Qual o seu objetivo profissional em 2019? Muitos brasileiros seguem com medo de perder as suas vagas, mas a tendência é de recuperação da economia. Com o encerramento de uma das piores crises nacionais, o cidadão pode sonhar com voos mais altos e até trabalhar em casa neste ano.

Afinal, a ideia de ter um negócio para chamar de seu é algo recorrente para milhões de brasileiros. Em um momento de resgate da confiança do consumidor, a chance de empreender também pode surgir. Neste contexto, a internet aparece como principal aliada.

trabalhar de casa é possível
trabalhar de casa é possível

No entanto, é indispensável efetuar um planejamento adequado para você possa superar as dificuldades e oscilações do seu mercado. Portanto, é indispensável manter uma rotina de trabalho rigorosamente organizado e conhecer alguns conceitos de produtividade.

Isso porque trabalhar em casa pode ser incrível, mas saber administrar o tempo será o seu principal desafio. Para começar essa jornada no home office, a primeira lição é saber exatamente o que significa uma tarefa urgência e uma tarefa importante. Por acaso, você já sabe diferenciar um conceito do outro?

Trabalhar em casa x administrar o tempo

Nem todo mundo está preparado está conceder a sua atenção ao que realmente precisa ser feito neste momento. Será que você é uma destas pessoas? Você saberia distinguir o que é urgente do que é importante neste instante? Trabalhar em casa exige ter ciência destas duas questões.

O general e ex-presidente dos Estados Unidos da América, Dwight. D.  Eisenhower possui uma explicação que pode ser de grande valia. Em um discurso na década de 1950, ele concedeu a seguinte declaração:

“Tenho dois tipos de problemas: os urgentes e os importantes. Os urgentes não são importantes e os importantes nunca são urgentes”.

A verdade é que essa frase pertence a Dr. J. Roscoe Miller e se transformou em lema do método para administrar o tempo, chamado de Princípio de Eisenhower.

Basicamente, o ato de priorizar é uma questão fundamental para qualquer forma de gestão de tempo eficiente. Só que diversos profissionais tem dificuldades na hora de priorizar tarefas por acreditar que tudo é relevante e precisa ser executado prontamente.

É essencial, portanto, saber muito bem como diferenciar algo urgente de algo importante na rotina profissional. E isso serve tanto para quem está querendo trabalhar em casa quanto para o funcionário no escritório da companhia.

Tarefas Importantes

De acordo com o Princípio de Eisenhower, as atividades importâncias são aqueles que possuem um período de entregar alongado. Por isso, dá para executá-los de acordo com um planejamento. Normalmente, essas ações estão relacionadas a intuitos e metas e devem estar na sua lista de afazeres.

(pessoa fazendo lista de tarefas)

Se organizar é muito importante
Se organizar é muito importante

Eventualmente, algo caracterizado como importante pode ganhar o status de importante. Isso ocorre, sobretudo, quando a data de entrega e/ou apresentação é esquecida ou ainda quando existe algum tipo de procrastinação. Isso significa adiamentos regulares.

Tarefas Urgentes

Já as tarefas urgentes demandam de pronta atenção por estarem completamente ligadas ao presente momento. Isso quer dizer que é algo urgente porque tem um período curto para ser concluída.

Sem sombra de dúvida, essas demandas urgentes desencadeiam um nível de estresse elevado e até quadros de ansiedade. Caso o seu dia a dia ao trabalhar em casa, é repleto de tarefas deste tipo, tome cuidado!

Porque este pode ser o sinal que o seu planejamento está bastante inadequado. Não permite que um projeto importante se transforme em urgente somente por desleixo e preguiça.

Entenda o Princípio de Eisenhower

Agora que você já compreendeu a distinção entre importante e urgente, está na hora de descobrir a essência do Princípio de Eisenhower. Essa pode ser uma técnica para administrar o tempo e melhorar a sua produtividade ao trabalhar em casa.

De modo geral, o pensamento de que todos os compromissos diários são inadiáveis é errado e prejudicial. O presidente Eisenhower entendia que para ser altamente eficiente era necessário efetuar tanto atividades urgentes quanto atividades importantes.

Essa é a base do Princípio de Eisenhower. Ficou interessado (a) e quer levar esse modo de gestão do tempo para o seu cotidiano profissional? Confira os seguintes passos!

  1.    Faça uma lista com todas as suas ações no trabalho diariamente. Coloque até mesmo aquelas atividades mínimas ou menos relevantes.
  2.    Anote cada uma destes afazeres em uma tabela.
  3.    Programe os seus compromissos conforme a classificação.

Para tornar a sua classificação ainda mais simples, adote a Matriz Urgente x Importante no seu dia a dia. Nela, você será capaz de adicionar atividades nos quadrados e, portanto, entender quando cada uma destas precisa ser efetuada.

Como compreender a tabela urgente x importante?

Tudo o que você avaliar como urgente e importante precisa ser feito primeiro. Posteriormente, se encaixam as ações importantes e não-urgentes, que podem ser feitas com cautela e muita atenção. Depois, você deve realizar os afazeres não importantes, só que urgentes.

O que for considerado “não-urgente e não-importante” pode ser deixado de lado e produzido apenas quando tiver algum tempo sobrando no seu dia a dia. Faço teste e aplique essa metodologia para administrar o tempo no trabalho em casa.

(pessoa riscando tarefas de sua lista)

Com uma gestão adequada de sua rotina, você vai ter dias muito mais produtivos e menos estressantes e, ainda assim, tirar proveito das coisas boas que trabalhar em casa permite.

Trabalhar em casa? Confira dicas para ter uma atividade lucrativa

Na internet, dá para notar que há uma grande quantidade de brasileiros interessados em meios de trabalhar em casa. Neste contexto, a produção de embalagens é uma boa alternativa.

Vale salientar que esse trabalho pode ser realizado por quem está fora do mercado de trabalho, bem como nas horas de folga. Isso porque dá para organizar um negócio na sua residência e lucrar muito.

Então, para que você possa conhecer profundamente essa opção, o ideal é ficar por dentro de todos os detalhes, não é? Portanto, você poderá conferir a seguir como funciona esse negócio. Vamos lá?

Como funciona a produção de embalagens em casa?

Embalagens artesanais e completamente personalizadas tendem a se representar um ótimo diferencial para um empreendimento. No entanto, existe muita promessa falsa pela rede mundial de computadores. Então, qual é o verdadeiro potencial da produção de embalagens em casa?

O fato é que essas customizações já são uma realidade e estão ganham espaço no mercado. Só que é necessário ter cuidado ao dar os primeiros passos ao optar por trabalhar em casa. Quer descobrir como lucrar com essa oportunidade?

Embalagens do tipo sacolas plásticas

Caso a sua vontade ao trabalhar em casa com a fabricação de embalagens plásticas, como aquelas sacolinhas de mercado, é indispensável apostar em uma máquina.

Embora você faça tudo na sua residência, é de vital importância ter um equipamento adequado para a sua atividade. Então, a possibilidade é real, só que exige um investimento relativamente superior.

Embalagens do tipo sacolas de papel

Para apostar na produção de sacolas de plástico, o investimento será semelhante. Esse empreendimento também exige aplicar dinheiro no maquinário para cortar tamanho nas dimensões ideais e também na impressão de arte.

Invista no artesanal
Invista no artesanal

Em ambas as situações, os aparelhos da produção devem ter computadores para efetuar os desenhos das artes. A partir daí, é possível imprimir de maneira direta nas sacolas.

Trabalhar com esse sistema pede por uma qualificação. Esse tipo de treinamento tende a ser realizado pelo fornecedor das máquinas.

Embalagem artesanal

A embalagem artesanal acaba por agregar valor ao seu conteúdo e até aumentar o interesse do consumidor. Isso porque acaba por surpreender aquela que recebe o pacote.

Afinal, quem não gostaria de receber uma lembrancinha de tempos em tempos? Em função disto, os pacotes e as caixas compõem um nicho que não para de crescer. O fato é que presentes podem ser entregues durante todo o ano.

Todavia, os principais períodos deste mercado em expansão se concentram nas datas comemorativas. Tais como:

  •         Páscoa
  •         Dia das Mães
  •         Dias dos Pais
  •         Dia dos Namorados
  •         Dia das Crianças
  •         Natal

E não para por ai! Quem vai trabalhar em casa com esse negócio terá de se preparar para casamentos, formaturas, aniversários, confraternizações corporativas, entre outros.

É importante salientar que o mercado de embalagens artesanais concorre com as embalagens fabricadas em escala industrial. Só que esse ramo é tão Vasco que não se restringe somente aos pacotes de presentes.

Nos dias de hoje, os clientes estimam muito as embalagens customizadas até nas mercadorias de varejo. Portanto, são diversos elementos que se encaixam no seu provável campo de atuação:

  •         Lojas de departamentos;
  •         Boutiques;
  •         Revendedores;
  •         Hotéis;
  •         Confeitarias;
  •         Cafés;
  •         Lojas de conveniência.

No fim das contas, você terá a possibilidade de negociar com todos os estabelecimentos que almejar contar com produtos personalizados. Tudo para fornecer aos consumidores opções exclusivas.

Enfim, você pode fornecer a todos que preferem ter produtos personalizados para oferecer aos seus clientes.

Por que produzir embalagens?

Sabe aquele ditado popular: “a primeira impressão é a que fica?” Portanto, uma embalagem de alta qualidade e bonita acaba por impactar até no preço do respectivo presente.

É baseado neste ponto que você precisa fornecer um serviço de excelência ao seu cliente. Se é rentável para ele, será também para você! E a lucratividade faz com que seja possível continuar a trabalhar de casa.

Já deu para compreender que mesmo com um mercado totalmente digital e informatizado, a originalidade segue em alta. Todo mundo deseja se sentir especial e os empreendedores querem repassar isso a sua clientela.

Sendo assim, você pode se tornar o elo entre a ideia do fornecedor e a vontade do consumidor. Oportunize que os clientes dos seus parceiros se sintam tremendamente prestigiados ao ganhar um produto meticulosamente planejado para eles.

Uma embalagem bem produzida diz muito sobre o cuidado na entrega. Faça com a sua embalagem não seja aquela que o homenageado recebe o presente, rasgue e a deixa em um canto qualquer.

Com pacote diferenciado, dá para planejar uma estratégia de marketing a curto, médio e longo prazo. E tenha certeza que este cuidado não é muito caro, não.

Afinal, se trata do seu empreendimento. Ele é unicamente seu e depende do seu empenho para prosperar. Anuncie o seu trabalho, efetue um portfólio e prove que existe valor agregada a cada produção devido a originalidade e criatividade.

Comprove que o seu produto pode se tornar um diferencial competitivo, sendo que preço não é o mesmo que valor. Caso o seu público considere que a embalagem corresponde a uma experiência única, provavelmente, o preço não seja visto como empecilho para compra.

Trabalhar em casa com produção de embalagens é rentável?

A pergunta que qualquer pessoa que deseja trabalhar de casa se refere a rentabilidade do seu negócio. A pesquisa é fundamental para chegar a uma resposta satisfatória.

Agora, se você optou por investir no seu próprio maquinário para a produção de embalagens, siga adiante. O setor é ligeiramente concorrido, só que você pode encontrar o seu espaço.

Dá para iniciar tudo na sua própria casa e avançar pouco a pouco. Um equipamento para elaborar sacolas gira em torno de R$ 3 mil. Com esse suporte, você já consegue iniciar o seu trabalho.

Se a sua família for aplicar em outros nichos, como sacolas plásticas, embalagens para pizza ou doces, há outras possibilidades no mercado.

Dá para realizar uma pesquisa no mercado regional e saber a respeito da demanda. Assim, você terá mais embasamento para decidir se vale a pena ou não efetuar um investimento com chance de retorno.

Ao conhecer tanto os concorrentes quanto o seu público-alvo, a chance de ter sucesso cresce significativamente. O fato é que esse segmento é bastante rentável.

A prova disto é que 70% do lucro se refere a mão de obra. Isso significa que as despesas com a matéria-prima para produção é muito pequena em comparação com o seu lucro.

Portanto, você fatura pelo seu trabalho em casa. Por isso, se organize e confira todas as opções a sua volta. Você pode se surpreender com as oportunidades que estão ao seu alcance.

Modifique sua forma de pensar, conheça o mindset Freesider e se surpreenda.

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.