Emagrecer, fazer mais exercícios, largar o cigarro ou a bebida, ficar fluente em um segundo idioma – tão normal quanto fazer as famosas promessas do Ano Novo é não dar continuidade a nenhuma delas com a passagem dos meses.

Mas, será que há mais possibilidade de sucesso com alguns exemplos de metas para o ano novo do que com outros? Por incrível que pareça, os jornalistas da BBC resolveram pesquisar a fundo esse assunto. E chegaram a conclusões bem interessantes!

tão normal quanto fazer as famosas promessas do Ano Novo é não dar continuidade a nenhuma delas com a passagem dos meses

Há provas que as pessoas são avessas a perda, ou seja, a maioria dos indivíduos é mais motivada a se recuperar das perdas do que necessariamente para ganhar.

Ficou complicado? Pense em uma das metas para o próximo ano como sendo recuperar algo perdido – um passatempo muito antigo ou o condicionamento físico – pode ser muito mais efetivo que adquirir uma habilidade ou realizar alguma mudança de aparência.

Isso também precisa ser levado em consideração no momento de traçar a sua lista de promessas do ano novo. Para que você possa ser bem- sucedido nesta empreitada, é essencial que todos os intuitos sejam bastante realistas.

Passo a passo para cumprir as promessas do ano novo

Portanto, se você conta com uma série de promessas de começo de ano e pretende cumpri-la, confira algumas dicas para que isso possa se tornar realidade em 2018. Vamos lá?

1 – Envolver outras pessoas

O filósofo da Universidade de Warwick, John Michael pesquisa os motivos sociais relacionados à elaboração e a manutenção de compromissos. O estudioso afirma que as pessoas têm disposição em dar continuidade as suas resoluções ao notar que são relevantes para os outros.

Caso a integridade física de amigos ou familiares esteja em jogo, a tendência é se esforçar ainda mais para alcançar essa conquista. O efeito pode ser ainda mais poderoso se você tiver que pagar de maneira adiantada, já que isso provoca a sensação de que seu tempo e dinheiro já foram investidos nessa questão.

O filósofo está tentando comprovar a sua tese de que todos estão muito mais dispostos a evitar a perda para outros indivíduos do que para eles mesmos. Provas anteriores desta pesquisa indicam que os seres humanos podem ficar muito mais animados a seguir com um compromisso entediante ou complicado quando alguém colocou depende disso.

Sua rede de amigos é o seu sucesso!

2 – Sugestões específicas

A reputação também é uma excelente fonte de motivação. Fazer com que as suas promessas do ano novo se tornem publicas pode facilitar na realização. De acordo com o professor da Universidade de Oxford, Nevil Levy, ninguém quer lidar com uma reputação com pouca ou nenhuma credibilidade.

Desta maneira, o anuncio de seus planos para os próximos 365 dias é encarado como um compromisso formal e com muito mais possibilidade de ser realmente levado a sério. Apostar com objetivos bem detalhados também é algo que pode fazer a diferença.

Declarar que você vai começar a academia na segunda, quarta e sexta-feira no turno da tarde terá possivelmente mais útil do que apenas falar que vai comparecer a academia em breve. Caso você queira dominar outro idioma, você pode inicialmente optar por ouvir um diálogo de aprendizado no caminho ao trabalho todo o santo dia.

Para elevar as suas possibilidades de realização, vale adicionar um bilhetinho no espelho do banheiro, na porta do armário, no volante do seu carro e até mesmo na tela inicial do computador para se recordar de ouvir o programa de idiomas. Afinal, você está não somente declarando a sua intenção, bem como organizando tudo para colocar em pratica.

Desculpite, o mal do século e como se livrar dele!

3 – Exceções

O pesquisador Nevil Levy também avisado potencial das promessas do ano novo se transformarem em precedentes. Ou seja, o indivíduo percebe que existem exceções, como, por exemplo, ele não conseguir comparecer a malhação porque está doente, que podem interferir na realização de suas metas.

No entanto, é necessário prestar atenção nas chances de que essas raridades se convertam em desculpas  a ponto de impossibilitar o cumprimento daquele planejamento. De fato, você pode faltar a academia quando estiver adoentado, inclusive para não enfraquecer ainda mais seu organismo.

Contudo, se você passar a compreender essas condições como fatores que acontecem com muito mais regularidade – esta é a última semana do mês, melhor iniciar na primeira, ou está muito frio para sair para fazer exercícios tão cedo – então tudo pode desmoronar e os seus planos teriam sido feitos em vão.

4 – Planos em longo prazo

Para a doutora Anne Swinbourne, psicóloga comportamental na Universidade James Cook, na Austrália, as melhores promessas do ano novo são aquelas que fazem parte de um planejamento a longo prazo que você mantém na sua rotina, em vez daquelas que são vazias e bem fantasiosas.

Se você jamais expressou interesse em modalidade esportiva, resolver se tornar um atleta de alto rendimento é extremamente difícil, enquanto que passar a economizar dinheiro porque você sempre quis em conhecer outros países aos 40 anos pode ser muito mais viável.

E manter é tudo uma questão de aplicar na sua rotina. Veja quais são as motivações que funcionam adequadamente para você, tanto para a postura negativa que você almeja evitar quanto para a postura positiva que você tem o objetivo de aguçar.

Basicamente, a ideia da lista de promessas de ano novo é que você não cometa nenhum tipo de sabotagem. Por exemplo, se você está a fim de parar de beber, o pontapé inicial pode ser marcar o happy hour com os amigos e/ou companheiros de trabalho em uma cafeteria e não em um barzinho.

Normalmente, as pessoas apenas confiam na força de vontade quando estão prestes a falhar. Para se concluir uma resolução de ano novo você necessita ser um excelente organizador e muito disciplinado.

Como acreditar mais no seu potencial e superar suas limitações?

5 – Ajuda da tecnologia na palma da sua mão

E quem sabe a melhor alternativa para facilitar o cumprimento de suas promessas do ano novo não esteja na palma de sua mão? Isso acontece porque existem milhares de programas móbiles que podem ser de grande ajuda para organizar as promessas de começo de ano.

Parar de fumar

Caso você ainda seja fumante, este é um item que não deve faltar na lista de promessas do ano novo! Apesar de ser uma das resoluções mais populares, esta também é uma das que são abandonadas com extrema rápidas.

Ao invés de apelar para balas e adesivos, você pode instalar o app “Parando”, criado para auxiliar o fumante a se libertar deste péssimo hábito. Esse programa separa o ato de fumar em espaços de tempo e, sendo assim, acaba reduzindo a quantidade de cigarros consumidos diariamente.

Beber mais água

O ideal é que cada pessoa beba cerca de dois litros de água por dia, ou seja, oito copos para deixar o corpo hidratado adequadamente. Para facilitar esse controle, você pode contar com o Aquanic, o software para lhe aproximar de um estilo de vida muito mais saudável.

Outro ponto positivo é a sua integração com as redes sociais, oportunizando que você publique aos seus seguidores que tomou mais um copo de água. Algo comprovado pela ciência que estimula o cumprimento de sua meta.

Estudar mais!

Outra das principais promessas do ano novo é passar de ano sem recuperação, ser aprovado no curso de graduação ou no concurso público tão desejado. Tudo isso implica em muito estudo, revisão e horas de muita concentração nos livros, apostilas, provas anteriores e resumos.

Quer uma dica para facilitar esse procedimento? O Student Dog Organizer é uma alternativa para agilizar as suas informações e todos os compromissos. Assim, você terá um verdadeiro cronograma de preparação até a prova!

Guardar dinheiro!

Quem nunca colocou nas metas para o próximo ano começar a poupar e/ou guardar parte do salário? Para não adiar mais essa decisão, basta fazer o download do Organizze no seu smartphone para revisar a sua saúde financeira através de gráficos e relatórios de custos.

Além de usar esse app, você pode descobrir como sair do vermelho com os conselhos do especialista em empreendedorismo digital, Fagner Borges.

Perder peso

Há diversos motivos para que as pessoas almejem a perda de peso no começo do ano. E existem inúmeras possibilidades de aplicativos para facilitar esse procedimento de mudança de estilo de vida e adoção de hábitos bem mais equilibrados. Uma dica? Use a Planilha de Monitoramento de Peso!

Fazer atividades físicas

O celular também é um ótimo aliado para quem está querendo malhar mais, visando cumprir uma das promessas do ano novo e também obter um condicionamento melhor. O Sports Tracker pode ser útil para os adeptos de corridas ou caminhadas pela cidade.

Tudo o que você precisa fazer é colocar no calendário o trajeto e o tempo necessário para completar. Assim, o app consegue calcular a sua velocidade média e outras dicas para aprimorar a sua pratica.

Caso a sua preferência seja pela boa e velha musculação, a sugestão é utilizar o Virtual Trainer que apresenta a proporção adequada de acordo com as medidas do seu corpo e a quantidade de calorias que tende a ser eliminada a cada treinamento.

Descubra a relação entre os esportes e o empreendedorismo com o Fagner Borges, empreendedor e adepto das mobilidades radicais!

Pontualidade de uma vez por todas!

Se o ditado “antes tarde do que nunca” é uma espécie de lema na sua vida, está na hora de se livrar deste costume tão inconveniente. Para que esta não se torne somente mais uma das promessas do ano novo, você pode baixar o Relógio Despertador para anotar reuniões, compromissos e lhe despertar pela manhã.

Já o ClocX, que possui um visual analógico e retrô, tem efeitos dinâmicos, configuração de níveis de transparência e opções de adequação para o seu ambiente de trabalho. Desta maneira, você não corre o risco de esquecer as visitas aos clientes, entregas de relatórios e até a hora para eventos sociais.

6 – Jornada da Liberdade

Vale salientar também que conquistar a liberdade de tempo, dinheiro e mobilidade é determinante para que as promessas do ano novo se convertam em uma realidade no seu cotidiano. Isso acontece porque você redescobre como é prazeroso planejar o seu próprio dia e poder viver plenamente.

Confira o depoimento de quem já abraçou a Jornada da Liberdade!

Essa sensação de realização pessoal e profissional pode fazer parte de sua vida através da Jornada da Liberdade, um evento online e totalmente gratuito! Neste encontro virtual, você vai receber dicas incríveis para se tornar alguém bem-sucedido na sua área de atuação, mas ciente da necessidade de estar perto dos seus entes queridos e apreciar as coisas boas ao seu redor!

Quer conhecer a Jornada da Liberdade? Vamos lá!