A internet facilitou a realização de várias atividades do cotidiano como a comunicação, a busca por informação e também as compras. No 1º semestre de 2017 o comercio eletrônico no Brasil cresceu 7,5%, mesmo com o país em recessão. A expansão das vendas online aumentou ainda mais a perspectiva do empreendedorismo digital para obter sucesso como afiliado.   

O mercado de afiliados apareceu no meio digital com a promessa de ser uma maneira mais fáceis de empreender e alcançar resultados de modo mais rápido e consistente. E uma parte das pessoas que investem no empreendedorismo digital demoraram obter resultados ou até desistiram ao se depararem com o trabalho existente para a execução do serviço.

O sucesso como afiliado é verdadeiro e possível de ser alcançado, o grande erro é pensar que o trabalho de afiliado seja tão simples quanto apertar um botão. O desenvolvimento da atividade como afiliado permite mais praticidade e adaptação, porém, exige dedicação e comprometimento como qualquer outra.

Alcançar o sucesso como afiliado é fácil quando compreende a atividade como um trabalho sério, que exige empenho e responsabilidade de um empreendedor. Afiliar é fazer negócio, é ser sagaz para entender a necessidade do outro e encontrar a solução, afiliar é resolver problemas, e para acontecer depende de estratégia e estudo.

E esse tipo de pensando é geralmente pensado como a filosofia do miojo. E falando nisso, o Fagner Borges, fundador do movimento freesider, fez um vídeo falando sobre isso, dá uma olhada:

1 – Medo do erro

Empreender é um ciclo de erro e aprendizagem, e coragem é um requisito indispensável para todo empreendedor. Com o empreendedorismo digital não é diferente, e a vantagem é que ele possibilita que os erros sejam corrigidos de maneira mais rápida, evitando maiores gastos, e garantindo mais certeza no próximo trabalho.

Ao iniciar no empreendedorismo digital, no mercado de afiliados, algumas pessoas se perdem em meio ao método, às métricas e paralisam o processo de desenvolvimento da campanha por medo de errar, por achar que não vai dar conta. E nesse momento o que realmente acontece é deixar a oportunidade de fazer o novo e de mudar de vida passar.

Empreender é um ciclo de erro e aprendizagem, e coragem é um requisito indispensável para todo empreendedor.

Psicólogos e pedagogos consideram o erro importante para avançar o desenvolvimento pessoal e em todos os sentidos. Só erra quem faz, quem age, quem ousa vencer seus medos, quem acredita nas próprias verdades, sendo capaz de assumir seus atos e não se esconder diante do inesperado.

Grandes empresas entendem o erro como oportunidade de aprendizado, em uma palestra o executivo Alberto Menoni, diretor de inovação do Google X, um laboratório secreto do Google onde são desenvolvidas as inovações da empresa, disse que os funcionários do laboratório não são punidos quando erram.

Se o projeto falhou e não chegou ao mercado o funcionário ganha férias ou um bônus e tem grandes chances de ser promovido. Isso porque, a empresa entende que se o produto falhou antes de ir para o mercado a empresa economizou dinheiro.

Castigar o erro bloqueia as pessoas na criação e incentiva a esconder as dificuldades e os novos erros. E a maior qualidade de um empreendedor e o caminho para ter sucesso como afiliado é não ter receio de errar.

Ter sucesso como afiliado depende do ânimo para fazer acontecer. O mercado de infoprodutos exige estudo, prática e determinação para conquistar resultados positivos. Só é fácil para quem já errou várias vezes e descobriu o caminho certo e mais curto. Para que fique fácil precisa começar o quanto antes.

2 – Todos se esforçam, não é só você

Um hábito comum em nós, é perceber tudo o que é positivo no outro, como se fosse fácil e inalcançável. Acompanhamos as viagens, os passeios, os imóveis, o sucesso e o reconhecimento das pessoas, acreditando que tudo aquilo foi adquirido diante de muita facilidade e quase nenhum empecilho.

Grandes profissionais e empresários bem sucedidos hoje, começaram do zero e tiveram muitos insucessos. Passaram por diferentes mercados, erraram, quebraram e o mais importante, analisaram o erro, aprenderam com ele e iniciaram novamente um negócio, com mais segurança, experiência e com a certeza de que viriam outros erros e com eles novos acertos e sucesso.

Um exemplo clássico de esforço, dedicação e sucesso com empreendedorismo é o de Silvio Santos, que aos 14 anos de idade começou a vender capinhas para guardar título de eleitor, iniciou seu primeiro negócio como ambulante e desde então empreende nos mais diversificados ramos.  

Nosso cérebro consegue filtrar informações e em determinados momentos mostrar apenas o que é do nosso interesse, esse conceito é chamado atenção seletiva. Quando idealizamos ser um empreendedor de sucesso, focamos no sucesso das pessoas, já que é exatamente isso que almejamos, mas esquecemos de todo o esforço por elas realizados para chegarem onde estão.

O sucesso está diretamente relacionado ao esforço. Porém o que ressalta aos olhos é parte simples e fácil de desfrutar da fama, do dinheiro e do poder. A atenção seletiva deve ser utilizada como um combustível para impulsionar o desenvolvimento do trabalho.

O sucesso como afiliado e empreendedor exige foco. As dificuldades aparecem todos os dias e para todos. Albert Einstein disse que “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”, ou seja, é preciso trabalhar para conquistar o almejado. E todas os empreendedores de sucesso trabalham duro para manter o que têm.

3 – Espera acontecer, mas não está disposto a fazer o que é preciso

Esperar que o sucesso aconteça sem estar disposto a realizar tudo que ele exige é um equívoco comum cometido por pessoas que acreditam que o sucesso como afiliado é fácil e acontece do dia para noite. Às vezes por ter bloqueio que as impedem de fazer a atividade, ou por que deixam pra depois.

Adiar ou prolongar a atividade para ser feita depois é chamado de procrastinação. E para ter sucesso como afiliado, procrastinar é um termo fora de cogitação, já que, além do trabalho com o produto o desenvolvimento da campanha é necessário acompanhar e mensurar resultados. Este é um trabalho que não pode ser deixado para depois, deve ser checado todos os dias.

Para ter sucesso como afiliado, procrastinar é um termo fora de cogitação.

Empreender exige esforço e paciência. O mercado de infoprodutos demanda atenção e foco, só terá resultados quem trabalha, e quanto antes começar, mais rápido os resultados aparecerão. Um afiliado deve estar disposto a trabalhar e estudar muito para ter reconhecimento e resultados.

O sucesso como afiliado acontece para quem tem foco e animo para se dedicar ao negócio.

Acreditar que o negócio vai prosperar é natural, mas agir para que os resultados aconteçam é decisivo. Esperar por uma nova ideia, ou por um momento em que estará mais disposto é o que impede o sucesso como afiliado de quem está começando. A dedicação ao negócio é o que determina o sucesso do afiliado.

O sucesso como afiliado vem do empenho e comprometimento com o mercado de infoprodutos. Mesmo com as variadas metodologias já existentes cada produto é único assim como o público a que ele é destinado. O afiliado de sucesso precisa se dedicar ao estudo de novos métodos de trabalho para a realização das vendas.

Mais importante que acreditar no empreendedorismo digital é estar disposto a pesquisar e conhecer cada vez mais sobre o produto, o público e estratégias de negócio. Essas são características indispensáveis para alcançar o sucesso como afiliado.

4 – Não desistir

A vontade de desistir é muito presente no dia a dia do empreendedor. Há dias em que tudo está dando errado e colocamos em cheque se o mercado de infoprodutos é realmente bom, se a estratégia é boa, questionamos até mesmo a competência e qualificação para tocar o negócio.  

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que mais de 60% dos empreendimentos sobrevivem menos que cinco anos, e a principal causa é a falta de planejamento. Outra característica que corrobora para o declínio da empresa é a crença de que manter um empreendimento é fácil e não exige muito esforço.

Há dias em que tudo está dando errado e colocamos em cheque se o mercado de infoprodutos é realmente bom. Por isso é necessário persistência.

Ao iniciar um novo negócio principalmente relacionado ao empreendedorismo digital, que muitas pessoas ao nosso redor tem dificuldades de entender como funciona e que realmente dá resultado, a primeira dificuldade se torna um grande motivo para desistir e voltar ao mercado tradicional.

Estar perto de pessoas que também compartilham do mesmo sonho de empreender, que têm o propósito de ajudar as pessoas é importante para manter a motivação. E buscar outros profissionais que já passaram por esse processo e pedir dicas para seu crescimento é outro recurso de revigorar as forças para o empreender.  

O empreendedorismo digital exige dedicação e só consegue se entregar totalmente ao negócio quem realmente gosta dessa atividade. O mercado de afiliados, apresenta inúmeras áreas de atuação e essa variedade facilita o processo de adaptação do afiliado a um perfil de público que aproxima com seus gostos e interesses.

Gostar do que faz é o que motiva o empreendedor a dar prosseguimento e crescer o negócio. Considerar o que pode estar motivando a desistir do empreendedorismo digital e pensar se essas causas podem ser mudadas, e de que maneira podem melhorar o processo do trabalho. Pensar como empreendedor é aceitar o desafio, seja para continuar ou mudar o segmento de atuação.

5 – Planejar e executar

Toda atividade, independentemente de ser no trabalho, relacionada à estudo, em casa, viagem ou com a família exige planejamento para que tenhamos pelo menos o mínimo de controle sobre a situação, seja tempo, valor ou esforço.

Ter sucesso como afiliado também exige planejamento, e ele deve estar presente desde o início para prever as dificuldades e ter o controle delas, dessa maneira pensar em desistir estará fora dos planos.

Planejamento para conhecer os processos de afiliação, explorar os produtos e os nichos de mercado que eles se enquadram, estudar métodos e mídias de atuação e então, planejar as estratégias de divulgação para venda.

O planejamento faz parte de todo o processo de quem alcança sucesso como afiliado. Diferentemente do que se pensa, o trabalho de afiliado demanda tempo, principalmente na etapa de programação e organização de como será desenvolvido o projeto.

No início o planejamento pode parecer difícil, mas aos poucos torna-se hábito e o processo fica mais ágil e com mais resultados. Existem alguns métodos de planejamento que auxiliam em todo o processo, desde controle do tempo, atividades, no trabalho e em casa.

Ter sucesso como afiliado é fácil quando tem plano. Ter um plano bem estruturado, entretanto, não é simples e demanda coragem, empenho e entusiasmo para concretização e principalmente para a execução. Um plano bem estruturado e guardado na gaveta de nada adianta.

Um afiliado de sucesso planeja e coloca em prática. Mais importante que dispor tempo para realizar o planejamento é colocá-lo em prática o quanto antes.

Falando nisso, veja essa palestra incrível do Christian Barbosa no Freesider Meeting do 2017 sobre produtividade e planejamento.

6 – Caminho mais rápido

Já vimos que o principal para ter sucesso como afiliado e em qualquer outra atividade é estruturar o empreendimento. Começar um negócio antes de traçar um caminho para prever os riscos e imprevistos é direcioná-lo ao declínio.  

Encontrar o caminho mais fácil para ter sucesso como afiliado é procurar pelos trajetos já realizados por profissionais que tiveram ou não sucesso. Para descobrir o caminho certo é preciso achar primeiro os errados.

Conhecer os métodos e estratégias já utilizadas é o caminho mais rápido para alcançar o sucesso como afiliado, para tanto deve dispor de interesse para estudar e se dedicar ao conhecimento do empreendedorismo digital.  

Dominar os mecanismos e também encontrar um diferencial para ter mais credibilidade, maiores resultados e incentivo para continuar a empreender. O sucesso como afiliado está ligado à fatores que propiciam sua diferenciação nos demais, a escrita, o modelo de vídeo, imagens, sua fala.

Outro recurso para alcançar sucesso no mercado de infoprodutos é construir autoridade. Uma tarefa que não é simples, mas com foco e dedicação é possível. O afiliado que passa confiabilidade, consegue resultado com qualquer produto que ele apresente, aumentando ainda mais seu reconhecimento, seu público, os rendimentos e o sucesso.

Uma maneira de adquirir esses conhecimentos sobre empreendedorismo digital, mercado de afiliados e atitudes vencedoras de um empreendedor de sucesso é durante a Jornada da Liberdade, um evento online, gratuito, com objetivo de impulsionar o início de novos empreendimentos digitais.