Enquanto algumas pessoas gostam de se divertir e badalar durante seus momentos de férias e folgas, outras preferem tirar o tempinho livre para relaxar nos melhores lugares para descansar no Brasil.

Afinal, se a gente já leva uma vida tão caótica e agitada durante a maior parte do ano, por que não aproveitar os dias desocupados para relaxar e repor as energias?

Relaxe nos melhores lugares para descansar no Brasil

No entanto, isso não precisa acontecer necessariamente dentro de casa, na cidade onde a gente mora e já conhece de ponta a ponta. É possível viajar, entrar em contato com pessoas e lugares novos e ainda assim relaxar. Onde? Em alguns dos melhores lugares para descansar no Brasil que a gente vai conhecer agora!

Lugares para descansar em Minas Gerais

Minas Gerais é um dos grandes estados do nosso país, que conta com mais de 19,5 mi de habitantes, divididos em 853 municípios, conforme informa o Governo de Minas Gerais. E em meio a tantas cidades é possível encontrar boas opções de lugares para descansar no Brasil.

1 – Florestal, Minas Gerais

A cidadezinha do interior mineiro possui em torno de 7 mil habitantes, conforme informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e fica próxima de municípios como Pará de Minas e Mateus Leme.

Por lá é possível passear e descansar na Fazenda Boa Esperança, uma pousada com estilo colonial e rústico, que oferece um cardápio com a típica culinária mineira, além de queijos, doces e compotas que são produzidos no local.

2 – Extrema, Minas Gerais

É também uma das opções de lugares para descansar perto de São Paulo, já que a cidade fica a pouco mais de 108 km de distância da capital paulista e faz divisas com cidades do estado de São Paulo como Joanópolis, Vargem e Pedra Bela.

Extrema, em Minas Gerais

Na cidade é possível dar passeios com cavalos e conhecer o Parque Municipal da Cachoeira do Salto, em que há um quiosque com rede onde os turistas podem descansar após o almoço ou a Rota das Rosas, que abrange hotéis, pousas, artesanatos e exposições de arte.

Lugares para descansar em SP

Agora, a gente vai conhecer alguns lugares para descansar no Brasil, localizados no estado de São Paulo. As opções de destinos para descansar na região incluem tanto praias quanto lugares para descansar no interior de SP e até mesmo belas cavernas.

3 – Iporanga

Conhecida como a “Capital das Cavernas”, a cidade possui 360 cavernas catalogadas, que é a maior concentração de cavernas do país. São as suas belas cavernas que colocam a cidade como uma das boas opções de lugares para descansar no Brasil.

Afinal, como não relaxar em frente a uma paisagem exuberante? O município está situado no coração da Mata Atlântica e abriga o Parque Estadual Turístico Alto da Ribeira, onde o turista pode relaxar na bela cachoeira de Meu Deus.

4 – Holambra

Com poucos mais de 13 mil habitantes, o município faz parte da região metropolitana de Campinas e é uma estância turística. O grande destaque de Holambra vai para a sua produção de flores, atividade pela qual a cidade é conhecida.

Holambra, em São Paulo

A cidade conta com edifícios coloridos parecidos com os que são encontrados na Holanda e com jardins floridos, que podem servir de cenário para um agradável e relaxante passeio. E para quem gosta de conhecer a cultura e história dos locais onde visita, a dica é conferir o Museu de Cultura e História de Holambra.

5 – Socorro

É mais um dos lugares para descansar perto de SP, já que fica a 132 km de distância da capital do estado. Por lá, o turista pode relaxar em águas termais, que são conhecidas por suas propriedades terapêuticas.

Quem gosta de aventura, pode fazer diversas atividades como rafting, bóia-cross, trilhas, asa delta, mountain biking e rapel de cachoeira. E para as pessoas que curtem fazer compras, o município também é um pólo de malharias, que conta com aproximadamente 400 produtores e oferece vendas diretas de fábrica.

6 – Praia Brava

Nem sempre é possível relaxar e descansar na praia quando ela está lotada de gente. Só encontrar um lugar para colocar sua cadeira e deitar pode ser bem estressante. É por isso que as praias desertas são boas opções de lugares para descansar no Brasil, por não trazerem o problema.

Em São Paulo, uma alternativa é a Praia Brava, que fica a 29 km de distância de São Sebastião, entre os costões de Boiçucanga e Maresias. Seu acesso é feito por meio de uma trilha a pé de 2 km e ela conta com riachos, cachoeira e um mar cristalino.

Ei, antes de você ir para os próximos tópicos de conteúdo, deixa a gente te apresentar alguns outros artigos do vida de freesider, com alguns estinos internacionais…

1 – Conheça agora os melhores destinos do Canadá

2 – Quer ir para Austrália? Tudo o que você precisa saber bem aqui

3 – Mochilão na Indonésia: o maior arquipélago do mundo

Outros lugares tranquilos para viajar no Brasil

Não é somente em Minas Gerais e São Paulo que encontramos belas opções de lugares para descansar no Brasil. Confira a seguir sugestões de destinos para descansar em outras regiões do país:

7 – Petrópolis

Nem só de praia vive o estado do Rio de Janeiro. Petrópolis é uma cidade turística que oferece passeios que ajudam a contar a história do Brasil, já que possui patrimônio histórica e arquitetônico da época do Brasil Imperial.

Petrópolis fica no estado do Rio de Janeiro

O local ainda conta com circuito gastronômico, é cercado por bosques e montanhas e tem um clima friorento, que convida o turista a passar dias mais desacelerados em um dos bons lugares para relaxar no Brasil.

8 – Chapada dos Veadeiros

Ela fica no estado de Goiás e foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco no ano de 2001.

Com paredões enormes que dão origem a cachoeiras, a Chapada dos Veadeiros permite que os turistas mergulhem em águas límpidas e tenham contato com a natureza em um ambiente calmo e relaxante, o que coloca o local na lista dos lugares tranquilos para viajar no Brasil.

Também trata-se de um dos lugares para descansar no Brasil em que é possível unir aventura e história – por lá dá para fazer uma trilha e caminhar por lugares em que garimpeiros costumavam passar.

9 – Morro de São Paulo

Não poderíamos deixar o Nordeste de fora de uma lista com os melhores lugares para descansar no Brasil. E para quem deseja relaxar, a dica é curtir a primeira praia do Morro de São Paulo na Bahia, que é mais tranquila e propensa para o descanso.

Morro de São Paulo na Bahia

Isso porque a segunda praia é bem badalada e agitada tanto durante o dia quanto durante a noite. Para chegar ao Morro de São Paulo, o turista precisa fazer uma viagem de barco, que por si só já é um belo passeio.

Estou sem grana! E agora?

Gostou das nossas dicas de lugares para descansar no Brasil, mas está com medo de não ter grana para bancar a viagem? Então, dá uma olhada nas dicas de como viajar em tempos de crise, que a gente já trouxe por aqui.