5 (100%) 1 vote

Muitas pessoas precisam de um pouco mais de dinheiro. Uma boa maneira de conseguir é com um trabalho extra em casa.

Passamos boa parte das nossas vidas buscando novos empregos, novas oportunidades, maneiras de economizar e como utilizar melhor o dinheiro que ganhamos. Sempre em busca de uma grana extra no final do mês para dar aquela ajuda com as contas.

Para ficar ainda mais complicado, a taxa de desemprego cresceu bastante no Brasil, os preços não param de subir, os impostos são altos e muitos outros fatores que fazem parte da rotina do brasileiro que não deixam o dinheiro render.

Por isso, oportunidades de renda extra são sempre bem-vindas. Existem muitas atividades que você pode fazer na sua própria casa e receber por elas. Aqui, nesse artigo, eu vou te mostrar quais são elas e como você pode usa-las como um trabalho extra em casa.

Quem sabe você não acaba descobrindo que essa pode ser a sua fonte de renda principal? Já se imaginou trabalhando em casa? Continue lendo, você vai ver que com um pouco de vontade de disposição é possível ter mais liberdade financeira.

Por onde começar?

Quando pensamos em um trabalho extra em casa, logo vêm à nossa mente peças de artesanato, doces, confeitaria, entre outras ideias que envolvem trabalho manual. Mas nem sempre quem procura uma renda extra tem habilidades para produzir peças com as próprias mãos. Às vezes, também podem faltar habilidades de venda, que complicam todo o processo, afinal, de que adianta produzir muito se os produtos não serão vendidos?

Por isso, o primeiro passo para colocar em prática um trabalho extra em casa que realmente vai render um bom dinheiro é definir quais são as suas principais habilidades. No que você é especialista? O que você pode produzir que as pessoas estão procurando e vão pagar para você fazer?

Mesmo que seja um trabalho extra, você deve entregar o melhor que puder e sempre buscar melhorar. Por isso, fazer o que você já sabe e o que te satisfaz é muito importante. Afinal, vai ficar mais difícil encontrar motivação se você estiver fazendo renda extra com um trabalho que não te agrada.

Busque especialização

Ter um trabalho extra em casa também exige que você esteja sempre em busca de alternativas para melhorar os seus resultados. Quanto mais conhecimento você tiver para entregar aos seus clientes, maior será a procura e você realmente terá um lucro interessante.

Por isso, busque vídeo-aulas, e-books e artigos que possam te ajudar a melhorar o resultado final do seu trabalho. Assim como em um emprego formal, ter uma renda extra também exige conhecimento, reputação e compromisso com o trabalho que os seus clientes querem receber. Além disso, só com muita dedicação e estudos você vai conseguir transformar o seu trabalho extra em casa em uma renda fixa mensal.

Seja mais produtivo

Enquanto você estiver em um emprego formal tradicional, pode ser que não sobre muito tempo o seu trabalho extra. Por isso, é muito importante colocar em prática algumas técnicas para aumentar a sua produtividade. Afinal, quanto mais você render em menos tempo, melhor serão os seus resultados. Além disso, se o seu objetivo é deixar o emprego formal, com uma produtividade maior, você alcançará esse objetivo em menos tempo, podendo viver uma vida com muito mais liberdade.

Técnicas para aumentar a produtividade

Já dei algumas dicas de como ser mais produtivo no trabalho aqui, mas, em resumo, você deve evitar os maus hábitos que acabam por atrapalhar o seu rendimento durante o trabalho. Principalmente, para quem pretende trabalhar em casa, muitas coisas podem servir de distração e levar à baixa produtividade. Isso gera desconforto, baixo rendimento e frustração. Para mim, o essencial é:

  1.  Evite a procrastinação e tudo o que pode servir de distração. Não deixe a preguiça te impedir de começar uma tarefa que precisa ser feita. Quanto mais tempo você leva para cumprir tarefas, mais o seu sonho mais demorar para se tornar realidade. Além disso, deixe de lado celular, TV e tudo aquilo que possa te distrair durante a realização da tarefa. Não há problema em relaxar e “dar um tempo” para a cabeça, mas tudo deve ter o seu momento. Organização é essencial para evitar procrastinação.
  2. Organize seu tempo. Você já não tem muito tempo para realizar as suas tarefas. Por isso, se o uso desse tempo não for otimizado, você pode acabar se enrolando. Crie hábitos de organização do tempo e busque métodos de gerencia-lo com algumas técnicas. Eu recomendo a Técnica Pomodoro!
  3. Não adie suas tarefas. Se o seu objetivo é ter uma renda extra para realizar sonhos, fazer investimentos ou até mesmo viver com mais liberdade, sem um emprego formal, não há tempo a perder! Você precisa fazer as suas tarefas agora. Não deixe nada para depois.

A produtividade é essencial para quem busca um trabalho extra em casa. Defina os seus métodos de trabalho e sempre busque alternativas para melhorar. Quanto mais você produz, mais perto você estará de ter uma renda extra poderosa.

Uma mesa em casa preparada para começar a trabalhar
Uma mesa em casa preparada para começar a trabalhar

Encontre a sua plataforma de trabalho extra em casa

Existem diversas plataformas de trabalho para quem busca trabalho extra em casa, os famosos freelancers. Sites como o 99freela e Workana que estão disponíveis para quem busca clientes e para quem deseja contratar um profissional freelancer. Ou seja, é o serviço ideal para encontrar projetos que mais combinam com você. Tudo isso com segurança e muita credibilidade.

Utilizar essas plataformas podem ser boas alternativas para construir portfólio de trabalhos, gerar relacionamento com clientes, ganhar experiência e entender melhor qual caminho você pretende seguir. Uma das grandes vantagens de usar essas plataformas é que o trabalho vem até você. As pessoas que buscam um profissional freelancer para realizar as suas tarefas usam a plataforma para fazer uma oferta de trabalho. Por isso, estão disponíveis diversas opções todos os dias. Assim, você pode escolher os projetos que mais combinam com o seu estilo de trabalho, que têm mais afinidade com os seus objetivos e, claro, que pagam um valor justo para você.

Além disso, o contato com os seus clientes será feito todo dentro da plataforma, o que cria segurança para quem contrata e para quem está sendo contratado. Relacionamentos de trabalho sem contratos formais podem gerar muitas dores de cabeça, por isso, uma plataforma que tem credibilidade pode ser uma solução para esse problema.

Outra grande vantagem é que você pode se destacar na plataforma. Boa parte delas possui mecanismos de avaliação por meio de pontuação e/ ou estrelas. Isso, naturalmente, gera um destaque para os perfis com boas avaliações e boas notas. Assim, você tem a oportunidade de se destacar por estar bem posicionado no ranking, recebendo mais trabalhos. Perfeito para quem realmente pretende se dedicar e entregar serviços de qualidade.

99freela

O 99freela é uma plataforma gratuita para freelancers que buscam trabalhos. Nele, o profissional se candidata aos projetos que mais tem interesse. Depois de feito o trabalho, a pessoa recebe o dinheiro que estava sendo oferecido pelo trabalho. O mais interessante é que a plataforma possui um sistema de pagamento seguro, garantindo que o profissional sempre será pago pelo trabalho.

O passo a passo para utilizar a plataforma do 99freela é:

  1.  Acesse o site clicando aqui.
  2. Crie o seu perfil. Preencha-o com o máximo de informações que puder, coloque suas habilidades, experiências, área de afinidade, tudo o que possa ser interessante para a candidatura em um trabalho.
  3. Busque os trabalhos que são melhores para você e candidate-se a eles. A própria plataforma recomenda que você busque trabalhos que mais correspondem com as suas habilidades e interesses, afinal, isso economiza tempo.
  4. Faça o trabalho e receba a sua parte. Com a plataforma de pagamento seguro, o seu dinheiro estará garantido depois de cumprir a tarefa. É confiável!

Ao se candidatar para um trabalho no 99freela, você informa quanto deseja cobrar e qual o seu prazo de entrega para o projeto. Também é possível ver quanto os outros profissionais estão cobrando, em média, para o mesmo projeto. Assim, você tem a oportunidade de fazer uma candidatura como achar mais justo.

É importante lembrar: quando um negócio é fechado dentro do 99freela, o site fica com 10% do valor do projeto. Não esqueça de considerar essa taxa na hora de calcular o valor que será cobrado pelo trabalho.

Workana

Workana é uma plataforma de trabalhos para freelancers bastante parecida com a 99freela. No site é possível encontrar propostas para tradutores, produtores de conteúdo, desenhistas, ilustradores, consultores de negócios, profissionais de marketing e muitas outras profissões.

Na área relacionada ao trabalho, a plataforma da Workana permite que o profissional freelancer faça o registro das suas atividades. Essa funcionalidade permite que ao cliente acompanhar quanto tempo é dedicado a cada etapa do trabalho. O sistema de avaliação dos usuários é dividido em categorias, oferecendo ao cliente a opção de qualificar e avaliar os melhores profissionais.

O contato com os clientes também são feitos exclusivamente pela plataforma, não sendo permitido enviar contatos pessoais. Além disso, a plataforma cobra de 12% a 15% de comissão sobre os valores dos trabalhos. Na Workana, o contratante faz o depósito do valor e, após a aprovação, o valor é liberado para o profissional freelancer.

O passo a passo para utilizar a plataforma da Workana é:

  1.  Acesse o site clicando aqui.
  2. Crie o seu perfil freelancer. Preencha-o com o máximo de informações que puder, coloque suas habilidades, experiências, área de afinidade e publique seu portfólio.
  3. Busque os trabalhos que são melhores para você. Conheça o projeto, veja o orçamento e quais os prazos disponíveis para realizar o trabalho.
  4. Faça o trabalho e receba a sua parte. O valor é depositado com antecedência pelo contratante, por isso, o pagamento é seguro, após a aprovação do trabalho.

A Workana também disponibiliza dentro da plataforma opções para descobrir quais os projetos mais combinam com você, permitindo que seja enviada uma proposta com o preço que você considera mais justo.

Homem aproveitando para desenvolver um trabalho extra em casa
Homem aproveitando para desenvolver um trabalho extra em casa

Viva com mais liberdade

O seu trabalho deve ser feito para realizar os seus sonhos, gerar realização e prover liberdade para a sua vida. Por isso, é tão essencial buscar alternativas para viver o estilo de Vida Freesider, com independência financeira, liberdade para trabalhar com o que você gosta e liberdade geográfica, trabalhando de onde você quiser através da internet. Baixe agora o 1º capítulo do e-book Jornada da Liberdade e assuma agora o controle da sua vida. O seu sonho está logo ali. Dê o primeiro passo para alcança-lo!