Quando o objetivo é trabalhar em casa, as reações podem ser muito variadas. O chamado “home Office” pode ser uma meta de vida ou mesmo um motivo de frustração. Caso a sua intenção seja conciliar o trabalho remoto com sabedoria, entenda que a tarefa não é simples!

Trabalhar no sistema de home office exige organização, responsabilidade e ética em uma escala superior a que se estivesse atuando em uma empresa convencional. Sem estar sob pressão o tempo inteiro, nem todo mundo tem a capacidade de se monitorar e entregar tudo dentro dos prazos exigidos.

Antes de continuar... eu já te falei que dia 23 de setembro (mais conhecido como "Hoje"), o nosso amigo Clayton Costa, coach e hipnoterapeuta especializado em ansiedade, irá começar um super evento de 4 dias?

Poisé... é a Semana da Ansiedade à Libertação....

E você ainda pode participar de forma gratuita clicando aqui.

Mas corre porque hoje as 20:00 se encerra as inscrições.

Bem, continuando...

dicas trabalhar em casa responsabilidade
Confira 5 dicas para trabalhar em casa com responsabilidade

Deste modo, é essencial levar em consideração algumas sugestões básicas para ter sucesso, contando com um desempenho apropriado e encaminhando os projetos no tempo solicitado por seus clientes.

5 sugestões para começar a trabalhar em casa com responsabilidade

De fato, você não pode imaginar que trabalhar em casa significa estar “de férias”. Basicamente, você só mudou o endereço do seu escritório, porém ainda deve profissionalismo para quem acreditar nos seus serviços. Portanto, algumas dicas podem lhe ajudar nesta transição!

1 – Tire proveito da flexibilidade

A liberdade de tempo é um dos principais benefícios de quem trabalha em casa, uma vez que você tem controle sobre a maioria das suas ações e nem precisa perder tempo se deslocando até o escritório.

É comum que refletir como gerenciar essa nova realidade seja o primeiro passo a ser dado quando se opta por realizar as tarefas do conforto do seu lar. A primeira questão é: quando, onde e de que você se sente mais produtivo?

liberdade de tempo com organização
Liberdade de tempo sempre é bem-vinda, desde que você tenha organização

Determinadas pessoas tem a capacidade de se focar nas primeiras horas da manhã, dando início ao expediente quase no mesmo horário comercial. Mas, também existem aqueles se sentem muito mais confortáveis à tarde, mantendo um trabalho em alto até o período noturno. Isso fica a seu critério!

Quando ao local ao seu redor, há profissionais que necessitam do silêncio completo para poder se concentrar, enquanto outros tendem a se inspirar pela agitação e a bagunça.

Utilize da grande vantagem de flexibilidade e ajuste o seu home Office as características que melhor se encaixam ao seu trabalho. A partir daí, o desafio de trabalhar em casa tende a fluir com mais naturalidade, influenciando até mesmo na sua satisfação profissional e pessoal.

2 – Tenha uma rotina de trabalho

O conceito de liberdade de tempo não significa a mesma coisa de fazer tudo a qualquer momento. Por isso, a rotina de trabalho também é indicada para as pessoas que estão a fim de trabalhar em casa.

Apesar de a flexibilidade de expediente seja encarada como um benefício de quem não está preso em uma companhia, é fundamental que o seu tempo atuando de casa ou qualquer outro ambiente seja estipulado.

Uma gestão inadequada de tempo pode causar problemas no seu rendimento, dificultando tanto a entrega de projetos quanto a sua vida pessoal. Portanto, a folga exagerada em uma semana pode gerar dias de corrida contra o tempo.

Sendo assim, você deve montar uma jornada de trabalho e se apegar a este planejamento. Mesmo que você lide com algumas distrações, organizar essa parte é vital para ter meios de usufruir de todos os benefícios do home Office.

⚠️---- Dica Supresa ----⚠️

Na próxima segunda-feira dia 23 de setembro o nosso amigo Clayton Costa irá realizar um evento 100% Gratuito e 100% Online, a Semana da Ansiedade a Libertação.

Você, que não tem tempo para você mesmo, tem medo de errar a ponto de não fazer, não consegue de decidir, tem pensamentos persistentes, tem temperamento difícil que muitas vezes o distancia das pessoas que ama, ou fica sem energia na hora de colocar seu conhecimento em prática, terá pela primeira vez o acesso ao método que te libertará das raizes de sua ansiedade.

Se inscreva agora, antes que tirem a página do ar.

Eu sei que já começou a ler vários livros, assistiu diferentes treinamentos, procurou conhecimento pela internet, e por mais que você queira nunca consegue colocar em prática, sempre tem algo na rotina, ou no seu coração que impede de crescer, não é mesmo?

Saiba como você pode conhecer as raizes da sua ansiedade e se libertar de uma vez por todas

Clique aqui e descubra como.

---- ⚠️ ----

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente dar três dicas para colocar o seu dinheiro para trabalhar ao seu favor, dá uma olhada:

1 – Investir em tesouro direto é seguro?

2 – Onde investir na Crise: 10 passos

3 – 7 maneiras para investir sem ter muito dinheiro

3 – Organize o seu escritório

Quem começa a trabalhar em casa pode até acreditar que tem condição de entregar um relatório de qualidade deitado na cama e assistindo televisão. Não é porque você não dá expediente em uma empresa que não deve contar com um espaço apropriado.

Crie na sua residência um ambiente adequado para se focar e trabalhar o tempo que for necessário. Este ambiente pode ser um quarto desocupado que vai se tornar um escritório, uma mesa, uma sala ou o seu quarto.

trabalhar em casa escritório organizado
Ache um espaço para se transformar no seu escritório organizado para trabalhar em casa

O ideal é que este recinto seja agradável, sem muitas distrações e que atenda a sua demanda com computador, energia elétrica, conexão com a internet, portas, janelas, isolamento e tranquilidade para não interrompido a cada minuto.

Faça deste espaço na sua residência onde você se sente muito vontade e lhe transmite uma sensação positiva de contentamento, ao mesmo tempo em que executa os seus afazeres.

4 – Vista-se para trabalhar em casa

Pulou da cama para começar a trabalhar? Puxar uma coberta para a sua mesa de computador nos primeiros minutos é até válido ao trabalhar em casa nos dias mais frios, mas procure estar com roupas que lhe repassem a sensação de seriedade.

Isso não significa que você precisa colocar terno e gravata para efetuar as suas planilhas. No entanto, essa mudança pode representar uma boa quebra da sua vida pessoal para o cotidiano de prestação de serviço. Esse cuidado é valido tanto para a sua mente quanto para a sua família.

ritual matinal trabalhar
Mantenha o seu ritual matinal antes de começar a trabalhar no home office

Você deve colocar uma roupa que lhe deixe bastante confortável e realizar o “ritual matinal”, como se estivesse prestes a sair para o trabalho. Portanto, tome o seu banho, faça a sua refeição, escove os dentes, penteie o cabelo e selecione o visual para iniciar mais um dia de trabalho.

Na verdade, essa exigência para trabalhar em casa até pode soar estranha, só que isso vai ser importante para elevar a sua confiança e se preparar para um dia repleto de desafios. Além disso, esse ritual auxilia no cumprimento de horários e da sua lista de tarefas.

5 – Esteja sempre conectado

Caso você conte com colaboradores que dependem de suas coordenadas ou líderes que necessitam de um comentário sobre os seus projetos, é essencial ficar conectado sempre que possível.

Não é porque você não está em um ambiente com os seus antigos companheiros de trabalho que deve estar isolado. Sendo assim, é possível deixar os canais de contato sempre abertos

mantenha-se conectado nas plataformas principais
Mantenha-se conectado nas plataformas principais para conversar com clientes, colaboradores e parceiros

Isso não significa que você deve estar acessível durante as 24 horas, noite e dia, só que no tempo determinado para trabalhar em casa, realmente esteja pronto para auxiliar e esclarecer as dúvidas de clientes, fornecedores e parceiros.

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.