Comédia, drama, ou ficção científica, seja qual for o gênero, é indiscutível o fato dos filmes terem o poder de ensinar e até mesmo inspirar. Diversos filmes de superação têm sido lançados recentemente com uma ótima aclamação pela crítica.

O filme tem o dom que emocionar, de envolver quem assiste dentro de outro mundo. Muitos filmes são verdadeiras obras de arte e simbolizam o estado da arte do cinema. Muitos elementos compõem um bom filme e são vários profissionais envolvidos para tornar uma história real, seja com efeitos visuais, figurino, luz entre tantos outros quesitos importantes no mundo das telonas.

Filmes tem o poder de nos ensinar muitas coisas

Já parou para pensar que filmes de superação, principalmente baseado em histórias reais, tem uma forte tendência a serem mais consagrados? As pessoas se comovem mais com biografias e antes mesmo de conhecer a história já existe uma quebra de barreira entre filme e telespectador.

8 filmes de superação para hoje a noite

Tem dias que queremos filmes que inspirem. Em outros momentos comédias e filmes para relaxar. A escolha de um filme diz muito sobre o que você está sentindo e por momentos de desafios que esteja enfrentando. Não deixe de conhecer o melhor dos filmes de superação que nós separamos exclusivamente para você!

1 – Moonlight

Vencedor do Oscar de melhor filme de 2017, Moonlight é um dos filmes de superação que aborda temas polêmicos e das minorias, ser negro e homossexual. O filme tem uma ótima história que com certeza vai te deixar envolvido do começo ao fim. As dificuldades de um jovem rapaz tentando não entrar para a criminalidade enquanto encontra a si mesmo. Amor e ódio estão divididos sob linhas tênues em Moonlight.

2 –  Perdido em marte

Durante uma missão em Marte, um astronauta americano sofre um acidente e é dado como morto, porém ele consegue sobreviver e se manter vivo em Marte. Enquanto tenta fazer contato com a terra e avisar a todos que está vivo, ele desenvolve uma série de testes para produção de batatas e outros alimentos que o ajudarão a sobreviver por tempo indeterminado.

Um filme de superação extremamente interessante, mesmo fazendo parte de ficção científica vai te fazer pensar se realmente existem limites para pessoas determinadas e com esperança. Foi um filme bem aclamado pela crítica, com diversas indicações ao Oscar e a festivais de cinema pelo mundo. O ator principal, Matt Damon, desempenha um papel brilhante, inclusive nas mudanças físicas por que seu corpo passa, vale a pena conferir!

3 – 12 anos de escravidão

Baseado numa história, esse é um dos filmes de superação que vai te fazer pensar nos obstáculos que algumas pessoas passam pela vida e como a força e perseverança são essenciais nos momentos de dificuldade.

Solomon é um negro livre nos Estados Unidos, mas é sequestrado e vendido ilegalmente como escravo, onde é levado para trabalhar no sul do país sob condições precárias, maus tratos e situações de extrema humilhação. 12 anos vivendo longe de sua família e sendo alguém que ele não é. A emoção e produção da história mereceram o Oscar de melhor filme de 2013 entre outros prêmios e indicações. Se não viu ainda, vai assistir!

Veja também o que preparamos para você:

1 –  Filmes que podem mudar sua vida em 2017 

2 –  4 filmes para inspirar sua próxima viagem 

3 –  Melhores filmes inspiradores do Netflix 

4 – Lion

Outro filme de superação baseado numa história real que foi indicado em diversos festivais de cinema em 2016. Lion nos mostra a triste realidade de um problema na Índia mais comum do que se imagina. O desaparecimento de crianças perdidas. O filme retrata a luta de um menino de 5 anos que se perdeu da família numa estação de trem na Índia. Ele teve que enfrentar maus bocados para sobreviver, até ser adotado por uma família australiana.

Apesar de ter sua família, o menino que agora era um homem nunca desistiu de reencontrar sua mãe e irmãos e entender o que aconteceu no fatídico dia em que se perdeu. Uma história belíssima, que sem dúvida vai te emocionar e te mostrar uma realidade, até então, desconhecida.

5 – Amor e outras drogas

A jovem Maggie foge de relacionamentos, pois sofre de uma doença degenerativa e sabe que seus relacionamentos não aguentam às dificuldades que ela enfrenta todos os dias. Até ela conhecer um sedutor vendedor de produtos farmacêuticos. O relacionamento começa a evoluir, mas a barreira de sua doença e que como seria o futuro com Maggie traz muitas questões à tona.

Um dos filmes de superação com um toque romântico e cômico que vai te fazer pensar que o amor, também é uma droga, e pode ser usado no tratamento de muitas enfermidades. Assista!

6 – Manchester a beira mar

Um filme de superação de 2016 que deve estar na sua lista de filmes para ver. Manchester a beira mar tem um ritmo lento que te envolve de uma tal maneira que te faz sentir a superação dos personagens em cada dificuldade enfrentada.

Vencedor de 2 Oscar e com diversas outras indicações, é um drama muito bem contado, que ilustra momentos de superação em situações de perda, arrependimento e perdão. Uma ótima indicação para o seu desenvolvimento pessoal, não deixe de assistir!

7 – Quem quer ser um milionário

Esse é um dos filmes de superação mais clássicos de todos os tempos. Jamal, um jovem indiano que teve uma infância muito sofrida por problemas de miséria e violência na Índia consegue participar de um programa de TV de perguntas e respostas com um gordo prêmio no final.

O rapaz começa a competição sendo desacreditado por todos, afinal ele não tinha um nível escolar suficiente para aquele desafio. Entretanto suas experiências de vida e suas lutas constantes para sobreviver no cotidiano do seu dia a dia o ajudaram a chegar muito longe no programa, instigando muita inveja e maus olhares por parte de outras pessoas. Vencedor do Oscar de melhor filme em 2009, vale muito a pena assistir!

Ótimos filmes, não é? Filmes de superação são sempre bons para a gente refletir sobre nossas vidas e pensar no que são verdadeiras dificuldades e obstáculos. Ótimas opções não vão faltar para você assistir hoje a noite!