Em inúmeros empreendimentos, pode parecer que tudo está praticamente normal, só que nada está indo a adiante e os resultados seguem em queda. Uma das razões pode ser o rendimento abaixo do esperado dos funcionários. Por isso, é essencial parar e se perguntar a respeito das causas da baixa produtividade no trabalho em determinados momentos.

Em função disto, é muito importante realizar uma avaliação dos casos antes de tentar solucionar tudo de uma maneira errada. É preciso analisar com cuidado para descobrir as verdadeiras causas da baixa produtividade no trabalho.

Descubra 6 causas da baixa produtividade no trabalho

Basicamente, a falta de um líder inspirador, medo do corte de vagas e a jornada de trabalho semanal elevada podem explicar o desânimo e a baixa produtividade dentro da empresa. Esses detalhes podem impactar negativamente nas suas atividades laborais se não forem resolvidos logo.

Desvende as causas da baixa produtividade no trabalho

Deste modo, essa lista pode facilitar a sua investigação a fim de compreender o que está ocorrendo no seu ambiente de trabalho, as suas possíveis razões e até mesmo algumas formas de driblar esse impasse.

1 – Insatisfação no cargo

Não adianta nada ser contratado ou colocado em uma função para qual as suas habilidades são totalmente inúteis. Por exemplo, qualquer pessoa que goste de trabalhar com o público, entende de vendas e se expressa bem pode se sentir desmotivado ao ser realocado em um local burocrático e repetitivo.

É possível sempre usar o diálogo como primeira medida a fim de comunicar uma das causas da baixa produtividade no trabalho e encontrar uma alternativa que satisfaça a todos. Procure o pessoal dos recursos humanos ou mesmo o seu superior, realize uma avaliação de competências e esclareça a situação.

Você pode estar sentindo insatisfação no cargo. Portanto, faça uma reflexão profunda e busque o diálogo!

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente mostrar algumas dicas para que você possa recuperar a satisfação em todos os aspectos de sua vida, dá uma olhada:

1 – Aprenda 7 passos para eliminar a preguiça da segunda-feira

2 – Descubra 5 passos de como ter uma mentalidade vencedora

3 – Descubra como acabar com a preguiça de estudar em 2017

2 – Desgaste físico e emocional

Mesmo que você tenha muita vontade de trabalhar todos os dias, o físico e a mente se cansam em algum momento por causa de todo o estresse da cidade, a falta de mobilidade urbana, a violência e até mesmo a queda no seu padrão de vida em função da crise.

Por causa disto, nenhum profissional tem a capacidade de render durante todo o seu expediente por meses e anos sem nenhuma variação. Por isso, tente diminuir essa exaustão com uma avaliação sobre o seu tempo de trabalho e abra mão de algumas horas extras, se for possível.

Afinal, é muito melhorar diminuir a carga de trabalho temporariamente do que ter que se afastar para se recuperar de algum problema de saúde muito mais sério e comprometedor. Além disso, tenha a certeza de não estar sendo explorado com expediente excessivo e falta de remuneração.

3 – Treinamento inadequado

Você pode se sentir realizado ao encontrar uma vaga de trabalho, mas a desmotivação pode acontecer rapidamente se não houver uma preparação adequada para assumir esse cargo. Por isso, a falta de orientação em uma nova vaga pode ser uma das causas da baixa produtividade no trabalho.

Adequação a um novo trabalho sem treinamento devido também pode causar a baixa produtividade

De fato, é praticamente impossível render da maneira esperada se você precisa aprender por conta própria a lidar com as estratégias de um novo empreendimento ou setor, novas ferramentas, sistemas informatizados e também se adaptar a novos colegas de trabalho.

Tudo isso leva um pouco de tempo e deve ser compreendido pela empresa, pois se a contratação foi feita é porque o empregador percebeu muito potencial em você. Por isso, tente solicitar ajuda aos seus companheiros de trabalho ou líder.

4 – Pressão em excesso

Nos dias de hoje, a pressão e o estresse são as principais causas da baixa produtividade no trabalho. Com a crise econômica ainda aterrorizando negócios de todos os setores, os empresários podem se exceder nas cobranças e afetar o desempenho ao reduzir a mão de obra.

Contudo, você precisa aprender a lidar com certa carga de pressão, especialmente, ao assumir um serviço mais complexo ou de liderança. Então, procure manter a calma, se distrair sempre que possível e administrar essa nova responsabilidade sem comprometer sua saúde física e mental.

Ações como não deixar para amanhã o que se pode solucionar hoje, gerenciar o seu tempo e programar todo o seu dia com antecedência podem ajudar para se ajustar a essa nova carga de afazeres e superar os primeiros obstáculos.

5 – Falta de motivação

Quem nunca se sentiu estagnado em um trabalho? Definitivamente, esta é uma das causas da baixa produtividade no trabalho mais comuns, sobretudo, entre a camada mais jovem da população que deseja chegar ao topo em tempo recorde e pulando etapas.

Desmotivação é uma das mais comuns causas da baixa produtividade no trabalho

Por isso, você deve compreender que essa dificuldade acontece mais cedo ou mais tarde na carreira de todo mundo, só que se durar muito tempo se torna passível de uma avaliação mais profunda. Será que não está na hora de rever os seus conceitos? O que você deseja para o seu futuro?

Uma forma interessante de demonstrar vontade de crescer é buscar por atualização na sua área, ser bastante solicito com os seus colegas de trabalho, dar sua opinião nas reuniões e mostrar o seu empenho. Caso nada disto adiante, você deve começar a procurar por novas oportunidades.

6 – Falta de planejamento corporativo

Uma das causas da baixa produtividade no trabalho pode ser compartilhada entre você e o seu empregador. Muitas vezes, você pode encerrar uma tarefa, repassar ao seu líder e não ter uma resposta imediata para algo que deveria ser urgente.

Falta de planejamento também é uma das causas da baixa produtividade no trabalho. Então, se organize!

Este exemplo de desorganização pode fazer com que o funcionário entenda que a prioridade não é tão imediata assim. No fim das contas, a falta de organização de um superior pode contagiar toda a sua equipe. Não cometa esse erro e continue se esforçando para dar conta dos prazos solicitados!