode ser um profissional contratado exclusivamente para isso ou um profissional freelancer.

Se faça presente

Empresas vêm descobrindo o quanto é positivo se aproximar de seu cliente, como um amigo. É o caso, por exemplo, da Netflix, que sempre responde aos seus clientes como se fosse uma jovem bem humorada e antenada.

Você pode tentar se aproximar do seu público de uma forma parecida. Mantendo a simpatia e sempre respondendo suas perguntas. Isso vai mostrar que está se importando com cada um de seus clientes e que está disposto a fazer – por eles – o melhor.

Conclusão

Ingressar no mercado digital pode ser complicado a princípio, mas com a experiência adquirida com o tempo, tudo vai se tornando mais simples. Se você começar hoje mesmo, daqui a seis meses, estará profundamente agradecido por ter começado. Ainda mais quando o fruto disso, é a liberdade de tempo, móvel e financeira.

A oportunidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo, necessitando apenas de um computador com acesso à internet, não é uma ideia simples de conceber, mas ela é real. Para ficar por dentro dessa modalidade, baixe gratuitamente o ebook do Fagner Borges, “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo” e comece a sua revolução pessoal!