Você deseja apenas ter um trabalho seguro ou desenvolver a sua carreira? Na verdade, os dois conceitos são distintos e podem determinar uma grande virada no seu planejamento de vida e até influenciar na sua alta performance no trabalho.

Basicamente, quem se contenta com um serviço só quer cumprir o expediente e pode passar anos sem ter construído uma trajetória profissional. Agora, o indivíduo que está decidido a formar uma trilha de sucesso no seu nicho de atuação jamais deixa de se atualizar e tem todos os seus passos programados.

Confira 6 dicas para manter a alta performance no trabalho

Você já sabe o que almeja para o seu futuro? Às vezes, algumas dicas para manter a alta performance no trabalho neste ano podem ser essenciais para que você recupere o controle do seu cotidiano e se descubra muito mais motivado para superar os desafios na empresa.

Dicas para ter alta performance no trabalho em 2017

Há quem se sinta satisfeito somente por encontrar uma vaga em função da grave crise financeira que afeta o Brasil nos dias de hoje. Apesar de uma ligeira melhora da economia, milhões de pessoas seguem desempregadas.

Mas, a alta performance no trabalho é útil não apenas para conservar, bem como para ser promovido dentro do seu contexto profissional. Quer descobrir como? Vamos lá!

1 – Busca pelo conhecimento

Atualmente, o diploma universitário ou técnico é um requisito praticamente obrigatório no seu currículo profissional. Contudo, você não deve acreditar que esta é a garantia de possuir inúmeras ofertas de serviço.

Formação online: site do Senado oferece cursos gratuitos para todos os brasileiros

A exigência em muitos setores já cresceu para a realização de uma pós-graduação, uma especialização e até mesmo um mestrado. Além de ser enriquecedor para o seu histórico, o conhecimento sempre é determinante para manter a alta performance no trabalho.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente dar três dicas para seguir se aprimorando e ter um desempenho profissional cada vez melhor, dá uma olhada:

1 – Descubra importância do autoconhecimento profissional

2 – Conheça os maiores jovens empreendedores de sucesso com menos de 30 anos

3 – Meta Smart: Saiba como alcançar seus sonhos

2 – Motivação

De fato, a alta performance no trabalho passa diretamente pela sua sensação de motivação na tarefa realizada todos os dias. Como você responde a esta pergunta? Basicamente, você deve refletir se acorda entusiasmado para fazer as suas funções laborais ou se trocaria prontamente, caso tivesse a chance.

Caso você responda positivamente, é preciso diagnosticar o que tem limitado a sua satisfação no ambiente profissional e entender se existe algo para mudar esse quadro. Afinal, você pode estar com problemas para se adaptar ao novo chefe, novos colegas e até mesmo as novas ferramentas.

Uma fase ruim na empresa pode passar em pouco tempo. Por isso, é importante que você faça essa avaliação e descubra realmente a natureza do seu descontentamento. De modo geral, você tem toda a liberdade do mundo para seguir outro caminho, porém tenha certeza antes de qualquer decisão.

3 – Organização

É impossível não relacionar a organização com alta performance no trabalho. Um profissional com talento, só que nenhuma competência para se coordenar diariamente, pode contribuir significativamente para a empresa. Todavia, o seu desempenho será sempre irregular pela desordem ao seu redor.

Organização ajuda a manter a alta performance no trabalho

Portanto, você necessita analisar o seu grau de organização o quanto antes. Você sabe tudo o que precisa fazer no dia de hoje? Tem ideia do que é mais emergencial na sua lista de afazeres? E, sobretudo, qual destes serviços pode consumir mais o seu tempo?

São inúmeros questionamentos que devem ser levados em consideração, a fim de aprimorar os seus pontos fracos e tornar as suas qualidades ainda mais nítidas. A dica mais simples é listar todos os compromissos logo pela manhã, sabendo dividir o que é prioritário e o que pode ser feito ao longo do dia.

4 – Planejamento

Não confunda organização no dia a dia com o planejamento a curto, médio e longo prazo. Contar com uma programação para a sua carreira pode muito bem resultar na alta performance no trabalho.

Isso significa que você pode se envolver com novos projetos, galgar degraus mais altos na sua organização e até mesmo participar de novos processos seletivos, ao mesmo tempo em que não se descuida da sua atual função.

Quando se sabe exatamente onde se pretende chegar, você tem muito mais facilidade para cuidar dos preparativos para que a jornada seja bem-sucedida, objetiva e até menor do que o esperado. Caso você ainda não tenha pensado nisto, está mais do que na hora de refletir sobre seu futuro profissional.

5 – Companheirismo

Você pode se dar muito bem no seu cargo sem depender de ninguém, porém o crescimento de qualquer corporação demanda o envolvimento de todos os seus colaboradores.

Profissional rende mais dentro de um ambiente agradável e unido

Por isso, o bom clima no ambiente de trabalho é essencial para que todos se sintam bem e desejem vestir a camisa por livre e espontânea vontade. Esta é a sua situação? Como está a sua relação com seus demais colegas? Será que você está fazendo tudo o que pode para se dar bem com todos?

A partir do momento que você se mostra disposto a ajudar os seus companheiros, a tendência é obter alta performance no trabalho não de maneira isolada. Isto é, você não será o único a se destacar nos seus afazeres, logo a companhia ganhará com competitividade no seu setor.

6 – Criatividade

Você sabe explorar toda a sua criatividade? Hoje em dia, a obrigação por criar soluções e ferramentas para otimizar custos, resultados e até mesmo os processos internos demanda novas ideias.

Criatividade pode ser determinante para crescer profissional nos dias de hoje

Independente da sua área é fundamental se afastar da zona de conforto e se adequar as novas necessidades do seu público-alvo. Por isso, a criatividade pode ser a sua melhor aliada para ter a alta performance no trabalho e poder se comunicar perfeitamente com o seu público-alvo.