O que é roadmap? Você sabe? Se não sabe, não se preocupe. O artigo de hoje vai trazer exemplos de roadmap, estratégias e mais algumas dicas importantes para começar hoje mesmo a traçar as diretrizes do seu negócio, visando atingir metas e objetivos da melhor maneira possível, otimizando os resultados.

Para todo aquele que já teve algum tipo de envolvimento com gestão de projetos, certamente este é um nome bastante familiar. Mas vale lembrar que um roadmap pessoal também é possível, desde que se saiba quais sãos os resultados que se quer alcançar, até porque este é um método de acompanhamento de etapas. Logo mais falamos a respeito.

Anote as dicas!

O que é roadmap?

Imagine que fosse possível criar um método para acompanhar a história de um bebê que veio ao mundo. Certamente ele começaria contando detalhes sobre o parto, acompanharia os primeiros passos, o primeiro alimento, as primeiras palavras e todas as novidades da nova vida. Também falaria sobre a primeira ida à escola e seguiria por toda a vida dele.

o que é road map 1
O Roadmap é a melhor maneira de acompanhar o seu trajeto até o seu objetivo.

Com os negócios não é diferente. Um roadmap online, por exemplo, acompanha todas as etapas de um produto ou serviço, isto é, desde que se origina a ideia até a venda. A ideia do roadmap é justamente traçar todo um caminho para que seja possível ao gestor acompanhar o percurso daquilo que ele oferece, apontando possíveis riscos e reduzindo custos.

Entender o que é um roadmap estratégico é abrir uma porta para uma nova maneira de apresentar ideias, produtos e serviços para possíveis investidores ou parceiros, evitando perdas de raciocínio ou qualquer outros desvios que poderiam colocar em xeque a credibilidade daquilo que está sendo apresentado.

Entre alguns questionamentos que devem ser feitos, estão alguns pontos que podem estar em comum em todos os setores:

  • Em que estágio do caminho minha empresa está?
  • Onde eu quero que minha empresa chegue?
  • Quais estratégias devo utilizar para que isso aconteça?

Vale também lembrar que um bom roadmap deve ser atualizado constantemente, sobretudo quando as estratégias para atingir o objetivo sofram algum tipo de alteração. Dessa maneira, o roadmap não precisa ser um método que deverá ser imutável. Ele vai passar por mudanças que acontecerão de acordo com as estratégias de quem o utiliza.

O que é roadmap estratégico?

Basicamente, buscas sobre o que é roadmap vão trazer dicas sobre o que é roadmap estratégico, pois ele vai falar justamente sobre como percorrer determinado caminho para atingir a meta. Sempre as metas e objetivos deverão ser traçados, e a partir disso, todas as etapas serem definidas. Todas mesmo, desde a maneira como o produto ou serviço será desenvolvido.

o que é o roadmap estratégico 2
Roadmap estratégico é justamente sobre como percorrer determinado caminho para atingir a meta.

Eles podem ser a curto ou longo prazo, tudo vai depender da empresa ou pessoa que o utiliza. O fato é que o roadmap está para o empreendedor como o script está para os filmes. Então, nada melhor do que entender como essa poderosa estratégia poderá ser um divisor de águas para negócios de todos os tipos. Sejam negócios físicos ou negócios online, entre outros.

Como fazer um roadmap?

Imagine uma linha do tempo visual. Ela deverá contar com todos os passos necessários para chegar à última informação postada nela, ou seja, o objetivo. Cada item deverá ser visualizado e colocado em seu devido lugar, buscando atingir as metas a curto prazo, seguida das metas a longo prazo e objetivos. Imagine um passo a passo assim:

  • Transfira a ideia original para o papel e leve ao conhecimento de seus clientes
  • Liste tudo o que o produto ou serviço que está oferecendo poderá fazer pelos seu público
  • Chegue a um denominador comum entre o objetivo, a expectativa dos clientes e o quanto você pode investir, organizando as funcionalidades em cada altura da sua linha do tempo
  • Revise constantemente toda a sua linha do tempo e atualize-a sempre que necessário

Qual a frequência ideal para a atualização do roadmap?

Tudo vai depender da natureza do serviço ou produto oferecido.

Se for um roadmap pessoal, por exemplo, ele necessitará de um determinado tempo. Para um roadmap online de uma empresa, o tempo poderá ser completamente diferente. De uma maneira geral, sempre que existir a mudança de uma estratégia, ou novas metas serem definidas, ele deverá ser atualizado.

O roadmap da minha empresa precisa ficar em segredo?

Algumas empresas preferem que tudo seja feito escondido, mas isso pode ser uma escolha equivocada. Isso porque elas temem que a concorrência roube a maneira como ela trabalha, mas na verdade isso não é algo possível, visto que o roadmap é designado por cada empresa ou empreendedor. Ele é pessoal e só diz respeito à realidade da própria empresa.

Existem exemplos de roadmap que mostram o quanto a transparência pode ser algo positivo, não apenas para dar aos clientes a oportunidade de enviar seus feedbacks, como também  para mostrar os caminhos de sucesso da empresa, gerando credibilidade. Vamos conhecer um exemplo sobre esse trabalho transparente.

Twitter – O roadmap público

Você conhece a plataforma twitter, certo? É uma rede social que conta com quase 320 milhões de usuários no mundo todo, e teve no Brasil, no ano de 2016, o terceiro maior crescimento em número de usuários.

Quando o assunto é transparência, a empresa é citada como um exemplo a ser seguido. Se você procura bons exemplos de roadmap, esse certamente é um dos melhores. Todo tipo de notícia roda passa por ele, desde a política até assuntos banais do dia a dia. E a empresa seguiu a onda, disponibilizando um roadmap público para que todos possam acompanhá-lo..

A ideia é entregar aos desenvolvedores uma orientação sobre as novas funcionalidades que entrarão em atividade, através de um quadro público no Trello, trazendo novas maneiras de se relacionar com seus desenvolvedores e inspirando outras empresas a trilharem esse caminho. Certamente, pelos resultados conquistados a cada ano, vale a pena considerar a ideia.

Rodmap pessoal

Agora que você entendeu o que é roadmap, vamos imaginar como trazer isso para o cotidiano. A ideia de manter um roadmap pessoal é muito tranquilizadora, pois em diversos momentos da vida, se torna muito difícil imaginar todos os trajetos que serão necessários para seguir um planejamento.

road map pessoal 3
Afinal, como fazer isso no cotidiano?

Vamos conhecer alguns exemplos de roadmap que são empregados na vida de todos e nem sequer se dão conta. Imagine uma viagem. O que é necessário para que ela aconteça? Planejamento. É impossível imaginar pegar uma estrada sem saber o quanto irá gastar ou quantos quilômetros serão necessários percorrer.

Agora imagine uma pessoa que quer lançar um ebook, porque encontrou no mercado de afiliados a solução que tanto busca para a conquista da sua liberdade financeira. Será que seria possível essa pessoa chegar ao produto final sem nenhum tipo de planejamento? Certamente os planos estacionariam já no início.

Mas vamos imaginar que essa pessoa resolveu fazer um roadmap pessoal para concretizar essa ideia e se tornar um empreendedor digital. Como seria um roadmap efetivo para ela?

1 – Ideia

Antes de pensar em lançar qualquer tipo de guia para as pessoas, seja ele um tutorial ou apenas conselhos para a vida, é preciso traçar exatamente as ideias que pretende transmitir. Passar informações é algo que necessita de muita responsabilidade pois assim como as ideias podem alcançar um número baixo de pessoas, elas podem viralizar.

Então é necessário amadurecer a ideia, imaginar o que gostaria de saber a respeito do assunto que será abordado e definir seus pontos principais. O que é roadmap senão o fruto da primeira ideia? Assim que a ideia estiver madura o suficiente, é hora de dar o próximo passo.

2 – Indo para o papel

Sim, um roadmap pessoal ou os demais exemplos de roadmap que encontrar falarão que a ideia deve sair do papel, mas nesse exemplo ela terá que, primeiramente, ir parar no papel, pois se trata de um produto que será oferecido em forma de leitura. E nesse momento deverá novamente focar na responsabilidade de transmitir ideias.

Se não for muito bom com a escrita, o futuro empreendedor digital deverá contratar alguém para escrever para ele. Isso não deve representar um grande obstáculo, senão, é claro, o pagamento de um profissional que vai fazer isso por ele. O profissional poderá ser encontrado em sites como o 99freelas, entre outros que existem no mercado.

3 – Revisão

Como tudo o que é oferecido para o público, esse material também precisa passar por um teste de qualidade. Sim, isso mesmo, a revisão é um teste de qualidade. Pois imagine você adquirir um produto que não corresponde a nada daquilo que promete. A autoridade seria apenas um sonho distante mesmo.

Vamos supor que o produto adquirido foi uma faca para churrasco, que tinha uma propaganda muito boa, desenvolvida por uma equipe de marketing muito bem treinada, afinal, o anúncio despertou sua atenção. Quando vai utilizar o instrumento, percebe que ele foi desenvolvido com um material de baixa qualidade. Continuaria confiando na empresa?

Revise tudo o que foi escrito, ou então contrate um profissional para fazer isso com seu ebook.

4 – Capa

“A primeira impressão é a que fica”. Sim, essa frase já foi ouvida por todos e isso não significa que pessoas estão seguindo um fluxo, mas sim que ela é forte e verdadeira o suficiente para se manter firme. Vivemos em uma época muito visual, e todo produto, antes de ser lançado, deverá ter uma boa imagem para ser trabalhada.

O empreendedor terá que pensar em que tipo de imagem deseja passar para seu consumidor, encontrando um ponto de intersecção entre a ideia central do livro e àquilo que o público responde melhor. E não é pelo fato de este ser um produto virtual que a regra deverá ser diferente.

5 – Escolha da plataforma que vai distribuir o material

Essa também é uma escolha que merece toda atenção, afinal, a plataforma será a responsável por toda a negociação que será feita à partir do momento que o ebook for colocado à venda. Se a ideia for lançar o infoproduto para que outras pessoas o divulguem, será necessário deixar à disposição da plataforma o valor o comissionamento que será necessário para cada afiliado.

O que é roadmap para projeções financeiras?

Não sabe o que é roadmap para as projeções financeiras pessoais? Antes de mais nada, é preciso lembrar a importância de fazer projeções financeiras, não somente para os negócios, mas também para manter a segurança financeira no futuro, afinal, ninguém quer chegar na terceira idade correndo riscos de ficar em situações difíceis.

E quando se fala em aposentadoria, a atualidade não nos traz notícias muito boas. Imaginar trabalhar até próximo os setenta anos, ou até mais que isso, para então poder descansar e desfrutar das conquistas de uma vida, é algo muito surreal. Toda pessoa que trabalha, quer poder aproveitar melhor seus momentos.

Pois com um bom roadmap, é possível colocar o dinheiro para trabalhar, possibilitando uma tranquilidade maior nessa fase que toda pessoa merece descansar e aproveitar a vida. Não sabe como colocar o dinheiro para trabalhar, tendo um roadmap para que não exista nenhum tipo de risco? Então isso não será mais um problema.

Nesse vídeo, o Fagner Borges – criador do movimento freesider – ensina exatamente qual o caminho deve ser trilhado para conseguir conquistar mais de um milhão de reais para garantir uma aposentadoria justa. Não acredita? Então assiste aqui e aprenda como começar hoje mesmo a investir dinheiro para poder descansar daqui um tempo.

Muito legal essa dica, não é verdade? E já que o Fagner falou sobre o mercado digital, que tal começar hoje mesmo a conquistar sua liberdade financeira, móvel e de tempo? Se inscreva gratuitamente  agora mesmo no evento online “Jornada da Liberdade” e se torne o protagonista da sua vida!

E conte aqui nos comentários, como o roadmap vai te auxiliar em seus projetos?