A importância do marketing digital para as corporações é indiscutível. Qualquer marca que quer se consolidar na internet, precisa do marketing digital. Precisa conhecer as técnicas, as últimas tendências e trabalhar com uma equipe competente. A importância do marketing digital para empresas que querem atingir um grande público equivale às propagandas nas mídias tradicionais.
Aliás, mais do que nas mídias tradicionais, pois o engajamento digital fez com que esse tipo de mídia ultrapasse esses meios. Então não existem motivos para não trabalhar com a rede. Os benefícios do marketing digital são inúmeros, e hoje separamos sete para você. Mas antes de falarmos neles, vamos explorar um pouco mais o assunto.
Uma das últimas tendências do marketing digital são os eventos. Um evento ao vivo de marketing digital pode ser a melhor forma de transmitir o conhecimento. Ou vender um serviço ou produto, por exemplo. Então é preciso que empreendedores compreendam de uma vez a importância do marketing digital. Para, então, dar o próximo passo.
Então, para entender de uma vez a importância do marketing digital para empresas, fica aqui no artigo. Antes de mais nada, é preciso saber como se posicionar no mundo digital. Quais são as estratégias que você utiliza? Elas estão trazendo os resultados almejados? Você acompanha as métricas?
Se ficou em dúvida em alguma das respostas, é o momento de conhecer os benefícios do marketing digital. É o momento de conhecer as melhores estratégias para colocar em prática hoje mesmo. Afinal, qual empreendedor não quer ter sucesso? Quem não quer fazer com que os produtos ou serviços sejam conhecidos pelo grande público?
E ainda, no final deste artigo, você vai receber um convite muito especial. Vamos lá?
Afinal, qual a importância do marketing digital?
Vamos imaginar um negócio físico. Trabalhando com os jornais locais, revistas e propagandas na tv, consegue alcançar um determinado público. E a empresa consegue ter sucesso na cidade e região. Com muito investimento, parcerias e tempo, consegue ser conhecida a nível nacional.
Mas sinceramente, quais são as chances de isso acontecer, na atual conjuntura? Quanto tempo será necessário para atingir esse patamar? Quanto de dinheiro precisará ser investido? Não tem evento ao vivo de marketing digital que solucione esses obstáculos. E é nesse momento que a importância do marketing digital se destaca.
Olha esses dados:
- 92,1% das empresas estão nas redes sociais (Social Media Trends 2017);
- Em 2014, os investimentos em mídias sociais chegaram a 7 bilhões de reais. Em 2018, estima-se que chegue a 10 bilhões de reais (Interactive Advertising Bureau – IAB);
- E-commerces que possuem blogs, atingem 3 vezes mais visitas e 2,5 mais clientes que as que não utilizam essa técnica (E-commerce Trends 2017);
- 75% do marketing gasto nos próximos cinco anos será digital (AdWeek);
- 98,8% dos participantes da pesquisa, já compraram em lojas virtuais (E-commerce Trends 2017);
Claro que esses são apenas alguns dados. O que mais se encontra, são estatísticas comprovando a importância do marketing digital para empresas. Ou os benefícios do marketing digital e o que pode ser alcançado com ele. Essa é a realidade de quem quer ser um empreendedor de sucesso. As coisas mudaram, evoluíram.
Quantas vezes você olhou para os resultados do seu e-commerce e ficou sem compreender o que está fazendo de errado? Quantas vezes viu colegas ou concorrentes comemorando as conquistas e você sem poder fazer o mesmo? Quantas vezes não sobrou um dinheirinho para participar de um evento ao vivo de marketing digital que poderia fazer toda a diferença?
Os benefícios do marketing digital
Vamos conhecer, afinal, quais são esses benefícios? Mas antes, gostaria de fazer uma pergunta: já ouviu a história de que o marketing digital está saturado? Pois bem. Olha esse vídeo do criador do movimento freesider, Fagner Borges, em que ele fala sobre essa ideia. Aproveita e anote as dicas incríveis que ele trouxe para o vídeo.
Gostou? O Fagner traz muita informação para quem quer fazer crescer seu negócio. Ou, até mesmo, encontrar os melhores negócios para investir. Se inscreve lá no canal dele no YouTube. Anota todas as dicas. Separa um tempinho do seu dia para assistir um vídeo por dia, que seja. Você não vai se arrepender. Mas agora, vamos aos nossos benefícios.
1 – Força na presença virtual
A importância do marketing digital para empresas começa justamente nisso. A força oriunda da presença na rede é significativa. E é essa experiência que vai, por exemplo, permitir que crie um evento ao vivo de marketing digital de sucesso. Veja bem. O Brasil é o terceiro país que mais passa tempo na internet.
A amplitude desse alcance é incrível. A importância do marketing digital é essa: fazer com que sua marca não tenha limites. Coloque-se no lugar do seu cliente em potencial. Por exemplo, você precisa fazer um curso para otimizar seus conhecimentos. Conquistar um diploma. Conhecer as técnicas e últimas tendências do seu setor.
O que seria melhor: ter que pagar transporte, muitas vezes se alimentar fora e fazer um curso presencial, ou poder fazer no conforto da sua casa? Esse é o motivo pelo qual a presença virtual tem tanta força. Ela leva seu produto ou serviço na palma da mão do público (smartphones). Onde quer que ele esteja.
2 – Audiência qualificada
Seu espaço físico está disponível para quem quiser conhecer. Dessa maneira, quantas vezes alguém foi conhecer e saiu sem adquirir nada? Isso porque as pessoas que entram ali, muitas vezes, podem ser apenas curiosos. E essa é a importância do marketing digital para empresas físicas. Ele atrai as pessoas que estão buscando exatamente o que você oferece.
Através das palavras-chave, a audiência evolui para uma audiência qualificada. Ele deve ser encarado como um braço direito, um aliado, não um bicho de sete cabeças. Ele poderá ser o responsável por levar até você, informações de ouro sobre seu público. Ele vai especificar com exatidão quem é seu público-alvo.
E ainda, entre os benefícios do marketing digital, está o de “educar” a audiência. Você pode, através de conteúdo de qualidade, ensinar as pessoas sobre seu serviço ou produto. Pode ensiná-lo a trabalhar com ele. Pode dar dicas para que ele extraia os melhores resultados. Essa atitude vai garantir a fidelidade e o compromisso do seu público com seu produto.
3 – Abordar na hora certa
Essa é outra grande vantagem do marketing digital: ele é muito mais permissivo do que abusivo. Certamente você já passou por uma situação em que sentiu que o vendedor está invadindo seu espaço. Isso é muito desagradável e espanta o possível cliente. Um exemplo disso, são as propagandas na televisão.
Você não é exatamente o público-alvo de determinado produto. Mas as propagandas estão ali, invadindo sua sala, seu quarto. Algumas chegam até mesmo a ser ofensivas. Com o marketing digital, isso não acontece. Ou, se acontecer, são situações raras. O mesmo vale para um evento ao vivo de marketing digital, por exemplo.
A segmentação do público acontece muito mais naturalmente e com maior facilidade. É possível, entre outras coisas, criar listas de contatos de acordo com a etapa do funil de vendas em que o cliente em potencial se encontra. Ou pelos seus interesses. E o marketing digital ainda permite a personalização do serviço. E acredite, é isso o que as pessoas mais procuram.
4 – Ganhar destaque perante a concorrência
As empresas estão disputando seu lugar ao sol. Ou, no caso, seu espaço na rede. E quem investe de forma mais massiva, ganha mais destaque. E esse investimento não fala apenas de investimentos financeiros. Trabalhando bem o SEO, as palavras-chave e conteúdo de valor, é possível gerar um grande tráfego sem investir nem um centavo. No entanto, será necessário investir tempo.
Esse tipo de realidade permite, por exemplo, que uma empresa de pequeno porte conte com um público maior do que uma grande corporação. A importância do marketing digital se destaca nesse momento. Ele coloca todas as empresas no mesmo estágio. A que trabalhar mais e utilizar as melhores técnicas, sairá na frente.
A importância do marketing digital para empresa física também é essa: a justiça. Nem sempre temos um grande investimento financeiro para “brigar” com empresas do mesmo nicho. Mas, com o marketing digital, a “briga” será de igual para igual. Não é à toa que os benefícios do marketing digital são infindáveis. Apenas resumimos eles aqui para você.
5 – Investimento baixo, comparado ao marketing tradicional
Como foi mencionado acima, o investimento pode ser muito maior de tempo do que financeiro. Tudo vai depender da disciplina do empreendedor e sua equipe. Pois a publicidade em rádio, televisão, revistas e jornais, entre outros, está cada vez mais cara. Isso tira a chance de publicidade de muitas empresas. Sobretudo para quem está começando.
Um evento ao vivo de marketing digital é um excelente exemplo disso. Se tiver boas alianças com outros profissionais, pode realizar um evento com um custo relativamente baixo. Ou seja, você vai criar autoridade, ganhar reconhecimento sem precisar fazer grandes investimentos. Mas é óbvio que os investimentos podem crescer com o aumento das vendas.
Mas o mais importante é que o alcance será maior que o marketing tradicional. Será um investimento relativamente baixo. Poderá explorar as diversas técnicas e estratégias para obter os melhores resultados. Qual seria o motivo para não investir no marketing digital? Apenas especulações mesmo.
6 – Otimização das conversões
A importância do marketing digital abrange, sobretudo, o retorno financeiro. O conteúdo é a moeda de troca no mundo digital. Faça essa análise quanto aos seus resultados. Qual a porcentagem do crescimento após o conteúdo de qualidade? Certamente vai observar que as conversões aumentaram. Isso gera maior confiança, inclusive, para o empreendedor.
Você percebe a importância do marketing digital quando descobre que converter, o que quer que seja, não é tão difícil. Que é possível “educar” qualquer público. Seja um curioso que veio apenas observar sua página, seja um cliente em potencial. E isso também se deve ao contato direto que é possível através da internet. O público valoriza esse contato.
A relação é fortalecida ao longo prazo. Você sabe que pode contatar seu cliente quando quiser, e ele sabe que pode contar com sua assistência. E essa relação vai permitir que o cliente conheça seu serviço ou produto. Vai permitir a confiança, pois ele sentirá uma proximidade confortável.
7 – Mensurar dados com precisão
É muito importante estar por dentro de tudo o que acontece com sua empresa. E aqui também é possível notar claramente a importância do marketing digital. Existem ferramentas que permitem saber os números de cada etapa das vendas. Desde informações de antes do contato com o cliente em si, até o pós-venda.
O marketing tradicional, por exemplo, não mensura com tanta precisão. O marketing digital permite um panorama satisfatório sobre todos os setores da sua empresa. E ainda, com ferramentas específicas, você consegue dados sobre o comportamento do seu público-alvo. E isso permite que trabalhe da maneira que mais o agrada.
Ainda vai ter conhecimento de qual seu conteúdo atraiu mais tráfego, por onde andou o visitante e, consequentemente, saber o que busca. Ferramentas como o Google AdWords são bem completas e fáceis de navegar.
Bônus: Evento ao vivo de marketing digital
A importância do marketing digital fica estampada em um evento ao vivo. Normalmente eles contam com os maiores nomes do segmento dispostos a ensinar tudo o que sabem. Nenhum palestrante assume a responsabilidade sem saber exatamente do que está falando. Desse modo, frequentar um evento ao vivo pode ser a melhor experiência para um empreendedor.
E aqui está o convite especial: que tal participar do maior evento de marketing digital do Nordeste? Não poderia estar falando de outro, senão, o Freesider Meeting. O evento que conta com um anfitrião cheio de dicas excelentes para transmitir – o Fagner Borges – ainda traz os maiores profissionais do marketing digital.
Você vai conhecer a Veneza brasileira, vai assistir as melhores palestras e ainda ganhar descontos imperdíveis! Leia aqui para entender tudo sobre o evento e não fique de fora!
Sua história merece essa atitude!