Você já se viu naquela situação onde parece que sua mente vira uma chave e, por mais que se esforce, não consegue prestar atenção de jeito algum? Que você revisa todas as suas tarefas, mas, mesmo assim, algo de errado acaba escapando? Ou que fica no mundo da lua quando conversa com alguém? Em contrapartida, há alguns assuntos que você fica super ligado? Se sim, então está passando pela situação da atenção seletiva.

Fique tranquilo se for esse o seu caso! Você não é o único no mundo e nem será a usar a atenção seletiva a seu favor. Pois é! Apesar de parecer algo não tão bom num primeiro momento, ela pode ser uma grande aliada em suas atividades, ajudando, inclusive, a melhorar os seus resultados! Incrível, não é mesmo?

A atenção seletiva é uma importante ferramenta que pode impactar na melhoria dos seus resultados

Então, está curioso em saber mais sobre a atenção seletiva e como ela pode melhorar os seus resultados? Se a resposta for positiva, não vamos mais perder tempo! Bora desvendar tudo sobre o tema?!

O que é a atenção seletiva?

Atenção seletiva nada mais é do que um tipo de atenção consciente. É quando escolhemos onde nossa mente deve permanecer focada, ou seja, é a nossa capacidade de selecionar as informações importantes, fazendo com que ignoremos as irrelevantes. É quando optamos por excluir as distrações ao nosso redor para que o nosso cérebro fique concentrado nas nossas atividades.

As informações selecionadas são escolhidas de acordo com o nosso interesse e seu significado de forma inconsciente. Com a atenção seletiva, tudo aquilo que focamos vai parecer bem mais nítido e intenso, sendo difícil de ser esquecido. Por isso mesmo, ela tem grande influência sobre a nossa aprendizagem, pois nos ajuda a manter o foco de atenção, evitando distrações e proporcionando um bom desempenho.

Atenção seletiva nada mais é do que um tipo de atenção consciente.

Na prática, como a atenção seletiva funciona? Simples! No nosso dia a dia, recebemos diversos tipos de estímulos, como, por exemplo, os visuais, olfativos, sonoros, gustativos e/ou os táteis. Agora imagina a dificuldade do nosso cérebro em assimilar todos eles?! Pois é! Então, é bem aqui que a atenção seletiva começa a trabalhar. Ela acaba por ser uma estratégia para filtrar as informações. Bacana, não?!

Como a atenção seletiva pode melhorar seus resultados?!

Vamos aos fatos reais da vida: você, por exemplo, vai prestar um concurso importantíssimo. É o emprego dos seus sonhos: salário bom e garantido, estabilidade, reconhecimento profissional, ótima aposentadoria… No entanto, todo mundo deseja isso, certo? Então, é mais do que óbvio que passar num concurso top de linha é super difícil e, por isso mesmo, necessita de dedicação.

A atenção seletiva é uma ferramenta essencial para você alavancar os seus resultados

E o que é a dedicação nesse caso? Muito, mas muito, estudo mesmo! É preciso estar focado nos seus objetivos e concentrar-se nos seus momentos de leitura e exercícios para superar a gigante concorrência. Só que, em vez de se jogar de cabeça nos estudos pra brigar de verdade na hora do vamos ver, você perde seu tempo usando a internet, brincando em joguinho no celular, mexendo nas redes sociais… Já sabe o resultado disso, né?

Eis que entra a atenção seletiva a seu favor. Com ela, você passa a se concentrar mais, a focar mais nos seus estudos e a não se abalar com a tela do seu celular piscando sem parar por conta das mensagens do Whatsaap. Agora você consegue entender a importância da atenção seletiva na sua vida e como ela pode impactar positivamente na melhora dos seus resultados?!

Com a atenção seletiva, fica muito mais fácil se concentrar nas suas atividades

Antes de darmos continuidade ao nosso assunto sobre atenção seletiva, podemos indicar para você mais três posts do nosso blog que vai te ajudar muito?!  Dê só uma olhada!

Como Desenvolver a Atenção Seletiva

Agora que já sabe o que é a atenção seletiva e a importância dele na melhoria dos seus resultados, você deve se estar perguntando como desenvolve-la, não é mesmo?! Afinal, algo tão incrível assim deve ser dificílimo de ter! Se você pensou nisso, saiba que se enganou bonito! Olhe só as nossas dicas abaixo e vai ver que é bem possível SIM conquistar a atenção seletiva!!!

1 – Isole os sons

Como já dissemos, a ideia principal da atenção seletiva está no fato de conseguirmos fragmentar os estímulos que nos cercam, como, por exemplo, a audição. Nesse aspecto, que tal começar a se concentrar em somente um som em um ambiente altamente barulhento?!

Aprenda a isolar os sons e a se concentrar naquilo que é realmente importante

Tire um dia para almoçar sozinho e passe a focar em cada conversa alheia por vez, depois no barulho dos talheres, da mastigação e por aí vai… Com o passar do tempo você perceberá que ouve tudo ao seu redor, mas tem sua atenção em somente um elemento sonoro. E seu ouvido, oh, vai ficar tinindo!

2 – Exercite sua Mente

A mente é o item que precisa ser mais trabalhado. Ela é uma ferramenta poderosa, mas que precisa de exercícios para se desenvolver e aprimorar, senão pode virar sua pior inimiga. Você pode treiná-la com jogos de raciocínio, mapas mentais e entre tantos outros. Concentrar-se num detalhe para resolver o todo é à base da atenção seletiva e é o meio onde você vai obter os seus melhores resultados.

3 – Organize as Ideias

Organizar as suas ideias consiste numa ótima forma de estabelecer um plano de ação para realizar os seus objetivos, além de ser um excelente exercício para a sua mente. O conceito é simples: anote as 5 coisas que você deseja colocar em prática e escolha as duas que tiverem mais distanciamento lógico entre si. Estabeleça relações entre elas por mais que pareçam absurdas e apenas ignore as demais ideias que estão na sua lista. Done, suas ideias estarão organizadas!

A organização de ideias é uma ótima aliada para o desenvolvimento da atenção seletiva

Prontinho! Você está prontinho pra praticar a atenção seletiva na sua vida e ganhar resultados extraordinários com ela. Have fun e mude já a sua vida!

Agora, compartilhe esse conteúdo com seus amigos, ou então, deixe um comentário mais abaixo… Isso irá nos ajudar a ter um feedback sobre nossos conteúdos.