Quando o objetivo é trabalhar em casa, as reações podem ser muito variadas. O chamado “home Office” pode ser uma meta de vida ou mesmo um motivo de frustração. Caso a sua intenção seja conciliar o trabalho remoto com sabedoria, entenda que a tarefa não é simples!

Trabalhar no sistema de home office exige organização, responsabilidade e ética em uma escala superior a que se estivesse atuando em uma empresa convencional. Sem estar sob pressão o tempo inteiro, nem todo mundo tem a capacidade de se monitorar e entregar tudo dentro dos prazos exigidos.

Confira 5 dicas para trabalhar em casa com responsabilidade

Deste modo, é essencial levar em consideração algumas sugestões básicas para ter sucesso, contando com um desempenho apropriado e encaminhando os projetos no tempo solicitado por seus clientes.

5 sugestões para começar a trabalhar em casa com responsabilidade

De fato, você não pode imaginar que trabalhar em casa significa estar “de férias”. Basicamente, você só mudou o endereço do seu escritório, porém ainda deve profissionalismo para quem acreditar nos seus serviços. Portanto, algumas dicas podem lhe ajudar nesta transição!

1 – Tire proveito da flexibilidade

A liberdade de tempo é um dos principais benefícios de quem trabalha em casa, uma vez que você tem controle sobre a maioria das suas ações e nem precisa perder tempo se deslocando até o escritório.

É comum que refletir como gerenciar essa nova realidade seja o primeiro passo a ser dado quando se opta por realizar as tarefas do conforto do seu lar. A primeira questão é: quando, onde e de que você se sente mais produtivo?

Liberdade de tempo sempre é bem-vinda, desde que você tenha organização

Determinadas pessoas tem a capacidade de se focar nas primeiras horas da manhã, dando início ao expediente quase no mesmo horário comercial. Mas, também existem aqueles se sentem muito mais confortáveis à tarde, mantendo um trabalho em alto até o período noturno. Isso fica a seu critério!

Quando ao local ao seu redor, há profissionais que necessitam do silêncio completo para poder se concentrar, enquanto outros tendem a se inspirar pela agitação e a bagunça.

Utilize da grande vantagem de flexibilidade e ajuste o seu home Office as características que melhor se encaixam ao seu trabalho. A partir daí, o desafio de trabalhar em casa tende a fluir com mais naturalidade, influenciando até mesmo na sua satisfação profissional e pessoal.

2 – Tenha uma rotina de trabalho

O conceito de liberdade de tempo não significa a mesma coisa de fazer tudo a qualquer momento. Por isso, a rotina de trabalho também é indicada para as pessoas que estão a fim de trabalhar em casa.

Apesar de a flexibilidade de expediente seja encarada como um benefício de quem não está preso em uma companhia, é fundamental que o seu tempo atuando de casa ou qualquer outro ambiente seja estipulado.

Uma gestão inadequada de tempo pode causar problemas no seu rendimento, dificultando tanto a entrega de projetos quanto a sua vida pessoal. Portanto, a folga exagerada em uma semana pode gerar dias de corrida contra o tempo.

Sendo assim, você deve montar uma jornada de trabalho e se apegar a este planejamento. Mesmo que você lide com algumas distrações, organizar essa parte é vital para ter meios de usufruir de todos os benefícios do home Office.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente dar três dicas para colocar o seu dinheiro para trabalhar ao seu favor, dá uma olhada:

1 – Investir em tesouro direto é seguro?

2 – Onde investir na Crise: 10 passos

3 – 7 maneiras para investir sem ter muito dinheiro

3 – Organize o seu escritório

Quem começa a trabalhar em casa pode até acreditar que tem condição de entregar um relatório de qualidade deitado na cama e assistindo televisão. Não é porque você não dá expediente em uma empresa que não deve contar com um espaço apropriado.

Crie na sua residência um ambiente adequado para se focar e trabalhar o tempo que for necessário. Este ambiente pode ser um quarto desocupado que vai se tornar um escritório, uma mesa, uma sala ou o seu quarto.

Ache um espaço para se transformar no seu escritório organizado para trabalhar em casa

O ideal é que este recinto seja agradável, sem muitas distrações e que atenda a sua demanda com computador, energia elétrica, conexão com a internet, portas, janelas, isolamento e tranquilidade para não interrompido a cada minuto.

Faça deste espaço na sua residência onde você se sente muito vontade e lhe transmite uma sensação positiva de contentamento, ao mesmo tempo em que executa os seus afazeres.

4 – Vista-se para trabalhar em casa

Pulou da cama para começar a trabalhar? Puxar uma coberta para a sua mesa de computador nos primeiros minutos é até válido ao trabalhar em casa nos dias mais frios, mas procure estar com roupas que lhe repassem a sensação de seriedade.

Isso não significa que você precisa colocar terno e gravata para efetuar as suas planilhas. No entanto, essa mudança pode representar uma boa quebra da sua vida pessoal para o cotidiano de prestação de serviço. Esse cuidado é valido tanto para a sua mente quanto para a sua família.

Mantenha o seu ritual matinal antes de começar a trabalhar no home office

Você deve colocar uma roupa que lhe deixe bastante confortável e realizar o “ritual matinal”, como se estivesse prestes a sair para o trabalho. Portanto, tome o seu banho, faça a sua refeição, escove os dentes, penteie o cabelo e selecione o visual para iniciar mais um dia de trabalho.

Na verdade, essa exigência para trabalhar em casa até pode soar estranha, só que isso vai ser importante para elevar a sua confiança e se preparar para um dia repleto de desafios. Além disso, esse ritual auxilia no cumprimento de horários e da sua lista de tarefas.

5 – Esteja sempre conectado

Caso você conte com colaboradores que dependem de suas coordenadas ou líderes que necessitam de um comentário sobre os seus projetos, é essencial ficar conectado sempre que possível.

Não é porque você não está em um ambiente com os seus antigos companheiros de trabalho que deve estar isolado. Sendo assim, é possível deixar os canais de contato sempre abertos

Mantenha-se conectado nas plataformas principais para conversar com clientes, colaboradores e parceiros

Isso não significa que você deve estar acessível durante as 24 horas, noite e dia, só que no tempo determinado para trabalhar em casa, realmente esteja pronto para auxiliar e esclarecer as dúvidas de clientes, fornecedores e parceiros.