Você já percebeu que ficar acordado até tarde nos finais de semana, mesmo que somente duas horas a mais, pode provocar um dano ao seu sono e até mesmo no seu humor? Isso realmente existe, mas você pode adotar algumas medidas para eliminar a preguiça da segunda-feira.

Isso mesmo! Aquela preguiça tradicional no começo de semana é um fenômeno social e está cada vez mais comum. De acordo com a ciência, não se trata de um problema de sono, mas é uma tendência em que as pessoas acabam não acompanhando a mesma rotina de dormir, acordar e se alimentar.

Você sabia que a preguiça de segunda-feira pode ser um ciclo vicioso? Livre-se disto agora mesmo!

No entanto, esse costume pode gerar um problema: ficar acordado até muito mais tarde nas sextas e sábado e acabar dormindo até tarde nas manhãs seguintes pode confundir muito o seu relógio biológico. Sendo assim, o seu corpo enfrenta problemas para se adaptar e demora a dormir no domingo.

Mas, é possível fazer alguma coisa para eliminar a preguiça de segunda-feira? De fato, você pode auxiliar o seu relógio biológico a voltar ao seu ritmo habitual, visando não pagar um preço tão alto nas manhãs de segunda-feira e nem parar de se divertir nos finais de semana.

Dicas para eliminar a preguiça da segunda-feira

De maneira geral, você não precisa abrir mão de sua diversão, o seu descanso e tampouco ter que lidar com atrasos ou exaustão no primeiro útil da semana.

Aprenda 7 passos para eliminar a preguiça da segunda-feira

Tudo é uma questão de organização e não exagerar nos dias de feiras, sábados ou domingos.

1 – Durma bem todos os dias da semana

Sabe aquela ideia de colocar o sono em dia no fim de semana? Pare com isso agora mesmo! Este é o primeiro passo para eliminar a preguiça da segunda-feira. Caso você consiga descansar muito bem no decorrer da semana, será bem mais simples superar a falta de sono nos finais de semana.

Portanto, você deve tentar dormir cerca de 7 a 8 horas todas as noites, mas sem se esquecer de obter um descanso de qualidade sem luzes ou aparelhos elétricos ligados.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente mostrar algumas dicas para que você consiga organizar a sua profissional e pessoa de uma vez por todas, dá uma olhada:

1 – Descubra como ter mais tempo livre e lazer

2 – Como superar a falta de tempo para a família?

3 – Gestão do tempo: 5 aplicativos que vão lhe ajudar a controlar seu tempo

2 – Aproveite para tirar cochilos

A ciência já comprovou que 15 minutos de cochilo pode ser benéfico para a sua saúde. Então, se você sabe que a noite vai ser longa com festas ou viagens, procure tirar uma soneca breve antes e depois para auxiliar na sua recuperação.

Na verdade, o truque para eliminar a preguiça da segunda-feira é cochilar por até 20 minutos e antes das 14 horas, a fim de que esses minutinhos não causem nenhum problema para a sua noite. Além disso, a soneca não precisa ser uma exclusividade dos seus finais de semana. Faça disto um costume diário e até melhore o rendimento no trabalho!!

3 – Evite levantar tarde no sábado e também no domingo

Esta pode ser a recomendação mais difícil para eliminar a preguiça da segunda-feira. No entanto, você precisa se esforçar para não acordar muito tarde no sábado e domingo. Realmente, não existe problema nenhum em dormir duas horas a mais nestes dias, mas passar disto pode ser complicado.

Você não precisa dormir até tarde no sábado e domingo. Descanse, mas sem exageros!

Essa mania de ir dormir muito tarde no fim de semana e aproveitar para levantar perto do meio-dia é problemática, uma vez que dificulta o seu ajuste ao horário dos dias da semana no domingo a noite. Deste modo, você tende a começar todas as semanas com déficit de sono e emendar ciclos viciosos.

4 – Pratique exercícios aos finais de semana

Você pode até se exercitar ao longo da semana, mas deve sentir preguiça de repetir esse esforço no sábado e no domingo, certo? No entanto, a atividade faz com que a sua energia flua muito mais depois de uma noite de festa e agitação.

Isso quer dizer que você precisa correr uma maratona, esportes radicais ou malhar por horas? Nada disto! Você pode eliminar a preguiça da segunda-feira com uma movimentação bastante leve e agradável como caminhar em um parque ou na sua vizinhança logo depois de se levantar.

Esse simples artifício pode ser fundamental para que você não sinta aquela necessidade de voltar para debaixo das cobertas ou o conforto de seu sofá depois do café da manhã.

5 – Pegue um pouco de sol

Você deve se expor ao sol pela manhã sempre que possível! Quer uma dica deliciosa para eliminar a preguiça da segunda-feira e aumentar a sua presença de vitamina D no organismo? Abra as cortinas de seu quarto, apanhe a sua xícara de café e vá tomar no quintal ou em alguma parte ensolarada de casa.

Você deve pegar luz do sol de manhã sempre que possível. Sua saúde agradece!

A luz natural auxilia a controlar o seu relógio biológico e a reduz a taxa de melatonina, uma substância que pode lhe deixar mais cansado e tente a aumentar no escuro.

6 – Escolha uma noite para festejar

Você é do tipo baladeiro? Essa sugestão pode lhe parecer bastante ingrata, mas faz toda a diferença selecionar apenas uma noite para sair, beber e se divertir até o amanhecer, ao invés de usufruir dois dias de curtição consecutivos.

Você pode eliminar a preguiça da segunda-feira festejando apenas uma vez por fim de semana

Vale lembrar que o excesso nas bebidas alcoólicas pode acabar com a qualidade de seu sono e tornar a missão de eliminar a preguiça da segunda-feira praticamente impossível.

7 – Não beba café depois das 18 horas!

Definitivamente, uma boa xícara de café quente é excelente para acordar e se sentir mais disposto. No entanto, não beba café por muito tempo, sendo que a bebida depois das 18 horas no fim de semana pode atrasar o seu sono no domingo a noite.

Com o objetivo de eliminar a preguiça da segunda-feira, você pode trocar o café por chás, sucos, iogurtes, vitaminas, água de coco ou apenas água para começar a próxima semana com muito mais disposição e ânimo!